Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Índices de notícias na capa do BR-Linux

Atendendo ao resultado da votação deste final de semana, na qual 67% dos leitores manifestaram preferência por ter uma lista das notícias mais lidas do BR-Linux no topo da capa do site, ativei a versão inicial (alfa?) de uma barra de índice. Talvez demore um pouco para acostumar com o visual dela, e provavelmente ele mudará bastante ao longo dos próximos dias. Ela está estruturada na forma de uma notícia, embora com algumas características especiais: não aparece no feed RSS, fica fixa no topo da capa e tem uma data comemorativa. Ela pode ser indicada por e-mail e tem um link ativo, caso alguém deseje colocá-la nos favoritos ou algo assim.

O conteúdo dela deve permanecer relativamente estável, a saber:


  • As 6 notícias mais lidas na data atual, atualizadas a cada 15 minutos.
  • As 6 notícias mais lidas no dia anterior.
  • Um anúncio (que você pode bloquear com o Privoxy ou o adblock, se preferir).
  • Uma dica escolhida aleatoriamente ao longo do dia. As dicas já cadastradas incluem anúncios do Firefox, dicas de conteúdo do BR-Linux, chamadas para campanhas da comunidade, um lembrete de que o conteúdo do site pode ser reproduzido livremente, anúncios de promoções de parceiros do BR-Linux, e uma campanha de conscientização sobre plágios.
  • Um link para a navegação por data.
  • O formulário de pesquisa.
  • Um link para o novo FAQ.


Na minha opinião, como temos tido freqüentemente mais do que 15 notícias por dia, esta indexação na capa é importante para facilitar a vida de quem acessa o site com menos freqüência. Sugestões sobre a estrutura, conteúdo e visual serão bem-vindas!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Renato
Piorou!: IMHO, poluiu o visual. Fui um dos que votou contra, mas se ainda não for definitivo, vamos ver se melhora.
Comentário de ricarab
Ricardo: Concordo! Também acho que o visual ficou poluído. Por isso mesmo é que votei contra.

Vamos esperar para ver... Só testando é que melhora!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Cesar.AR
Não gostei.: Ficou muito feio, pesado, poluido.
Cesar Ramina
- LinuxUser#225159 - Debian GNU/Linux

Comentário de fzero
É uma boa idéia, mas...: ...talvez o lugar certo desse índice seja a barra lateral. Opcionalmente você pode colocar esse índice numa DIV que controlada por javascript. Um clique mostra o índice, outro esconde. Isso é bem simples de fazer. Se quiser ajuda, é só chamar. :-)
Comentário de brain
Atualização do meio-dia: fzero, o fato de os links para as notícias mais lidas de hoje e de ontem já estarem na barra lateral há pelo menos 6 meses e você estar hoje sugerindo que elas deveriam estar lá é a explicação clara de por que isso não funciona ;-) Se não estiver no caminho dos olhos do leitor casual, eu vou continuar recebendo todos os dias reclamações de que é difícil acompanhar o fluxo das notícias.

Mas o fluxo é este mesmo, não pretendo reduzir a cobertura ou tirar conteúdo da página inicial. E agradeço a sugestão do div "escondível", mas não parto do pressuposto de que este conteúdo possa ser desinteressante - pelo contrário, minha expectativa é de que ele passe a ser uma parte importante do cabeçalho do BR-Linux!

Mas fiz algumas alterações da distribuição do conteúdo do quadro na última meia hora, para atender aos 14% de usuários que acessam o BR-Linux com resoluções de tela inferiores a 1024px de largura. Acho que ficou mais legal assim, e está mais bonito para quem usa largura de 1280 ou 1024 também.
Comentário de fzero
Eu já tinha reparado!: Inclusive estava estranhando você querer colocar isso no cabeçalho justamente porque já tinha visto isso nas barras laterais. Redundância nem sempre é ruim em termos de usabilidade, mas neste caso específico é... redundante mesmo. :-)

Talvez seja o caso de repensar o layout do br-linux como um todo. Aliás, qual CMS você está usando?
Comentário de brain
Então retiro o que disse :): Mas eu vou remover da barra lateral, porque ali essas 2 listas não atingem especificamente a quem precisa delas: o leitor casual. Os leitores regulares não precisam deste conteúdo, mas saberiam onde encontrá-lo.

Uso o Drupal, e pretendo repensar o layout em 2006. Mas ainda não sei quando vou começar ;-)
Comentário de caio1982
Hmm merchã: Acho que o problema ali ficou sendo a propaganda mesmo, Brain. Mesmo que sejam necessárias, precisam todas as 3 estarem no box ali? A idéia eu curti, mas a poluição poderia ser repensada também no layout 2006 que você falou :-)
Comentário de brain
3?: Que 3, Caio? Só tem uma propaganda ali, e eu mesmo dei a dica de que ela é bloqueável com privoxy ou adblock - embora é claro que eu prefira que ela seja visualizada.

Todos os outros links que constam ali não são comerciais. Você está considerando que os links pra download do firefox, pros sorteios da infomedia e da openit, pro guia online do morimoto, pra pesquisa sobre o modelo de desenvolvimento de software livre no Brasil, etc. são propaganda também? Porque eu acho que divulgar esse tipo de iniciativa/produto/serviço faz parte da missão do BR-Linux, e não cobro (nem recebo) nada por isso.
Comentário de diego
Falando em propaganda...: Brain, os anúncios via Google estão dando o merecido retorno? Funcionam mesmo?

Outra coisa... Aquela barra de anúncios lá do topo poderia estar ao lado da imagem "br-linux.org", mesmo que, para isso, fosse preciso mover o campo de pesquisa para outro lugar.

Aquele espaço cinza prejudica bastante a beleza do site.
Comentário de caio1982
Ops: É, de fato eu me enganei, sorry :) sobre o que eu estava reclamando na verdade é: o banner de 10 anos do Br-Linux junto com os destaques (ele é dispensável, e seria mais legal nas barras laterais), a tal "dica" com um apelo visual exagerado que, IMHO, acaba "enchendo" os olhos (amarela, ocupando o espaço todo de uma linha) e os ads do Google ali... entendo que cada um pode ter/tem sua utilidade, mas na minha opinião eles acabaram estragando a utilidade maior dos destaques de notícias :)
Comentário de brain
anuncios e barras: Dá menos retorno do que vender publicidade diretamente para os interessados, mas é mais fácil e constante.

A barra não caberia ali em resoluções inferiores a 1024, mas um dia dou um jeito de ocupar melhor o espaço horizontal ali. Também não acho bonito.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004