Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun libera projetos do processador Niagara sob licença livre

Como pode ser conferido no site News.com, a Sun Microsystens planeja lancar sob licença livre o projeto de seu processador UltraSparc T1 "Niagara", de 8 núcleos. Já há pelo menos uma empresa interessada em lançar uma versão modificada (com apenas um núcleo) para aplicações embutidas.


 

Segundo o artigo, a intenção é recuperar a relevância da arquitetura SPARC, que vem perdendo espaço para as concorrentes.
” A nota foi enviada por Matheus Santana Lima (matheusslimaΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silvio
Já tem suporte no Kernel...: Por conhecidencia, o suporte ao "Niagara" foi pra mainline do kernel hoje, obra do kernel hacker Dave Miller (do time do Netfilter) (http://vger.kernel.org/~davem/cgi-bin/blog.cgi/2006/03/21#niagara_upstream)

Eu acompanhei pelo blog do Dave Miller o port do kernel, é realmente impressionante... Tem um inclusive um screenshot do boot do kernel (rodando Gentoo). (http://vger.kernel.org/~davem/cgi-bin/blog.cgi/index.html).
Comentário de Ricardo Carvalho
Alguns ainda vão dizer que a: Alguns ainda vão dizer que a Sun fede.
Comentário de Copernico Vespucio
já não é o primeiro: E já não é o primeiro projeto de processador da Sun que é liberado sobre licença livre.

Se isso continuar, já teremos disponpiveis projetos de hardware livre que permitirão uma infinidade de melhorias, assim como a proteção da liberdade dos usuários.

Eu ouvi alguém aí no fundo falar sobre DRM?
Comentário de Marcus Alves Grando
Engraçado isso...: "I like Niagara, it amplifies stupidity." -DaveM
Comentário de Copernico Vespucio
Estratégia Livre X Desconfiança: Alguns que agem como "mendigos" (acham que qualquer coisa fornecida por uma corporação para o software livre / Código aberto é alguma espécie de esmola), estão sempre desconfiados na proporção direta do tamanho da "esmola".

Se corporações como a Sun e a IBM abrem seus projetos, não é para conquistarem "simpatia", fazerem marketing ou dar esmolas.

NÃO SOMOS MENDIGOS. As corporações fazem isso pq existe vida muito inteligente na comunidade de informação. E isso traz benefícios palpáveis para estas empresas.

Corporações são feitas de pessoas. E algumas delas têm pessoas que vêem uma vantagem bastante estratégica em abrir seus projetos.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004