Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado Programa de Associados da Free Software Foundation Europe

Fernanda Giroleti Weiden (fernanda @ softwarelivre.org) enviou este link e acrescentou: “Lançado programa de Associados da FSFE para defender a liberdade na era digital. "Protegemos nossa liberdade de criar e participar numa sociedade digital que respeita liberdade e privacidade." Com esse slogan, a Free Software Foundation Europa (FSFE) lançou seu programa de associados durante o FOSDEM, em Bruxelas. A restistência contra patentes de software mostrou que as mudanças são possíveis, mas também mostrou que precisamos fazer mais. Enquanto ainda estamos nos defendendo contra as patentes de software, outros assuntos – novos e antigos – não podem ser encaminhados da maneira que deveriam. "Jogadores globais cuidam de avançar seus monopólios e modelos de negócios estão aumentando sua influência em vários níveis através da tecnologia, legislação, e dinheiro. Diz Stefano Maffulli, representante italiano da FSFE, e conlui: "Se nossa liberdade é para ser preservada, nós precisamos de mais defensores suportando o trabalho e mais pessoas fortalecendo sua voz."” Mais detalhes abaixo.

Ela prossegue: “Fellowship chega por EUR 120,- (EUR 60,- para estudantes) por ano. Todos associados recebem um login no portal Fellowship, um site para conhecer, comunicar e cooperar com outros. Os associados podem escrever blogs, trocar experiências em fóruns e manterem-se atualizados sobre os últimos acontecimentos. Através dessa aproximação, é possível divulgar iniciativas para manter as pessoas unidas e fortalecer a voz do coletivo. Ainda, todos os associados receberão um alias de e-mail @fsfe.org, um sinal visível de sua conexão com a Free Software Foundation Europa. Como funcionalidade prática para fortalecer sua privacidade e segurança, todos os associados receberão um exclusivo SmartCard com OpenPGP, desenvolvido por Werner Koch, autor do GnuPG e Chefe de Gabinete da FSFE. Com este SmartCard, todos os associados poderão comunicar-se com segurança e privacidade através de assinaturas digitais e criptografia. Isso também protege seus logins e dados no disco, entre outras coisas. "Este cartão é o estado-da-arte em matéria de token para diferentes aplicações, como encriptar seu e-mail. Através desse cartão nós colocamos o poder de proteção de dados e da privacidade nas mãos de nossos associados. Nós esperamos disponibilizar essa poderosa ferramenta para todos, aumentando o conhecimento sobre questões de privacidade e segurança", explica Werner Koch. "Nos últimos anos, temos trabalhado no limite de nossas habilidades e além. Nós vimos que podemos progredir, mas também precisamos estar cientes de que a batalha recém começou. Defender a liberdade coletiva é algo que precisamos fazer juntos. Considere esta uma chamada para nosso exército," diz Georg Greve. Junte-se ao Fellowship em http://www.fsfe.org/

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kid-X
Meu medo: Tem perigo de por exemplo, eu escrever um programa sob GPL, daí alguém roubar o meu código e fechá-lo ou colocar o nome dele em cima? Isso acontece, não é verdade? Para precauções, a FSF sugere que registre nos US... Mas isso aí não é ser copyleft, além de custar caro registrar!

___________________________________
-={([FREE PATENTS])}=-
Comentário de brain
Copyright - off-topic: Pegar teu código sob a GPL e adicionar a ele o nome de outra pessoa que faça uma modificação, se a licença for mantida, não é propriamente uma violação. Mas de fato sempre existe o perigo de alguém "roubar" qualquer trabalho protegido por direitos autorais, independente da licença adotada.

Registrar a obra nos EUA pode ser uma boa idéia para facilitar a defesa no caso de uma infração do seu direito autoral nos EUA, e é justamente para este caso (de infrações nos EUA) que a FSF sugere o registro, como consta no próprio link que você incluiu.

Mas tanto lá como aqui o direito autoral independe de registro. Você não precisa registrar a obra para ter direito autoral sobre ela. O registro da obra facilita a comprovação da autoria, mas não é obrigatório. E mesmo que você registre, não há incompatibilidade com o copyleft, que se baseia justamente na legislação de direitos autorais.

Para saber melhor como funciona o direito autoral sobre programas de computadores no Brasil, sugiro uma consulta às leis 9610 e 9609, de 1998.
Comentário de Kid-X
Obrigadão! :-D: Obrigado mais uma vez Augusto!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004