Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Visopsys - (outro) sistema operacional aberto mantido como projeto pessoal de um programador

Um sistema operacional leve e Open Source, que cabe em um simples disquete convencional, fazendo o processo de boot por ele sem precisar instalar nada e que oferece uma ferramenta completa para particionamento e manipulação de discos rígidos da máquina: conheça neste artigo o Visopsys.” A nota foi enviada por Matheus Santana Lima (matheusslimaΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.


 

Uma curiosidade interessante, e aparentemente um projeto pessoal divertido. O autor menciona que o aplicativo de edição de partições é a principal utilidade prática de seu sistema no momento. O próximo passo, naturalmente, é a comunidade de usuários portar aplicações de algum outro projeto livre para rodar sobre este kernel, torná-lo popular, e aí propor a mudança de seu nome ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Vinicius Wilson
Codigo: baixei o codigo fonte do sistema pra dar uma olhada . achei bem simples a leietura otimo pra estudar um pouco sobre SO
quem tiver interesse ..

Comentário de Wilfredo
Outras alternativas: Quem quiser experimentar outras alternativas:
http://www.syllable.org
http://www.vitanuova.com/inferno/index.html
http://www.jnode.org
http://www.menuetos.org
http://www.oby.ro/os/index.html
http://meos.sourceforge.net
http://www.reactos.org
http://www.freedos.org

Acho as propostas do EO/S e do Syllable as mais interessantes.
Só falta um novo HD para eu testá-las.

Comentário de Wilfredo
Alternativas pagas: Mais outras alternativas, estas pagas:
http://www.skyos.org
(em franco desenvolvimento)
http://research.microsoft.com/os/singularity/
(ainda vaporware)
Comentário de ..;
Oi Wil.: Oi Wil.
Comentário de Copernico Vespucio
Mudança de nome?: O próximo passo, naturalmente, é a comunidade de usuários portar aplicações de algum outro projeto livre para rodar sobre este kernel, torná-lo popular, e aí propor a mudança de seu nome ;-)

Façam isso não... Deixem o nome do sistema em paz!

Se depender de mim, pode haver saida para manter seu nome intacto... :-)
Comentário de Copernico Vespucio
Se fizer sucesso...: Ele parece muito promissor... Se fizer sucesso, pode contar com o autor vai sofrer pressões para atualizar sua licença GPL... :P
Comentário de Copernico Vespucio
Análise (ainda superficial): Dei uma olhada nesse SO e aqui vão minhas impressões:

Como ferramenta didática, para estudar como funciona um sistema operacional, ele é inestimável. Seu código é um dos mais limpos e bem escritos que eu já encontrei em C, para este tipo de sistema.

Em relação ao funcionamento, ele tem recursos bem interessantes, como reconhecer logo "de cara", de forma simples (sem mount points e tabelas de montagem) as partições FAT e FAT32.

No entanto, o sistema de tratamento de falhas precisa sem melhorado. É frequente que erros ocorridos em uma aplicação "vazem" para o sistema, causando kernel panic. Durante o tempo em que testei o sistema (umas 2 horas), isso ocorreu várias vezes.

Para o pessoal que perguntou por ferramentas (shell, comandos) semelhantes a que temos no Linux, o SO já possui uma boa toolbox, com vários comandos comuns e sintaxe parecida com o Linux. O shell ainda não é tão maduro quando o bash, mas faz o serviço.

Eu ainda não confiaria nele pra fazer particionamento do meu disco, mas é um sistema promissor e uma aula de simplicidade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004