Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

fisl7.0 terá eventos dos 2 mais populares ambientes gráficos livres

Já mencionamos ambos os eventos, mas não custa repetir:

Fórum GNOME: “O III Fórum GNOME, evento da comunidade brasileira de usuários e desenvolvedores do GNOME, ocorrerá durante o 7º Fórum Internacional Software Livre – fisl7.0, de 19 a 22 de abril, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, RS, Brasil. Durante o encontro, serão realizadas algumas palestras com o objetivo de apresentar a estrutura do projeto GNOME e sua dinâmica de desenvolvimento. Além disso, os participantes terão a oportunidade de saber como contribuir nas diversas frentes de trabalho do GNOME e de conhecer novas aplicações” Veja o texto completo em PSL Brasil - III Fórum GNOME será durante o fisl7.0 - 6017.


 

Tarde do KDE: “O InfomediaTV fará uma cobertura completa da sétima edição do Fórum Internacional de Software Livre, que ocorrerá de 19 a 22 de Abril, em Porto Alegre. Para isso, o programa terá um estande que vai funcionar como um estúdio de televisão, permitindo a geração de contéudo próprio durante o evento. Logo no primeiro dia do FISL, o InfomediaTV vai promover a “tarde do KDE”, que reunirá quatro dos principais desenvolvedores do mundo na área. George Staikos, Aaron Seigo e Zack Rusin vão participar de um programa no formato de um “talk-show”, que será apresentado por Hélio Castro. Os interessados poderão assistir a cobertura na internet, através do site www.infomediatv.com.br e acompanharão esta atração especial que o InfomediaTV traz para o FISL 7.0.“

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de draco
Gnome.: O Gnome (pelo menos o 2.8) as vezes se parece demais com o windows 98
no aspecto de não se poder remover de uma forma intuitiva e direta os icones "computador" e "pasta pessoal" da área de trabalho (no windows não se podia remover o ícone do explorer e computador...).
sendo que estes dois atalhos abrem janelas pequenas do nautilus que a cada novo diretório aberto,abre-se uma nova janela, uma merda...
O Pior é que não encontrei uma forma direta e intuitiva de mudar este comportamento,um usuário comum e não técnico(como eu),fica engessado e sem liberdade para configurar o sistema.
Comentário de ricarab
Concordo em parte: Vc não deve comparar uma versão que está á muito tempo ultrapassada! A versão atual do Gnome é a 2.14, ou seja, três versões após a 2.8. Quem gosta de Gnome, costuma dizer que ele melhorou muito e se tornou muito competitivo depois da versão 2.8.

Veja meu caro, o conceito do Gnome é prover uma interface limpa e sem complexidade, e ao mesmo tempo, aplicativos poderosos. Isso é possível retirando algumas opções avançadas, e as colocando em um outro lugar, de modo a esconder a complexidade do ambiente. Vc pode modificar estas opções executando o comando gconf-editor.

Este editor, para mim, é muito conveniente! Entendam que muitas distros trazem versões do Gnome iguais, no entanto, com configurações bem diferentes, de acordo com seus padrões e objetivos. Um exemplo: o Ubuntu não traz ícones no desktop, já o Fedora sim. Vc pode arrumar isso nesse editor da seguinte maneira:

1 - execute o comando gconf-editor;

2 - abra a chave "apps" => "nautilus" => "desktop"

3 - as configurações são bem intuitivas, modifique á vontade!

Por que eu concordo em parte com vc? Bem, o usuário médio e não interessado na complexidade do sistema, não está disposto a dominar uma grande gama de possibilidades para dominar o ambiente. Isso é compreensível! O Gnome traz aplicativos que fazem exatamente aquilo que se propôem a fazer, e nada mais! A questão é que o usuário avançado, que deseja uma maior flexibilidade não deve ficar decepcionado, pois têm acesso a elas no gconf-editor.

Não considero difícil editar essas configurações para quem realmente está interessado em modificar o sistema. Isso está de acordo com um dos objetivos do Gnome, o qual difere do KDE. O KDE dispõe uma ampla gama de informações á dispor do usuário. Cabe ao usuário escolher o que mais lhe agrada. O que não dá para dizer é que um ambiente é melhor que o outro, pois eles claramente têm objetivos diferentes!



A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de draco
Bom.: Obrigado pelas explicações, vou experimentar.
Quanto a estar utilizando o Gnome 2.8 é porque esta é a versão que vem na distribuição( Debian Br-cdd|stable|) que estou utilizando.
Comentário de ricarab
Mas nem tudo são flores!: Sempre fui usuário do KDE, e desde o lançamento do Ubuntu 5.10, resolvi migrar para o Gnome. Tenho gostado muito deste ambiente, que me tráz muitas vantagens, mas para mim nem tudo são flores!

O Gnome, que pretende ser simples, se tornou simplista! É verdade! Uma das coisas que eu mais odeio no Gnome são os ícones padrão. Parecem ultrapassados! Aparentam serem feitos com poucas cores, ou em baixa resolução, não entendo bem disso, mas é de doer! Minha crítica não é sem fundamento: os ícones do Fedora/RedHat são muito bonitos, coloridos, e ao mesmo tempo sérios, e não chamativos. É disso que estou falando! Apenas isso...

Outro exemplo é o Nautilus. Eu ADORO a simplicidade e eficiência do Nautilus, mas vejam, a tendência atual é a navegação por abas, e ele fica devendo! Mais uma coisa: ele é seco demais! Quem abre o Nautilus vê um fundo totalmente branco, e para completar, alguns ícones em preto e branco, como os de aumentar e diminuir o zoom. Não é questão da simplicidade dele, mas a falta de uma interface um pouco mais bonita, e mais agradável, mas ao mesmo tempo limpa e eficiente.

Há de se dizer que o Nautilus é totalmente integrado ao ambiente Gnome, seja com o Evolution, ou o Gaim, enfim, um ótimo shell gráfico, mas é necessário mais beleza! Um exemplo disso é o novo gerenciador de screesaver, que é simples, eficiente, e não deixa de ser bonito:
http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=582&slide=17

É apenas isso! O usuário quer ver beleza, eficiência e sofisticação no seu desktop, nada de ícones feios, ou aplicativos descoloridos e sem graça!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de thebluesgnr
Re: Mas nem tudo são flores!: Os ícones do GNOME estão sendo retrabalhados para a próxima versão. :)
Eles seguem um estilo novo, do projeto Tango.

Sobre o Nautilus, eu sou fã do modo spatial. Para mim, nada mais bonito que um programa "invisível", que dedica o máximo dos pixels que ocupa para o que eu de fato quero ver (no caso, o conteúdo das pastas):
http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=596&slide=42

Para mim, navegação em abas não faz falta, provavelmente porque uso o modo spatial do nautilus.

Comentário de ricarab
Maravilha!: Nunca tive notícia melhor! O Gnome do SuSE utiliza os ícones do projeto Tango não? Bem, de qualquer forma, é um lindo conjunto de ícones, e aliado a algumas melhorias, ficará perfeito!

Estou ancioso para a vinda do 2.16, mas louco para o 3.0! Alguém sabe notícias sobre isso? O que planejam os desenvolvedores do Gnome para o 3.0?

De uma coisa eu sei: o Gnome 2.14 fez MUITAS melhorias tirando o Gnome da era da pedra, e colocando na modernidade. Um exemplo, como dito acima, foi o gerenciador de screensaver, que convenhamos, era uma piada! O atual está muito melhor, seguindo a linha de objetivos do Gnome que junta simplicidade, beleza e eficiência. Maravilha!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de nemesis
caiu a ficha!: "A versão atual do Gnome é a 2.14, ou seja, três versões após a 2.8."

rapaz, agora que vc disse isso... só agora que estou me tocando que 2.14 é *maior que* 2.8!! Tenho que parar de pensar em números de versões de software como incrementos discretos em números reais... :P

pow, pior que eu me lembro quando estava em 2.8! pq simplesmente não lançaram logo uma versão 3.0?! já estaria em 3.1 agora!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004