Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

CEO da Novell diz que em 5 anos só haverá 2 fornecedores de Linux para uso corporativo

Jack Messman, o CEO da Novell, afirmou em entrevista recente que o futuro trará uma concentração do mercado corporativo em torno de 2 fornecedores apenas: Novell e Red Hat. Não é a primeira vez que esta previsão é feita, veremos como as nascentes ofertas corporativas de fornecedores como Mandriva, Ubuntu e outros projetos reagirão. Veja o texto completo em Novell predicts only two Linux distros will survive - WhatPC?.

Novell e Dell ampliam acordo em Linux: 'A Novell e a Dell anunciaram nesta semana a ampliação da parceria para soluções de gerenciamento de sistemas Linux. Durante o evento Brainshare 2006, as empresas apresentaram o Novell Zenworks 7 Linux Management - Dell Edition, ferramenta que auxilia os usuários a instalar, gerenciar e manter hardware, sistemas operacionais e aplicações a partir de um console. A solução, que é aguardada para abril, suporta ambientes e aplicações Red Hat Enterprise e Novell SUSE Linux Enterprise Server. O custo estimado é de 69 dólares por licença e o canal comercial será a própria Dell. A companhia(Novell) anunciou durante o evento Brainshare 2006, que integrou mais cinco pequenas desenvolvedoras ao programa Market Start, destinado a impulsionar as operações das start ups. Entre as novas empresas estão Alfresco, Black Duck, Enterprise DB, Spike Source e Novacoast. Entre as empresas do grupo inicial estavam, por exemplo, a MySQL AB e a SugarCRM.'” A nota foi enviada por Matheus Santana Lima (matheusslimaΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tux-br
ainda tem alguém além de ub: ainda tem alguém além de ubuntu e novell? :)
Comentário de 123
Tem...: Tem...



a Red Hat
Comentário de nemesis
pra quê?: pra quê o cara faz um comentário desses? pra guiar acionistas? provocar rebuliço no mercado?

se quer aparecer, pq não simplesmente predizer que a Novell vai ser a única fornecedora Linux daqui a 5 anos? pra quê incluir a concorrente RedHat?...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Peter Parker
Mandriva: Engraçado que eu botava muito mais fé na Mandrake quando tinha este nome, e quando a idéia de lucro ainda girava em torno do clube. Agora, a distro quer se tornar páreo para as 2 gigantes, mas eu acho que isso fez com que ela (a distro ex-Mandrake) perdesse seu charme.
Tô ligado que muita gente não curte a idéia de clube, mas eu acho muito boa a idéia.
Comentário de Israel GOnçalves de Oliveira.
Já vi isso antes.: É bem interessante esse comentário. Tudo bem que parece meio "fora da casinha" ou só tá fazendo alarde. Não acho que isso seja algo legal pra se dizer assim, sem mais nem menos, mas.
Tá, mas por que eu acho interessnte? Já vi esse tipo de coisa acontecer, as motadoras de veículos, grandes comprando pequenas, quantas subsidiárias a GM tem? Uma penca! E a fábrica intaliana de automóveis de Turin (FIAT)? Outra gigande. E a Cisco? Se tu quer trabalhar na Cisco, abra uma desenvolvedora e fabricante de roteadores, você será comrpado! rssss

Olha tchê. Esse CEO aí até pode ter se "passado", mas o quê ele disse, é algo a se pensar.
Comentário de RedCzar777
RH vs Novell Suse: Eu acho que não será preciso esperar 5 anos para esse domínio no mercado corporativo, simplesmente porque hoje ele já existe. Outras distribuições podem ser muito boas e se tornam exelentes alternativas para micros e pequenas empresas. Mas quando se trata de médias e grandes empresas ninguém quer saber de arriscar, o negócio é ir nas grandes que garantem o suporte corporativo e ainda são oficialmente suportadas por ferramentas chave, como BDs comerciais por exemplo.

Isso não quer dizer que haverá uma extinção em massa de outras distros, mas será mesmo bem raro vê-las em servidores de grandes empresas.
Comentário de Carlao Bazuca
Slackware e quem mais?: Slackware e quem mais?
Comentário de tb
A Novell vende pra Enterprise: A Novell vende pra Enterprise, onde ninguém liga para Slackware.
Comentário de nemesis
a não ser...: "Enterprise, onde ninguém liga para Slackware"

a não ser alguns poucos reprimidos e frustrados por terem que usar ferramentas inferiores no trabalho...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Anon
Idiota: Que post imbecil.

Querendo gerar flame-war com
os usuários do slackware ?

Cresça.


Comentário de henriquepaiva
eu ainda tenho esperança!: Realmente Red Hat e Novell Suse são excelente distribuições. Mas acho que apenas duas grandes distribuições muito pouco. Ainda tenho esperança no Mandriva.
Comentário de Copernico Vespucio
interpretou ao contrário...: Acho q vc. interpretou o comentário ao contrário.

Pelo que eu conheço do Nemesis (ele é um mala, mas tem constância), o cara é um SlackBoy convicto.

Acho que ele está falando mal do mercado corporativo, e elogiando o Slackware. "Ferramentas inferiores no trablho" significariam ferramentas inferiores às disponíveis no Slack.

Sim, continua sendo venenosamente parcial, sim continua sendo trollice. Mas em sentido oposto. Duvido que os Slackers de ressentiriam do comentário.
Comentário de Anon
Não Pareceu ...: "Acho que ele está falando mal do mercado corporativo, e elogiando o Slackware. "Ferramentas inferiores no trablho" significariam ferramentas inferiores às disponíveis no Slack."

Não pareceu um elogio ao slackware. Mas se foi esse o
sentido do comentário dele e eu entendi errado fica aqui
as minhas desculpas.


Comentário de Copernico Vespucio
hehe: Sua reação é compreensível.

Quando o comentário é do Nêmesis, quase nada parece um elogio a qualquer um. Quando usa poucas palavras, fica mais difícil ainda. =)

Nêmesis, deixa de falar Pythonês aqui (usando sua linguagem resumida) e fala Português, senão nego vai querer tua cabeça. :P
Comentário de nemesis
esqueci!: sarcasmo não é bem compreendido...

por ferramentas inferiores, quis dizer o usual: Ruindous, VB etc...

o cara fica frustrado, usando Linux em casa e o lixão no trabalho...

não sou particularmente pró-Slackware, mas é uma boa distro...

nossa! quanto...

*edit*
tem razão, Copérnico!

precisa ser tudo devidamente explicadinho nos mínimos detalhes, com toneladas de declarações redundantes, como um chato programa java... por isso python e ruby não vão pra frente entre a população em geral! :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de wconserta
A Novel se esquece que tem mu: A Novel se esquece que tem muitas derivação das distros, como debian e suas ramificações , o CentOS que é clone do RedHat , Fedora, enfim isso é apenas marketing para dizer que só a Novell e RedHat são profissionais e distro para empresas , seria meio que acontece entre partidos politicos aqui no Brasil onde tem um monte mais acaba se poralizando entre PT e PSDB
_________________________________________________
Wconserta
Power Adm CentOS 4.3
CentOS Brasil
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2642228
Comentário de Copernico Vespucio
curiosidade: Me satisfaz uma curiosidade, que pode até estar dentro do escopo da notícia:

Qual a distro q c usa em casa? E qual a que vc. gostaria de usar no trabalho?
Comentário de Copernico Vespucio
Parcialidade deles: É fumaça e espelhos sobre o fato de que Suse e RedHat não são realmente as únicas distro Linux utilizadas por empresas e corporações.

Elas são, sim, tendem a ser as únicas no mundo Linux que *só são viáveis* para empresas.

Especializar seu trabalho em um único nicho não necessáriamente faz dele melhor.
Comentário de nemesis
matou?: Ubuntu Breezy Badger, à espera de Drapper Drake! :)

No trabalho, poderia ser qualquer coisa que não Windows e desenvolvimento Delphi. Estão também tentando empurrar todo o desenvolvimento para aplicações web Java (!!), então, minha vontade é de me tornar apenas um administrador de sistemas -- ficar perto do Linux no servidor, eventualmente criando alguns scripts para tarefas específicas. :)

Desenvolvimento de software comercial é chato demais, prefiro criação de algoritmos em linguagens de alto nível como mero exercício intelectual pras horas de lazer... daí meu interesse em Scheme ou povray... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
matei, em parte.: então, minha vontade é de me tornar apenas um administrador de sistemas -- ficar perto do Linux no servidor, eventualmente criando alguns scripts para tarefas específicas. :)

Tarefas como scripts shell para levantar o Jakarta Tomcat, servidor de aplicação Jonas ou crontabs para executar daemons em Java. KKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ubuntu é muito legal. Me estranha vc. usar alguma coisa tão prática e pouco "Réquer" quanto essa distro em casa.

O Drapper Drake, quando vier, será um forte candidato à minha máquina, em uma briga de foice com o Kurumin 6.

Desenvolvimento de software comercial é chato demais

Mas acho que desenvolver com tecnologia de ponta, tendo como user final outros desenvolvedores, é mais estimulante.

Mas a resposta que mais tinha a ver com o contexto vc. não deu: A melhor distro pra usar no trabalho, especialmente em servidores, mas tb. em estações (onde não faz muita diferença tocar música e filmes, por exemplo).
Comentário de nemesis
bofh: "Tarefas como scripts shell para levantar o Jakarta Tomcat, servidor de aplicação Jonas ou crontabs para executar daemons em Java."

ou não. >)

melhor ficar por trás do que na frente... :)

"Me estranha vc. usar alguma coisa tão prática e pouco 'Réquer' quanto essa distro em casa."

não é possível vc estranhar: eu gosto de simplicidade e poder nas pontas dos dedos. pq acha que implico tanto com java e gosto tanto da linha de comando? ;)

Eu acho que me sentiria em casa com slack, mas gostei de uma distribuição simples, em apenas um CD e, principalmente, que já vem com defaults muito bons...

"Mas acho que desenvolver com tecnologia de ponta, tendo como user final outros desenvolvedores, é mais estimulante."

absolutamente, sim! Desenvolver ferramentas, bibliotecas, APIs bem-boladas, utilitários e scripts para programadores de aplicação seriam meu trabalho ideal. Infelizmente, cá estou eu -- como a maioria absoluta dos programadores -- no papel de programador de sistemas de aplicação para usuário fim. fim da picada...

"melhor distro pra usar no trabalho, especialmente em servidores, mas tb. em estações (onde não faz muita diferença tocar música e filmes, por exemplo)."

realmente, não tenho preferência, até pq só conheço distros derivadas de Debian, já usei Fedora, alguma coisa de Mandrake e só uma olhadela no Suse de alguns anos atrás...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Paulo Pontes
levadas a sério: até hoje só vi o Red Har e o Suse sendo levados a sério por empresas grandes...
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Viável só para empresas?: Não sei quanto à Red Hat, mas uso o Suse 10 no desktop de todos meus clientes. Inclusive usuários leigos. Não o Open Suse - a diferença é só a adição de repositórios no yast. O Suse não é pago como muitos pensam. Vc só não tem suporte da Novell se não pagar por ele.

Na verdade não vejo qual seria alguma eventual deficiência pelo menos do Suse em relação à qualquer outra para uso doméstico (tanto que a uso após o fim da Conectiva).

Acho que a escolha, nos desktops se daria mais por gosto pessoal do que por méritos mesmo...

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Copernico Vespucio
Divide and Conquer: Clássico algoritmo da divisão e conquista: reduza o número de seus concorrentes a um número limitado e conhecido. Depois divida de novo e de novo, até sobrar apenas você... :-P

Com o comentário, a Novell escolheu seu concorrente. Um representante antigo, grande e forte o suficiente para não dar ao mercado uma impressão de monopólio.

Quanto mais forte o concorrente, mais forte será a reputação da Novell nesse nicho, pq "apenas os grandes têm grandes rivais".

Agora, ela tentará "vender" ao mercado esse concorrente e a idéia de que apenas ele representa uma ameaça.

Fumaça e espelhos.
Comentário de Manoel Pinho
Novell ?!: Novell e Red Hat ?! Seria mais provável ficar só a Red Hat pois a Novell já fez muita besteira comercial no passado e por isso perde mercado para a Microsoft a cada dia. Apesar dela ter adquirido a Suse e a Ximian, a empresa para mim ainda tem ranço daquelas empresas de software proprietário americanas. Essa afirmação de que só existirão as duas no futuro é um FUD típico delas...

Eu creio que haverá espaço para várias distribuições comerciais, de diferentes portes, e também para distribuições não comerciais. Nem todas as empresa de todos os países do mundo têm o mesmo comportamento em relação ao software livre e distribuições comerciais "enterprise" custam muito caro para grande parte delas.

Não dá para comparar uma multinacional americana rica com uma pequena empresa brasileira. Por isso não dá para oferecer o mesmo produto pelo mesmo preço para todo mundo. Isso é o que acontece com a M$ oferecendo o windows pelo mesmo preço em dólares e mesmas políticas de licenciamento para todos os países. O resultado que todos conecemos é que um monte de empresas não conseguem usar softwares regularizados.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004