Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Daily Log: LPI e Canonical anunciam certificação profissional Ubuntu

'O Linux Professional Institute e a Canonical anunciaram o lançamento da trilha de certificação Ubuntu Professional Certification. O exame de certificação será lançado oficialmente na África do Sul, entre os dias 16 e 19 de maio de 2006, durante a LinuxWorld Joanesburgo. De acordo com o press release, a trilha será composta dos exames LPIC-1 e LPIC-2 mais um exame adicional voltado para o Ubuntu, permitindo que o profissional certificado mantenha as vantagens da certificação LPI e ainda obtenha o status adicional de Profissional Certificado Ubuntu.' Muito boa notícia, o Ubuntu está se tornando cada dia mais profissional.” A nota foi enviada por ricarab (ricarabΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
a-há!: eles tinham que fazer dinheiro de alguma forma, não? ;)

seriamente: Profissional Certificado Ubuntu? hehe, me faz lembrar do comediante Jerry Seinfeld comentando sobre nomes de cargos:

"Mulheres precisam gostar do emprego do cara com quem elas estão. Se elas não gostam do emprego, elas não gostam do sujeito. Homens sabem disso. E é o porquê de inventarmos todos esses nomes falsos e exdrúxulos para os empregos que nós temos. 'Bom, no momento, eu sou o supervisor regional de gerência.' 'Estou na área de desenvolvimento, pesquisa e consultoria.'..."

e a coisa tá piorando... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de acidking
a-há 2: A certificação não era neutra? Isso me faz pensar... Qual será o futuro da LPI?
Comentário de
?: Acidking, a certificação continua sendo neutra. Segundo o anúncio, o que vai acontecer é uma prova adicional, feita em conjunto com o exame LPIC 1 ou 2, que dará aos aprovados (que optarem por fazê-la) o título de Profissional Certificado Ubuntu, ou algo assim.

Provavelmente há demanda para isso na África do Sul, onde o exame vai ser lançado, assim como no Brasil parece existir demanda por profissionais com os treinamentos da Mandriva Conectiva. Se vai haver demanda (por parte dos empregadores, bem entendido) em outros países é algo que teremos que aguardar para ver.

Qual o problema que você vê nessas associações para o futuro do LPI? Ele deveria ficar dissociado de outras iniciativas da comunidade? Eu acho muito bom que ele se associe à Mandriva, à Red Hat, à Novell, à Canonical ou a quem quer que tenha interesse em certificar profissionais. É bem melhor (para a comunidade e o mercado) do que cada uma destas empresas ter seu próprio núcleo de certificação.
Comentário de cafecraft
Isso!.. tem o meu rapoio tamb: Isso!.. tem o meu rapoio também (hehehe).
Comentário de Manoel Pinho
Idéia inteligente: Eu sinceramente acho uma excelente idéia e acho que todos deveriam fazer o mesmo. isto é, usar a certificação LPI como base e prover como opcional a certificação em conhecimentos específicos de cada distribuição e não cobertos pela outra certificação.

É bem mais sensato do que criar uma nova certificação e com interseções com a da LPI.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de ricarab
Maravilha!: Pois é, achei a idéia muito boa, aprovo! O que mais me empolga no Ubuntu é que há planos ambiciosos: lembro-me de ter visto no wiki da página da distro, que o programa de certificação de engenheiros é uma meta a ser atingida, e derrepente me deparo com essa notícia!

É muito interessante olhar as grandes metas de desenvolvimento propostas pelo time Ubuntu, e sonhar alto. Instaladores gráficos, firewall pessoal, ferramentas de configuração mais sofisticadas e intuitivas, além de melhorias e maior polimento de interface gráfica são apenas alguns dos planos registrados no wiki do Ubuntu:
https://wiki.ubuntu.com/DapperDrake


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004