Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OpenOffice no Relógio da Economia do GESP - caso Metrô-SP

O RELÓGIO DA ECONOMIA é uma ferramenta de trabalho do Governo de Estado de São Paulo, desenvolvida em parceria FUNDAP/PRODESP, que tem por objetivo explicitar os ganhos que o Estado de SP vem obtendo com soluções tecnológicas inovadoras e diferenciadas. O Metrô-SP foi extremamente pioneiro e inovador ao começar, lá nos idos de 1997, a usar soluções baseadas em Software Livre, época em que esta alternativa do mundo de TI ainda era bem desconhecida e pouco valorizada. Hoje a situação é completamente inversa. Pequenos fornecedores ou mesmo os grandes como a IBM, a Oracle, a HP, a DELL, a SUN, a NOVEL, a INTEL etc, não só apoiam esta linha de ação, como incentivam seus clientes a trilharem por estes caminhos. Seus produtos, cada vez mais, são compatíveis e projetados para trabalhar com esta tecnologia de uso crescente.

Desde Nov/1999 temos utilizado primeiramente o StarOffice e na seqüência o OpenOffice.org (novo nome do produto em versão totalmente aberta e livre). Temos lucrado bastante com esta alternativa e servido de exemplo a muitas empresas públicas e privadas. Temos divulgado nossos 'lucros', mas até agora eram números nossos, obtidos por nossas contas. Nas reuniões mensais do GETIC (Grupo Executivo de Tecnologia da Informação e Telecomunicações), realizadas na Casa Civil, Palácio dos Bandeirantes, sempre éramos citados como exemplo e sempre achavam que nossos valores estavam grandes demais.

Para tornar estes números formais, oficiais e visando a criação de um indicador de economia que possibilite a todas empresas ligadas ao GESP fornecer suas economias, a FUNDAP houve por bem elaborar um estudo do caso de utilização do OpenOffice no Metrô-SP, no período 1999-2005, através de uma consultoria independente. Este estudo, bastante abrangente em termos do que gastamos e do que deixamos de gastar, foi desenvolvido nos últimos meses, com nossa participação, fornecendo todos os dados solicitados, esclarecendo as estratégias de ação, as dificuldades encontradas etc, bem como, baseando-se também em dados da PRODESP e da própria Microsoft, fornecedora da ferramenta alternativa MS-Office. O relatório está concluído e os resultados apurados são até mais precisos e significativos daqueles que utilizávamos. Destaca-se a economia gerada no período 1999/2005 que atingiu mais de 8,26 milhões de reais... O macro-dados anuais e o relatório completo estão no site do GESP ao lado de outras soluções inovadoras como PoupaTempo, Pregão e BEC... Esta conquista é de todos nós, que de uma forma ou de outra temos participado e ajudado neste sucesso. Obrigado a todos
” A nota foi enviada por Gustavo Celso de Queiroz Mazzariol.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de philippe
Get The Facts: Quero ver o FUD agora... Ballmer = "Aquele programador, que iria arrumar o furo mas a tia dele morreu atropelada... voces vão ficar desprotegidos até ele se recuperar"

Se eu ganhase 8 milhões só do Metrô inventaría historia muito mais terriveis, como aquela de que os russos iriam levar nossos filhos e a gente teria que hospedar sem-teto, sem-terra, etc em casa...
Comentário de diego
Metro-SP = Governo SP = PSDB?: Metro-SP = Governo SP = PSDB?

Muito bom, especialmente para quem acha que só o PT defende o software livre.
Comentário de wconserta
Só que é só o Metro que te: Só que é só o Metro que tem autonomia para adotar as tecnologias que achar melhor, que usa defato OpenOffice.org e o no servidores de e-mail o Linux+Qmail

Agora o Poupa-Tempo só tem linux para algumas coisa no CPD o resto é Solaris e Windows Server e nas estações WinXP e OfficeXP

O Telecentro também só widnows e office hoje administrato pelo PSDB/PFL

Wconserta
Power Adm CentOS 4.3
CentOS Brasil
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2642228
Comentário de cafecraft
Vai nessa não colega!.. isso: Vai nessa não colega!.. isso é uma arapuca.

Comentário de gostei disso:
"... baseando-se também em d: "... baseando-se também em dados da PRODESP e da própria Microsoft, fornecedora da ferramenta alternativa MS-Office."

O office da ms é q virou alternativo.... uma alternativazinha de 8 milhões a mais.... escolhe quem quer.


Comentário de Emilio Lemos
Será?????: "Hoje a situação é completamente inversa. Pequenos fornecedores ou mesmo os grandes como a IBM, a Oracle, a HP, a DELL, a SUN, a NOVEL, a INTEL etc, não só apoiam esta linha de ação, como incentivam seus clientes a trilharem por estes caminhos. Seus produtos, cada vez mais, são compatíveis e projetados para trabalhar com esta tecnologia de uso crescente."


Será mesmo?


Na minha opiniao os grandes fabricantes continuam ignorando o Linux, numa tremenda demonstracao de desrespeito, aqueles que preferem usar software livre. Fabricam seus aparelhos pensando apenas em usuarios da Microsoft.


Entre numa loja de informatica, e procure uma impressora, scanner, webcam, de um desses "apoiadores" do linuxe e veja se na caixa existe a mensagem "Driver para Linux".


Ah, nao existe? Que pena... Acho que o apoio nao é tao grande assim. Acho que essa conversa de "apoiadores" é uma tremenda falácia.



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004