Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Free Software Foundation premia Theo de Raadt (do OpenBSD) e pede à comunidade uma BIOS livre

O Free Software Award é uma premiação anual da Free Software Foundation, e neste sábado foi anunciado o premiado deste ano: Theo de Raadt, líder do projeto OpenBSD. O prêmio foi um reconhecimento à sua contribuição como fundador e líder dos projetos OpenBSD e OpenSSH, cujo valor não se limita ao âmbito do sistema operacional mantido por ele. Os outros dois indicados para o prêmio deste ano eram Andrew Tridgell (Samba) e o brasileiro Cesar Brod.

A FSF também publicou uma nota chamando a comunidade à ação para completar o desenvolvimento de uma BIOS livre.



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kalicrates
Falta um detalhe: Entre os partidários do movimento open source devem existir especialistas em eletrônica: é necessário projetar um gravador de EEPROMs open source, com direito a layout de placa de circuito impresso e tudo mais.
Com isso, bastaria baixar os arquivos, e confeccionar o aparelho.
Porque ? E se ao gravar a freebios e falhar...?
Com um gravador externo, conectado via porta paralela (ou USB mesmo) e controlado via Linux (lógico...;-), seria a liberdade (com segurança) completa!
Comentário de Xtian Xultz
gravador: Poutz, o que mais tem por aih eh projeto de gravador de EEPROM. Com certeza, dos problemas este eh o menor.
Dependendo da placa mae (a maioria) eh possivel regravar a BIOS por software mesmo (soh que a maquina e a BIOS precisam dar boot pelo menos para poder rodar o software).
Comentário de Kalicrates
Sim eu sei...: ...mas funcionam ???
Eu cheguei a baixar toda a documentação de um projeto desses (um bem famoso aliás), depois chamei um amigo para me ajudar
Foi uma romaria: peças na Sta. Ifigênia, placas de circuito impresso, horas e mais horas trabalhando e...não funciona!
Esse meu amigo é um especialista em eletrônica, para tirar a dúvida se fizemos alguma bobagem...levei o brinquedo até a Poli Elétrica (USP), e um engenheiro me disse que não poderia funcionar mesmo, porque uma parte do circuito gerava um enorme ruído!
Um projeto oficial da FSF teria um nome a zelar, essa foi a minha idéia.
Se você conhece algum projeto desses, que você montou, testou e que funciona, não deixe de postar o link aqui por favor
Comentário de Henrique Vicente.
..: Olha, eu não vejo nada do outro mundo nisso, e isso não precisa necessariamente de ser feito por "pessoas físicas"... empresas como IBM podem se interessar nisso... então, dinheiro não seria problema assim.. além de eu ter certeza que já ouvi coisas sobre regravarem BIOS... ah, e já vi uma placa mãe relativamente barata (uns R$1000) há um tempo atrás com dois BIOS para dois processadores Athlon MP.
Comentário de against
brod: que mal lhe pergunto, pq o brod era indicado ?
Comentário de against
Cesar Brod, recognized for h: Cesar Brod, recognized for his advocacy work and leadership for the advancement of Free Software in Brazil.

Nossa, que ele anda fazendo que eu sinceramente nunca vi ?
Comentário de Xtian Xultz
Gravador: Me posta aqui o link do projeto que voce fez, fiquei curioso como um gravador de EEPROM pode ter um circuito capaz de gerar tanto ruido que impeça seu funcionamento... nao consigo imaginar isso...
Comentário de henrique
Fez muito: Bom para mim ele fez muito, assim como para os outros cooperados da SOLIS, que hoje vivem EXCLUSIVAMENTE de software livre!
O Cesar foi um dos, se no "O" idealizador da Solis, Assim como de vários outros projetos grandes como o SAGU que hoje roda em várias instituições de ensino no Brasil!

http://www.solis.coop.br


Henrique.
Comentário de Jimi
OpenHardware: Existe um projeto Open Hardware. Faz tempo que li algo sobre.
Nem todas as Eprons (Cirquito integrado(Memória não volatil)regravavel) ou Memoria Flash usada para gravar o Bios podem ser retirados e ligados a um gravador externo. Alguma modelos Asus e Soyo usam componentes SMD soldados nas placas. Dai o unico módo de gravar é por meio de software que também deveria ser GPL. Para não ficar na dependência do fabricante.
Comentário de against
brod: legal, valeu pela resposta.
jah usei o agata, muito legal por sinal.
Eu soh conhecia o lado pontobr e pro-mono do brod.
[]'s
Comentário de against
brod: Agora eu exagerei na merda, confundi o brod com o bruder.
Eles nao sao a mesma pessoa certo ?
Dah um desconto pelo timestamp...
(01:50 am)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004