Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Envie uma breve análise dos seus softwares favoritos para Linux e concorra a brindes - nova chance!

Uma edição recente da Pesquisa de Domingo do BR-Linux indicou que a nova categoria de conteúdo que mais leitores gostariam de ver com freqüência no BR-Linux é a de análises de aplicativos. E fazemos o possível para atender ao desejo da maioria, mas a forma ideal para que isso ocorra de maneira ampla e plural é a contribuição de material da própria comunidade.

Para estimular o envio de análises de aplicativos escritas pelos leitores, tomei 3 providências no início de março:

1) Sugeri uma lista de softwares cujas análises seriam de interesse geral: a lista de softwares livres sugeridos pela Novell como alternativa aos proprietários na sua recente pesquisa que indicou os softwares proprietários que as pessoas mais gostariam de ver portados para Linux. Mas escolha um software com o qual você tenha experiência própria, porque ninguém gosta de ler análises baseadas na leitura da descrição oficial ou do site do aplicativo! E enfatize os aspectos positivos e casos de uso, fugindo de comparações entre ferramentas, que não são o foco desta campanha.

2) Criei um assistente de redação on-line. Se você sabe o que gostaria de escrever mas não tem facilidade em criar um texto estruturado, com começo, meio e fim, use a versão beta do nosso gerador de texto enlatado para análise de aplicativos, com o qual você preenche alguns campos de texto simplificados e o sistema gera um texto a partir de um padrão simples, que você poderá editar para acrescentar seu toque pessoal (e corrigir os erros de concordância do gerador) e depois colar no nosso formulário de envio de notícias. No próprio formulário há um link para o gerador de texto enlatado, para facilitar sua vida na hora de procurar. Mas sempre (mesmo quando usar o gerador) capriche na pontuação, acentuação e sintaxe, para que seu texto não bata na trave! Saiba mais sobre o gerador.

3) Para estimular ainda mais a participação, lancei uma proposta condicional: se eu publicasse mais de 15 análises de softwares (aplicativos, jogos, front-ends, etc.) enviadas pelos leitores durante o mês de março, iria comprar e sortear entre todos os autores publicados 3 canetas de distribuições de Linux (um brinde bastante adequado para escritores de textos sobre softwares para Linux, certo?). Se fossem mais de 25 análises publicadas, além das 3 canetas eu iria comprar e sortear um alicate GeekTool ou uma caneta 3 em 1 GeekTool (sujeito a disponibilidade em estoque no fornecedor) entre os autores das 5 melhores análises - escolhidas por mim.

O número de análises enviadas em março foi irrisório, mas não sei se isso se deveu ao momento, a alguma circunstância específica, ou a uma sensação generalizada de apatia, em que cada um acredita que a tarefa de ajudar a divulgar as ferramentas livres, algo que 48% dos leitores que responderam à pesquisa gostariam de ver com mais freqüência, deve caber aos outros e não a si. De qualquer forma, estou reiniciando a promoção para o mês de abril, nos mesmos moldes e números. Agora é com vocês!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de RockerTux
Jogos: Valem os jogos proprietários, mas que rodem em GNU/Linux, tipo o Unreal?
Comentário de brain
Você pode enviar: Você pode enviar a análise, mas mantenha o foco nos aspectos que sejam relevantes para quem pensa em usar sobre ambiente livre. Num caso como este, acho que vale a pena também não esquecer de dizer onde o jogo pode ser comprado, quanto custa, e que outros softwares precisam ser instalados para dar suporte a ele, se for o caso.
Comentário de AdrianoJBR
Análises Feitas: Como sugestão, acredito que seria bom colocar aqui uma lista das análises de softwares já realizadas.
Comentário de brain
lista: http://br-linux.org/linux/taxonomy/term/21
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004