Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desenhado Mapas Mentais com o Freemind

O Freemind é um editor de mapas mentais. Não faz muito tempo alguns estudiosos da mente humana, elaborando suas teorias, descobriram a facilidade que algumas pessoas possuiam para armazenar dados, ligá-los a contextos e a partir destes contextos construir estruturas maiores. Tal habilidade confere a estes felizardos uma facilidade maior para lidar com aplicação de conhecimentos que vão desde receitas culinárias a gerenciamento de projetos. Baseando-se nestes estudos, surgiram algumas ferramentas que visam auxiliar a maioria de nós, mortais, que não possuem tais habilidades, a simular essas funcionalidades presentes nas mentes humanas privilegiadas com o intuito disponibilizar, ou pelo menos emular, para que possamos obter suas vantagens para organizar e agrupar informações.

Eu tenho usado com sucesso o Freemind. O universo de utilização deste software é muito vasto. Tenho utilizado no dia-a-dia para anotações, em reuniões de BrainStorm para agregrar informações, relacionar sites e conteúdos do harddisk em torno de um assunto, criar calendários, construir textos de base para documentos e até mesmo para palestras. Em seu último release foram disponibilizadas diversas formas de exportação gerando gráficos PNG, documentos do OpenOffice.org entre outras, que o tornam mais interoperável ainda. Ainda com o auxílio de um plugin do TWiki, você pode publicar seus mapas em sites colaborativos tornando muito rápida a elaboração de um conteúdo e disponibilização deste na Internet. Ele também pode ser usado para pequenos bancos de dados indexados, ferramenta para coleta de dados em entrevistas de análise, mapear seus diretórios, criar um bookmark, lançador de aplicativos, receitas e Howtos passo a passo e muito mais...


 

Suas caracteristicas que mais me chamaram a atenção são; a interoperabilidade permitida pelo copiar e colar entre diveras aplicações, publicação rápida de conteúdo em sites TWiki, independência de plataforma e o formato de armazenamento em XLS. No último release também está presente uma funcionalidade para criptografar partes dos mapas ou sua totalidade, afinal nem todos os mapas de pensamentos podem ficar disponíveis em texto puro. Sua interface é bem evoluída com todas as funcionalidades de edição com várias facilidades para destaques e ícones. Na minha opinião, ele é adequado especialmente para usuários que procuram uma forma de não limitarem a velocidade de suas idéias a escrita convencional e darem vazão a seus pensamentos sintetizando-os em palavras-chave e agrupando-as em contextos. Uma vez divulgado em grupo, também é uma forma muito produtiva de disseminição de conhecimentos. O software está disponível no repositório "contrib" Debian Sarge na versão anterior. No site tem um repositório mais atual. É um software livre que depende de máquina java e ainda necessita de uma localização para pt-br, pode ser utilizado por qualquer pessoa que saiba editar textos, e que necessite destas capacidades Para saber mais, visite o site oficial e a página de screenshots.”
A nota foi enviada por Luiz Fuzaro (luizΘfuzaro·com·br), que enviou este link para mais detalhes.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004