Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Web irá se adaptar a um novo navegador?

'Microsoft muda IE e força reprogramação de sites' 'A Microsoft irá modificar a maneira que o Internet Explorer trata conteúdo multimídia na Web. A atualização do navegador exigirá que todos os sites com aplicativos que lidam com a tecnologia ActiveX tenham seus códigos reescritos, de acordo com o site eWEEK.' (...) 'Sites que utilizam ActiveX, Flash e Java Applets serão afetados com a mudança' Uma mudança tão grande em como o navegador majoritário do mercado altera o modo como trata conteúdo multimídia na Web é em minha opinião muitos pontos negativos para ele. Milhares de sites serão forçados a decidir se irão se ajustar, será que vão mais uma vez se seguir a onda IE ou vão atrás de padrões definidos e compatíveis com todos os navegadores? Veja mais detalhes na notícia 'Microsoft muda IE e força reprogramação de sites' A nota foi enviada por Felipe 'chronos' Prenholato. (chronosΘgentoobr·org), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Connochaetes Taurinus
E certamente esses sites, dep: E certamente esses sites, depois de "adequados" às novas exigências do IE e ActiveX, não exibirão seu conteúdo de forma correta em outros navegadores que não o próprio IE...

Quem necessita de reprogramação são os webdesigners (ou seja lá como for que chama hoje esse povo que faz sites). Precisam saber o que são padrões abertos, W3C, etc. Se não mudarem, vai persistir essa "cultura Microsoft" e continuaremos a ver sites que não são exibidos corretamente ou sequer podem ser exibidos em outros navegadores.
Comentário de espardo
isso é bom!: acho que isso vai ajudar a popularizar browsers que seguem os padrões.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Hugo
E que sirva de lição! :-): Coisas como estas eram para para servir de lição para quem faz sites IE only com ActiveX... finalmente esses mesmos indivíduos que achavam os outros navegadores bugados vão descobrir onde realmente estavam os bugs.

Que isso sirva de lição também para os defensores de patente de softwares... já que o culpado dessa mudança é justamente as malditas patentes.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de espardo
O pior é que diversos conte: O pior é que diversos conteúdos que nem sabiam que da existência do ActiveX serão afetados: applets java e aplicativos flash (e, se não me engano, vídeos de diversos formatos). Pelo que entendi o IE usa o ActiveX para carregar os plugins que executam esses aplicativos/conteúdos.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de nemesis
acredito: acredito que essas mudanças foram acarretadas pq a M$ perdeu a guerra das patentes para a Eolas, que detém uma patente que cobre a execução de código de fora no browser, via plugins. Firefox, Opera e Konqueror também será afetado nos plugins.

felizmente, tudo continua numa boa para o Lynx... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de espardo
Sim, a mudança foi catalisad: Sim, a mudança foi catalisada por essa perda na guerra dos tribunais. Mas não creio que o Firefox, Opera, Konqueror e outros browsers que não utilizem a tecnologia da MS sejam afetados. Ou estou enganado?

Infelizmente, o Lynx não carrega esses plugins. :-P

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Eon
webmasters brazucas.: Creio que na Europa e EUA,isto contribuirá para o crescimento de outros browsers que não o IE. Más ,aqui no Brasil não sei não,temos uma grande massa de "webdesigners" com *preguiça de aprender e/ou lobotomizados pela microsoft. É o Brasil colônia....

*É claro que existem muito webdesigners competentes,más há tb uma proporção grande demais de maus profissionais.
Comentário de Webmarlin
Preconceito: Por favor, não se refira a webdesigners equivocadamente como pessoas desinformadas e que não sabem o que é W3C e o caramba a quatro. Está nos ofendendo. Não é pelo fato de um designer se preocupar com a estética que ele não se preocupa com as linhas de código. Todos os meus sites são elaborados de acordo com os padrões W3C e em tableless. Aliás, o Firefox é o meu navegador padrão até nos testes. Por vezes, esqueço até de testar meus sites no exploder. Já estou inteirado do que está acontecendo, tanto que a Info Online já havia divulgado essa notícia semana passada e eu mandei ela pro Augusto. Talvez ele não tenha visto. E eu, assim como muitos webdesigners, tomei a minha decisão em relação aos rumos dos sites que já existem e dos que hei de desenvolver: vou fazer nada! Vai ficar como está e ainda colocarei uma nota dizendo que a Microsoft foi obrigada pela justiça a mudar os padrões do IE e, portanto, recomendo o uso do navegador Firefox. Pra completar, ponho o link para fazer o download.
Comentário de Webmarlin
Noooossa!: O nemesis é uma sumidade! Ele consegue ver a gostosona de vermelho nas linhas de código da Matrix! Lynx... fala sério!

Fala aí, nemesis! Vc se masturba olhando pra sopa de letrinhas?
Comentário de espardo
Relaxa... ele foi irônico. F: Relaxa... ele foi irônico. Fina ironia, aliás. :-)

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de vmedina
Em comparação com o grossei: Em comparação com o grosseiro comportamento do WebMarlin.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Webmarlin
Vc não conhece...: Irônico? Não acredite nisso... Vc não conhece o cara. Já tive muitos bate-teclas com ele aqui e ele realmente acredita que computador não foi feito para ter ambiente gráfico. Se ele tivesse ralado três anos, como eu, trabalhando em depto financeiro, usando Lotus 123 no DOS, ele não falaria tantos absurdos.
Comentário de espardo
advogado do diab... ops, do nemesis: Se ele achasse que computador não foi feito pra ter ambiente gráfico ele nunca postaria links pra imagens legais. E acho até que ele usa o gnome... ;-)

O que ele gosta é de ambientes leves e produtivos pra o trabalho que ele realiza. E quem pode recriminá-lo quanto a essa opção?

E eu o acho um dos melhores debatedores aqui do br-linux, geralmente com ótimos argumentos e ótimas tiradas que me fazem gargalhar, como essa sobre o Lynx ou a daquele dia em que disseram que ele era um bot.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de rafaelkafka
A maioria dos usuários usa o que vem na instalação...: A maioria dos usuários usa o que vem na instalação...No caso, levando-se em conta que o XP será um novo 98, ou seja, será o padrão da pirataria por muitos anos, tendo em consideração que as exigências de hardware do "hasta la vista" serão rídiculas e praticamente impossíveis, quem tiver menos de 2 giga de memória, esqueça.se pro xp 64 daria, na prática com menos de 256 é exercício de masoquismo, basta fazer o mesmo cálculo pro hsta la vista e seus pseudo 512 de exigência.

Além disso quem quiser por o ie7 no xp terá que validar o ruindows, o que não dará certo em 99 por cento dos pc's, todos piratas.Tem como driblar isso mas 99 por cento dos usuários não saberão fazer ou simplesmente não desejarão.Portanto fiquem tranquilos, o hasta la vista e o ie7 estão condenados a um retumbante fracasso.A diferença de desempenho a nosso favor ficará ainda mais gritante.O futuro deles é tenebroso, vão morrer agarrados ao office, podem ter certeza disso.
Comentário de chronos
hum, éh, de fato.: De fato eu concordo contigo, muitos users não tão nem ai para hackear e talz, mas e a tiazinha q manda pra loja de info e pede para vir com tudo instalado, sera que vem com IE 7 ou Firefox 2 (q provavélmente já vai estar rolando na época que o IE 7 ficar OK.

Acho que realmente é a hora de começar a rolar um movimento pelo sites padronizados tão grande quanto o movimento soft livre esta rolando agora e isso vai acontecer com certeza com o CSS 3, dispositivos movéis que vão querer seguir padrões, bla bla bla.

Eu mantenho o Planet GentooBR, desenvolvi ele em linux fom firefox 1.5 obedecendo ao máximo os padrões que eu conhecia na época (1 mes atráz), os quais já conheci outros trocentos como a tag code que é usada para códigos, bem, vou ver como fica no IE ... tudo zuado ... pensei, que saco ...

As coisas estão ficando interessantes, vamos aguardar.

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org
Comentário de chronos
hehehheh: Ambiente leve realmente não é ambiente em texto, pq ele é mto não dinâmico (mesmo com twin e talz ou screen).

Um Gnome com algo mais dinâmico que o metacity resolvem mtos problemas. Uso Openbox no Gnome e não tenho problemas com lerdeza a não ser quando boto para compilar as coisas.

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org
Comentário de nivel9
é preocupante: O que me preocupa mais é o fato de a atualização ser automática.
Vai induzir os usuários a instalar essa merda que nem sabem do que se trata, e depois não tem como voltar atrás. Depois os sites que "não abrem" é culpa dos desenvolvedores.

[off-topic]
E Webmarlin: eu não digo mais que sou webdesigner, por causa disso. Agora qquer um que consegue mecher com Frontpage se diz um webdesigner. Faço que nem um colega meu: tirou de tudo que eh site a descrição de webdesigner. Faze o q se os caras cobram 10 conto pra fazer um site cheio de tabela sem formatação...

Comentário de Connochaetes Taurinus
Webmarlin...: ...se o chapéu não te serve, não há porque usá-lo.

Se tu segues padrões abertos, parabéns, não há o que lamentar. Tampouco houve intenção de ofender, foi só uma constatação que vem de muito longe. Ainda há um significativo número de webdesigners que segue os "padrões" fechados, ainda que muitos tenham aberto suas mentes para os padrões abertos. Tu és do ramo e bem deves saber disso. Quem dera mais pessoas façam como tu o fazes.

A diversidade deve ser respeitada e não pode-se limitar o usuário ao uso de uma única ferramenta, há que dar-lhe liberdade de escolha na forma que vai acessar à informação disponibilizada no site, esteja ele utilizando Linux/Firefox ou Windows/IE ou qualquer outra combinação possível.

Também não é questão de usar o software A ou o software B, livre ou proprietário, mas da adoção de tecnologias que respeitem padrões abertos e reconhecidos por todos. Neste ponto vou mais adiante, isso vale não só para o webdesign. Deveria ir desde a escolha de um SGBD até a aquisição de hardware,
Comentário de bebeto_maya
Não me preocupam os empurradores de mouse...: __O que me preocupa não são os webdesigners imcompetentes. Frequentemente vejo-os saindo das escolas de design e das universidade s sem saber o que é html ou CSS ou Webstandards e penso: "Que malas sem alça, arrogantes com um diploma debaixo do braço, formados por um professor idiota, ou vários, se achando donos da Internet, por que empurram mouse no Dreamweaver".

__O que de fato me deixa com a pulga atrás da orelha, são webdesigners como colegas meus, que entendem muito, mas não têm o menor interesse em padronizar as coisas, porque já forma colonizados em códigos sujos e em preconceitos do tipo "ah, quem usa isso...", esse pessoal de fato me deixa muito nervoso.
Comentário de nemesis
uai!: Tive direito a defesa, corte de apelação e tudo o mais! :P

Pessoal: linha-de-comando e atalhos de teclado são os meios mais diretos e produtivos de se trabalhar com computadores, mas não vou desprezar gráficos por isso, afinal, eu me amarro em Gimp, Blender e Povray...

Tenho usado o Gnome do Ubuntu, mas me sinto igualmente em casa com o Windowmaker e sua clássica interface Nextstep. Mas só uso realmente para visualizar imagens e layouts no browser ou criação gráfica, de resto faço tudo na linha-de-comando...

Nunca usei o tal screen, pois geralmente abro algumas tabs no gnome-terminal...

lynx pode ter sido ironia, mas não há nada melhor e mais rápido para ler documentação html... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de chronos
lynx r0x :): lynx realmente é muitooooooo bom para ler doc e já me salvou a vida muitas vezes.

concordo com o nemesis que linha de comando e teclas de atalho são meios rapidissimos e mto dinâmicos para se trabalhar, aqui no meu openbox confei tecla de atalho pro firefox, thunderbird, xmms, trocar de desktops, mudar a aplicação de desktops, etc.

só uso o mouse na real para navegar, abrir o xchat, gaim, trampar com o gimp ...


coisa que não faço direto.


Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org
Comentário de nemesis
complexo: entendo agora pq vc tem complexo com a linha-de-comando. Realmente, o DOS é um ambiente de console absolutamente pobre e deplorável...

mas o ambiente de linha-de-comandos *nix é infinitamente superior, mais rico e mais produtivo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Relaxa: Tableless, webstandards e CSS estão começando a ganhar espaço nas universidades. A coisa tava mudando aos poucos, mas, agora... agradeço muitíssimo o Bill Gates e a Micro$oft, pois agora esse processo vai se acelerar. Que venha o IE7. A comunidade SL agradece!
Comentário de nemesis
palhaço!: "agradeço muitíssimo o Bill Gates e a Micro$oft"

Acha mesmo que a M$ ia mexer um dedo para dar uma ajeitada no browser se não fosse a popularidade do Firefox? Não houvesse o Firefox, é bem possível que a web não tivesse muito futuro na plataforma M$, na medida em que ela tentasse convencer desenvolvedores de que XAML descentralizado é melhor que a web...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Manipulando as palavras do outro: Vc gosta muito de fazer isso né cara, usar até uma ironia do cara pra colocar palavras na boca dele. O próprio Bill Gates aconselhou o uso momentâneo de outros navegadores. Duvida? Olha:

"Hackers exploram falha no IE 6

A notícia de que o IE 6 tinha uma falha crítica, que poderia dar a um hacker controle total sobre uma máquina foi amplamente noticiada e, para se aproveitar do fato, hackers resolveram utilizar a mídia como forma de se aproveitar do problema.

Após clonar a notícia veiculada pela BBC, os hackers enviaram spam com pedaços do texto e um link para acessar a versão completa da matéria. O link levava para, nada menos, que uma cópia com o próprio erro noticiado. Uma ferramenta de keylogger (que envia dados digitados para o autor do vírus) é instalada na máquina quando a página é carregada.

A solução oficial da Microsoft chega apenas dia 11 de abril, mas uma solução temporária está disponível no site da eEye. A alternativa proposta pela Microsoft é desabilitar o Active Scripting, mas o mais seguro, agora, seria mudar temporariamente de navegador. "



O link da notícia? Tá aqui: http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=3163&sec=5
Comentário de nemesis
não senhor!: repetindo o que vc disse:
"agradeço muitíssimo o Bill Gates e a Micro$oft, pois agora esse processo vai se acelerar."

sem um smiley, fica difícil perceber ironia em um texto escrito, ainda mais quando uma frase dessa poderia ser perfeitamente plausível para um admirador pelassaco da M$...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
Já não roda: E certamente esses sites, depois de "adequados" às novas exigências do IE e ActiveX, não exibirão seu conteúdo de forma correta em outros navegadores que não o próprio IE...

ActiveX já não roda em outros browsers que não o IE.

A questão é que o ActiveX nunca foi boa coisa, pois viola inúmeros princípios de segurança na internet, dando ao navegador poder para executar coisas que ele não deveria fazer...

A tecnologia começou a "fazer água" faz tempo, com o aparecimento de muitos vírus e trojans inoculados através do Micro$oft Activepeste.

Parece que a M$ finalmente resolveu acordar (depois de inúmeros prejuízos causados a seus clientes) para o fato e melhorar (na medida do possível) seu modelo de segurança.
Comentário de Webmarlin
Caraca!: "Que venha o IE7. A comunidade SL agradece!" se com esse desfecho vc não percebeu que era ironia, então vc é muito burro.

Odeio a M$ e acho o Bill Gates uma peste, mas gosto da Adobe que conquistou o mercado com qualidade e não com manipulação. Para empresas assim eu tiro o meu chapéu seja SL ou não. Não sou que nem vc que usa SL só pra dizer que usa. Se está dentro do perfil que satisfaz o MEU gosto e não o seu eu uso SL.

Existem duas ditaduras: a ditadura do comércio praticada por Bill Gaytes e a ditadura das idéias, praticadas por pessoas como vc que acham que as pessoas são obrigadas a escolher SL. Quem não faz essa escolha é taxado de tudo e principalmente de preguiçoso. Acorda cara! Não existe só vc no mundo! Afinal SL é software LIVRE, ou não é?
Comentário de escovadordebit
Impressionante: Impressionante como se deixa os usuários de lado quando se trata de computador.

Pergunte para um usuário.... não... pergunte para 100 usuários o que eles acham de uma tela texto.

É... mas eles são réles usuários né? Nós somos os poderosos programadores, conhecedores das nossas produtivas telas texto e suas centenas de comandos e zilhoes de parâmetros. Como podem gostar de telas gráficas se nós que conhecemos muito melhor computadores gostamos de linhas de comando?

As vezes quando leio alguns posts aqui, lembro daquelas cenas do filme "Pirates of Sillicon Valey" onde um cara diz (acho que pro Wozniak): "Mas para que as pessoas vão querer um computador?". Fico imaginando ele dizendo: "Mas para que afinal as pessoas vão querer GUIs?"

Cara... computador hoje é ferramenta. Até concordo que para programação não existe necessidade de interface gráfica. Mas deve ser uma beleza remover a verruga da Elba Ramalho com comandos de um terminal...

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de escovadordebit
Certa vez...: Existem duas ditaduras...

Certa vez assisti uma palestra sobre mercado de software, onde ao final formulei uma pergunta tipo: "Como sobreviver trabalhando com software livre?", pois queria ver o posicionamento dele a respeito.

A resposta que recebi foi a seguinte: Não gostaria de tocar em assunto de religião...

Na época fiquei P da vida e achei o cara um baita bossal, mas hoje sou obrigado a reconhecer que as vezes passa esta imagem mesmo...

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de nemesis
verruga: pra quê tanta implicância com a verruga da Elba Ramalho?! :))

usuários finais são como pessoas trancadas na Matrix: incapazes de enxergar que tudo à sua volta não passa de linhas-de-código... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de escovadordebit
Sorry: pra quê tanta implicância com a verruga da Elba Ramalho?! :))

Ta bom... ta bom... a cor do cabelo da Paris Hilton.

Hiiiiiiii... foi mal... desculpe Brain.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Ricardo Lima Caratti
Web irá se adaptar a um novo navegador?: Não sei se será tão ruim assim para a Microsoft.
Acredito que ela não faria isso se não tivesse vendo retorno financeiro a médio ou logo prazo.
Espero que os fornecedores de navegadores saibam tirar proveito desse momento.

Comentário de Webmarlin
Quando falo ninguém acredita...: Quando eu disse aqui uma vez que o nemesis acredita mesmo na matrix acharam que eu tava exagerando...

Esses Nemesis da vida são como pessoas trancadas na Matrix: incapazes de enxergar que existe um mundo real lá fora, feito de pessoas de carne e osso, com visões diferentes, opiniões diferentes, NECESSIDADES diferentes e que não é feito de linhas-de-código. Embora as duas realidades sejam diferentes, aquela é a "realidade" de um mero filme, um mito que serve para reflexão sobre quebra de paradigmas e termina por aí. Alôô! Acordaaa! Terra chamando nemesis! Terra chamando nemesis!
Comentário de nemesis
tem certeza?: "incapazes de enxergar que existe um mundo real lá fora"

siga o coelho branco... ;)

não seja bobo, era uma parábola, apenas.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004