Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada a versão 2.6.11 do kernel Linux

Claudio Miranda (claudio(@)claudius.com.br) enviou este link e acrescentou: “Kernel Linux versão 2.6.11 liberada, entre as principais modificações: atualização de drivers, arm/spark processors, raids, pcmcia, atualizações de scheduling da CPU. No momento da publicação desta notícia, o changelog nao foi divulgado ainda, mas deverá estar disponível em: http://kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/ChangeLog-2.6.11

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Renato
Era o que eu estava esperando: Quando chegar em casa vou compilar ele no meu Slackware 10.1 e criar vários config(s) perfeitos para os meus servidores de teste. Eu adoro compilar sem nenhum módulo, e desativo o máximo de opções possíveis que não se aplicam ao meu computador.
Será esta uma boa idéia, ou é melhor ter módulos para tudo?

Comentário de psantos
Não vale mais a pena: A algum tempo atrás fiz e refiz testes e mais testes de performance com kernels enxutos e compilados a dedo com kernels empacotados "default". A diferença de performance foi mínima (em alguns servidores o ganho foi negativo). Os testes foram com Redhat, Conectiva e Debian.
Nunca meis compilei nada.
Hoje em dia como há pacotes de kernel compilados de tudo que é jeito, acho que a compilação só faria diferença em algum caso muito específico.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
NFS4: Eu tinha visto na pagina do projeto do NFSv4 que essa versao teria as ultimas features a serem implementadas do NFSv4. Alguem sabe em que ponto esta o desenvolvimento do NFSv4? Ja esta estavel? Usavel?

Alguem ja usou, instalou ou testou sei la?

Abracos

Luciano
Comentário de Douglas Augusto
Changelog?: Por algum motivo estranho não está no momento disponível o ChangeLog do kernel 2.6.11 (o link supracitado também não funciona).

Atualização: Agora parece estar OK.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de ferdam
Qual GCC ?: Renato,
qual a versao do GCC o Slack 10.1 esta usando ?
O ideal é voce instalar o gcc-3.4.3 (a que eu estou usando no Gentoo) recriar a Glibc para usar NPTL (Native Posix Threads on Linux)que é uma das grandes vantagens do kernel 2.6, refinar os parametros do gcc e compilar compilar o kernel.
Ai voce vai ver o que é "voar baixo".
Olha, ate onde eu sei, lendo em varios foruns (o que eu mais frequento é o do Gentoo) esse é um tema polemico. Usar o maximo possivel de modulos (ao contrario de embutir tudo) no kernel, faz com que um kernel monolitico como o Linux se torne pelo menos um pouco mais flexivel (nao deixara der monolitico, entretanto).
É uma boa pratica, pois o kernel fica menor. Em algumas arquiteturas, sparc64, por exemplo, se o kernel for maior que 1.8 Mbytes ele nao sera carregado (e nao adianta "bzipar" !).
Abraços,
Fernando
Comentário de Claudio Miranda
Vale a pena em casos específicos ou para aprender: Efetuo a compilação do kernel, para ter as últimas implementações de bluetooth e hibernação. Pois uso laptop, e a hibernação passou a funcionar na 2.6.10 (ainda existem algumas correções), mas hoje consigo realizar hibernação de maneira tranquila.

Maiores informações:
http://softwaresuspend.berlios.de
(patch para 2.6.11: http://download.berlios.de/softwaresuspend/software-suspend-2.1.8-for-2.6.11.tar.bz2)
http://bluez.sf.net
Comentário de SdnNvs
Boot demorado: Um defeito que eu sempre achei que o Linux/Gnu tem é o boot extremamente demorado. Perde feio para os BSDs e XP. Preciso estudar mais este ponto para ver se consigo otimizar o boot.
Comentário de Paulo Cenachi
Depende: No meu pc o boot do Debian c/ kernel 2.6.10 é quase tão rápido quanto o boot do windows 98 "pelado" (sem programas que pesam na inicialização, como MS Office e realplayer) que tenho em outra partição; depende dos serviços que são ativados no boot.
Comentário de FatTux
Boot demorado: No boot do Slackware é chamado o programa "ldconfig" todas as vezes, quando seria necessário chamá-lo apenas quando se instala/atualiza bibliotecas. E isso toma um tempo considerável. Eu sempre digo pra mim mesmo que vou alterar o script, mas sempre esqueço...

Outra coisa é a velocidade do HD, na minha máquina tem dual-boot Windows 98 e Linux. Quando troquei o HD por um mais rápido, o Windows ficou quase a mesma coisa mas o Linux acelerou bastante. Deve ser porque o Linux precisa abrir muitos arquivos pequenos e aí a velocidade de "seek" do HD pesa muito.
Comentário de ferdam
E neste caso o hdparm ajuda m: E neste caso o hdparm ajuda muito.
Mas cuidado, nao extrapole demais...
Abraços,
Fernando
Comentário de renatogdelf
Boot Demorado. Depende...: Com relação ao tempo de boot, não creio que seja um defeito. É questão do que está sendo carregado na máquina.

Algumas configurações padrão podem realmente carregar no boot serviços / configurações desnecessárias, mas nada que uma configuração mais detalhada não possa resolver.

Exemplos rápidos (que me vieram à mente agora):

"Boot Linux faster" - http://www-106.ibm.com/developerworks/linux/library/l-boot.html

"Diminuindo o tempo de boot do Kurumin" - http://www.guiadohardware.net/kurumin/dicas/011/index.php#01

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004