A Fundação Mozilla está planejando usar parte de seus milhões dos dólares de rendimentos recentes para financiar membros ativos de sua comunidade de colaboradores, a organização informou na terça-feira. A fundação recebeu US$ 5,8 milhões em 2004 e supostamente recebeu no ano passado dezenas de milhões dos dólares das parcerias com companhias da busca, tais como Google e Yahoo. Embora boa parte dos recursos tenha ido para o aumento de sua força de trabalho, uma parcela foi usada para aumentar seu fundo de reserva.
Mitchell Baker, chefe executiva da Mozilla Corporation, a subsidiária comercial da Fundação Mozilla, disse que a Mozilla planeja investir alguns de seus rendimentos adicionais na sua própria comunidade. Veja o texto completo em
Mozilla plans to fund developer community | Tech News on ZDNet.
Não se trata do modelo comum de contratar os desenvolvedores que contribuem para o projeto (algo que o projeto Mozilla já faz), mas sim de promover a comunidade investindo no potencial e de certa forma recompensar os desenvolvedores voluntários pela sua participação (inclusive a que já foi realizada anteriormente), sem contratação. Os critérios para a escolha dos desenvolvedores que receberão os recursos ainda estão sendo definidos.
Como dizia o Poeta: que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental.