Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IstoÉ Dinheiro: Microsoft deflagra o ataque

A empresa gastou uma fábula para desenvolver sua nova geração de produtos. Agora, põe em prática um milionário plano para fazê-la derrotar seu mais duro rival: o software livre . Não se trata mais da Apple, principal rival do Windows, que nunca teve real presença corporativa. Nem se trata mais de empresas de um único produto, como a Lotus ou a produtora do Word Perfect, incapazes de competir com a sinergia dos vários programas da Microsoft. Não. Desta vez, a empresa criada por Bill Gates tem pela frente um verdadeiro movimento de resistência aos seus produtos. Ele atende pelo nome de software livre, é encarnado por um programa de enorme difusão chamado Linux e tem como patrono uma companhia fortíssima – nada menos do que a poderosa Internacional Business Machine, mais conhecida pela sigla IBM. ” A nota foi enviada por Bambineti (bambinetiΘgmail·com), que enviou este link para mais detalhes.

Trecho interessante: “O Brasil é o único país da América Latina que receberá a campanha People-Ready Business completa, ao lado de Índia, Rússia e China e dos mercados maduros. A Microsoft afirma que a importância e o potencial do mercado levaram-na a tomar a decisão. Mas, apesar de não admitir, o fato de o governo brasileiro ter adotado o software livre em todas suas instituições influenciou essa decisão. “Nossa estratégia é de longo prazo”, diz Capossela. De todo modo, a empresa espera incrementar suas vendas na região de maneira bastante consistente. As ferramentas de gestão e de relacionamento com consumidores que fazem parte do novo Office devem se tornar um diferencial e tanto para as inúmeras pequenas e médias empresas latino-americanas. Além disso, podem se tornar um elemento de combate à pirataria no futuro. “De uma perspectiva financeira, não vejo nenhuma mudança grande no mercado cinza no curto prazo”, afirma Capossela. “Mas com em três ou quatro anos, quando as pessoas se acostumarem às facilidades do novo Office e seu suporte, as coisas tendem a mudar”. Daqui a 20 anos, Ballmer poderá voltar ao Sheraton para dizer se a estratégia funcionou.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Pastor Stallman
Brazilierinhos, seu leader St: Brazilierinhos, seu leader Stallman quien habla, eu do Igreja GNU dos Ultimos Dias nos levantaremos contra o Mal!
Comentário de Inri GNU
Porque meu pai, disse que tem: Porque meu pai, disse que temos que acabar com o MAL!
Comentário de fzero
Atraso da MS é bom para o Open Source: Eles podem colocar dinheiro na campanha e ter algum retorno, mas é fato que o atraso do lançamento do Windows e Office novos para o início de 2007 está sendo extremamente prejudicial para a MS.

Nesse meio tempo várias versões novas de distros para desktop serão lançadas (incluindo o Ubuntu 6.06, que promete ser uma das distros mais bem-acabadas até hoje, incluindo frescurinhas visuais de última geração graças ao XGL) e programas consagrados como Firefox, Thunderbird, Gaim e OpenOffice vão estar com novidades. Tudo isso está modificando aos poucos a imagem que o usuário final (aquele que NÃO É leitor do br-linux e não está nem um pouco interessado em recompilar um kernel) tem do software livre.

É óbvio que não vamos ver 20% dos usuários de PC com Linux, 60% com Firefox e uma debandada geral do msn para o jabber via google-talk ou gaim, mas atrasos pegam mal. Foi por causa da estagnação no Internet Explorer que o Firefox hoje tem mais de 20% de market share (em alguns países da Europa, 30% ou mais). Não duvido que vários usuários estejam experimentando Linux ou migrando para Mac (os ricos, claro) por causa do atraso do Windows Vista, que estava previsto para 2003.

NÓS sabemos que é ridículo ficar re-instalando um sistema operacional sempre que aparece uma "inovação" no mercado, e também que um SO deve apenas deixar a máquina disponível para que os programas façam o que precisam ao invés de ficar ocupando espaço e ciclos de processamento com bobagens, mas o usuário médio vai simplesmente achar que precisa comprar um novo computador para conseguir rodar o Windows novo.

É aqui que entra a parte interessante: ele não vai ficar satisfeito com isso - e essa insatisfação abre espaço para nós. Mas é importante parar com distro-wars e oferecer algo fácil para quem quer simplesmente usar um computador e algo FODA para quem quer fuçar a fundo. Cada um na sua. Nada de "só slack é linux de verdade", "kurumin é um brinquedinho", "ubuntu é coisa de frutinha" e por aí vai.

Apresente um linux adequado para a sua mãe, sua avó, seus amigos, seu chefe e seu cachorro - não necessariamente nessa ordem. Quando eles virem que funciona, vão virar fãs. O lance é chamar a atenção porque é BOM, não por motivos ideológicos. Isso é legal também, mas é secundário nesse caso. O importante é funcionar - e impressionar. Depois disso fica fácil.
Comentário de Necronomicon
"só slack é linux de verdade": Errado...Slackware é uma diliça.
Tudo que você falou vai funcionar apenas com a parcela geek/nerd da lista (avó, seus amigos, seu chefe...), meu fio...acorda, existe uma coisa na alma humana chamada inércia, não estou falando da primeira lei de Newton, é a falta de vontade de evoluir...é o velho "quero que o mundo acabe em barranco para morrer encostado"
Parece piada, mas em todos os empregos que já tive é sempre a mesma miséria: só eu uso Linux, programo em Linux, e tenho que suportar um monte de gente preconceituosa, tacanha e sempre ficar reinstalando o microlixo porque o maldito é porco "by design", bastam alguns meses de uso para começar a apodrecer...99% do pessoal sapateiam como frutinhas só de sugerir para experimentar algo melhor (Linux of course...)
, e dá-lhe pirataria...começa no microlixo, passa pelo photoshop e termina no VB (chamado por mim de "Vai Bicha!")
Fora ter que ouvir consultores falar que software é produto, software livre é bobagem, etc...acreditem em mim, eles são maioria!
O capeta (aka uncle Bill) vai investir pesadamente em propaganda aqui (aquela dos dinossaros é de chorar...) apenas para consolidar o seu domínio, o tapado do brasileiro ama o Bill...
Várias vezes eu escrevo aqui de forma agressiva, perdão dessa vez, apenas estou usando esse site para desabafar...vida de trabalhador Linux em terra do Bill não é fácil...é um calvário!
Comentário de fzero
Sua mãe + slack = sua mãe usando windows: Você provavelmente precisa melhorar seus "people skills". No meu trabalho, consegui evitar que 90% das licenças de MS Office fossem compradas simplesmente apresentando o Open Office. Da mesma fora, quase todos abandonaram a dupla IE + outlook por Firefox + Thunderbird. Todos os servidores já eram Linux, o que certamente ajudou. As estações de trabalho são windows, mas é a vida, as coisas não mudam de uma hora para outra.

É tudo uma questão de saber falar mostrar às pessoas o que elas querem ao invés de ficar divagando sobre liberdade - como disse, isso é um plus legal, mas o importante é funcionar BEM. Mostre que funciona e que é de graça. Não estou falando baseado em teoria, mas na prática.
Comentário de Necronomicon
???: Quem disse que eu apresento o Slackware para a maioria ?
Não sou louco, a maioria é visceral, não possui condições de apreciar a finesse de um slack...
Você é um cara de sorte, encontrou gente com o mínimo de boa vontade, no meu caso, não sei o que fazer com pessoas que não querem abstrair nada, quando olham a GUI do open office procuram os botões (digo geometricamente falando...) do word, não querem nem ouvir com proceder diante do novo...
E não me iludo mais, esse país ama o Bill, tanto o Windows quanto o empresário "exemplo", quando sair o Vista, vão dar um jeito de comprar hardware mais poderoso para rodá-lo...vírus ? worms ? spywares ?
Não importa! Vão rodar programas de "limpeza", resetar a máquina, reinstalar o Vista e...assim caminha a humanidade.
Minto...assim caminha o Brasil
Comentário de Grobsch
Dinheiro para Campanha...: Um receio que me anda perseguindo é se esta dinheirama toda for usada em prol, na campanha de um candidato da oposição, ou seja, imaginem a MS ajudando a eleger um presidente com a promessa de alterações no rumo da política pró software livre.
Não custa lembrar que o governo FHC foi o mais entreguista já visto neste país, onde ele vendeu tudo que tinha para empresas multinacionais, pegou o dinheiro destas privatizações e cedeu aos bancos para cobrir o rombo destes.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de sri_canesh
É? E o lucro astronômico-po: É? E o lucro astronômico-pornográfico dos Bancos no (des)governo Lula? Como se explica?
A diferença é que atualmente quem paga esse lucro dos bancos é o povo, em forma de taxas e/ou juros.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Grobsch
É fácil...: É fácil, os bancos aplicaram muito bem todo o dinheiro ganho de graça com o governo anterior e agora vivem disso.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de puelocesar
Então.. O Lula se vendeu par: Então.. O Lula se vendeu para os banqueiros para se eleger e o FHC se vendeu para as grandes empresas estrangeiras

Bom, é a minha explicação para o idiota sair privatizando o país inteiro. É isso ele levou aquela música de alugar o brasil muito ao pé da letra.

É por isso que vou ficar numa grande dúvida na eleição. O Nulo parace um bom candidato

Agora, falando sobre o movimento da ms, isso é uma coisa boa. Mostra que eles estão morrendo de medo, afinal, o GNU/Linux tem evoluído muito nos últimos anos, e está tendo investimentos pesados de antigos inimigos da ms, como a Novell e até antigos amigos deles, como a IBM.

Ah, e corrigindo o coleguinha ali de cima, o Ubuntu 6.06 não virá com o Xgl/compiz e demais frescurinhas gráficas, é uma versão lançada para ser estável e confiável, mais voltado para uso corporativo, celebrando os 6 anos da distro.

O que eles chamam de Dapper+1 que vai ser divertido ;) e agora graças a incopetência da Ms vai sair antes do Vista

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
defender calhordas nao pega bem: De boa sri_canesh e grobsch, defender o FHC ou o Lula não pega bem mesmo! haha

Um vende o país inteiro em privatizações um tanto quanto suspeitas (vale lembrar da Vale, que foi vendida por menos do que ela tinha em caixa, ou então o fato de minha conta de telefone quadriplicar depois das privatizações das telefonicas, e o serviço piorar muito)

O outro se vende para os bancos para poder se eleger e chegando finalmente ao executivo e descobrindo que a coisa não é mole, começa a querer comprar membros do legislativo para conseguir votar as coisas
resultadando em juros altos e mensalão

Agora meu, defender esses governos é idiotice

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de sri_canesh
Se você prefere a época em: Se você prefere a época em que precisava pagar mais de US$ 1.000,00 por uma linha telefônica e esperar anos para ela ser instalada, sinto muito, meus valores são diferentes.

Quanto a Vale, ela era uma empresa estagnada, que não dava lucro (dinheiro em caixa != lucro). Atualmente só o que ela retorna de impostos já vale a privatização.

A função do Estado não é gerir empresas e sim, cuidar de saude, educação e segurança.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de fernandortn
Meu Deus, só tem petista nesse site: sem comentarios
Comentário de Manoel Pinho
telefonia: Em compensação, graças aos generosos contratos feitos pelo governo FHC as tarifas telefônicas aumentaram escandalosamente em relação à inflação e houve um decréscimo das linhas fixas instaladas. Hoje é barato instalar um telefone fixo mas caro mantê-lo. Acabei de ler iso no jornal O Globo de hoje.

Também li nesse mesmo jornal (não achei o link da notícia) que a M$ Brazil vai lançar o PC Pré-pago em todo o Brasil para concorrer com o linux, depois de ter testado durante alguns meses numa determinada cidade de SP. Diz ainda que a matriz está de olho nessa experiência e, se fizer sucesso, lançará na Índia, China e outros países emergentes.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de sri_canesh
Nào sei se você lembra, mas: Nào sei se você lembra, mas na época dos contratos o índice definido foi um onde o dólar entrava no cálculo, e na época era um dos menores índices.
O problema é que o dólar disparou e isso fez com que os valores subissem muito mais durante esse período.
Com relação ao decréscimo, com certeza mesmo assim temos muiiiito mais telefones instalados hoje do que antes das privatizações.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
Calma lá.. não me ofende :P: Calma lá.. não me ofende :P :P :P :P :P


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de zca
E pelo seu discurso, você ta: E pelo seu discurso, você também vai. Você deve ser uns daqueles amantes inrustidos do Bill.
Comentário de zca
Lembra-se dos juros do seu am: Lembra-se dos juros do seu amado FHC? 45% é pouco para você?
Do PROER também se lembra?
Comentário de zca
Lembra-se dos juros do seu am: Lembra-se dos juros do seu amado FHC? 45% é pouco para você?
Do PROER também se lembra?

Comentário de zca
Isso são 20 bilhões! E pare: Isso são 20 bilhões! E parece que não inclui verba de publicidade. Tudo isso para competir com produtos que precisam de uma fração dessa quatidade. Isso é metade do que tem em caixa nos bancos. É insano. Daqui 20 anos ,talvez, Ballmer nem precise se preocupar com sua forma física pois só irá dizer: a MS acabou.
Comentário de Fábio Rodrigues Ribeiro
Lula é candidato?: Quero saber se LULA se candidatou a presidência?

Se sim o seu mandato vai até próximo dia 31.

Acho muito chato para o LULA foi o que cercaram em volta dele e ainda estas crises não vem de hoje mas de geração para geração(quase metade deste bando de poiliticos estão lá mais de 20 anos), somente hj por descuido da TURMA do LULA(será que ele estava dentro desta roubada?) que a mascara caiu!

Espero que o vice tenha mais competência que o LULA no poder não por que o LULA não tem um objetivo, mas a realização do mesmo!

Agora para manter o punho firme... LULA nos decepcionou!
Comentário de zca
O assunto aqui é outro.: O assunto aqui é outro.
Comentário de Manoel Pinho
Privatizações: Eu não sou contra privatizações nem muito menos sou de esquerda. Gosto de capitalismo, mas não do que vem sendo praticado no Brasil.

A telefonia fixa estatal era realmente ineficiente e não fazia os investimantos adequados. Era um monopólio estatal e que foi trocado por um monopólio privado. Monopólios são sempre ruins, privados ou estatais. A diferença é que nos serviços privados monopolizados as tarifas são sempre absurdamente altas porque não existe a influência política no controle de preços.

O mercado de telefonia celular só está um pouco melhor do que da telefonia fica porque pelo menos tem uma certa concorrência.

E, cá para nós, um governo que aceita atrelar ao dólar tarifas de serviços públicos quase essenciais como telefonia fixa num país em que se ganha em reais é um governo criminoso. É um governo que privilegiou o interesse privado acima do interesse público.

As privatizações no Brasil só privatizaram o filet-mignon. Me lembra muito o caso das principais rodovias do sudeste, que hoje têm pedágios absurdos. Enquanto isso, as empresas não se interessaram nas estradas que dão mais trabalho e têm menos movimento. Qualquer governo sério obrigaria as empresas a levar um pacote de estradas boas juntamente com algumas ruins para equilibrar e faria um controle de tarifas a preços justos.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de vmedina
Certo pelo, na melhor das hipóteses, Duvidoso!: Isso não é própriamente uma novidade, para MS ou para o Brasil, mas como nos defendemos disso?

É exatamente um problema que ocorreu de atrelar a adoção com um partido. Em Rio das Ostras atrelaram a uma pessoa, que rápidamente perdeu importância após a entrada de um novo governo. Resultado: de um grande exemplo de uso de SL, passamos a um futuro caso de sucesso para a MS.

Porém, sem a oposição se estabelecer a favor do SL ou comentar algo, agora ficamos entre o presente, que não é totalmente bom e um futuro desconhecido que, se tudo ocorrer conforme se espera, ocorrerá um retrocesso imenso no campo do SL.

Por mais que fiquemos em dúvida eu acho que só se define uma encruzilhada: apoia-se o governo atual e sua política pró-SL ou tenta-se a sorte com um pessoal que nunca deu apoio ao SL esperando que eles começem agora, por algum milagre, a não serem clientes dos "yankees".

Como podemos encarar a oposição como uma alternativa séria, para quem apóia o uso de SL nos governos, quando ela vem com nomes como Alkmin e Serra no PSDB e Garotinho e Rigotto no PMDB? Serra, Alkmin e Rigotto são velhos conhecidos e o Garotinho, apesar de "apoiar" através do Proderj, sai muito pouco da retórica e continua comprando Windows para alunos usarem.

Sinceramente, por mais que certas pessoas queiram, essa não é uma decisão complicada para quem acredita no SL. A resolução dessa questão está na nossa mão e por enquanto o governo atual vem favorecendo o SL.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Xtian Xultz
Gostei dessa parte:: "No coração da nova campanha da Microsoft reside uma batalha pelos corações e mentes do mercado. Não se trata apenas de mostrar um produto tecnicamente melhor. Os concorrentes, afinal, também são bons. Trata-se de mexer com as emoções dos clientes, alistá-los, envolvê-los e incorporá-los, de corpo e alma, à Família Microsoft."
Basicamente é isso que mais cativa as pessoas que caem no software livre...
Comentário de Bruno Laturner
Muitos zeros: Não era mais fácil pegar todos esses zeros à direita e investí-los em produtos para que eles efetivamente sejam melhores que os da concorrência?

Acho muito difícil que com um milésimo dessa dinheirama não seja possível contratar os melhores programadores do mundo, e conseguir 4000 homens-mês à salários de 5000 dólares.

Dinheiro mais mal-empregado que de governo brasileiro.

----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?
Comentário de Necronomicon
Passado: Me libertei do Windows há três anos...recentemente a Sulamita publicou um artigo "http://www.guiadohardware.net/noticias/2006-03/#4415d3f7"
Penso do mesmo jeito, odeio drogas.
Comentário de zca
Mas é exatamente isso que es: Mas é exatamente isso que estão fazendo. No sistema de desenvolvimento proprietário o investimento é esse. Por isso que ela monopoliza esse mercado, não existindo nenhuma outra empresa com essa capacidade de investimento. E, parece-me, não estão computados verbas de publicidade, que são gigantescas. Por isso penso que esse sistema seja insano, perto dos produtos livres que consomem uma fração desse investimento e fazendo, no mínimo, a mesma coisa.
Comentário de Manoel Pinho
M$: A M$ tem dinheiro para contratar horas de programadores mas não pode comprar criatividade nem isso garante que os produtos sejam bons. Nem tudo é um mar de rosas em redmond. Até os empregados da M$ estão instatisfeitos com os seus diretores:

http://slashdot.org/articles/06/03/26/0555255.shtml

Microsoft's Not So Happy Family

Posted by ScuttleMonkey on Sunday March 26, @05:42AM

D.A. Zollinger writes "Reports from Redmond are that Microsoft Employees are not happy with the double delay of Windows and Office being pushed back into 2007. EETimes is reporting that some Microsoft employees are calling for the termination of several top managers Including Brian Valentine, Jim Allchin, and Steve Ballmer for the delay debacle. The report references a blog by Who da'Punk, an anonymous Microsoft employee who asks, where's the accountability for failure? So far the blog entry has generated over 350 comments from Microsoft insiders and outsiders."

Eles criaram até um blog anônimo para descer a lenha na M$

http://minimsft.blogspot.com/

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de sri_canesh
Manoel, : Manoel,

Ficando apenas no campo telefonia: na privatização foram criadas metas de universalização, como por exemplo, 1 telefone público a cada x habitantes, ou no mínimo 1 por localidade, etc. Isso realmente aconteceu. Conheço alguns "buracos" onde o povo mal sabia o que era telefone e hoje em dia tem pelo menos um orelhão.
Quanto a ter usado o dólar como indexador, na época era o índice mais barato, e o mais justo para as empresas que investiram no Brasil já que os equipamentos eram todos importados.

Claro, ocorreram problemas. Sei que na região da TELEMAR as coisas não foram muito bem. Se o atual governo não tivesse desmontado as Agencias Reguladoras e avançado nesse sentido, agora na renovação dos contratos a situação poderia ser consertada.

Abraços


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
Contra fatos não há argumen: Contra fatos não há argumentos:


O lucro dos bancos nos três anos do governo Lula foi 42% maior em termos reais do que o dos três últimos anos do governo Fernando Henrique Cardoso. Nos três anos de Lula, os bancos lucraram R$ 46,1 bilhões até setembro, enquanto no governo FHC, o lucro foi de R$ 32,3 bilhões, levando-se em conta o resultado dos três últimos anos até setembro de 2002 (o resultado foi corrigido para valores de setembro de 2005, utilizando como base o IGP-M).
O cálculo foi feito pela Austin Asis, com base nos balanços dos 53 maiores bancos do país. Os números reforçam a tese de que no governo Lula os bancos tiveram condições macroeconômicas mais favoráveis do que no governo FHC. "Não é à toa que, a cada ano, os bancos batem recordes", afirma Erivelto Rodrigues, presidente da Austin Asis.


http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=241691

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Kalashinikov
Pagar????: O que é mais vantajoso? Pagar para melhorar um sistema, ou investir em publicidade?
A segunda opção é muito mais vantajosa.
Perguntariam vocês, porque?

Simples, o usuário médio não sabe de nada, digo, se você pergunta o que é um processador de textos, ele não sabe. Outro dia passei uma prova para algumas pessoas (usuários), perguntando como INSERIR uma figura no processador de textos, TODOS explicaram como COPIAR E COLAR. A imagem apareceu? Sim, mas FOI O QUE PERGUNTEI? NÃO.

Voltando pra Microsoft, eles investem em psicologos, para saber que cor atrai o cliente, exemplo é a tela de GPF que é azul. Uma página de falha não poderia ser vermelha, porque despertaria ainda mais a ira do usuário.

Comentário de vmedina
Ei vocês dois!: Cássio, você sempre as voltas com essa telefonia! É assombrado pelo fantasma do mister mota? Agora que pegou o Manoel, que chuta o balde bem bonitinho, vai se recusar a seguir pelo caminho que ele traçou???

Mas isso é muito irrelevante, pois o papo não é esse! O Lance aqui é: "O que a MS vai fazer com os 20Bi dela. A menos que vocês achem que é pegar umas telefonicas e umas rodovias vocês estão totalmente OT.

Caras, querem discutir PSDB e PT? Tem um largo campo para falar sobre isso e não ficar OT, como por exemplo o uso de uma fração desses 20Bi para fazer doações generosas para a campanha de Alkmin. Pro Cássio não ficar triste e falar mal do Lula, ele pode marretar um pouco o fato do PT ter usado o SL como bandeira e estarmos preocupados assim por causa disso.

Sinceramente, a boa porcaria dessas privatizações (que não serviram pra nada em muitos campos IMHO), não é pauta agora e nem vai ser por que já terminaram, a menos que o PRONA ganhe e resolva re-estatizar a bagaça toda!

Caras vocês são muito inteligentes, mas que tal um pouco de foco. Afinal, apesar das divergências políticas, da ultima vez que chequei estávamos no mesmo lado.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de CWagner
E não foi isso que a M$ fez: E não foi isso que a M$ fez desde que conseguiu se impor como toda soberana do software?

"Para quê criar novas e boas soluções, se eles usam o que jogarmos para eles?" Deve ser o que o pessoal da M$ fica pensando até hoje.

E mais... o tal do Vista - Chifre Grande, parece não trazer ainda a tal implementação do .Net e ainda tem muita gente do SL atrás desse santo graal, IMHO foi apenas uma isca, um osso jogado pela MS para ver se qualquer graça que eles "inventam" pega. E parece que pegou.

E parece que tem mais: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI933034-EI4801,00.html
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de marcou
20 bi: eles pagam pouco impostos...
Comentário de leleobhz
PÊÊÊÊN: Discordo de você. Eu também trabalho com linux, e meus usuários também trabalham com linux, e são tão iniciantes quanto você possa imaginar. Sempre que chego lá, e que escuto reclamação (pq a distro que tá lá e péssima). É um boot no Ubuntu Flight5 (Em devel) e as pessoas mudam de idéia :p

De toda forma, eu não espero que o usuário seja um expert no computador, e sim que ele seja expert na função dele, porque alguem precisa que ele seje, e não um expert em PC...
Comentário de utopico
É muito simples...: É uma faca de dois gumes, quanto mais investem nos produtos mais "gordos" eles ficam (exigem mais recursos de hardware) e mais se distanciam do hardware médio.
Com isso abrirá uma brecha (rombo!) para o SL.
Comentário de Copernico Vespucio
Brasil e M$: Esse país, em geral, não ama o Bill.

O Brasil, entre muitos usa a maior quantidade de software não-proprietário na América Latina. Entre muitos, a pressão pela utilização de SL no governo não é encontrada em muitos outros países.

As pessoas amam facilidade. Amam ter certeza de que vão encontrar alguém por perto que as ajude a resolver seus problemas caso não consigam sozinhas.

As pessoas em geral detestam gastar horas de seu trabalho ou lazer procurando detalhes obscuros ou aprendendo conceitos compexos.

Essas preferências depõem, quando o assunto é usuário comum, conta a maior parte das distros de Linux existentes hoje. Mas nem tudo é tristeza e ranger de dentes:

As pessoas amam facilidade. Adoram instalar e usar, sem frescuras, sem planos caros de licença, sem spywares. As pessoas adoram o que simplesmente funciona.

As pessoas não gostam de se sentir excluídas. Não gostam de ver que não podem usar um soft pq são descendentes de iraquianos. Não gostam de gastar mais dinheiro todos os anos para ter programas que oferecem os mesmos serviços que no ano anterior. Os brasileiros gostam de obter softwares que implementam DeCss, para aproveitar o fato de que não estamos sujeitos a essa lei estúpida. As pessoas detestam lidar com questões legais enquanto usam um computador.

A maioria de nós não gostaria de saber o quanto, em termos de perda de divisas, significa a compra de cada software proprietário.

O caminho para um melhor sistema é dar as pessoas o que elas gostam e manter longe delas o que elas não gostam. Faça isso e ela nem vai lembrar o que é M$.
Comentário de CWagner
Sei não, Copernico. : Sei não, Copernico.

Acho que a maioria do povo brasileiro identifica o Tio Bill como um caso de sucesso nos negócios "apenas" por que é um dos homens mais ricos do planeta.

O que muitos não se dão conta é de como ele conseguiu reunir sua fortuna e muito menos como consegue mantê-la, uma das táticas adotadas é justamente obedecer as condições massacrantes do mercado ou de governos como o da China que não pretende dar liberdade para o seu povo.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de anonimo@quevoceadora
Ou seja, meu amigo siriri_can: Ou seja, meu amigo siriri_canesh, onde um não caga, o outro caga... e assim vamos indo, sempre geridos pela mesma raça de filhos-da-puta, porém filhos-da-puta com interesses diferentes. Do jeito que você discute aqui, fica como naquela velha máxima: "é o sujo falando do mal-lavado".
Comentário de Copernico Vespucio
A popularidade Bill: Acho que a maioria do povo brasileiro identifica o Tio Bill como um caso de sucesso nos negócios "apenas" por que é um dos homens mais ricos do planeta.

Tem esse tipo de pessoa sim, eu mesmo trabalho com vários deles. A propaganda de milhonário humanitário de Sir Gates dá resultado, oras.

Mas esse tipo de visão tem perdido espaço nos últimos anos (e é nosso dever garantir que a situação não só continue assim como evolua) em nosso país. Hoje, comparando a nossos vizinhos, somos referência contra o código proprietário. O suficiente para que a M$ se preocupe e muito conosco.

A melhor estratégia ao lidar com esse tipo de fã do Sir Gates é separar a pessoa dele de seus produtos ou suas práticas. Ou direcionar suas críticas a uma criatura que qualquer idiota no mundo odiaria.

Sim, eu estou falando da toupeira do Balmer, que nos faz um favor cada vez em que aparece em público. Apesar de sua famosa "aeróbica", todos os desenvolvedores do mundo o odeiam. :-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004