Ednei Pacheco (root@linuxhome.eti.br) enviou este link e acrescentou: Dentre as notícias: "Vale a pena instalar o Linux?"; "Duas boas opções nacionais" e "Pingüim de Cocar".
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Em que seria prejudicial ao L: Em que seria prejudicial ao Linux se existisse um tipo de arquivo que, depois de clicado, instalasse programas em todas as distribuições?
As distribuições poderiam manter seu maneira própria de instalar progamas (debian, rpms etc), mas além desses deveria instalar arquivos "linux" (um tipo de .exe dos progamas livres).
Qual seria o problema se fosse assim?
Problema nenhum: Mas alguém disse que haveria algum problema? Mas é bastante complicado fazer isso sem restringir muito o escopo das dependências ou recorrer a compilação/linkedição estática (que gera executáveis bem maiores, que podem demorar mais para carregar, ocupam mais espaço em disco e não tem as vantagens do compartilhamento de bibliotecas da forma usual de compilar programas).
De qualquer forma, os autores de softwares são livres para recorrer a estas alternativas. Alguns o fazem - o navegador Opera é um exemplo (embora o Opera estático seja apenas uma das diversas opções de instalação), mas há vários outros. Quando se trata de softwares livres, de modo geral você mesmo (ou qualquer interessado) pode gerar pacotes assim - e até distribui-los, se desejar.
This is autopackage, the multi-distribution binary packaging framework for Linux systems.
* Build packages that will install on many different distros
* Multiple front ends: best is automatically chosen so GUI users get a graphical front end, and command line users get a text based interface
* Multiple language support (both in tools and for your own packages)
* Automatically verifies and resolves dependencies no matter how the software was installed. This means you don't have to use autopackage for all your software, or even any of it, for packages to succesfully install.
Microsoft presta ou não ?: Para defender a adoção do linux apontam as falhas do windows, e mostram como vantagem do Freedows a aparência do WinXP e a "compatibilidade com o Windows 32 bits".
O leigo que ler vai ficar confuso. Afinal, o Windows presta ou não.
Não vai ter confusão nenhuma...: Você vai ver que ninguém vai se ater a isso. Todo mundo sabe que o windows é super-criticado por "dar pau". O leigo vai achar que o Freedows é um "windows que não dá pau".
Quer saber a verdade? Vai ser bom para o linux se acharem isso. Vão usar um sistema linux, vão descobrir os programas e vão começar a elogiar. Acaba o medo idiota de que "linux é difícil" e todos vivem felizes para sempre: os usuários de linux e a comunidade open-source.
Ops... o final nem é tão feliz... a micro$oft não vai ter final feliz... Mas alguém aqui realmente se importa com isso? ^^V
O Linux não precisa de uma cópia autenticada do Windows para congregar usuários
e corporações. Isto é um recurso estratégico usado para semear o Linux, aglutinando usuários insatisfeitos, induzindo-os a considerar a evolução tecnológica e enaltecendo o maior evento socio-cultural da informação. Tempo virá em que não se
falará em 'semelhante ao windows' ou efeito colateral de migração de sistemas.
Em nenhum época, vimos um sistema com tantos colaboradores qualificados, sob
um determinimos histórico de democratizar a informação como BEM comum, sem
fronteiras. Depois da Terceira Onda, vemos um movimento revolucionário e evolucionário que suplanta interesses de grupos econônimos, que, agora,
tremem em suas bases, por perca de domínio.E a maior conotação seria a
Liberdade, envolvendo filosofia e tecnologia em benefício da humanidade.
O efeito colateral da insatisfação será extinto, em breve, quando o fanatismo
e a estagnação cultural foram banidos.
linux no desktop: Nunca acreditei em linux em desktop, por exemplo em empresas.
Uso linux 99% do meu tempo na frente do micro desde 1999 e acredito que minha vida de sysadmin adorador de programas ncurses e resolucoes altas somente para agrupar o maximo de shells aberto ao mesmo tempo fez eu pensar que isso continuaria a ser um problema que demorasse para ser resolvido.
Esse mes me deparei com o Ubuntu, derivado do Debian e mantido pelos desenvolvedores do Debian (quem le esse site conhece...).
Eu amo o Debian, sou cego de amor, a ponto de nao dar valor e ver pouco sentido em outras distribuicoes, por isso quis tentar o Ubuntu.
Onde eu trabalho, sempre quando alguem reclama de virus, desktops Dell P4 que estao lentos, spywares e afins, eu proponho um teste com Linux.
Comecamos a deixar sempre um micro com Ubuntu instalado, a espera de um felizardo(a).
Nao eh simplesmente uma instalacao tosca. Ela jah acessa os diretorios do samba, tem MS IE rodando para as horas de necessidade de visitar sites mal feitos e extremamente necessario para atendimento a clientes em empresas de internet, som bonitinho jah com a lista dos mp3 do samba, mozilla-thunderbird como default no gnome, agrupamento das barras do gnome para ficar uma soh e liberar espaco na tela, otimizacoes do firefox devidamente aplicadas, java, flash, plugins do mplayer, e tudo o que pode ser encontrado no ubuntuguide.org. Mais facil soh comprando pronto. Parece muito, mas acreditem, nao eh! Com apt-get e o ubuntuguide.org tudo fica facil e durante a instalacao do sistema, eh soh deixar o micro do lado e de vez em quando dar uma conferida se ele tah pedindo um "enter".
Chega um fulano reclamando da vida e agente diz: vai usando esse aqui enquanto a gente conserta o seu.
Resultado: ate agora, na terceira troca de sistema, ninguem quis o micro antigo de volta.
Acredito que seja pq na hora que ele foi reclamar ele jah recebeu uma resposta rapida, aliada a umas informacoes do tipo: nao se preocupe mais com virus e todo o tipo de molestia que vc esta acostumado.
Ai ele vai lah, enfia o memory key dele ou a camera digital e o hotplug detecta, configura e o gnome ainda abre um popup pergunta se ele quer baixar as fotos ou jah abre uma janela com o conteudo do memory key.
Nota: nao deixe ele usar o usuario default da instalacao, que tem direito a "sudo".
Gravar cd no Ubuntu eh piada, consultem o ubuntuguide.org para vcs tirarem a prova. Tah escrito lah:
P:Como gravar um cd a partir de uma imagem iso:
R:Clique no arquivo com o botao direito e aperte em gravar no cd.
Outras coisa que facilitaram muito foi a empresa ter definido anteriormente o firefox, thunderbird e Open Office como softwares padroes e o fato dos micros terem ao menos 256 de memoria. Memoria eh necessaria para um bom aproveitamento do micro e requisito basico para usar o Gnome e todas suas facilidades. O que vc economiza com maquina ferrada e gente parada vc compra um pente de memoria. Se for somar tudo na ponta do lapis vc vai considerar usar uma plaquinha de video melhor e comprar mais memoria ainda.
Se alguem um dia fizer alguma "merda", por pior que seja, apague o diretorio do programa no home do usuario e pronto, em segundos tudo fica maravilhoso novamente. (Isso se vc nao deu o usuario default com direito a "sudo" para ele)
O mais estranho de tudo eh que ateh agora as instalacoes foram para micros de mulheres, e nenhuma reclamou da falta de baitolagem (minha opiniao pessoal) do MSN messanger em relacao ao Gaim. E sabem pq? Pq as pessoas gostam de trabalhar, e se sentem muito bem trabalhando. Com uma ferramenta boa e estavel, que torna o trabalho agradavel, as pessoas buscam menos vezes outros tipos de satisfacao.
Vc tem que explicar pros outros que ela nao vai perder nada usando Linux, ela vai mudar alguns conceitos e ganhar uma serie de outras vantagens. Vcs precisam ver a cara deles quando descobrem que multiplicaram a tela por 4 workspaces!
Eu sei que eu jah me empolguei demais escrevendo, mas soh pra finalizar, eu tenho que dizer: A mudanca nao afetou os rotineiros campeonatos de Counter Strike! Deus salve o wine.
Aprendi que a gente deve confiar nas pessoas que se dedicam a fazer um trabalho especifico, que nao adianta a gente querer ser melhor em tudo e achar que pode faze tudo, melhor, sempre. Eh importante e inteligente reconhecer o trabalho dos outros naquilo que elas fazem de melhor. O Ubuntu veio para provar essa teoria para mim. Pessoas se dedicaram para fazer um Desktop, buscando beleza, leveza, agradabilidade, facilidade, e conseguiram. Por mais legal que seja meus graficos rrdtool atualizados de tempo em tempo mesclados com meu fundo de tela do tux (wget, imagemagick, sleep, bsetbg), cheio de shells transparente(aterm) e com transicoes 3D entre workspaces (3ddestop), e estatiscas britando do gkrellm, pessoas comuns acham aquilo um trio eletrico com neon. O gasto com HD e memoria para usar o Gnome Desktop eh compensador.
Gostaria sinceramente que todos trabalhassem em uma empresa que tem micros que aguente o gnome e com chefes maduros o suficiente para saberem controlar uma jogatina de Counter Strike frequente com regras que nao atrapalhem o dia-a-dia do escritorio. E muito mais ainda, gostaria que todos vcs tivessem tempo para tentar uma adaptacao de sistema livre como essa que eu falei, que tivessem um micro reserva esperando para ser "descoberto" e que a realidade da empresa onde vcs trabalham nao necessitasse de alguns programas que sao impossiveis de instalar usando wine, cedega ou crossover.
WINDOWS NAO COMPENSA
"A bola do mundo
Regua e compasso
O mundo caminha
Passo a Passo
Se vc vacila
Caiu no laco
Ficou para traz, manu
Aquele abraco"
-De Menos Crime
(ironicamente estou escrevendo nesse instante usando windows. simplesmente pq meu micro nao tem memoria suficiente para o cedega rodando half life 2, mas no proximo pagamento isso sera resolvido!)
tgz: jah existe, tgz e com um make bem feito dentro.
a nvidia, por exemplo, usa um .sh que faz todo o servico.
as distribuicoes sao diferentes, mas todas tem o /usr/local, para softwares adicionais aa instalacao.
LOL!!! Que cara engraçado!!! LOL!!!! :o): Ahahahahaha!!!!!!!!
É cada um que eu vejo nessa Comunidade Linux!!!
Vocês são muito engraçados!!!
As piadas da SCO e da Micro$oft que vocês vivem contando também são muito engraçadas!!!...
...Mas tomem cuidado, para que vocês mesmos não se tornem a próxima piada da informática!!!
___________________________________
-={([FREE PATENTS])}=-
Usuários "apaixonados"...: Aprendi que a gente deve confiar nas pessoas que se dedicam a fazer um trabalho especifico, que nao adianta a gente querer ser melhor em tudo e achar que pode faze tudo, melhor, sempre. Eh importante e inteligente reconhecer o trabalho dos outros naquilo que elas fazem de melhor.
-- Eis o segredo do sucesso das distribuições, ambientes gráficos e aplicações. Cada uma tem seu enfoque. Mas infelizmente muitos usuários "cegamente apaixonados" querem justificar a aplicação de uma determinada preferência para necessidades em que existem outras opções mais aplicáveis. E aí acontece o indesejável: o novato não se identifica com a indicação dada e reporta deficiências como se fosse do sistema inteiro, mas que estas somente se aplicam apenas aquela opção (distro, ambiente e/ou aplicação). Não basta querer: temos que saber o que fazer e indicar. E por isto acredito que o GNU/Linux no Desktop ainda não deslanchou. Mas esse tempo vai chegar. &;-D
Muita pena...: tambem fiquei indignado quando ele disse que não havia tais aplicativos. minha indignação foi tamanha que procurei no site algo para poder comentar a reportagem...e surpresa não achei. então anotei o endereço do yahoo e mandarei uma carta espondo minha indignação sobre a reportagem!
Quanto será que o Sergio Ama: Quanto será que o Sergio Amadeu gasta com IBM, Oracle por ano ? Isto ninguém fala ,,, O pessoal só fala em Microsoft :-)
Outro dia os aposentados estavam em filas porque os mainframes da IBM estavam parando... agora tem história de Linux para desviar a atenção da opinião pública ..
Será que a Oracle dá o software de graça para o Governo ? A IBM eu acho que só dá um CD do Linux de graça ...
¨quase não há games para Linux e os mensageiros, como MSN Messenger e ICQ só rodam em Windows."
Podiam apresentar a ele o GAIM, aMSN, LICQ, gnomeicu e tantos outros.
[]s!