Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Panorama do desenvolvimento aberto e do projeto Apache

A ZDNet publicou uma transcrição da apresentação de Greg Stein, chairman da Apache Software Foundation, durante a EclipseCon 2006. Embora todos os holofotes tenham sido colocados sobre a previsão de que em 5 a 10 anos a maioria dos softwares serão obtidos gratuitamente, a apresentação foi um excelente panorama sobre as origens e a atualidade do modelo aberto de desenvolvimento, e a realidade do projeto Apache.

“Uma comunidade vive mais que o indivíduo. O projeto Apache acredita fortemente nas comunidades para levar adiante tudo isto. Em uma comunidade saudável você tem o respeito do seus pares, com liberdade de falar publicamente e uma atuação inclusiva, em que novas pessoas podem se aproximar e ser incorporadas na comunidade e carregá-la adiante.

O que isto faz é incentivar a inovação. Os novos integrantes entram com idéias frescas sobre onde levar o projeto. Então em uma comunidade saudável você alcança um consenso, criando um 'roadmap'. Você recebe pessoas com uma grande gama de interesses. Por exemplo, alguns gostam de programação, documentação, Web site, manutenção, gerência da lançamentos, ou algo mais. Alguns trabalham ocasionalmente, algum em tempo integral.
” Veja o texto completo em » Day 3: Stein: "In 5-10 years, most of the software you use will be free" | Ed Burnette's Dev Connection | ZDNet.com.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004