Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

EMI Brasil e o DRM nos novos CDs da Marisa Monte

Lembram do Fiasco do DRM da Sony nos EUA? Bem, a EMI Brasil fez algo semelhante em dois CDs da Marisa Monte. Um software que impede o download das músicas para um iPod (ou a qualquer outro dispositivo para tocar música, acho), tem uma licença difícil de ser visualizada na tela e que não pode ser copiada e colada, e , apesar de dizer o contrário, não disponível para consulta no site da EMI. Mesmo que você não aceite os termos da licença, ainda assim o software é instalado. Acho interessante informarem que os CDs não tocam em Linux ou MacOS, mas não testei, alguém soube disso?” A nota foi enviada por (leonardotcarvalhoΘgmail·com), que enviou este link para mais detalhes.


 

Usar DRM para reduzir a qualidade de seus produtos e piorar a experiência de seus usuários é uma das formas mais tolas de aplicar esta tecnologia, na minha opinião. Vou dar a melhor resposta ao meu alcance: não vou comprar nem ouvir estes CDs.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Phantom X
Se for aquele mesmo sistema q: Se for aquele mesmo sistema que ela usa nos seus CDs de 2003 pra frente (tem um símbolo estranho, e "Copy controlled" escrito também), funciona em qualquer lugar. Desabilitar o Reprodução automática no Windows (forçando, pois o modo normal é meio tosco) também atrapalhava o programa.
Pagar 30 reais por um CD e depois não poder usar do jeito que desejar é o fim da picada. Desse jeito, vou preferir comprar/baixar pirata...
E sim, eu ainda compro CD original...

-----
Onde estiver Linux, leia-se GNU/Linux
Comentário de dermeister
Eu gostaria de saber...: Eu gostaria de saber até que ponto isso é legal. Vamos lá:

* Um software malicioso (porque prejudica o acesso aos recursos do sistema) que se instala mesmo que o usuário não aceite os termos da licença.

* Um produto que é vendido como algo que NÃO é (se o CD se recusa a tocar em drives que o leiam digitalmente, é provável que os campos de checksum sejam -- propositalmente -- inválidos, o que caracteriza o CD como defeituoso, segundo a especificação).

* O código malicioso continua instalado no sistema, mesmo após o usuário decidir removê-lo (a remoção não seria algo como "rescisão de contrato"?)

Só viagens minhas, claro. Mas são essas as horas que eu gostaria de saber o que um advogado tem a dizer.


Comentário de dermeister
Ah, convenhamos: Seria engra: Ah, convenhamos: Seria engraçadíssimo ver pessoas que normalmente comprariam os CDs pirateando as músicas porque os CDs legítimos simplesmente não funcionam.

Brain, acho que essa notícia merece a famosa foto do Tiro no Pé.

Comentário de rafa
no linux roda suave.: no linux roda suave.
Comentário de oigreslima
seria o fim da picada deixar de ouvir quem vc gosta por causa do: Não me levem a mal, não tenho culpa alguma se uso Linux no meu desktop e se quero levar as músicas preferidas que paguei para ouvir no meu sony clie velho de guerra.

Sim, eu vou ouvir os CDs da Marisa Monte no meu desktop linux! e vou ripar as músicas preferidas para ouvir no meu clié.

Só não me pergunte como ;-), Quem manda os mandachuvas da EMI terem a cabecinha no século XVIII



http://sergioflima.pro.br/blog/blogs
Comentário de nemesis
patético: "Acho interessante informarem que os CDs não tocam em Linux ou MacOS"

Os caras são tão incompetentes que nem mesmo tentam criar algum mecanismo para realmente impedir que rodem em plataformas *nix -- talvez pelo fato de que pelo sistema de permissões *nix não seja possível instalar software tão fácil e dissimuladamente. Dessa forma, precisam apelar para desinformação e FUD...

É uma indústria falida...

"Vou dar a melhor resposta ao meu alcance: não vou comprar nem ouvir estes CDs."

Na verdade, a melhor resposta é tornar o público em geral consciente dessas tecnologias maliciosas e de outros atentados ao direito privado. Vc pode deixar de comprar, mas os milhões de outros no rebanho não vão...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de no@aMule.tem
No aMule tem: eu sei que já baixei no aMule já faz mais de uma semana... ou seja... o que adiantou proteção :D mas quem ainda não abaixou não perca tempo, as músicas são um pé no saco. A melodia é a mesma em 99% dos 2 cds... ou seja difícil de aguentar! Pagar 30 paus ainda... jesus.. só se for louco!
Comentário de sri_canesh
Concordo..eu gostava muito da: Concordo..eu gostava muito da M.M., mas esse álbum está muiiito chato.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de nivel9
Já vi um cd desses: Já usei um cd desses ha algum tempo. E isso não impede nada!
Até ripei as músicas tanto no linux quanto em qqer outro sistema.
Acho que quem criou isso deve ter iludido demais a gravadora...
Comentário de nemesis
hmm: "A melodia é a mesma em 99%..."

e no que isso difere no restante do output das gravadoras?

bem, pelo menos ainda tem melodia: uma grande parte do lixo atual consiste apenas em "batidão", gritaria e pose.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de eje del mal
Perguntinha: Esse pessoal já sabe que pode ser processado pela Philips? Ela proibiu qualquer altera?ão no CD (patente dela) e de certo está querendo ganhar mais dinheiro (quem não está...)
Comentário de LAFR
Só quem usa as ferramentas a: Só quem usa as ferramentas automáticas de cópias de cd pra player que deve ter problemas, como o media player do windows e tenta gravar direto no cd. Acho que ainda tem bastante gente comprando cd e infelizemente pega produtos cada vez mais com menor qualidade de som, que é o que interessa. (Não estou falando da qualidade do artista)

Pra quem deliberadamente vai copiar o cd (camelô que revende o cd na esquina), não vai haver problema. Como dizia um amigo meu, se dá pra ouvir, dá pra copiar.
Comentário de Bruno Laturner
Claro que toca.: Acho interessante informarem que os CDs não tocam em Linux ou MacOS, mas não testei, alguém soube disso?

Se eles tocam até num cd player mais furrela, impossível não tocar num computador, ainda mais num PC com um SO decente instalado.

Coloque o CD no seu leitor, feche a bandeja e utilize o seu player de música favorito.

No improvável caso disso não funcionar, é só ripar.


DRM em CDs de música é a coisa mais inútil já inventada nesse ramo.

----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?
Comentário de nemesis
não subestime o adversário: "DRM em CDs de música é a coisa mais inútil já inventada nesse ramo."

Isso é pq, *hoje*, esses esquemas de proteção não contam com suporte em hardware, são meros softwares escondidos na mídia e esperando pela chance adequada para serem instalados no sistema operacional padrão em 90% dos computadores e que dá suporte a esse tipo de facilidade de instalação.

Mas suporte à DRM no hardware é algo que as grandes gravadoras, a indústria de entretenimento em geral e companhias de software como M$, Adobe e outras estão se empenhando duro para fazer as fabricantes de hardware colaborarem.

A Sony recentemente atrasou o lançamento do Playstation 3, assim como a M$ atrasou tanto o Vista quanto o Office. Mera coincidência?! Esperem para ver, ambas as plataformas vão suportar drives Blue-Ray ou DVD-HD e esses definitivamente virão com DRM habilitado no hardware.

Estão atrasando pq estão se armando até os dentes... e o pior é: os consumidores em geral vão simplesmente aceitar, pq vai ser o padrão e pq são rebanho seguindo o pastor...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Fox Mulder
OS PIRATAS VENCERÃO: De nada adianta também os "grandes fabricantes" de hardware se unirem, pois existirão sempre os pequenos fabricantes que não fabricarão nenhum hardware para burlar os "DRMNs da vida". A indústria da pirataria é gigantesca, os grandes piratas chineses irão construir computadores por conta prórpia sem sistemas de proteção para poderem ripar o conteúdo dos CDs e DVDs lançados, eles têm dinheiro para contratar engenheiros e mais engenheiros eletrônicos, de informática, etc, para trabalharem para eles, isso sem falar no exército de hackers espalhados pelo mundão à fora.
Não me lembro que disse uma vez, mas concordo:
"No final os hackers sempre ganham"
Comentário de escovadordebit
Efeito Savonarola: Isso , ao final poderá gerar o efeito Savonarola. Você restringe tanto algo que as pessoas acabam procurando por outras alternativas.

O que os tecnocratas da música tem que fazer é mudar a forma de comercializar música. É tempo de termos CDs mais acessíveis. R$30,00 um cd onde você sequer pode escolher as músicas é um absurdo.

Se o problema são os impostos, pressionem o governo ao invés de promover patéticas apreensões de CDs piratas.

Até a fotografica digital evoluiu. Você vai a um quiosque digital e revela as fotos de sua livre escolha e paga somente aquilo que contratou.

Com a tecnologia disponível hoje seria perfeitamente possível produzir máquinas onde você customizaria um CD com músicas de sua escolha com capa e tudo. Aí você paga por música escolhida a um custo compatível. Por ser um CD oficial você podería até dá-lo como presente a um amigo.

Isso só não vira realidade porque os "idiotas" das gravadoras pensam que vão conseguir manter o controle eterno sobre a música.

Talvez o dia que eles acordarem os músicos estarão gravando e masteriazando seus CDs em gravadoras independentes e vendendo-os diretamente na internet (como alguns ja estão fazendo).

Aí vai ser tarde demais.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Tango
Inútil: O argumento das gravadoras é o de que estas seriam medidas para coibir a pirataria. Eu me pergunto se eles seriam tão estúpidos a ponto de não entender o seguinte ponto de vista:

"Se uma, simplesmente UMA pessoa no planeta inteiro conseguir copiar o conteúdo do disco e disponibilizar na Internet, a tentativa falhou."

Em outras palavras, não importa se a "proteção" é quebrada por uma, duas, mil ou um milhão de pessoas. Ela FALHOU.


--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de nivel9
Ainda bem que eu vou continua: Ainda bem que eu vou continuar usando meu k6-2 500 (+33 overclockado)
por um bom tempo...
Comentário de nivel9
O problema é que eles querem: O problema é que eles querem continuar na era em que tinham lucros de mais de 200%, não enxergam q os tempos são outros. Tem de se criar novos meios de ganhar a grana deles, isso eles não querem.
Comentário de Maurício M. Maia
Lojas Online: E quanto ao direito de saber que o CD possui DRM?
As lojas online parecem ignorar isso: Lojas Online Omitem Informação
Comentário de cesar
DRM por hardware: Quanto a sistemas de DRM por hardware. Duvido que funcione, da mesma forma que se pode facilmente desbloquear um aparelho de DVD para ler DVDs de qualquer região (acho que hoje nem precisa mais fazer isso, já vem tudo liberado), ou da mesma forma que se pode colocar um chip no X-Box e liberar a maquina para fazer o que você quiser.

O que eu mais gostaria é que realmente existisse um meio de impedir a pirataria de Windows e Office :-D

Cesar Gimenes
Comentário de hamacker
boa parte dos videogames (pel: boa parte dos videogames (pelo menos aqui no brasil) são crackeados justamente para poder rodar games piratas, ou seja já tem DRM a bastante tempo. Caí para nós, isso é uma vergonha. Agora restringir ouvir musica ou ver filmes devidamente comprados é ferir a conciencia do bom cidadão.

Me lembro agora daqueles primeiros aparelhos de DVD que vinham com dicas de rodar filmes fora da regiao, foi uma solução não apenas aqui no brasil, mas no planeta inteiro, e ainda hoje acho um tiro no pé esse negocio de regiao, muita gente compra DVDs legitimos importados pagando mais barato e tocando no seu aparelho. No fundo o que eu quero dizer, é que o mercado corre atrás do desejo de seus usuários, se o DRM não for bem aceito voce vai ver a MarisaMonte implorando para a gravadora tirar o DRM.
Comentário de CWagner
Não é por mal, amo a MM, ma: Não é por mal, amo a MM, mas pagar R$30, 00 num CD novo, já ouvi de CDs com valor igual ou superior a R$40,00... o que dizer dos "clássicos" que não diminuem de preço (Pink Floyd, Dire Straits, Beatles, etc.)

Ninguém merece pagar esse absurdo por um disco de plástico revetido por uma finíssima camada de metal queimado por um feixe de laser.

Os artistas deviam se organizar e acabar com a ditadura das gravadoras. Ou então eles também vão pro buraco, junto com elas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de CWagner
Não é por mal, amo a MM, ma: Não é por mal, amo a MM, mas pagar R$30, 00 num CD novo, já ouvi de CDs com valor igual ou superior a R$40,00... o que dizer dos "clássicos" que não diminuem de preço (Pink Floyd, Dire Straits, Beatles, etc.)

Ninguém merece pagar esse absurdo por um disco de plástico revetido por uma finíssima camada de metal queimado por um feixe de laser.

Os artistas deviam se organizar e acabar com a ditadura das gravadoras. Ou então eles também vão pro buraco, junto com elas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de nemesis
na verdade: "Ninguém merece pagar esse absurdo por um disco de plástico revetido por uma finíssima camada de metal queimado por um feixe de laser."

na verdade, a gente paga pelo talento dos artistas. alguns, até pela falta dele...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcus Vinícius
Legalidade da proteção: Dermeister, sua argumentação é lógica e fundamentada. Com base no CDC, seria possível exigir a substituição do bem defeituoso. Não tenho, contudo, os conhecimentos técnicos para fundamentar um pedido.

Você menciona que a caracterização do CD como defeituoso em razão dos campos de checksum inválidos decorre de especificação. Qual seria ela? Seria a argumentação principal!

E sim, o soft malicioso também é vício que acarreta a conceituação de defeituoso do CD, bem como a impossibilidade de remoção simples.

Caso queira trocar uma idéia, estou as ordens, pois o tema me fascina!

Abraço,

Marcus Vinícius
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004