Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Freedows ganha versão para o PC Conectado

A notícia vem da Info: “O Freedows Consortium anunciou uma versão expandida do sistema operacional para o projeto PC Conectado do governo federal. O novo pacote, Freedows PC Cidadão, será a solução embutida no computador criado pela Cobra Tecnologia, empresa do Banco do Brasil. Segundo o consórcio, essa nova versão é 100% livre, sem nenhuma restrição quanto à liberação do código de seus sistemas. Além do sistema operacional, traz acessórios e 24 aplicativos para usuários médios de informática e microempresas. (...) Os treinamentos para formação de técnicos e multiplicadores certificados no Freedows PC Cidadão começam em breve, segundo o consórcio. Estes profissionais passarão por prova de avaliação de conhecimento para formar a base de auxílio aos compradores do PC Cidadão. Algumas empresas de informática também serão certificadas para se tornarem Centros de Treinamento.”

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
As coisas estão começando a: As coisas estão começando a se ajeitar. Não entrando no mérito da distribuição (ou produto, como queiram) Freedows, essa notícia representa um grande avanço em prol do Software Livre. Sinto-me bem mais satisfeito --até mesmo se nesses "100% livre" houver uma pequena parcela de "non-free", por mais que pareça paradoxal.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Ricardo Cruz
Concordo...: Concordo com vc, o Freedows do jeito que era não poderia se dizer Software Livre. Agora parece que estão no rumo certo.
Comentário de pedr0
qualidade: soh tomara que tenha qualidade ...
porque se esse projeto for pra frente , um monte de gente vai ter seu primeiro contato com o software livre atraves desse freedows e se ele for ruim vai queimar o filme de todos . Porque as pessoas sao burras e generalizam tudo .
Comentário de maxguzenski
re: qualidade: "Porque as pessoas sao burras e generalizam tudo"
isso é uma generalização :D

As pessoas nao nao sao burras, apenas software livre nao faz parte do mundo delas, mesmo porque a maioria das pessoas q vao comprar esse PC Conectado nunca tiveram um computador, logo elas nao tem obrigação de saber o que é, nem saber quantas distribuicoes existe e oq muda em cada uma.

E outra, como para a maioria nao sabe mecher... elas nao vão dizer: "o linux nao funciona" , elas vao dizer: "PC é muito complicado para mim."


Comentário de pedr0
sim, sao burras: e quando eu digo isso eu nao me excluo do grupo ; )
quem nao generaliza nada ?
eu reconheco que nao eh um pensamento correto. mas todo mundo faz isso ... e entao, faco bastante .
Comentário de synerama
Freedows é Linux?: Eu sei a resposta, e você sabe também. Mas é interessante que na notícia, tanto no site da Info como no site do Freedows não se lê nenhuma vez a palavra Linux. Só por curiosidade fiz a pesquisa no Google: primeiro somente a palavra freedows, depois freedows e linux, optando pelas páginas em português, e entre os primeiros resultados da segunda pesquisa não há o site do freedows. Com isso eu quis ver se um usuário leigo procurando por apenas freedows no Google chegaria a relacionar Freedows com Linux sem muito esforço. Para alguém assim, dá a impressão que o sistema é desenvolvido pelo Freedows Consortium, totalmente. Menciono isso porque percebo que há um certo distanciamento, se proposital não sei, da comunidade Linux por parte do Freedows Consortium.

Fica a pergunta: O Freedows é que é indiferente à comunidade, ou é a comunidade que é indiferente ao Freedows?

A minha resposta é que o Freedows Consortium não tem feito ouvidos surdos às críticas, mas ainda há um certo distanciamento, diria que privilegiam seus objetivos comerciais. Sou novato na comunidade Linux, mas me lembro que o Conectiva 10 está sendo um sucesso maior devido ao feedback da comunidade, diferente das versões anteriores. Será que o Freedows Consortium não poderia aprender com isso? Liberar uma versão 100% livre é o mínimo que se poderia fazer, mas isso é suficiente?

Para quem está lendo isto, não quero que entenda que tenho algo contra o Freedows. Na realidade, até poderei ser um dos multiplicadores mencionados na notícia, se for o caso, sem problemas. Mas acho que as críticas podem nos indicar das duas coisas uma: que estamos no caminho certo (se elas forem totalmente infundadas), ou que estamos precisando fazer alguns ajustes. Apenas isso.

PS: Até na maneira de responder a questionamentos é diferente. Certa vez, aqui no Br-Linux, alguém defendeu extensamente o Freedows anonimamente, criticou o Augusto e tal, diferente da maneira que foram tratadadas algumas críticas ao preço da Linux Magazine, pois o próprio redator-chefe da revista se posicionou perante a comunidade respondendo aos questionamentos. Não que eu ache que ele tem a obrigação de fazer isso todas as vezes, mas essa postura de dar satisfação é mais condizente com o que predomina entre os defensores/beneficiados do software livre, afinal é pela cooperação que podemos hoje usufruir toda essa gama de softwares excelentes. Nenhuma empresa nem ninguém chegou aqui sozinho.

Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Freedows: Marketing é tudo mesmo, principalmente quanto amarrado ruiwin dows. Até parece que tem dedo da gigante neste negócio querendo presevar seu interesse como foi feito com a SCO, quando ela comprou um monte de licenças da SCO mesmo sabendo do fadado fraço. Não entendo até hoje, porque a Microsoft comprou algumas licenças do SCO Unix. Será que é para jogar no lixo como os japoneses fazem com os caros americanos que são importados somente para manter a balança comercial, ou servem para re-utilizar como reciclagem de aço para sua industria ou como aterro na baia de Tokyo.

Revolução em Desktop e fazer algo novo e não copiar front-ends. Que porcaria !
Comentário de Heitor Moraes
Acho que você quer dizer: : Acho que você quer dizer:

Revolução em Desktop "É" fazer algo novo e não copiar front-ends.

Eu concordo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004