Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Plantão Info - Venezuela aposta em "Linux bolivariano"

“A Venezuela divulgou plano nacional para migrar dados e aplicativos usados por ministérios, estatais e órgãos públicos para soluções em Linux e outras linguagens de código aberto. Durante o anúncio da decisão, o presidente Hugo Chavéz argumentou que a mudança vai gerar centenas de milhões de dólares em economia com licenças de software. Chavez espera ainda diminuir a remessa de lucros de corporações de software e ajudar a criar na Venezuela grupos de excelência no desenvolvimento de soluções em TI.

Apesar do tom exaltado de Chavez, o principal parceiro da Venezuela no projeto será a Intel. Um convênio entre a Intel e o governo local vai criar centros de desenvolvimento e pesquisa em todo país. Não há previsão de quanto tempo levará o processo total de migração. O governo pretende fazer a mudança aos poucos, evitando renovar licenças de software proprietário. O projeto já é tratado como "Linux bolivariano", em referência ao libertador de vários países da América Latina, Simon Bolívar.
” Veja o texto completo em INFO Online - Plantão Info - Venezuela aposta em "Linux bolivariano".

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Carlos123
Vindo de Chaves, todo cuidado é pouco!!!...: Já que é meio despirocado da cabeça, esperemos que faça as coisas certas e o linux não seja uma ferramenta de propaganda política, queimando o sistema como ficou queimado o carnaval da Vila Isabel....

Uma coisa é o governo brasileiro fazer isto - de forma responsável - eoutra é um cidadão como ele querendo afrontar sempre o big brother lá do norte...

Comentário de bem informado
Chaves perigoso ...: É, esse Chaves parece perigoso mesmo. Ainda bem que temos a revista Veja e outros "grandes" meios de comunicação para nos "informar" sobre isso.

Todo cuidado é pouco com esse pessoal tipo Chaves, MST ... tem até gente que quer acabar com a industria de software promovendo um tal de SL ...
Comentário de Morvan
É Mesmo!: ...É por isso que os venezuelanos o estimam tanto, Carlos123. Ele é muito doido, a ponto de lutar por uma Venezuela melhor (ou, num plano mais "despirocado" (SIC!), por uma América Latina realmente livre. Este seu comentário ficaria muito bem num Arnaldo Jabor. Arrrrgh! Ele é muito bom em queimar os "insurgentes" e ninguém notaria que o discurso não seria dele! Ele, Chavez, vai ser reconduzido pelo povo venezuelano dada a sua loucura, certamente! Não por ser nacionalista, certo? Afinal, nestes tempos "NeoLiberais", ser nacinalista é ser "Kitchie", Non?
Comentário de sri_canesh
O fato de metade da populaç: O fato de metade da população apoiá-lo não quer dizer que ele é um grande presidente

Não podemos esquecer que o povo normalmente só consegue olhar no curto prazo, sem pensar nas consequëncias a longo prazo.

Chavez é um populista que aproveita os bilhões de dólares gerados pela PEDEVESA para promover programas tipicamente populistas. O engraçado é que a maior parte desse lucro vem das vendas para o "grande inimigo" EUA.

No entanto, essa fonte pode secar a qq momento, dado que Chavez tomou decisões desastrosas como demitir praticamente todos os técnicos da PEDEVESA por terem se envolvido na greve anti-chavez (democrático, não?) e estar desviando recursos essenciais para a manutenção da petrolífera. Hoje uma boa parte dos poços já está fechada por falta de manutenção.

Além do desmonte da PEDEVESA, podemos citar o péssimo estado das estradas na Venezuela, que, acreditem, estão em piores condições que as brasileiras. Um caso recente foi a queda de um viaduto de extrema importância perto da capital por pura falta de manutenção.

Latino-americo adora "heróis salvadores da pátria". Infelizmente não existem fórmulas mágicas, principalmente quando essas fórmulas são aplicadas por bruxos com vários parafusos a menos.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de proedes
[off-topic]: Eu realmente gostaria de saber que tipo de programa populista que o chávez está fazendo. Talvez seria aquele que erradicou o analfabetismo na Venezuela. Enquanto que aqui na em terra brasilis, playground dos neo-liberais e privato-maníacos o analfabetismo chega a mais de 10%.
Comentário de FernandoRTN
Vejo que os membros dessa com: Vejo que os membros dessa comunidade ja tiveram seu processo de lavagem cerebral completada.
E Chavez está certo ao prender e perseguir pessoas que criticam seu governo, afinal, quem precisa de liberdade?
Se algo está errado na Venezuela é só jogar a culpa nos EUA que ta tudo bem.... e assim cresce mais um ditador na pobre américa latina
Comentário de sri_canesh
Onde você leu isso? No site: Onde você leu isso? No site do MST?

Analfabetismo não se erradica em tão poucos anos pois você pessoas mais velhas, fora da idade escolar que precisam ser educadas tb. O que você pode estar confundindo é com o número de crianças em idade escolar que frequentam a escola. Nesse quesito talvez a Venezuela esteja 100%, mas o Brasil tb está. Quase todas as crianças em idade escolar no Brasil estão efetivamente na escola (pelo menos no primeiro grau)

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
É verdade! : É verdade!

O mais engraçado é que alguns que lutam pela "liberdade de software" são ao mesmo tempo a favor de ditadores como Fidel ou embriões de ditador como Chavez e Evo Morales.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de patrick
Prisões: E Chavez está certo ao prender e perseguir pessoas que criticam seu governo, afinal, quem precisa de liberdade?

Quem ele prendeu? Os oficiais que comandaram o golpe de 2002? Bem, isso é crime em todos os países do mundo. O próprio Chávez foi preso por esse motivo.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de patrick
O pior cego é o que não quer ver: Onde você leu isso? No site do MST?

Na UNESCO (unesco.org)

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de Roberto Porfiro
Engraçado: Engraçado mesmo é como as pessoas perdem o foco dos assuntos, acabam não visualizando as coisas como realemente deveriam !
Comentário de nemesis
mal informado: "tem até gente que quer acabar com a industria de software promovendo um tal de SL"

Na verdade, SL veio para agitar a indústria de software e tirá-la do marasmo e ferrugem provocado por monopólios e a consequente falta de inovação no setor... Além de fomentar melhor software através de desenvolvimento colaborativo e distribuído e de consequentemente reduzir custos entre os vários parceiros de empreitada.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de proedes
nemesis: Não sei se percebeu, mas isso foi uma ironia ;-)
Comentário de koan
Facismo: cara, tú é muito facista...
Comentário de FernandoRTN
na falta de argumentos é bem: na falta de argumentos é bem mais facil nos chamar de facistas
Mas como esse site não é em Cuba ou na Venezuela, tenho liberdade aqui (eu acho)
Comentário de Connochaetes Taurinus
Perder o foco está começando a virar rotina por aqui.: É, perederam totalmente o foco. De uma notícia sobre um processo de migração em massa de um governo nacional para os pendores ditatoriais de um governante. Não é necessário aprovar o governo de Hugo Chavez para aprovar alguma de suas decisões ou condenar a todas. Mesmo um louco (sic) ou ditador populista podem tomar decisões acertadas. Getúlio Vargas foi um ditador, mas, bem ou mal, deu-nos a CLT em tempos que não havia qualquer legislação dando o mínimo de proteção para o trabalhador.

Dada a natureza da "personalidade" de Hugo Chaves e as características de seu governo, é natural que haja um pouco de "circo" em torno da notícia. As argumentações que justificam a migração são velhas conhecidas: economia, redução na remessa de lucros, liberdade, etc, além de todo aquele blá-blá-blá político-filosófico do software livre. Estranho que a mesma decisão quando tomada pelo governo brasileiro, ou pela administração de alguma cidade européia, seja elogiada. E o que dizer do governo chinês ?

Resumindo: Hugo Chavez é um populista com toques de ditador e uma certa predileção pelo teatro em seus discursos ? É. A decisão de migrar as aplicações do governo local para software livre é uma boa decisão ? Parece-me que sim. Resta-nos ver como isso vai ser feito.
Comentário de maisbeminformadoainda
Oba, já não preciso mais da: Oba, já não preciso mais da Veja! o Cássio pode me contar tudo que "realmente" acontece na Venezuela!
Comentário de Patola
Generalização: Vejo que os membros dessa comunidade ja tiveram seu processo de lavagem cerebral completada.

Deixe de ser generalista, você é 'membro dessa comunidade' tanto quanto qualquer um aqui (visto que está registrado e posta mensagens) e tem opinião contrária. E o Cássio ainda concorda contigo. Então nem venha ligar software livre a esta ou aquela ideologia, porque não cola!
Comentário de toko
Tempo de escola e alfabetização: Caro canesh,

realmente quase todas as crianças com idade escolar estão na escola no nosso país. Nas Minas, onde eu moro, por exemplo, as criancinhas entram na escola com 5 anos, e todas saem 8 anos depois, invariavelmente.

Mas eu não entendo é como, ou por que, a maioria destas crianças, ao fim dos tais 8 anos de ensino básico, chegam apenas ao nível de "analfabeto funcional"; isto é, não é analfabeto de todo por que reconhece letras e palavras, mas não é letrado também, por que não sabe o que dizem as palavras e nem sabe usá-las para dizer algo melhor do que "Ô mina gostosa!"

Talvez seja efeito do tratamento estatístico da educação: "Escola para todos... mesmo que nelas não se ensine nem se aprenda nada." O que conta são os números.

Parece até que a verba é calculada pelo número de alunos matriculados (quanto mais alunos, maior a verba) e não pelo indivíduo "pós-escola" que irá pagar taxas e impostos sendo letrado, analfabeto funcional ou só analfabeto (pensando bem, talvez por que seja mais fácil receber os impostos do ignorante do que do culto).

Mas deixa p'ra lá, isto só já é suficiente para um fórum específico, até maior e mais agitado que o br-linux ;-)

Evandro Guglielmeli
Linux User 116549
Comentário de Olivier
...nem da Miriam Leitão d'O: ...nem da Miriam Leitão d'O Globo.

Chavez é otimo de ver de longe. Odiaria te-lo como presidente. Periga dar certo a maluquice dele e ele se transformar no verdadeiro lider da America Latina do inicio do século 21. Ele aida vai mandar muito na AL e no Brasil.
Comentário de sri_canesh
Acredite ou não, não leio V: Acredite ou não, não leio Veja ;)

Estou procurando um texto quilométrico que explica em detalhes o que está acontecendo na PEDEVESA. Quadno achar eu te passo.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Carlos123
Olá meu caro Morvan:: "mormente" (lembra disto????)... Eu não sou a favor de pessoas assim. Ele é um politiqueiro e não creio que querer se um outro Fidel Castro seja lá o que for. Sou muito mais o Lula - que calçou as sandálias da realidade - do que ele.

Comentário de sri_canesh
ué? Fascista pq? : ué? Fascista pq?

Vai dizer que Fidel Castro é um presidente democraticamente eleito?

ou que as atitudes do Chavez e do Quico, digo, Evo Morales não são típicas de embrionários de ditadores, como por exemplo a ameaça de quebra de contratos que afetará inclusive a nossa Petrobrás?


O único representante do fascismo que existiu, Mussolini, era muito parecido com Fidel e Chavez. Olha só um textinho que achei na net (estou com preguiça de digitar e apelei pro CTRL+C / V)


Fascismo
Regime político de caráter totalitário que surge na Europa no entre-guerras (1919-1939). Originalmente é empregado para denominar o regime político implantado pelo italiano Benito Mussolini entre 1919 e 1943.
Suas principais características são o nacionalismo, que tem a nação como forma suprema de desenvolvimento, e o corporativismo, em que os sindicatos patronais e trabalhistas são os mediadores das relações trabalhistas. O fascismo nasce oficialmente em 1919, em Milão, quando Mussolini funda o movimento intitulado Fascio de Combatimento, cujos integrantes, os camisas pretas (camicie nere), se opõem à classe liberal. Em 1922, as milícias fascistas desfilam na Marcha sobre Roma. Pretendem tomar o poder militarmente e ocupam prédios públicos e estações ferroviárias, exigindo a formação de um novo gabinete.
Mussolini é convocado para chefiar o governo do país, que atravessa profunda crise econômica, agravada por greves e manifestações de trabalhadores. Por meio de fraudes, os fascistas conseguem maioria parlamentar. Em seguida, Mussolini dissolve os partidos de oposição, persegue parlamentares oposicionistas e passa a governar por decretos.
As características do regime são cerceamento da liberdade civil e política, unipartidarismo, derrota dos movimentos de esquerda e limitação ao direito dos empresários de administrar sua força de trabalho. A política adotada, entretanto, é eficiente na modernização da economia industrial e na diminuição do desemprego.



As poucas diferenças são: Chavez e Fidel não derrotaram os movimentos de esquerda (se bem que esse conceito de direita/esquerda é tão demodê), e não modernizaram a economia industrial.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
É cara, vc tem razão. : É cara, vc tem razão.

Por mais estúpido que o Chavez seja, essa decisão de governo está certíssima.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de beminformado
Essa perda de foco pode ser o: Essa perda de foco pode ser olhada de outra forma: Para muitos leitores do BR-Linux (me incluo) o sucesso/disseminação/consolidação do SL está intimamente ligado a uma mudança de mentalidade equivalente em outras áreas da sociedade. Por exemplo, assim como o SL seria uma alternativa à "mercantilização do conhecimento" existente no modelo do Software Proprietário (fechado/licenças/patentes/etc), a defesa do fortalecimento do Estado, não só como executor de serviços de essenciais (como saúde e educação) mas também como indutor do desenvolvimento em outras áreas para que estas atendam ao interesse da "sociedade" e não de minorias (de plantão) detentoras da "maior parte" do poder (também de plantão - força e/ou informação). Entram aqui as críticas à mercantilização da saúde, educação e outros.

Isso é ideologia? Mas é claro que é! Também é claro que isso conflita com o (para alguns) senso comum (de plantão, novamente!) de que ideologia é uma coisa à parte, que voce pode escolher ter ou não ter
(prá complicar, o termo ideologia também pode ter significados mais/menos estéreis (mais complicação!), de acordo com a "ideologia" de quem o interpreta!). Qualquer ação humana carrega em si ... (blá, blá, bla´... não é o caso de continuar, eu acho).

Isto posto, salta aos olhos quando vemos pessoas defendendo visões de mundo/das coisas "criadas" exatamente por aqueles meios de comunicação/pessoas que já tivemos a prova de que atendem a interesses daquelas minorias citadas, prova essa, naturalmente, quando se trata de assuntos que temos um maior domínio (informática/Software). Identificamos mais facilmente um FUD nessa área pois temos mais clareza "quem ganha e quem perde" com aquilo que foi dito/escrito/feito. Mas quando o assunto foge um pouco daquilo com que temos maior contato diário, isso vale para qualquer outro assunto, fica mais difícil entender os meandros, as mumunhas, os subterfúgios, as entrelinhas, a informação subliminar.

Nós (quem, cara-pálida?) também acreditamos que ser cidadão crítico, procurar se informar (e também ter fontes/âncoras de informação mais acuradas) é uma "obrigação", um dever para com a sociedade. Um não isso pode ser o parasitismo do "se não posso mudar o sistema, vou me aproveitar dele" que tem várias formas de se apresentar, seja como um professor de universidade bitolado em produtos MS que não quer enxergar o ganho educacional do SL, ou do programador MS-boy que tem medo de perder seu ganha-pãozinho (não que ele não deva pensar na sua subsistência, obviamente), ou do cara que: prega o voto nulo e/ou diz que político é tudo ladrão e/ou defende a sonegação de impostos porque não quer "dar dinheiro a governo corrupto" e/ou ... Esse "parasita" não enxerga que esse ceticismo, essa (quase que) mera reprodução de "arnaldos jabores da vida" é uma maneira "fácil" de se eximir de ter que se aprofundar um pouco mais sobre a nossa função na sociedade, de tentar se eximir da "culpa" que todos temos por existir tanta misésia e injustiça ... e jogar a culpa em "políticos "corruptos", como se esses últimos não fossem uma verdadeira representação, um extrato do que é a sociedade, e que o comportamento alienado/alienante não fosse um dos principais responsáveis pela existência e continuidade da corrupção, que contribui e é retro-alimentada pela injustiça social. E que se não estivermos atentos par somar esforços junto aos que batalham diretamente (nesse caso, principalmente os tais políticos!) para a mudança dessa situação, não obstante o que é superficialmente apresentado a nós pela tal mídia a serviço da tal minoria ...

Por tudo isso e outros mais que defendemos que o SL está intimamente ligado a ideologia, e que se não fosse a FSF/GPL (o RMS está incluído, mas como um entre outros) com sua dedicação no embate idelógico, não teríamos o estágio atual do SL. E também do CA, em derivado seu criado para tentar compatibilizar lucro com liberdade de conhecimento. E esse CA não se sustenta como algo bom para os desenvolvedores, mas apenas enquanto for necessário para empresas. Não por maquiavelismo (no mau sentido) dessas empresas, mas pela lógica de mercado. Se for interessante, CA, se não, não tem por que ser CA. Natural, até.

Portanto, compreender o que ocorre em áreas "aparentemente" alheias ao SL é essencial para compreendermos o que ocorre com o SL. Isso, porém, não deve substituir e nem atrapalhar as discussões mais técnicas ou mais diretamente relacionadas. No entanto, não devem ser excluídas.

E por aí vai (ou iria) ...

Comentário de alexandre_parente
Acho que na venezuela de hugo: Acho que na venezuela de hugo chaves tem de tudo um pouco... tanto ruim como bom. mas lembrem que a venuzuela sempre teve petroleo, com isso dinheiro, e sempre esteve nesse situacao social ou pior.Quem deu lugar a hugo chaves esta longe de ser bom moço, opcao ou solucao.

Eh dificil opinar sobre a venezuela com uma imprensa como a nossa. falamos muito em liberdade de conhecimento nesse site, mas com uma visao muito restrita. A primeira liberdade e a da informacao, e essa nao temos., vide tv digital e Microsoft. A imprensa nacional escolhe suas referencias e suas verdades vinculadas aos seus interesses.

vejam, a unesco nunca foi contestada no brasil pelo contrario, pois bem, segundo a unesco a venezuela foi declarado país livre do analfabetismo. (nao acredito, mas... digamos que estaja proximo). Fato dessa magnitude nunca foi exposto na midia nacional.

O referendo venezuelano foi acompanhado por espetores americanos e um ex-presidente americano, segundo eles nao houve fraude, a imprensa brasileira aceitaria essa declaracao em condicoes normais, mas sempre ha algo a mais.

Nossa imprensa nao ver os fatos... assiste a CNN e publica a Reuters.

Mas como diria a Reuters
"Copyright © 2002 Reuters Limited. Todos os direitos reservados. Republicação ou redistribuição do conteúdo produzido pela Reuters é expressamente proibido sem autorização prévia por escrito. A Reuters não se responsabiliza por nenhum erro de conteúdo ou atraso de sua distribuição, ou qualquer outra ação decorrente desta publicação. "


Comentário de Ricardo Carvalho
Se o objetivo disso fosse pro: Se o objetivo disso fosse propagar a liberdade de software eu aplaudiria a iniciativa. Infelizmente não é.
Comentário de Richard Stallman
O café da manhã na casa dos outros é melhor...: Para que Chaves ? Nós já temo o Lula ! Quem precisa do Huguinho já temos o nosso "Lulinha, paz e amor" !

Cara, já me arrependi de ter xingado a Regina Duarte na época das eleições...

--Gnu Rulez !--
Comentário de subdesenvolvido
Gostei de "espetores american: Gostei de "espetores americanos" :)

Falando (quase) sério, melhor "espetores" do que agentes da CIA (ou outra agência estadunidense equivalente) assassinando e conspirando para a derrubada dos governantes "nativos" para colocar pessoas mais "democráticas", como ocorreu (não é achismo, são fatos) e ocorre pelo mundo afora.

"Espeta, mas não mata!"
Comentário de Darcy Larangeira
Linux Bolivarino: I'm really very happy reading such News. In my Blog Embriagado por Linux I state that Freedom means OpenSource. In my lovely Country Brazil there are initiatives to migrate, but it does not move quickly because the philosophy of Piracy dominates in a large scale. But as soon as our Government decides to improve GNu/Linux on the Government Machine, GNU/Linux will grow up in a high speed. I congratulate Mr President Hugo Chaves for so wonderful step on Linux Technology.

Comentário de subdesenvolvido
Você tem noção de quantos: Você tem noção de quantos brasileiros antes não podiam e agora (com o Lula) podem tomar o tal do "café da manhã", que para você é tão natural?

Ao invés de simplesmente reproduzir os bordões da mídia subserviente aos interesses da minoria poderosa economicamente, como "cadê o fome zero", "fome zero é esmola", "a política econômica desse governo é a mesma do governo anterior", "esse governo patrocinou o maior escândalo de corrupção da história", "o Lula sabia ou não sabia?", "o Lula prometeu 10 milhões de empregos" e outras frases-chavão tão repetidas que ficam parecendo tão naturais como a sua rotina de (ter como) tomar café-da-manhã.

Procuremos, antes, analisar o efeito das chamadas políticas estruturantes relacionadas ao macro-programa fome-zero/bolsa-família, como as contrapartidas exigidas dos beneficiários desses programas (não falo só da "teoria bonita", falo da prática - ah, e não me venha com "exemplos" de desvio de recursos num país com o histórico somo o nosso), como a participação em projetos educacionais, de saúde e cidadania, além da já conhecida presença dos filhos nas salas de aula.

Procuremos, também, analisar os resultados do incentivo à agricultura familiar, o quanto essa outra "política estruturante" estímula a economia "por baixo", garantindo o ciclo de produção/venda/consumo de produtos mais saudáveis e a subsistência de pequenos produtores (rurais, principalmente) que não teriam condições de copmpetir em nossos tempos de "agribusiness e commodities". O incentivo ao cooperativismo, com efeitos semelhantes.

Procuremos, também, analisar quais as reais possibilidades (o quanto!) de enfrentamento do mercado globalizado (principalmente financeiro) com as condições que o governo anterior, com sua política (muito bem executada!) de minimização do Estado, de seu poder de atuação como regulador do tal (poderoso) "mercado".

Não se trata de concordar com o que foi feito, poi eu mesmo acho que da va para "ousar mais", mas o que peço é que analisemos os fatos e condições, ao invés de reproduzir bordões da "oposição de direita" (sim, existe direita e esquerda, não na simploriedade que muitos colocam para maniqueitizar e assim deturpar essa questão, mas existem sim valores de direita (nos dias atuais, principalmente liberalizantes, ou seja, não ao Estado regulador/indutor de desenvolvimento e sim ao mercado e ao "sobreviva o mais forte") e de esquerda (Estado forte para equilibrar as forças econômicas e permitir a humanização da sociedade, com mais justiça e garantias de direitos, principalmente a liberdade - não confundir com a liberdade de se fazer o que quer, mas uma liberdade baseada no repeito ao próximo e sua liberdade, valorizando as conquistas da sociedade e distribuindo-as de forma mais equitativa, mas também cobrando a responsabilidade cidadã de todos).

Não podemos deixar de analisar, também, a hipocrisia da direita (PSDB/PFL) que quer imputar a esse governo a responsibilidade pelos desvios de comportamento que sempre foram a sua mola de perpetuação no poder, como caixa dois eleitoral, "acordos eleitorais" com partidos amorfos e, de certo modo, corrupção (esta é mais "abrangente" em nosso país, historicamente). Não se trata, obviamente (pelo menos deveria ser entendido como óbvio!), de se aceitar esses comportamentos porque eles "sempre existiram". Devemos (sociedade e instituições legítimas) julgar e punir quem tenha esse comportamento. Recentemente: quebrou sigilo, comprovadamente, é bom que se diga, as penas da lei! Não importa a "importância" do criminoso.

Nesse aspecto, se fizermos um esforço (mesmo aqueles mais novos, que muito frequentam este sitio) concluiremos que nunca tivemos tantas punições legais (não só "da lei";>) como nos tempos recentes. Cabe aqui ressaltar que isso não é um mérito exclusivo do governo atual. Omais interessante observar é que a sociedade e as instituições estão mais vigilantes nos últimos anos. Mas com certeza houveram avanços significativos, como um verdadeiro Procudador Geral da República, e não un "Engavetador Geral", grandes açoes efetivas em várias áres "podres" de nossa sociedade/economia, como desmatamento, corrupção, contrabando, tráfico (principalmente de pessoas), escravidão, etc, graças a uma verdadeira isenção da Polícia Federal, das ações da CGU (isso é um assunto à parte), da integração entre vários ministérios para medidas "sinegéticas" e outras coisas que não víamos com frequência em governos anteriores. Nesse atual, um balanço isento (isso talvez somente seja possível daqui a alguns anos) mostrará que muito se avançõu no combate à corrupção e outras chagas de nossa sociedade que sempre nos diminuíram a auto-estima nacional. Além disso, temos que levar em conta que o governo (poder executivo) atual é composto de vários forças, muitas vezes conflitantes, como o Gilberto Gil (do PV, mas aliado do Lula no quesito liberdade de conhecimento) e o Hélio Costa, imposição do PMDB (e, tenho certeza, da Globo), que contraria a postura histórica do partido do presidente, mas que tem que ser engolido (eu, pessoalmente até acho que não, mas enfim) por questões de "governabilidade". Aqui caberia também a necessidade de ajudarmos na correlação de forças, lutando, dentro e fora do gorverno, pela inclusão digital...

Não podemos ficar na rasa pauta da mídia, que sabemos (deveríamos saber, depois de tantos anos), atende sim a interesses econômicos. E não adianta tentar satisfazer o nosso orgulho/vaidade e dizer, ou achar que "sabemos" interpretar o noticiário dos jornais/revistas/televisão (sem um esforço maior de crítica). Achar que "eu sei que a televisão mente, mas eu não sou enganado" é subestimar a capacidade técnica dos profissionais de "marketing ideológico". Há um tempo não muito distante, a minoria poderosa econômicamente "comprava" a força dos militares para "colocar a coisa nos eixos" quando achasse necessário. Hoje é a tal de mídia esse exercíto. Dá até para dizer que ele é muito mais poderoso, quase sem chance de errar.

Sem nos esforçarmos para aprender (sim, aprender, constantemente) sobre como funciona o maior poder existente hoje, a tal da "mídia", não seremos capazes de exercer plenamente a cidadania. Ficaremos à mercê de "análises terceirizadas" feitas para direcionar (isso não é um exagero) nossas idéias a respeito do que for necessário. Não se trata de procurarmos conhecer a fundo "de tudo", gastando todo nosso precioso tempo em "coleta e análise de informações", mas um esforçozinho na direção correta, com um pouco de humildade para reconhecermos nossas limitações, e algumas regrinhas como "quem ganha e quem perde", já serão sufucientes para termos PL (Pensamento Livre - ou mais ou menos:>).

Para quem acha que isso é fora de foco, ou off-topic, poderíamos dizer que assim como isso que que foi relatado (a idéia principal!) acontece na área política, também acontece na área de informática (mesmo que não seja possível uma analogia que se encaixe direitinho, como gostaríamos, pois ficaria mais fácil de entender um e outro), principalmente quando está em foco o SL, e mais ainda quando se fala em SL como política pública, COMO É O CASO DA NOTÍCIA!
Comentário de bem informado
nemesis2: nemesis, fiquei sem saber se você não entendeu mesmo a ironia ou se fui eu quem não entendeu a sua? Não que isso seja importante ...
Comentário de Darci laranja
Estrelas: Ja vi que este forum na verdade e somente para medir as maiores estrelas no seu post!
Larangeira esta comunidade é brasileira assim como vc !
Comentário de alexandre_parente
Em resp. a Cássio R. Es_kels: Em resp. a Cássio R. Es_kelsen.
>Onde você leu isso? No site do MST?
Não, nao li nada no site do MST, tambem nao sou partidario do MST, PT,do Casto ou Chaves.

Não sei como você contesta meu post e depois basflema algo como:
"Quase todas as crianças em idade escolar no Brasil estão efetivamente na escola"

Acho que paulo renato se revirou agora no tumulo. Visite o site do IBGE e reflita sobre sua afirmação.

Quanto a venezuela. se voce tiver boa vontade pode achar varias referencias no google.

Quanto a questão de tempo realmente impreciona, segundo o relatorio de 2002 da propria UNESCO a venezuela e o brasil estavam entre os 57 pais que nao cumpriram as metas contra o analfabetismo.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/021113_unescoebc.shtml

Aqui a declaracao da Unesco em 2005.

*Mensaje del Director General de la UNESCO Koichiro Matsuura:

"El día de hoy, 28 de octubre de 2005, significa un exitoso hito para Venezuela en sus esfuerzos para la creación de una sociedad alfabetizada. Al declararse "Territorio Libre de Analfabetismo", Venezuela está realizando su más relevante contribución en nuestra marcha común hacia la Educación para Todos o EPT. Los logros alcanzados por la Misión Robinson no habrían sido posibles de no contar con la voluntad política y el apoyo al más alto nivel y, en cuanto a ello, el Presidente Hugo Chávez Frías merece una calurosa felicitación.
Uno de los aspectos claves de la Misión Robinson ha sido su llegada a todas las personas sin ninguna discriminación basada en género, edad, credo, capacidades o incapacidades físicas, idioma o ubicación. Venezuela ha tomado la palabra "Todos" de "Educación para todos" en su sentido literal.
Numerosas mujeres y hombres, por igual alumnos y educadores, han estado involucrados en la Misión Robinson desde 2003 y merecen ser felicitados por sus esfuerzos. Basándose en el método cubano conocido como "Yo Sí Puedo", y con la asistencia técnica de asesores cubanos, la Misión Robinson se ha desarrollado en el contexto de la cooperación Sur-Sur. Mediante esta metodología de vía rápida, el programa se propuso llegar a un gran número de alumnos en un breve lapso de tiempo. Estoy seguro que otros países de la región, y de otras regiones, estarán interesados en tener más amplia información a este respecto.
Venezuela está realizando decididos esfuerzos en la línea de enlazar la alfabetización con la post-alfabetización y la educación durante toda la vida, mediante sus canales de alto nivel en educación no-formal: la Misión Robinson II, la Misión Ribas y la Misión Sucre. Estos enlaces son importantes para construir y consolidar los logros alcanzados en materia de alfabetización. La completa efectividad de la alfabetización como un vehículo para el mejoramiento personal y el desarrollo socio-económico, precisa de tal refuerzo y consolidación.
Para la UNESCO, la Alfabetización para Todos es una dimensión vital de la Educación para Todos. La Década de las Naciones Unidas para la Alfabetización (2003-2012), en la cual la UNESCO es la agencia líder y la coordinadora internacional, proporciona el marco global dentro del cual los esfuerzos nacionales, como la Misión Robinson, realizan sus contribuciones al desafío de la alfabetización global. El trabajo más importante, sin embargo, es aquel que tiene lugar en los niveles nacional y local.
Hoy, Venezuela merece ser reconocida por el renovado vigor de sus esfuerzos en materia de alfabetización, que muestran lo que puede hacerse cuando las sociedades se movilizan en busca de alcanzar metas educativas. Este es un ejemplo de compromiso nacional que deseo sirva de inspiración a otros para acelerar sus acciones y librar a sus países, y al mundo en general, del flagelo del analfabetismo.
En este día especial, envío mis calurosos parabienes al pueblo y al gobierno de Venezuela, junto con mi exhorto para que aborden otros retos en materia educativa con igual compromiso y energía."

http://www.ecoportal.net/content/view/full/53450
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/educacao/2282001-2282500/2282092/2282092_1.xml


Comentário de Necronomicon
Não é um bananão...: não é um vendido filho de uma puta como é a elite brasileira.
Um país gigantesco como o nosso, com reservas materiais imensas, mas nas mãos de uma liderança que é uma das piores escórias desse planeta!
Eu li aqui no br-linux que foram gastos 50 milhões para se projetar um padrão de TV Digital e depois o senador Hélio ÚÉÚ Costa jogou tudo fora e comprou o padrão dos japoneses..."ai minha mansão na França...quí dilíça...a sony, toshiba , ...eu amo o Japão!"
Elite filha da puta!
"O Brasil será livre quando o último representante da elite for enforcado usando as tripas do último usuário Windowz"
Comentário de fureka
FUD sobre a venezuela: Santa ignorancia.

é facil lancar criticas pois a maiorias das pessoas nunca forma a venezuela, e tenho certeza que inclusive voce.

pois se tivesse ido ( como eu fui) nao estaria falandoestas asneiras.

la as estradas sao como tapetes... que inveja.. tem poucas partes que tem manutencoes ( mas nada parecido com os nossos tapa buracos).


Venezuela ficar sem o petroleo ?? essa deve ser a pidada de 1o de abril

acho que voce ta confundindo o hugo chaves com FHC , este si fez o desmonte do brasil , e nós burros de deixarmos.

veja se o chile é burro de privatizar as minas de cobre, se a venezuela vai estragar a galinha dos ovos de ouro dela ???
só o brasil é quem faz isto.

a vezezuela tem uma desigualdade social assim com na america latina vinda de seculos de falta visao e amor a patria, pois nossos antigos governate estavam mais preocupadosem agradar os EUA ( para nao serem deposto , assassinados pela CIA , golpes militares) que com o povo em si.
mas se comecarmos a mudar e manter a mudanca ( foram varridos esses neo-liberais gracas a Deus) teremos vitoria.

nao esperem milgres , seculos de sacanagem nao pode ser resolvidos em quatro anos por uma so pessoa ... depende alem do presidente , da ajuda de cada um de nos , principalmente dos governadores e prefeitos
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004