Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Grandes empresas ausentes do FISL deste ano

“Pelo sétimo ano, Porto Alegre sedia o Fórum Internacional de Software Livre (Fisl7.0). No ano passado, foram 4,5 mil participantes de 11 países. Diversidade é o que não falta nos temas (chamados de “trilhas”) propostos para as mesas de debate, oficinas e trabalhos a serem apresentados: Desenvolvimento, Banco de Dados, Administração, Comunidade, Filosofia e Cultura Livre, Ecossistema do Software Livre, Desktop, Casos, Educação e Inclusão Digital, Jogos Livres e Multimídia. É interessante perceber, até aqui, uma diferença em relação ao evento anterior: a ausência de gigantes como Sun e IBM no evento. ” Veja o texto completo em PSL Brasil - Deu na Revista Amanhã: As gigantes se ausentaram.”

Será que neste ano a revista Info vai cobrir o evento?

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bohne
Evolução: Lembro-me desde o terceiro fórum, que as pessoas pedem que o FISL se volte para o lado técnico do SL. Sempre que encontro alguém ligado à organização do FISL, comento esse ponto e as respostas nunca chegam a o ponto que eu gostaria: Vai mudar.
Infelizmente, o FISL tornou-se um belo palanque para muitas pessoas que... bem... Não vou alimentar os Trolls.
A verdade é que o FISL não só se esvaziou em relação às grandes empresas. Acontece também com aqueles que baixam a cabeça e desenvolvem algo e que poderiam interessar às grandes como a IBM.
O FISL tem se mostrado mais como um modismo que atrai uma massa acadêmica curiosa do que um evento que deveria agregar de maneira inteligente a massa produtora de software livre.
Está na hora de mudarmos esse escopo. Já estou farto de assistir palestras no FISL onde eu fico sabendo qual a mascote que o fulano tem na sua mesa de trabalho.
Aos reacionários: Não digo que não existam palestras técnicas. Digo que são poucas. Se é para ouvir verborréia de político em evento técnico, coloquem um telão no canal da TV Planalto.
Em lugar de fazer doação a um banco de sementes, peguem essa grana e doem para o desenvolvimento de algo ligado ao SL, seja equipamentos e treinamentos para alguma escola, seja para colocar mais oficinas de software livre no próprio fórum.

Comentário de Tiago Cruz
Posso dizer que nos outros an: Posso dizer que nos outros anos eu não assisti nenhuma palestra das empresas citadas, portanto acho que não vai fazer muita falta.

Mas mesmo assim é uma pena não ter o stande deles no evento...
Comentário de Fabiana Iglesias
Mercado corporativo: Simples: Grandes corporações não são ligadas a temas religiosos, e sim em desenvolvimento tecnologico rentável, viável e seguro.
Comentário de Fabiana Iglesias
Mercado corporativo: Simples: Grandes corporações não são ligadas a temas religiosos, e sim em desenvolvimento tecnologico rentável, viável e seguro.
Comentário de Stallman
Allo brazileirinhos, quiem ha: Allo brazileirinhos, quiem habla é o seu leader mayor, o Stallman, eu vou estar in the Forum vendendo meus autografozinhos, um grande negocio, business, quiem disse que noun vao ter empresas???
Comentário de vmedina
Poxa Bohne... você pode esta: Poxa Bohne... você pode estar sendo um pouco injusto nas suas colocações.

Eu fui no 5 e tive contato com boas palestras sobre produtos tecnológicos. Me lembro da de LDAP, desenvolvimento em Kylix e a do Gobo que também foi ótima.

Esse ano o programa tem palestras bem voltadas para o lado técnico. Deveria ler o programa.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Mmsouza
Se grandes empresas estão se: Se grandes empresas estão se ausentando do fisl este ano, acredito que a organização do fisl deva ter como estratégia viabilizar empresas de menor porte estarem expondo seus produtos e servicos no evento.
Quem vai ao evento não vai somente para pegar os brindes e ver o enfeite dos stands destas grandes corporações, mas sim, conhecimento, integração e novas soluções de mercado na área de TI, com foco no software livre.
Comentário de Roger de Almeida
Diante da massificação do u: Diante da massificação do uso do Software Livre nos mais variados segmentos da sociedade, o FISL deveria democratizar o evento, fazendo a cada ano, numa Unidade diferente da Federação. Dessa forma, mais pessoas e empresas poderiam participar.

Isso poderia até fomentar, incentivar o uso software livre, pois o Brasil tem uma cultura bastante diversificada.

Espero que os organizadores atentem para a diversidade cultural e principamente econômico do nosso país, e torne o FISL intinerante, realizando a cada época, num Estado que pudesse dar chance a várias pessoas de Estados vizinhos e assim por diante.

Não é barato se deslocar e hospedar no Rio Grande Sul.

[]
Roger
Comentário de Manoel Pinho
Grandes empresas: Sou carioca mas a verdade é que a grande maioria das grandes empresas está em SP. O evento tinha que ser feito em outras grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, BH, Brasília, Recife, etc.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Bohne
RE: Evolução: Vinícius.

Apesar de eu jah ter lido o programa preliminar, resolvi separar no programa os eventos técnicos dos não técnicos. Fiz o comparativo entre este Fórum e o do ano anterior.
Pela minha contagem em 2005, tivemos 67 técnicos / 73 Não Técnicos; pelo programa de 2006, teremos 80 técnicos / 93 Não técnicos. Desconsiderei a categoria "Organização". Leve-se em conta que a organização de duas comunidades colaboraram nos eventos técnicos (Javali e Gnome). Pois bem, em 2005 os eventos técnicos representavam 47,9% da grade, contra 52,1% das não técnicas. Em 2006, teremos: 46,2% de Técnicos contra 53,8% de Não técnicos.
Obtive os dados com:

Forum de 2006:

lynx --dump http://fisl.softwarelivre.org/7.0/papers/pub/programacao?print=1 | grep Trilha |grep -v Organização | sort | uniq -c | sort -n

Forum de 2005:

lynx --dump http://chopin.softwarelivre.org/papers/pub/programacao?print=1 | grep Macrotema|grep -v Organização | sort | uniq -c

Acho que essa proporção poderia ser diferente, coisa de 80/20. Não que filosofias e políticas não sejam importantes, mas saturar a cabeça desse povo com tantas idéias... sei nao. Melhor menor quantidade e mais qualidade nas idéias; o que não acontece com as palestras técnicas, onde quanto mais detalhes, tanto melhor. E como misturar ciência com religião (objetivo/subjetivo). Mas é minha opinião. Respeito a tua.
Comentário de Bohne
RE: Diante da massificação do u...: Roger,

Sou gaúcho e portoalegrense. E ainda assim concordo contigo. Acho que este Fórum deveria se espalhar por esse nosso país!
Mas o que me deixa preocupado; tem alguém que queira comprar essa idéia? Vejo de perto o pessoal que monta o Fórum desde o primeiro. Esse povo trabalha muito (não eh pq tenho minhas opiniões quanto ao programa que não vou reconhecer isso.) e já ganhou muita experiência com isso. Alguém abraçaria a organização de um evento já conhecido?
Uma coisa eh fazer um primeiro evento e ir crescendo, outra eh "adestrar um Tiranossauro GNU Rex".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004