Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Site questiona IBM, Sun, Novell e Red Hat sobre seu apoio ao OpenSSH

O site The Jem Report aproveitou a entrevista de ontem com Theo de Raadt para entrar em contato com algumas das empresas citadas como usuárias e distribuidoras do OpenSSH e que não contribuem financeiramente com o desenvolvimento do mesmo (embora, como já foi discutido na notícia de ontem, esta contribuição não seja de fato uma obrigação do distribuidor).

A primeira empresa contatada foi a Novell, que respondeu informando que contribui diretamente para mais de 30 projetos livres (incluindo AppArmor, Hula, Gnome, KDE, Mono, OCFS2, Samba, e XEN) - seja patrocinando o projeto inteiro, empregando desenvolvedores-chave ou simplesmente contribuindo patches. A empresa reconhece que o OpenSSH é um software importante, mas o SUSE Linux inclui mais de 1000 outros pacotes. O representante da empresa foi além, afirmando que a sua prática é contribuir mais com código do que com recursos financeiros, como é a prática do software livre - e que projetos que esperam receber mais do que código geralmente precisam ter um plano de negócios bem definido e a estrutura correspondente para ter viabilidade a longo prazo.

A Sun, mencionada de forma bastante específica, não quis comentar devido a políticas internas da companhia. Mas a matéria do Jem tem uma informação importante tendo em vista a discussão da nossa notícia anterior sobre o assunto: o código-fonte do SunSSH está disponível. Já na IBM, que distribui o OpenSSH em seus sistemas operacionais de código fechado e encaminha ao suporte comunitário do projeto os usuários com problemas em seu uso, o Jem não conseguiu encontrar alguém apto a oferecer algum comentário. O mesmo ocorreu na Red Hat.

Você pode fazer doações diretamente ao projeto OpenSSH, se desejar. Não é a primeira vez que doações aos projetos liderados pelo sul-africano Theo de Raadt são notícia no BR-Linux: em 2003 noticiamos que uma doação de US$ 2,3 milhões ao OpenBSD foi cancelada pelo DARPA (uma agência do Departamento de Defesa dos EUA) após de Raadt conceder declarações anti-militaristas (e questionando a origem desta doação) à imprensa.




Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Heitor Moraes
Cada um com seu problemas: Eu uso muito o OpenSSH.
Minha vida quase depende dele.
Mas fica parecendo que o Raadt quer é levantar o OpenBSD chamando atenção da galera com o foco mirado numa das coisas "realmente úteis" que eles tem.

É como o se o Stallman resolvesse acabar com o EMACS só porque as pessoas não chamam o Linux de GNU/Linux, ou porque a IBM investe mais no kernel Linux do que no Projeto GNU.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Dm7
Trazer isso a público dessa: Trazer isso a público dessa forma pode vir a fazer o efeito contrário do desejado... ou será que esse tá sendo o último recurso? De qualquer forma, dá a impressão que uma atitude assim soa como ato de desespero... ou não?
Comentário de thebluesgnr
Se ajuda ou prejudica realmen: Se ajuda ou prejudica realmente é discutível; mas esse tipo de atitude é normal para o de Raadt.

Logo o Google oferece um emprego para ele. :)
Comentário de Ricardo Carvalho
A IBM não vive sem o gcc e o: A IBM não vive sem o gcc e o pessoal do projeto GNU nem sequer reclama disso... E caso você não tenhanem seguido o link: quem escreveu esta notícia não foi o Theo de Raadt. Talvez tenha sido um usuário do OpenBSD, mas era mais provável que, se for, ele teria enviado a notícia ao OpenBSD journal.
Comentário de Ricardo Carvalho
Muitas empresas vendem cópia: Muitas empresas vendem cópias intactas do OpenSSH então a afirmação de não contribuem nada não procede, visto que nem sequer modificam o OpenSSH. E muitas delas não estão nem aí para liberdade, o estranho é contar a Red Hat, que deve o que tem a liberdade de software, entre as empresas que nem sequer se solidarizam com o projeto, muito usado em seu sistema, já que o OpenSSH é bem usado em ambientes coperativos que virou o foco da empresa de uns anos pra cá.
Comentário de giganttee
Distribuir o software não im: Distribuir o software não implica em contribuição ao projeto. Vender também não, a menos que parte da venda vá para o projeto ou para o salário de algum programador do projeto.
Comentário de rsrsrsrsrsr
que se foda essa porra de ssh: que se foda essa porra de ssh, vão se fuder seus porra, microsoft é o caminho da salvação.

falo ae seus xiitas filhos da puta
Comentário de André Luiz (Cafecraft)
Quem ti viu quem te vê!.. an: Quem ti viu quem te vê!.. antes falava mal do Linux agora quer ajuda de empresas donas de distribuições ??? Open BSD usa software livre que se formou no Linux também!... Não quero levantar briga!.. querendo ou não ele fez declarações maldosas!..

Comentário de Ricardo Carvalho
Nesta página se lê a visão: Nesta página se lê a visão da Red Hat: "Open source is not nameless, faceless, and it's not charity.". Acho que esta página deve ser antiga, ou a Red Hat esqueceu totalmente o que a orientava.
Comentário de Kinkas
Acho que é ultimo recurso: Acho que realmente é o ultimo recurso do De Raadt, porque ja tem um tempo que o projeto do OpenBSD vem passando por problemas financeiros, e como é um sistema pouco usado em vista dos outros Unix-like é mais dificil conseguir recursos, então ele apelou para o OpenSSH que é altamente usado no mundo do software livre. E como ele é um cara bem antipático e egocêntrico fala de uma forma como se fosse obrigação de quem usa colaborar financeiramente com o projeto.
Bom, espero que o projeto tenha alguma melhora financeira, pois adoro o OpenBSD e o uso tanto quanto Linux, ja comprei umas camisetas e uns posters.
Comentário de Manoel Pinho
Separação: Ele devia parar de usar o openssh como isca para captar recursos para o OpenBSD. Deveria separar os projetos, já que o openssh é multiplataforma e sobreviveria mesmo que o OpenBSD acabasse.

Se ele não consegue a cooperação nem dos usuários dos seus "primos" *BSDs, que dirá das distribuiçÕes comerciais de linux e da Sun, que agora está promovendo fortemente o seu OpenSolaris.


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Ricardo Carvalho
Falou tudo.: Falou tudo.
Comentário de Richard Stallman
Theo de "Rato": O Theo de "Rato" está mostrando que é um grandissímo babaca, que não consegue apoio para suas iniciativas, devido a sua postura imbecil e prepotente.

Ele deveria sim calar a boca grande e trabalhar mais para a divulgação do seu sistema.

--Gnu Rulez !--
Comentário de Ricardo Carvalho
Aqui. Você deve ser newbie.: Aqui. Você deve ser newbie. Os outros indicados ao prêmios foram Andrew Tridgell, que ganhou o prêmio em 2005, e o Cesar Brod que já teve uma entrevista noticiada aqui no BR-Linux.
Comentário de David
Theo de Raadt Sul Africano?: hehehe, que isso, primeiro de abril adiantado?
Comentário de Heitor Moraes
Em que parte do meu post você leu isso?: Eu não disse em parte alguma que o projeto GNU reclamou de algo.

E caso você não tenha lido, A reportagem é resultado direto das reclamações do Raadt, usadas como base para o artigo.


___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de brain
sul-africano sim: Da entrada sobre ele na wikipedia:


Theo de Raadt, pronounced "de rot", (born May 19, 1968 in Pretoria, South Africa) is a software engineer who lives in Calgary, Alberta, Canada. He is the founder and leader of the OpenBSD and OpenSSH projects. Before this, he was a founding member of the NetBSD project.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004