Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gimp está mais próximo do suporte a CMYK

Peter Linnel, um dos desenvolvedores do Scribus que esteve no Libre Graphics Meeting, relatou que um desenvolvedor do Gimp demonstrou um novo código que utiliza as novas bibliotecas GEGL, babl e gggl.


 

Segundo ele, essas bibliotecas fornecerão a capacidade necessária para o Gimp suportar outros espaços de cores, como o CMYK.
” A nota foi enviada por Ludi (iludi Θ uol·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ini
Compatibilidade é ótima: Sem dúvida essa notícia é muito importante. Compatibilidade é uma ótima maneira de se adotar o GIMP ainda mais...

Pena que falta algo "compatível" ao Dreamwaver, ou mesmo ao FrontPage...
o NVU bem que estava tentando, mas parece que foi abandonado....

Vida longa ao GIMP!

DW...
Comentário de puelocesar
hehe, acho que você forçou: hehe, acho que você forçou a barra quando falou "compatível ao dreamweaver" :P Afinal, páginas html você faz em qualquer lugar.. Eu faço as minhas no Zend Studio, aquilo sim é IDE de programação web

Se você é webdesigner sugiro um "upgrade" na sua carreira, aprenda a trabalhar com html semântico, programação php orientada a objetos e todas essas outras técnicas consideradas como "boas práticas"

Garanto que seu trabalho terá muito mais qualidade

wyswyg podem ser bonitinhos e fáceis de usar, mas na verdade eles fazem uma bagunça no código que não vale a pena..

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
Agora só falta trabalhar mel: Agora só falta trabalhar melhor a interface dele, que está cheia de defeitinhos pequenos que só quem trabalha com ele de verdade sabe identificar (digo isso pq muito troll já me chingou por eu criticar a interface do gimp, sendo q provavelmente eles nem usam a ferramenta tanto quanto eu)

Um exemplo seria aquelas janelas horriveis que pulam na sua frente quando você vai recortar a imagem ou redimensionar uma camada..

Algo que poderia ser substituído por uma barra de opções embaixo do menu... como no inkscape, Xara, Pixel32, C Draw, photoshop.. e por aí vai..

Queria que os caras do Gimp se preocupassem tanto com usabilidade quanto os caras da Gnome se preocupam e quanto os caras do Kde começaram a se preocupar agora no desenvolvimento do Kde4

O Gimp é uma ótima ferramenta e poderia ser amplamente utilizado se tivesse uma boa usabilidade. (trolls de plantão não me chinguem, eu não uso PS, critico o Gimp pois eu o uso muito, e quero que ele seja melhorado)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Brunno Gomes
Completação de código: O Zend Studio tem copletação de código (no Dreamweaver é aquele comando de Ctrl+Spacebar) ?
Comentário de puelocesar
Mas isso é o básico que uma: Mas isso é o básico que uma ide php tem que ter :P hehe

E ainda acho bem melhor que o do Dream... pois acho que o do Dream não completa métodos de classe e ainda mostrando o CDoc dela numa janelinha do lado enquanto você digita

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de jkl
kde não!!!: Tomara que não estraguem o kde melhorando a usabilidade, como (na minha opinião!!!) estragaram o gnome.
Comentário de bebeto_maya
Isso sim é novidade: __Sempre senti isso, e acabava usando o pixel 32 para uma simples conversão...Agora tudo vai mudar.Pelo menos espero...Ainda com relação a interface, a partir da versão 2.2.10, você já pode, através das preferências, configurar o Gimp para que sua barra de ferramentas fique por sobre o ducumento.Isso foi algo que já falei insistentemente.

Comentário de Patola
GEGL, babl e gggl: Não parecem nomes de bibliotecas, parecem mais onomatopéias do dialeto dos bebês.
Comentário de Grobsch
Eu gosto...: Eu uso o Gimp diariamente, é sem sombra de dúvida o aplicativo que mais utilizo em Linux, junto com terminais e editores de textos, e gosto e muito da interface dele, é questão de costume, outro dia estava em um máquina com Photoshop e não consegui mais utilizar direto.
Não consigo gostar do Gnome.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de lai_manichi
Design com o GIMP: Sou designer profissional e comecei a usar o GIMP quando a empresa que eu trabalho comprou um Paint Shop ao invés do Photoshop - vocês não sabem como isso mudou a minha vida! Tanto que em casa o meu photoshop tá no limbo (parei de usar na versão 6.0)

O que faltava para o GIMP atuar 100% em minhas atividades é o suporte ao CMYK, pois na hora de mandar algo para a gráfica, sempre sou obrigado a utilizar outro software comercial p/ converter a imagem produzida no GIMP de RGB p/ o CMYK - fiquei muito feliz de ouvir essa notícia, pois faço parte de um grupos de designers que está promovendo o uso de software livre dentro dos estúdios e agências do ramo.

Minha única crítica ao GIMP são alguns itens de sua interface (como foi citado a abertura de janelas ao se executar, pro exemplo, um crop). Se essa parte foi implementada para rodar dentro da própria janela da imagem, já seria uma super evolução na produtividade.

No mais é isso aí. Se depender de mim, essa e outras ferramentas sempre serão utilizadas.

Viva ao software livre!!!

.faso

---------------------------- - "De louco e bozo, todo mundo tem um pouco."

mundesign - http://www.mundesign.org
Comentário de Fernando Bilinski
E a ferramenta de texto: Minha principal dificuldade em utilizar ativamente o GIMP é a ferramenta de texto dele. Ele não permite aplicar filtros ou efeitos sobre texto dinâmico sem transforma-lo em bitmap e nem importa os mesmos feitos pelo photoshop. Também não tem aquele redimensionamento dinâmico da caixa de texto que permite adptar o texto ao local.
Comentário de nemesis
huh: "aquilo sim é IDE de programação web"

é pq vc não conhece emacs... :)

"aprenda a trabalhar com html semântico,"

tal coisa não existe. Existe html mais rico e extensível na forma de xhtml e boas práticas com css e uso de xmlnamespaces.

"programação php orientada a objetos"

na verdade, seria mais simples ele dar uma turbinada na carreira simplesmente abandonando php em favor de uma linguagem mais rica, ruby, python, digamos...

"na verdade eles fazem uma bagunça no código que não vale a pena.."

mas o fato é: webdesigners não tem o menor interesse em código...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Grobsch
Tente sugerir aos desenvolvedores...: Uma ferramenta que pudesse mover, dimensionar e modificar como texto seria legal, quando tentamos girar o texto ele se torna uma camada comum, boa idéia, tente sugerir aos desenvolvedores, não sei se existe algum plugin que faça algo mais...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de ini
Grato pelas sugestões: Olá Paulo,
agradeço sua preocupação, mas realmente faz falta um bom wysiwyg para html. Quer queira, quer não, é muito ágil pra montar layouts. Não a programação, mas o design... (o NVU "suja" mais o html que o FrontPage, mas estava em desenvolvimento e agora está parado... Talvez o Quanta do KDE supra essa necessidade num futuro distante)

Abraços.

DW...
Comentário de ini
Alguns tem....: "mas o fato é: webdesigners não tem o menor interesse em código..."

Realmente a maioria não tem mesmo.... Mas, alguns tem.

Vejo que apesar de você gostar de código, entendeu o ponto.

Não acho que softwares equivalentes em funcionalidades e facilidades aos do mundo M$/Apple façam mal ao universo Linux/BSD

Abraços

DW...
Comentário de wconserta2
Para contonar a parte de text: Para contonar a parte de texto eu uso o inskcape faço os trabalhos com as fontes e depois esporto em png para abrir no gimp , fazendo assim a fonte ja fica pronta no gimp para aplicar efeitos como do do menu
Scritp-Fu, enfim trabalhando com gimp + inskcape um supre o outro
Comentário de Paulo Cesar
não faz mal ao mundo linux, mas ao mundo dos profissionais...: Pois é.. sempre vão haver os micreiros que desenvolvem barato e de maneira porca, atrapalhando o trabalho dos profissionais de verdade

Esse tipo de gente não faz mal ao Gnu/Linux, mas faz um mal tremendo ao mercado. Quantas pessoas já não perderam trabalho e quantas empresas não tiveram prejuízos porcausa dos sobrinhos de alguém que fez curso de dreamweaver..
Comentário de Paulo Cesar
o dia que fizerem um wyswyg que gere um código de verdade...: Não sou contra assim os WYSWYG... o problema é que não existe um que gere um código decente

E por existir ferramenta porca eu prefiro que não exista
Comentário de Paulo Cesar
selecionei essa opção e nao notei diferença: ah, a janela de configuração de redimensionamento continua pulando na minha cara.. se colocando em cima da janela de edição..

Isso é o meu problema com ele
Comentário de puelocesar
Viva! Alguém que concorda co: Viva! Alguém que concorda comigo

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de nemesis
vc não está entendendo: o cara é designer, não programador. Ele não tem que se sentar à frente de uma IDE ou editor de textos com autocompleção. Ele tem que se sentar em frente a um editor visual e fazer sua mágica com layouts, estilos e imagens.

Estão estranhando por eu estar dando razão ao designer? Pois eu mais gostaria mesmo é de deixar toda essa tralha de interface gráfica, layouts, usabilidade e coisa e tal para um profissional que realmente entenda de tais conceitos do que a tática usual de mercado do "2 profissionais em 1", fazendo o programador tmb dar conta do layout da GUI, com as reclamações usuais, ou o designer ser programador, com as reclamações usuais.

cada macaco no seu galho. dou o maior apoio. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de puelocesar
Existe sim. E não é uma tec: Existe sim. E não é uma tecnologia, é uma forma de programar, como disse, algo chamado de "boa prática" e que ajuda muito na programação web, recomendo a leitura do livro Dhtml utopia, ele dá uma introdução básica a respeito: http://www.sitepoint.com/books/dhtml1/

Ah, e não fale mal do PHP não, é uma linguagem muito boa, e outra tenta achar um servidor de hospedagem que suporte outras linguagems que não seja php, asp(eca) ou .net...

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
Eu concordo contigo cara, mas: Eu concordo contigo cara, mas o problema é que não existe nenhuma ferramenta que gere um código html bom, aí agente é obrigado a visitar páginas horríveis que nunca funcionam em todos os navegadores

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Yurg
GEGL, babl e gggl...: hehhhehe:)))
Comentário de nemesis
ahem: "é uma forma de programar, como disse, algo chamado de 'boa prática'"

não me diga!

" e que ajuda muito na programação web"

na verdade, boas práticas ajudam em programação em geral.

"recomendo a leitura do livro Dhtml utopia"

dhtml é o termo de marketing que a M$ inventou para descrever uma interface html mais rica e dinâmica através da manipulação de elementos do documento html dinamicamente através de javascript. Mas eles vendiam a idéia usando sua própria API para a manipulação.

Existe uma API mais moderna, aberta e padrão:
http://www.w3.org/DOM/

"é uma linguagem muito boa"

é pq, ao que parece, vc não conhece muitas outras. Ou só conhece outras parecidas e/ou igualmente limitadas...

"e outra tenta achar um servidor de hospedagem que suporte outras linguagems que não seja php, asp(eca) ou .net..."

isso não faz dela uma boa linguagem da mesma forma que não faz do Windows um bom SO só por estar em tudo quanto é canto...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de RockerTux
O que AINDA falta no GIMP:: 1. Camadas de tamanho indefinido: é um saco ter que aumentar o tamanho dos limites da camada a torto e a direito, ou ficar limitado ao tamanho da imagem.
2. Blending options (que nem no Photoshop)
3. Pincéis redimensionáveis
4. Mais flexibilidade na ferramenta de texto. Por exemplo, poder aplicar cores e alinhamentos diferentes em várias partes do texto, como no Photoshop.
Comentário de dtiziani
Acho que ele podia pular essa: Acho que ele podia pular essas linguagens aí e pular pra algo realmente rico, como JAVA.

E estudar um pouquinho de ajax, que é o que vai ser pedido hoje no mercado de trabalho

:)
Comentário de nemesis
ajax: "estudar um pouquinho de ajax, que é o que vai ser pedido hoje no mercado de trabalho"

é pq estão precisando limpar toda a cagada dos programadores web do passado... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de anakinpendragon
Você já usou o Quanta plus?: Você já usou o Quanta plus? É bem melhor que o NVU e o mais proximo do dreamwaver que eu já achei no linux.
Comentário de Copernico Vespucio
em defesa do ajax: é pq estão precisando limpar toda a cagada dos programadores web do passado... ;)

Ou tentando lidar com o fato, geralmente não reconhecido pelos usuários, que a www foi feita para compartilhar documentos, não aplicações.

Toda medida para contornar o fato, não importa o quão avançada seja, sempre vai ser uma gambiarra.

Agora, existem gambiarras boas e gambiarras péssimas. O Ajax está entre as melhores gambiarras que já inventaram para lidar com o problema. E por isso ela é tão popular.
Comentário de puelocesar
Já vi que responder você si: Já vi que responder você significa "alimentar um troll" portanto não respondo mais

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de nemesis
era piada, hein?: ajax era um produto de limpeza famoso...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
não só: Também era o nome de um herói grego gigantesco, que mesmo depois de morto continuou com a mania de bater em troianos... :)
Comentário de Rodrigo Romano
Membro da Liga da Justiça.: Membro da Liga da Justiça.
Comentário de philippe
horrivel?:

essa pagina do darwinawards que tu divulgas é horrivel, digno de um programado de processadores que decidiu fazer uma pagina web. na boa, horrivel
Comentário de puelocesar
3 vivas à equipe do Gimp: : 3 vivas à equipe do Gimp:

GIMP 2.4 Moves Toward Better Usability
http://lwn.net/Articles/155490/

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004