Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Definida data de lançamento do Ubuntu Dapper Drake

Agora está definida a data oficial de lançamento do Ubuntu Dapper Drake em versões desktop e server, com um atraso de seis semanas proposto ateriormente, confirmada para o dia 1 de Junho após reunião pública em canal IRC. Os motivos para o novo agendamento continuam sendo os já citados na notícia referenciada, incluindo testes abrangentes na interface gráfica de instalação do Live CD; o cronograma de releases encontra-se em seu wiki, e o status das 82 novidades do Dapper no launchpad.

Mark Shuttleworth voltou a declarar que a intenção desta demora é assegurar a robustez e a confiabilidade do Ubuntu como plataforma organizacional utilizando softwares livres em larga escala. Maiores informações sobre o processo de releases do Dapper podem ser encontradas no wiki e no launchpad. O Dapper Drake promete ser um dos mais refinados Linux já produzidos.
” A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Brunno Gomes
Vai ser...: ... chato ter de esperar um pouco mais pelo lançamento, mas tenho certeza de que vai valer a pena ! Os desenvolvedores terão ainda mais tempo para "polir" o sistema e com os objetivos planejados para estas 8 semanas atingidos o Ubuntu conquistará uma base de usuários ainda maior.

Brunno Gomes
Comentário de someone_br
1 de Junho: brain, acho que é 1 de Junho, e não de 1 de Julho.
Comentário de semente
1o de JUNHO!: Brain, é Junho, ok?

--
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
Comentário de Grobsch
...: Um dos motivos da fama do Ubuntu é que todo dia tem notícia sobre ele...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de masp
É primeiro de Junho, seu nom: É primeiro de Junho, seu nome já foi alterado de Ubuntu 6.04 para 6.06.
Além disso a numeração decimal será abandonada após o Dapper, usarão um hífen no lugar do ponto nas versões seguintes.
Comentário de ricardo_k2
Qualidade...: ...mais um produto com a qualidade Mark Shuttleworth


Software Livre é a minha cara,
Debian é a minha escolha!
Comentário de ricardo_k2
Qualidade...: ...mais um produto com a qualidade Mark Shuttleworth!


Software Livre é a minha cara,
Debian é a minha escolha!
Comentário de ricardo_k2
Qualidade...: ...mais um produto com a qualidade Mark Shuttleworth!


Software Livre é a minha cara,
Debian é a minha escolha!
Comentário de vmedina
Invejinha?: A essa hora da manhã?

O Ubuntu tem essa fama porquê é uma ótima distro. Ela tem destaque e notícias novas porquê as pessoas querem saber como vai a distro.

Sinceramente, o Ubuntu é a melhor coisa a ter surgido do Debian em muito tempo. Seria uma boa se todas as distros tivesse 10% do profissionalismo e recursos dela.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de fartec0
data da release: É, foi falha minha..... a data é primeiro de junho!

Valeu pelo toque ai pessoal.
Comentário de RedCzar777
ADSL e pt-bt: Só espero que o suporte para usuários ADSL seja melhorado, e também para pt_br. Quem usa ADSL não consegue configurar a rede na instalação e consequentemente também não consegue baixar os pacotes extras para dar suporte mais amplo ao pt_br. Esse são os únicos problemas que eu vi na última versão do Ubuntu.

Obs.: Também poderiam mudar aquele tema "cor de terra" como já foi dito por aqui mesmo no BR-Linux, hehhehe.
Comentário de RockerTux
Seria uma boa se todas as dis: Seria uma boa se todas as distros tivesse 10% do profissionalismo e recursos dela.
Querer ter 10% do que o Shuttlealgumacoisa tem é f... ou melhor, é bom demais =p
Comentário de brain
ok, obrigado: ok, obrigado
Comentário de brain
Como fazer algo a respeito sem programar: https://wiki.ubuntu.com/ReportingBugs
Comentário de vmedina
Recursos não significa dinheiro.: Não necessariamente.

O Ubuntu é muito bem feito, mas não somente por quê Mark Shuttleworth(acertei?) injeta dinheiro. A postura do pessoal que faz a distro também é muito boa.

O melhor trabalho deles é na usabilidade, e é de alto nível. Não existe uma distro mais usável que o Ubuntu, IMHO. O uso deles do ambiente GNOME, muito mais simples que o KDE(IMHO), ajuda muito. A pessoa instala e ele já tá pronto pra rodar e fazer todas as coisas. A instalação de pacotes é bem boa pela ferramenta deles, tornando tudo mais fácil.

Ficar reclamando que o Ubuntu é o primo rico é mole, o difícil é tomar vergonha e acompanhar o trabalho de usabilidade deles.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de RockerTux
Realmente, o Ubuntu é muito: Realmente, o Ubuntu é muito bem feito, mas sem o bolso do Shuttleworth (acho que é isso mesmo =P) acho que ela não se tornaria tão popular... de onde sairiam os CDs do shipit?
Comentário de Grobsch
Anunciar atraso de release...: Tudo é opinião pessoal VMedina, eu acho que o Ubuntu é a síntese do que não gosto, base Debian e Gnome, mas não me refiro a qualidade da distro e sim que anunciar atraso de release no mundo inteiro já é demais...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de brain
anunciar atraso de release no mundo inteiro: Não acho que "anunciar atraso de release no mundo inteiro" seja uma boa descrição. Os responsáveis pela distribuição definiram o novo cronograma, e os blogs, sites, revistas e outros veículos de comunicação interessados divulgaram. É o caso do BR-Linux. Acho a notícia relevante, ainda mais considerando que o Ubuntu foi a distribuição vencedora na nossa votação dos Favoritos, há 3 meses. Aliás, ela vem ganhando votações similares em todo o mundo, o que talvez explique o espaço que ela ganha nas notícias em outros locais.
Comentário de Gustavo Monteiro
Recursos e Kurumin 5.1: Sei não !, acho o Kurumin mais usável e mais fácil que o Ubuntu, nunca tive problemas com ADSL, MP3 ou qualquer outra coisa.
Comentário de vmedina
Gosto seu...: Mas existem diversas páginas te dando esse apoio. O Ubuntu respeita algumas restrições sobre o MP3 que o Kurumin não respeita ou não precisa respeitar por ser feito para o Brasil. Sobre ADSL um colega meu instalou e configurou seu ADSL normalmente. Ele não tem muitos conhecimentos sobre Linux.

A abrangência do Ubuntu é muito maior, mas você pode instalar esses pacotes depois através de outros repositórios que são facilmente configurados.

Porém o Ubuntu em comparação é muito mais profissional do que o Kurumin. O acabamento da Distro é muito melhor que o mesmo. Poucas são as distros no mundo que podem concorrer diretamente com o Ubuntu nesse quesito.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Claro, claro. Slackware é me: Claro, claro. Slackware é melhor porquê é pra "hackers"! :P

Mas, por mais que você não goste, você tem que respeitar os resultados do Debian em criar uma boa base com um serviço de atualização excelente e do GNOME de promover uma usabilidade ímpar. Menus limpos, ambiente clean e facil instalação de pacotes é muito melhor que menus atulhados e make para instalar programas. O usuário final deseja muito mais usar algo simples do que fuçar coisas complexas.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Alex Alves de Assis Aguiar
O porquê da questão: vmedina, leia isto, urgente:

http://tinyurl.com/rwmsn
Comentário de Gustavo Monteiro
Gosto seu: Eu poderia dizer que o Ubuntu é gosto seu também, mas gosto não se discute, o que eu quiz dizer é que coisas simples como mp3 já vem configuradas, tudo bem no Brasil não se respeita ou não é preciso respeitar certas restrições, mas o fato é que no final das contas todo mundo ouve mp3 no linux, estando Brasil ou fora dele. Quanto ao adsl nem todo mundo sabe configurar na linha de comando, no Kurumin essa facilidade já existe em modo gráfico no menu internet há muito tempo, quanto ao acabamento também discordo de você, não sei você testou a última versão do Kurumin que é a 5.1, o novo painel de controle é um show; configurar periféricos, instalar novos programas e gerênciar os pacotes são tarefas facílimas que qualquer leigo consegue desempenhar. Eu também testei o Ubuntu, e siceramente fora o synaptic que também está no Kurumin 5.1 não vi tanta facilidade assim para quem está começando, exemplos : instalação do sistema, configuração adsl e softmodems, configuração da conta root, lembre-se que nem todo mundo conhece os comandos; su, passwd ou configuração do /etc/sudoers. Quanto a abrangência, qualquer distribuição que tem aquele investimento todo de dinheiro, com fundação e empresa trabalhando juntos se torna abrangênte, lembre-se o Kurumin é um exército de um homem só e quantas vezes já foi capa da pcmaster. E por fim quanto a ser mais profissional, no Hospital das Clínicas de Pernambuco o Kurumin é o único sistema operacional usado nos servidores e nos desktops há mais de um ano e ainda na versão 4.0.
Comentário de marcus
"apt-get update" no Kurumin: Eu queria ver alguem rodando um "apt-get update" hoje em um Kurumin 4.0
Será que alguém seria capaz de me dizer o que acontece?
Comentário de Gustavo Monteiro
"apt-get update" no Kurumin: No mínimo, alguma coisa seria atualizada.
Comentário de Trollador
"apt-get update" só vai atua: "apt-get update" só vai atualizar a base de pacotes. Agora um "apt-get upgrade" pode ser desastroso. Eu já testemunhei isso com um Kurumim 3.0.

Eu sei, eu entendi que vc quis dizer isso, só estou querendo ser chato :P

ps.: Antes que venham as críticas, eu acho o Kurumin fantástico pra quem tá começando, indico para quem quer experimentar o Linux pela primeira vez. Mas que um apt-get upgrade, dependendo das circunstâncias, ferra com o bichinho, ah isso é verdade!
Comentário de Copernico Vespucio
"apt-get update" no Kurumin: Antes de fazer uma coisa dessas, eu daria uma atualizada no meu sources.list (inclusive comentando atualizações particularmente perigosas), ou coisas estranhas podem acontecer.

Pra mim, essa é uma vantagem palpável do Ubuntu: um repositório de pacotes só pra ele, enquanto o gigantesco repositório do Debian tem de atender a já um monte de distros diferentes, em versões diferentes, como o Kurumin.

Conciliar milhares de pacotes stable, unstable, contrib e testing é muito complicado!

E o que é pior, em caso de um update total, um único pacote .deb mal construído pode ocasionar uma tragédia.

A vantagem do Kurumin sobre o Ubuntu é: maior suporte a hardware, mais scripts, incluindo os "ícones mágicos", mais opções de menu (a do Ubuntu é um pouco espartana) e um tratamento mais "personalizado" aos usuários brasileiros (suporte ao hardware mais comum de se encontrar por aqui, aplicativos preferidos, etc).
Comentário de giganttee
Kurumin não respeita nada pq: Kurumin não respeita nada pq brasileiros também não respeitam. E visto que é uma distro para brasileiros...

E outra, Kurumin não é feito para ser distribuído mundialmente, senão não poderia nunca ter codecs pra mp3, wmv, etc. Problemas surgiriam.

E como já ouvi falar muito e tenho que concordar: Kurumin é um kernel Linux, ferramentas Debian e um monte de scripts. Se isso é bom ou não... depende de quem está avaliando e em que nível está fazendo isso.
Eu particularmente não gosto do Kurumin. Gosto de distros que seguem sua filosofia e tem comunidade por trás, não apenas uma pessoa citando regras e levando a fama por trabalho que não é apenas seu.
Discorda? Então vou perguntar uma coisa: Quem é o autor do Kurumin? Todos vão dizer Carlos Morimoto. Vão citar mais algum outro? Nâo. É o Morimoto que faz todo o trabalho sozinho? Até que me provem o contrário, duvido muito. Então pq não se fala de outro quando se ouve falar do Kurumin?

Ah, ainda mais quando vêm dizendo que Kurumin é um Debian. Debian é apenas aquele que se baixa em www.debian.org ou nos espelhos oficiais do projeto. Fora isso, não é Debian e não adianta dizer que é apenas pq usa um apt-get ou a base Debian.

Se assim o fosse, toda distro que usasse o sistema de pacotes pkgsrc deveria ser um NetBSD, o que não é!
Comentário de giganttee
"...enquanto o gigantesco rep: "...enquanto o gigantesco repositório do Debian tem de atender a já um monte de distros diferentes, em versões diferentes, como o Kurumin."

De onde tu tirou isso? Se ele atende, é pq as outras distros o usam, mas o Debian, até onde eu saiba, não constrói nem administra seus repositórios pensando em Kurumins, Knoppixs, etc.

"E o que é pior, em caso de um update total, um único pacote .deb mal construído pode ocasionar uma tragédia."

Concordo, mas não é simples assim um desenvolvedor Debian construir um pacote .deb mal feito. Existem políticas no Debian e elas são muito respeitadas. Isso tem mais cara de quem tá fazendo pacotes para o próprio uso e não para um repositório de uma respeitada, e gigantesca, distro.
Comentário de Copernico Vespucio
não constrói nem administra: não constrói nem administra seus repositórios pensando em Kurumins, Knoppixs, etc.

Não, o Debian não pensa em termos de "Kurumins e Kanoppixs". Ele pensa em termos de Stable, Unstable, Testing e Contrib. Apesar de a própria distro em si privilegiar pacotes já testados e estáveis (Stable) e não dar preferência aos pacotes não-livres, segundo seus padrões (o que é maioria dos existentes em Contrib). No entanto, essas opções existem no repositório. Isso, creio, para permitir liberdade aos usuários que desejam um Debian "um pouco diferente", inclusive criando outras distros derivadas.

mas não é simples assim um desenvolvedor Debian construir um pacote .deb mal feito

Não é tão difícil quanto vc. diz, principalmente em Testing e Unstable. Já tive azar de encontrar pacotes lá com vários problemas diferentes, desde empacotamento até scripts com problemas e dependências incorretas (mas sim, eles não costumam ficar assim pela eternidade).

Os desenvolvedores são humanos como você e eu (que cometem erros como você e eu, principalmente após noites sem dormir), o número de pacotes é muito grande, é difícil testar em todas as condições (e programadores são, tradicionalmente, maus testadores - eu inclusive :P ), é impossível conferir *todos* os pacotes...

Quem usa qualquer outro repositório que não o Stable, corre o risco de coisas assim. É o preço a pagar por ser "pioneiro".

Um repositório menor e menos versátil pode ser melhor gerenciado, o que não evita, mas minimiza esse tipo de problema.
Comentário de Focus
Só eu?: Poxa só eu que gosto da cor de terra? :-) Cheguei a fazer um esquema de cor parecido pro KDE :p
Comentário de Gustavo Monteiro
Kurumin: A questão não é de respeitar isso ou aquilo, no final das contas qualquer um que use: Fedora, Ubuntu, Kurumin, Mandriva ou qualquer outra distro vai ouvir mp3, wmv ou qualquer outra coisa proprietária estando no Brasil ou não estando, então é hipocrisía dizer: tal distro respeita isso ou tal distro respeita aquilo, pois no fim existem pacotes e meios para todas elas rodarem mp3, wmv e etc. É muito fácil criticar alguém que tem iniciativa, é fácil falar de Carlos Morimotto como se ele fosse um ditador, um Hitler que comanda o Kurumin, mas e quantas vezes os fórums do guiadohardware.net, modificaram o Kurumin com suas dicas e scripts ?, sim meu amigo existe um forúm de desenvolvimento em que qualquer um pode acompanhar e ajudar se quiser, e isso não é comunidade ?, até o nome de que contribuiu com o visual está no parede da distro, isto não é reconhecimento ?. Agora até onde eu sei o Ubuntu é desenvolvido por uma fundação patrocinada por um milionário, onde está a comunidade e o reconhecimentos de outros nisso ?.
Comentário de RockerTux
você não está sozinho, eu: você não está sozinho, eu curto tb =)
Comentário de Copernico Vespucio
RE: :,-(: Kurumin não respeita nada pq brasileiros também não respeitam. E visto que é uma distro para brasileiros...

Eu realmente fico muito triste quando escuto qualquer brasileiro desclassificar tanto assim seu próprio povo. Esse é um comportamento recorrente que mina cada vez mais nossa possibilidade de evoluir. Seja em tecnologia da informação, seja em qualquer outra coisa. Muito triste.

E como já ouvi falar muito e tenho que concordar: Kurumin é um kernel Linux, ferramentas Debian e um monte de scripts. Se isso é bom ou não... depende de quem está avaliando e em que nível está fazendo isso.

Toda distribuição Linux do planeta tem essa composição. Kernel comum a todas, ferramentas da autoria do autor e/ou vindas de outra(s) distro(s), e um monte de scripts. E isso tem funcionado bem.

E outra, Kurumin não é feito para ser distribuído mundialmente, senão não poderia nunca ter codecs pra mp3, wmv, etc. Problemas surgiriam.

Parece que a versão 6 do Kurumin vai vir internacionalizada. Eu não sei qual a solução que vão encontrar para o DeCss, em particular. Talvez um simples aviso legal, seguido da opção de desinstalar/não instalar o pacote, resolva. Ou talvez não. Os juristas podem dizer mais sobre isso, não nós.

Já em relação aos codecs mp3, wmv, etc. Eu creio que esses formatos são, fundamentalmente, padrões sem leis especiais relacionadas (assim como formatos comerciais, .doc, .ppt). Então se alguém conseguir entender o formato e escrever um software que os leia (desde que não seja por engenharia reversa de algum produto proprietário), não vejo problemas. Se houvesse problemas em escrever um codec livre wmv, haveria problemas em escrever um Samba, por exemplo. Ou haveria problemas no fato do OpenOffice abrir .doc.

Então entendo que, na versão internacionalizada, certamente haverão soluções para o problema.

Quem é o autor do Kurumin? Todos vão dizer Carlos Morimoto. Vão citar mais algum outro? Nâo.

Dá uma olhada boa no Guia do Hardware e vai perceber que são citados vários outros contribuintes importantes. Na época do Kurumin 4, se não me engano, o Morimoto tinha decidido a encerrar sua participação ativa no desenvolvimento e deixar tudo na mão dos contribuintes. Aparentemente ele parece ter mudado de idéia...

E há uma comunidade sim, existe um fórum e pessoas nesse fórum. Existe gente mandando dicas e testanto o sistema em seus hardware. E existe sim uma filosofia à qual a distro se mantém fiel: o comprometimento com o que funciona, acima de qualquer outra coisa.

e levando a fama por trabalho que não é apenas seu

Todo mundo no mundo Linux faz isso, pq quando o assunto é código aberto ninguém faz nada sozinho, nem a partir do nada. É o mesmo tipo de acusação que o Stallman faz ao Linus, por exemplo (em uma escala obviamente maior). E é uma acusação tão absurda quanto o é aqui. Não quer que ninguém ganhe fama aproveitando seu trabalho, não o distribua com licença livre ou aberta.

Então pq não se fala de outro quando se ouve falar do Kurumin?

Pq o Morimoto é "a cara pública" do projeto. Da mesma forma como vc. pouco escuta falar dos outros integrantes da FSF comparados à fama do RMS.

Ah, ainda mais quando vêm dizendo que Kurumin é um Debian.

O Kurumin foi produzido a partir do Debian, feito live-cd usando o unionfs e os "truques" do Knoppix. Simples assim: instalou o Debian em uma máquina, escreveu os scripts, instalou os drivers e todas as outras customizações, adicionou o suporte a live-cd e remasterizou. Não precisa de teste de DNA: a paternidade é bem óbvia.

Se assim o fosse, toda distro que usasse o sistema de pacotes pkgsrc deveria ser um NetBSD, o que não é!

Não é só o apt-get que caracteriza a herança, mas sim o fato incontestável de que o Kurumin foi produzido *sobre* o Debian. Existem até mesmo sistemas derivados de outras distros famosas que usam o apt-get e esses, obviamente, não são "crias" do Debian. Mas o Kurumin é.


Comentário de RockerTux
"Ah, ainda mais quando vêm d: "Ah, ainda mais quando vêm dizendo que Kurumin é um Debian.
O Kurumin foi produzido a partir do Debian, feito live-cd usando o unionfs e os "truques" do Knoppix. Simples assim: instalou o Debian em uma máquina, escreveu os scripts, instalou os drivers e todas as outras customizações, adicionou o suporte a live-cd e remasterizou. Não precisa de teste de DNA: a paternidade é bem óbvia.
Se assim o fosse, toda distro que usasse o sistema de pacotes pkgsrc deveria ser um NetBSD, o que não é!
Não é só o apt-get que caracteriza a herança, mas sim o fato incontestável de que o Kurumin foi produzido *sobre* o Debian. Existem até mesmo sistemas derivados de outras distros famosas que usam o apt-get e esses, obviamente, não são "crias" do Debian. Mas o Kurumin é."

Mas assim mesmo, não é Debian. Ou você é seu pai?
Comentário de Copernico Vespucio
paternidade X identidade: O Kurumin é uma *distro derivada* do Debian.

É muito comum as pessoas dizerem também que ele "É um Debian".

É um termo resumido comum. Em orientação a objetos, por exemplo, quando uma classe é derivada de outra, herdando suas características e comportamentos, dizemos que uma instância da classe é também uma instância da superclasse (relacionamento "IS A": "É um"): Uma caneta *é um* cilindro, um cilindro *é um* objeto.

Assim, ao invés de ficar o tempo todo dizendo "distro derivada do Debian", muita gente diz "É um Debian". Mas em momento nenhum quer se dizer que o Kurumin é idêntico ao Debian.
Comentário de Copernico Vespucio
embalagem: Será que a nova versão vai ser distribuída pela ShipIt com essa latinha "da hora" como embalagem? :-P
Comentário de Copernico Vespucio
ops!: Ops! Que pena... A figura não é uma embalagem de CD, é só um imã de geladeira... :-(

http://www.cafepress.com/ubuntushop/

Agora,

http://www.cafepress.com/ubuntushop.14580501

É de matar!
Comentário de hamacker
Copernico Vespucio, voce acha: Copernico Vespucio, voce acha o kurumin melhor apenas por causa do suporte a softmodems ? porque é a única coisa que vejo lá que realmente faz diferença. Todas as outras distros dispoe sempre dum meio fácil para configurar video, modem, rede, som,.... menos softmodens.

Se voce ainda tiver interesse de experimentar o ubuntu, tente instalar um wizard chamado automatix (fora do repositorio do ubuntu) que é um pouco mais abrangente que os ícones mágicos automatizando e configurarando um desktop popular com mp3,divix, plugins e tantos outros, só não instala os famigerados softmodens. Se tiver interesse acesse páginas wiki do ubuntu e verá que há muitos outros repositórios extras e instrucoes para se fazer a maioria das coisas como instalar emuladores, jogos, xgl,... um wiki tão bom quanto o ubuntu só ví o do gentoo.

A tempo, o kernel 2.6.15 dá suporte aos famigerados softmodem smartlink (pelo ALSA). É o único modem fácil e rasteiro de ser instalado. No ubuntu voce instala o pacote slmodem-daemon e ele já aparece piscando na tela. Muito prático.


Comentário de marcus
BR-CDD: O Debian-BR-CDD pode-se considerar um Debian. Sangue puro. Legítimo, não bastardo. É um Debian customizado, que segue todas as regras e padrões para assim ser considerado.
E aí fica a pergunta: porque o Debian-BR-CDD não é tão amigável quanto o Kurumin??? Na minha opinião, porque as "ferramentas" que são criadas para o Kurumin não tem qualidade o suficiente para entrar numa distribuição séria, consistente e segura. O Kurumin só pretende ser fácil, "bunito" e compatível. Só.
Eu já usei Kurumin, mas depois que percebi que após alguns meses a distribuição não pode mais ser atualizada, nem os icones mágicos pra instalar programas funciona mais (porque normalmente as atualizações necessárias quebram o sistema), desisti. Hoje fico entre Debian-BR-CDD e Ubuntu.
Comentário de .;~
Só usei o Ubuntu uma vez na: Só usei o Ubuntu uma vez na vida (e adorei, por sinal..embora ainda prefira o slackware), e ainda por cima com o Live CD. E nessa vez, instalei a ADSL com uma facilidade imensa: adsl-setup, pã e pã. Fim.

Qual a dificuldade em fazer isso?
Comentário de Grobsch
Não foi uma crítica a publicação: Não foi uma crítica a publicação da notícia, acho que vc deve publicar o que mais atrai os leitores, o que disse é que um dos motivos da fama é exatamente a publicação exagerada de notícias sobre o Ubuntu, é a bola de neve, a popularidade cresce as notícias aumentam e ajuda a crescer a popularidade que traz mais notícias e mais popularidade.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Grobsch
Você levou para o gosto pessoal...: Você levou para o gosto pessoal, é gosto pessoal achar que pacotes .deb e os repositórios prestam... apenas gosto pessoal... A atualização do Debian é péssima ao meu entender... gosto muito mais no Slackware onde só existem pacotes estáveis e atualizados bem mais rapidamente...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de brain
exagerada?: Publicação exagerada? Qual das notícias publicadas sobre o Ubuntu você acha menos relevante, considerando a popularidade dele?

Quando se trata de distribuições nacionais, eu não me recuso a publicar nem mesmo notícias como a criação de comunidades no orkut, ou os aniversários, por intermédio de notas enviados pelos próprios mantenedores... Acho que nada mais natural do que as distribuições mais populares gerarem mais cobertura.
Comentário de vmedina
Cada um com a sua, mas existe: Cada um com a sua, mas existe uma tendência cada vez maior pelo uso dos repositórios. Quando a (Absorvida)Conectiva se deu ao trabalho de fazer isso para os rpms deveriam ter notado tal coisa.

A atualização do Debian é péssima por que diferencia o que é estável do que está em testes e dos instáveis? Todos os pacotes do Slackware são estáveis ou vem com a ultima versão, visto que esta nem sempre é estável?

A infra do Debian é um ótimo ponto de partida para fazer uma distro que mereça o nome, não que o slackware seja ruim.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Tanta gente distribui tanta c: Tanta gente distribui tanta coisa que se espalham com a mesma rapidez e não gastam a mesma coisa, vide kurumim.

Se a distro tivesse a mesma aparência profissional e componentes de primeira linha, fora os repositórios excelentes, ela seria um sucesso tão ou maior quanto o que é o do Ubuntu. Você acha realmente que o Google usaria um produto que só tem fama nos seus desktops?


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
patentes de software: "Eu realmente fico muito triste quando escuto qualquer brasileiro desclassificar tanto assim seu próprio povo...Muito triste."

pena, mas é verdade.

"Já em relação aos codecs mp3, wmv, etc. Eu creio que esses formatos são, fundamentalmente, padrões sem leis especiais relacionadas (assim como formatos comerciais, .doc, .ppt). Então se alguém conseguir entender o formato e escrever um software que os leia (desde que não seja por engenharia reversa de algum produto proprietário),"

a situação não é tão simples. Veja, por exemplo o caso do mp3:
wikipedia
licenciamento mp3

Mas há esperanças, da wikipedia:
"As patentes da Fraunhofer expiram em Abril de 2010, quando algoritmos MP3 se tornarão de domínio público."

Isso, claro, se até lá não extenderem o tempo de vida de patentes de software como fizeram nos EUA com as leis de copyright, onde Mickey Mouse vai continuar sendo da Disney enquanto o corpo congelado do velhor Walt continuar em animação suspensa... :)

Algo semelhante aconteceu anteriormente, com o formato de imagens GIF, cuja patente ( da Unisys, se não me engano ) já expirou e que foi um dos formatos mais utilizados nos primórdios da web, e cuja exata patente foi o motivo da existência do PNG...

"Ou haveria problemas no fato do OpenOffice abrir .doc."

Acho que, até hoje, a M$ nunca patenteou o formato...

De qualquer modo, parece que uma empresa -- Fluendo -- licenciou um decoder mp3 junto à Fraunhofer e a liberou sob uma licença MIT para uso em projetos de software livre. A próxima versão de GStreamer parece que já vem com ele e talvez Ubuntu tmb...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Carlos Roberto
"Conecta, mas não navega": O problema é do conecta, mas não navega. Diversas vezes sempre conectava meu ADSL no Ubuntu, mas não navegava.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de vmedina
Assim como o kurumin é um gosto seu: "coisas simples como mp3 já vem configuradas, tudo bem no Brasil não se respeita ou não é preciso respeitar certas restrições, mas o fato é que no final das contas todo mundo ouve mp3 no linux, estando Brasil ou fora dele."

Seria tolo se não achasse isso, mas duvido que se no Brasil fosse proibido a distribuição de players com MP3 as nossas distros iriam coloca-las. O ponto é não está lá na primeira utilização mas depois é possivel se acrescentar.

"Quanto ao adsl nem todo mundo sabe configurar na linha de comando, no Kurumin essa facilidade já existe em modo gráfico no menu internet há muito tempo,"

Concordo com vc, porém é fato que o colega que eu descrevo configurou o seu modem numa boa. Não creio que ele tenha feito por linha de comando. Veja EU NÃO CONFIGUREI O MODEM, só sei que foi feito sem grandes crises. Na minha opinião só vale a pena ter ADSL se o seu modem for roteado.

"Eu também testei o Ubuntu, e siceramente fora o synaptic que também está no Kurumin 5.1 não vi tanta facilidade assim para quem está começando"

Não creio que o tenha feito com a dedicação correta. Lembre-se que testar é diferente de sentar na frente de uma distrro por duas horas. Digo isso pois você nem notou que não se faz necessário o synaptic pois existe um outro configurador muito mais simples já instalado, acessível apartir do menu.

"configuração da conta root, lembre-se que nem todo mundo conhece os comandos; su, passwd ou configuração do /etc/sudoers."

Mas meu caro isso não se faz necessário! O usuário pode viver muito bem no Ubuntu sem usar o root, eu atualmente vivo. A menos que você seja um dos doidos que usam root como conta padrão.

"Quanto a abrangência, qualquer distribuição que tem aquele investimento todo de dinheiro, com fundação e empresa trabalhando juntos se torna abrangênte, lembre-se o Kurumin é um exército de um homem só e quantas vezes já foi capa da pcmaster."

Se a PC Master fosse parâmetro de revista de informática...

Mas, como já disse acima, se fosse só um caso de fama comprada eu não creio que o Google adotaria!

"quanto a ser mais profissional, no Hospital das Clínicas de Pernambuco o Kurumin é o único sistema operacional usado nos servidores e nos desktops há mais de um ano e ainda na versão 4.0."

Sério? Uma tristeza, pois o Kurumin é tão estável quanto um castelo de cartas e não é feito para tanto. No hospital eles usam interface gráfica no servidor também? Tomara que os médicos sejam melhores que os técnicos. Porém, o kurumim pode ser uma opção aceitável para um desktop corporativo depois que você coloca-lo na linha.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Problema velho hein... procur: Problema velho hein... procurou no google sobre ele?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Barbante de amarram saco de pão: "A vantagem do Kurumin sobre o Ubuntu é: maior suporte a hardware, mais scripts, incluindo os "ícones mágicos", mais opções de menu (a do Ubuntu é um pouco espartana) e um tratamento mais "personalizado" aos usuários brasileiros (suporte ao hardware mais comum de se encontrar por aqui, aplicativos preferidos, etc)."

Tudo isso arrumadinho com o melhor barbante de amarrar saco de pão.

Essas soluções não são profissionais como as que o Ubuntu disponibiliza. No meu trabalho, onde uso ele mais intensivamente, tudo é identificado e configurado do palm a câmeras web.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de hamacker
A coisa do repositorio do deb: A coisa do repositorio do debian é antiga, tanto a reclamação como os pacotes, é dificil para qualquer um aceitar que a versao mais velha é mais estável do que a mais recente, pois normalmente é o contrário.
Um belo exemplo é o gftp do repositorio estável que vira e mexe dá uns crashes malucos, e a versao no unstable tá bem melhor. Duvido que instalibidade do Xorg atrapalhe tanto para nao ter que usa-lo. Ou o kernel 2.6.8 ser a melhor opção em estabilidade do que a 2.6.15.

Sabe são essas coisas que vem transformando o ubuntu, um derivado debian mais popular que o próprio debian e suas CDDs. Se congelassem a unstable num ponto onde nao haveria pacotes quebrados, na prática voce tem quase um ubuntu. :)

Vida longa ao ubuntu e ao debian.
Comentário de Grobsch
Não me refiro ao Br-linux...: Augusto, não me refiro ao Br-linux, sei que você publica notícias das distros nacionais, muito mais do que em outros lugares, eu disse que um dos motivos do sucesso do Ubuntu é a publicação de qualquer notícia sobre a distro, qualquer, vejo uma overdose de notícias do Ubuntu em um monte de sites. No caso do Br-linux, ainda bem que notícias de distros nacionais são publicadas, mas em 90% dos outros locais ninguém publica uma vírgula sobre distros menos conhecidas enquanto publicam qq coisa sobre Ubuntu.
Isso que quis dizer, sobre o noticiado em si acho, como antes disse, e isto é opinião pessoal, um exagero publicar adiamento de release, mas sou apenas um leitor assíduo do Br-linux.
Acho que notícias de lançamentos, atualizações de segurança, e outras relacionadas aos usuários são mais importantes.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Grobsch
No Slackware são estáveis...: No Slackware todos os pacotes da árvore principal são estáveis, exemplo, o KDE 3.5 não fez parte do Slackware, só o 3.5.1, porque a versão anterior era instável. A questão Debian é tão curiosa que a cada dia vejo muitos usando o repositório do Ubuntu e dizendo que é melhor.
A única desvantagem do Slackware em termos de pacotes é quantidade, e os repositórios alternativos ainda não trazem bom pacotes em muitos casos.
Instalar o KDE no Slack é muito mais seguro e confiável do que instalar o Gnome, via Freerock, por exemplo.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de hamacker
Quando eu começei com Linux,: Quando eu começei com Linux, lá bem no tempo dos primórdios, esse foi meu primeiro problema. ;)
resolv.conf ? rota default ? peerdns ? acho que quando estivermos navegando entre galáxias diferentes provavelmente alguem perguntará "Comandante Kirk estou conectado a enterprise mas não navego.".:)
Comentário de Marcelo Ulianov
versão 1 final: Qdo sai ? Vc sabe de alguma coisa ? no site deles não vi nada... É tudo pre-release...
Comentário de Lauro César
Não acho.: Discordo de você. Acho sim, importante noticiar o adiamento da release. Gosto de saber quando vou atualizar meu sistema, assim como acredito que outras pessoas que utilizam esta ótima distro também gostam de ter essa informação.


==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de hamacker
Sei não, demora pra caramba.: Sei não, demora pra caramba. Eu peguei do 3o pre-release para cá (pré6) e já passou bastante tempo, apesar da lista de discussão ser bastante ativa, esse pré-release tá demorando mais que muita alfa por aí.

Como o marcus falou "é puro debian" então é bom esperar sentado :)
Comentário de vmedina
Se bem me lembro...: O comando era:

route del default

heheheheheheh também tive o mesmo.
[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Não creio que seja mais do que na Debian mas...: Isso é muito relativo.

É muito mais curioso porque você pode usar as versões testing e unstable se quiser. Para um servidor realmente é melhor usar a stable, mas para desktop ela pode ser meio antiga.

Para mim é Ubuntu no desktop e Debian nos servidores. :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Invejinha?: Leva a mal não, mas ter inveja do sucesso dos outros é algo muito triste.

Claro que o Ubuntu está em todas. Se uma distro estivesse presente em vários cantos do planeta ao invés de no quarteirão do bairro ela também seria divulgada tanto quanto o Ubuntu.

Que algo mais relevante para usuários do Ubuntu do que o atraso no lançamento da próxima versão? Eu acho que tem um bocado de usuários a mais do que a maioria dessas pequenas distros.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Essas são melhores que muita: Essas são melhores que muita distro que o pessoal manda seus colegas e amigos instalarem.

Debian-BR-CDD é muito bom. Usei durante muito tempo.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Copernico Vespucio
Ei, Ubuntu é (uma) das minhas distros preferidas: Ei! Eu tenho testado o Ubuntu já a alguns meses.

Mas decidi esperar um pouco antes de instalar. Por hora, o Kurumin5.1 fica. Meu home e meu /usr/java estão em outra partição, então a distro que eu tenho instalada não faz muita diferença pra mim.

wizard chamado automatix (fora do repositorio do ubuntu)

Fora do repositório do Ubuntu.

Essa é a diferença. O tipo de usuário que o Ubuntu e o Kurumin querem atingir esperam as funcionalidades dentro do soft que têm em mãos.

Eu particularmente queria que o Automatix já viesse instalado, com um item de menu bem chamativo e bem descrito.

Instalar softmodem (que ainda são *muito* comuns no Brasil - 90% das pessoas que eu conheço que ainda acessam internet via linha discada têm um modem desses), assim como placas de vídeo nvidia, ATI, etc. Eu consigo fazer com qualquer distro. O que está em jogo é a facilidade com que se faz isso e o quanto eu tenho de entender do sistema para tanto.

No caso do Kurumin, o usuário faz isso com uns poucos cliques. É com esse argumento que eu consigo convencer médicos, arquitetos, secretárias e webdesigners a usar o Linux.

As vantagens do Ubuntu, que como eu disse estão mais relacionadas ao seu competente repositório, começaram a aparecer pra só depois do contato inicial, ou antes - caso se faça um trabalho de customização.
Comentário de Copernico Vespucio
barbante: Tudo isso arrumadinho com o melhor barbante de amarrar saco de pão.

Ao menos está amarrado. E o consumidor não precisa entender de pão ou de barbantes para usar.
Comentário de ricarab
Para quem não entende:: Já usei todas as grandes distros, e hoje, utilizo Ubuntu. A distro que mais usei antes do Ubuntu foi SuSE.

Vou explicar alguns pontos que me fizeram migrar:

1 - Suporte fácil a gravação de CDs: no Ubuntu basta inserir o CD que logo aparece um diálogo na tela, perguntado o que se deseja fazer. Não vejo isso no Fedora por exemplo.

2 - Repositórios: no Ubuntu basta apenas descomentar algumas linhas (ou habilitar pela interface gráfica) para ter acesso aos repositórios oficiais e extra-oficiais, que provêm a maioria dos softwares utilizados num desktop comum. No Fedora, é necessário ir atráz de repositórios, instalar as chaves de autenticidade e configurar o Yum. No SuSE e no Mandriva isso também é necessário, e há um problema: ALGUNS repositórios extra-oficiais sobreescrevem pacotes oficiais, ou alteram configurações na distro, que podem potencialmente causar problemas, coisa que não ocorre nos repositórios (universe e multiverse) do Ubuntu.

3 - Drives NVidia (suporte 3D): não tenho problemas para utilizar drives da NVidia no Ubuntu. O SuSE provê suporte oficial, porém Mandriva e Fedora são mais difíceis: no Fedora, a cada vez que há uma atualização de kernel é necessário atualizar também os drives, seja recompilando, ou esperando sair uma nova versão nos repositórios extra-oficiais.

4 - Profissionalismo e comprometimento: vejam que o Ubuntu está se tornando uma distro realmente profissional! Se não fosse, grandes empresas como Google não utilizariam! Notem que há um comprometimento com os upgrades, avisos de segurança no site oficial (não encontrei no Fedora por exemplo), lançamento de livros oficiais, e a intenção de criar um programa de certificação de engenheiros, como os da RedHat.

5 - fácil instalação: com apenas um CD, e uma instalação bastante simples, apesar de não gráfica, vc acaba com um sistema muito polido em termos de software, que são focados no usuário desktop, coisa que não acontece em grandes distros, com 3 á 5 CDs de instalação oferencedo em grande maioria softwares de desenvolvimento e outros tantos que não são essênciais ao usuário doméstico, e que podem obviamente serem instalados dos repositórios.


6 - configuração e serviços ativos: eu simplesmente não precisei configurar nenhum serviço, ou tão menos desligá-lo no Ubuntu! No Fedora e no SuSe por exemplo, muitos daemons desnecessários vêm ativos por padrão depois da instalação, e no caso do Fedora por exemplo, tantos daemons para tantas funções que confundem o usuário doméstico. Outro problema do Fedora é vir com o SElinux ativo por padrão, coisa dispensável para usuários domésticos, se não para a maioria dos usuários de desktop, pois é uma função avançada de segurança focada em servidores.

7 - Visão futurista: muitas qualidades estão por vir! Os desenvolvedores criam soluções simples com visão futurista. Há muitos projetos para futuras versões como firewall integrado ao sistema, uma facilidade para o usuário doméstico, e tantas outras coisas que tornam o Ubuntu um sistema que cresce visivelmente a cada versão. Quem acompanha o desenvolvimento da distro se surpreende!

Isso não é uma comparação do tipo "melhor x pior"! O que quero dizer com isso é que, em primeiro lugar, estas são apenas minhas opiniões, e em segundo lugar, mesmo para quem não consegue enchergar os fatos acima, vejam que a maioria das distros Linux ainda são muito focadas no ambiente empresarial, com base forte em segurança, aplicativos de escritório e servidores, e em último caso, no usuário doméstico e na capacidade de oferecer a este, apenas as ferramentas necessárias para um bom aproveitamento do desktop.


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Copernico Vespucio
Sangue Puro X "Sangue Ruim": E aí fica a pergunta: porque o Debian-BR-CDD não é tão amigável quanto o Kurumin??? Na minha opinião, porque as "ferramentas" que são criadas para o Kurumin não tem qualidade o suficiente para entrar numa distribuição séria, consistente e segura. O Kurumin só pretende ser fácil, "bunito" e compatível. Só.

É triste isso. As pessoas usam as distros como se estivessem fazendo um favor ao autor, e quando não encontram alguma coisa que se encaixe no seu conceito de qualidade fazem esses comentários destrutivos ao sistema. Isso quando a atitude legítima de um membro da comunidade livre seria atuar junto com o autor (ou não!!!!) para encontrar as melhores soluções para si e para todo mundo.

Depois disso vêm me falar por aí que é o pessoal que apóia CA e não SL é que só quer saber de free-beer!

Particularmente, minha "luta" é conseguir um sistema livre amigável. Esse é o meu interesse. Seguindo esse caminho, eu devo partir de uma concepção do que já é amigável e então buscar maneiras de aumentar sua qualidade. Para isso eu devo, se não puder contribuir com scripts (e realmente não posso... Tenho projetos livres em Java pra cuidar e não posso passar muito tempo mexendo em bash e Python), ao menos posso reportar problemas, descobrir em que condição eles acontecem, ajustar um comando aqui, outro ali, mandar dicas... Em suma, oferecer feedback para que esses problemas possam não existir mais em versões futuras.

Particularmente, eu gosto muito do Debian. Mas o Debian puro não é amigável o suficiente para mim (e, principalmente, para divulgar) então não perco meu tempo com ele. Pra mim, ele serve especialmente para dar origem a customizações, sejam "legítimas" (filhas apenas do Debian), sejam "mestiças" (ou seja, combinando características de outras).

Não é esse seu objetivo? Não use nem recomende o Kurumin. Mas pv não diga que ele não é sério, consistente ou seguro o suficiente para ser usado. Isso não é verdade.

Ah, também gosto do Ubuntu e do Kubuntu. Principalmente pq "Ubuntu" em si é uma idéia, um conceito. Que vai muito além de apenas um sistema operacional. Se tivesse tanto dinheiro quanto seu mantenedor, é possível que eu promovesse algo parecido.
Comentário de Gustavo Monteiro
Assim como o Ubuntu é um gosto seu.: "Seria tolo se não achasse isso, mas duvido que se no Brasil fosse proibido a distribuição de players com MP3 as nossas distros iriam coloca-las. O ponto é não está lá na primeira utilização mas depois é possivel se acrescentar."

O que apenas acarreta um trabalho a mais para um usuário iniciante, Brasileiro ou não.

"Concordo com vc, porém é fato que o colega que eu descrevo configurou o seu modem numa boa. Não creio que ele tenha feito por linha de comando. Veja EU NÃO CONFIGUREI O MODEM, só sei que foi feito sem grandes crises. Na minha opinião só vale a pena ter ADSL se o seu modem for roteado."

O colega que você descreve é um usuário experiênte como você, ou pediu para que alguém lhe ajudasse ?. Perguntando, pesquisando, estudando todo mundo aprende, mas são poucos os usuários iniciantes acostumados com Windows que fazem isso, a maioria desiste sem tentar e tem alergia a linha de comando. Na sua opnião só vale a pena ter ADSL se o modem for roteado, na minha não, prefiro ter o firewall configurado por mim, com as regras que eu preciso, e tê-lo sempre atualizado. Agora se você confia as portas de entrada ao roteador ou acha que firewall no linux não é necessário, boa sorte.

"Não creio que o tenha feito com a dedicação correta. Lembre-se que testar é diferente de sentar na frente de uma distrro por duas horas. Digo isso pois você nem notou que não se faz necessário o synaptic pois existe um outro configurador muito mais simples já instalado, acessível apartir do menu."

Testei a versão 5.10 com "dedicação normal", mas em duas horas inteiras qualquer um consegue notar que, não há suporte gráfico para configurar softmodems ou conexões adsl no Ubuntu, coisas que deveriam ser simples para o usuário iniciante, pois para dar uma melhorada na "Instalação padrão do sistema", a internet é essêncial.

"Mas meu caro isso não se faz necessário! O usuário pode viver muito bem no Ubuntu sem usar o root, eu atualmente vivo. A menos que você seja um dos doidos que usam root como conta padrão."

Mas meu caro deixar a conta do root sem senha por padrão, é que é coisa de doido, e usar uma conta comum com privilégios de root o tempo inteiro também é uma loucura, um pouco menor é claro, mas fique tranqüilo eu não uso o root como padrão e nem contas com o sudo ativado.

"Se a PC Master fosse parâmetro de revista de informática...

Mas, como já disse acima, se fosse só um caso de fama comprada eu não creio que o Google adotaria!."

O google é parâmetro de quê para você ?.

" Sério? Uma tristeza, pois o Kurumin é tão estável quanto um castelo de cartas e não é feito para tanto. No hospital eles usam interface gráfica no servidor também? Tomara que os médicos sejam melhores que os técnicos. Porém, o kurumim pode ser uma opção aceitável para um desktop corporativo depois que você coloca-lo na linha. "

Sem comentários, qualquer um sabe que qualquer distribuição Linux pode ser configurada como servidor, basta conhecimento e competência para tal, a propósito tem um guia prático para quem quiser começar no http://www.guiadohardware.net/gdhpress/redes/
Comentário de Copernico Vespucio
Brincando no castelo de cartas: Veja EU NÃO CONFIGUREI O MODEM, só sei que foi feito sem grandes crises

"Sem grandes crises" depende muito de pra quem (para que tipo de usuário).

Mas meu caro isso não se faz necessário! O usuário pode viver muito bem no Ubuntu sem usar o root, eu atualmente vivo. A menos que você seja um dos doidos que usam root como conta padrão.

Mas é fato de que no Ubuntu, do jeito que é instalado, tem uma política meio estranha a respeito de usuários e senhas. Quem não está acostumado deixa a coisa como está e pode ter problemas.

Se a PC Master fosse parâmetro de revista de informática...

Ela pode não atender a seus (nossos, na verdade) exigente padrões de qualidade e interesse. Mas ela atende gente como o meu pai, por exemplo, que usa ruindows "desde criancinha", lê (!!!) e aceita toda a EULA que vê pela frente e faz questão de pagar por programas que ele nem vai usar. Se uma revista que atende a esse tipo de público aparece com o Kurumin na capa, significa que o mundo livre arrebentou mais uma fronteira. Não gostou disso? Então contente-se de ver o Linux chamado por aí como NerdSystem.

o Kurumin é tão estável quanto um castelo de cartas

Vc. fala como se o sistema travasse no estilo Windows, ou perdesse dados e cuspisse os bytes no chão.

Ele é tão eficiente como servidor como qualquer outro Linux, pois isso depende apenas do Kernel e dos aplicativos de serviço utilizados. Obriga a utilizar o modo gráfico em servidor? Tá confundindo o Kurumin com o Windows de novo. Receita: CTRL+ALT+BACKSPACE e no menu subsequente vc. escolhe terminal texto. Ou mais rápido ainda: CTR+1 e depois CTRL+C pra desligar encerrar o processo do KDE. :-D

E configurar servidores não é coisa de usuário doméstico, de qualquer modo, então não importa a distro. Faço isso no Kurumin ou no Slackware, praticamente do mesmo jeito (no Slack eu tenho que instalar o Apache a partir de algum maldito tarball, mas isso é outra história).
Comentário de Manoel Pinho
Scripts: Eu não uso o Kurumin nem o Ubuntu (a não ser como livecds) mas eu acho sinceramente muito bom o trabalho que o Morimoto fez com os seus ícones mágicos e o tal painel de controle "clica aki".

No próprio mundo do Ubuntu vem fazendo muito sucesso um script (automatix) que automatiza muitas coisas comuns em desktops

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=80295

Scripts não são piores do que receitas de bolo que vemos todos os dias nos vários sites de linux. São na realidade receitas de bolo que todo mundo pode ler e reproduzir linha a linha e ainda por cima apenas executá-los.

Se fossem oferecidos scripts desses como o automatix ou os ícones mágicos no Debian com certeza veríamos muito mais iniciantes utilizando a distribuição.


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de vmedina
Mas a preço da qualidade. : Mas a preço da qualidade.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
"Se fossem oferecidos scripts: "Se fossem oferecidos scripts desses como o automatix ou os ícones mágicos no Debian com certeza veríamos muito mais iniciantes utilizando a distribuição."

É só alguém propor. Eu estou me virando bem usando as configurações e programas que vem por padrão e não sinto dificuldade.

Mas será que o estilo de trabalho de Mr. Morimoto e compania conseguiria ser aceito dentro da base Debian? Seria interessante ver isso acontecer.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
UaU! CTRL+ ALT+BACKSPACE?!: "Então contente-se de ver o Linux chamado por aí como NerdSystem."

Chamam assim aonde vc trabalha? Nas Casas Bahia ele é chamado de "a única maneira de fechar o faturamento de toda a rede em um tempo abaixo da concorrência".

Fazer piada é mole... mas ter qualidade é outra coisa!

"Ele é tão eficiente como servidor como qualquer outro Linux, pois isso depende apenas do Kernel e dos aplicativos de serviço utilizados. Obriga a utilizar o modo gráfico em servidor? Tá confundindo o Kurumin com o Windows de novo. Receita: CTRL+ALT+BACKSPACE e no menu subsequente vc. escolhe terminal texto. Ou mais rápido ainda: CTR+1 e depois CTRL+C pra desligar encerrar o processo do KDE. :-D"

Sempre que iniciar? Bela solução.

Deixa eu te ensinar uma melhor: instala o sistema básico Debian e depois coloca só o que você precisa. Bonito e enxutinho.

Ao contrário, instala o Kurumin e se vira removendo os programas que não vão servir pra nada em um servidor e depois tentando limpar ele. Muito trabalho para pouco bem.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
mas não ignorância.: "O que apenas acarreta um trabalho a mais para um usuário iniciante, Brasileiro ou não."

Por quê é ILEGAL PARA ELES DISTRIBUIREM O MP3!!! Entendeu agora com letras grandes ou quer que eu desenhe?


"O colega que você descreve é um usuário experiênte como você, ou pediu para que alguém lhe ajudasse ?."

Não e, até onde eu saiba, não!

"Na sua opnião só vale a pena ter ADSL se o modem for roteado, na minha não, prefiro ter o firewall configurado por mim, com as regras que eu preciso, e tê-lo sempre atualizado. Agora se você confia as portas de entrada ao roteador ou acha que firewall no linux não é necessário, boa sorte."

Por quê o modem é roteado você não pode instalar e ativar um firewall?!?! Em que planeta é assim?

Para ter um firewall fácil no Ubuntu é só iniciar o Firestarter. Agora, você pode configurar os dois firewalls, modem e sistema, que só vai melhorar a sua segurança, não acha?

"Mas meu caro deixar a conta do root sem senha por padrão, é que é coisa de doido, e usar uma conta comum com privilégios de root o tempo inteiro também é uma loucura, um pouco menor é claro, mas fique tranqüilo eu não uso o root como padrão e nem contas com o sudo ativado."

Mas hein? Conta comum com privilégios de root? Aonde você viu isso? O quê o ubuntu faz é te prover com programas que pedem senha para você acessar os programas como root, que é o sudo ou o gksudo, e funciona da mesma forma que você faz com o gksu ou su, com a única difernça de pedir a senha de usuário ao invés da de root. Sem senha por padrão? Vem cá, eu não ví isso nas instalações que fiz ou em outras.

"O google é parâmetro de quê para você ?."

Eu acho que para mim e o mundo de uma empresa que lida com tecnologia de ponta e tem um grande sucesso. Ter um produto seu escolhido por ela é algo muito bom.

"Sem comentários, qualquer um sabe que qualquer distribuição Linux pode ser configurada como servidor, basta conhecimento e competência para tal, a propósito tem um guia prático para quem quiser começar no http://www.guiadohardware.net/gdhpress/redes/"

Isso deixa você com um servidor cheio de programas inúteis, pois são voltados para o desktop. O mais correto é você fazer isso diretamente com uma distribuição própria para instalar como Debian, Slackware, Gentoo e etc.

No livro diz que a melhor solução é instalar a partir do Kurumin? Você pode fazer um monte de coisas com qualquer Linux, só que alguns vão te facilitar as coisas e outros vão te dar mais trabalho. Identificar quais ajudam e quais atrapalham é o trabalho difícil.

Dica: o "?" é um pontuação válida para fechar uma frase meu caro, mesmo sem a compania do "." .

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Copernico Vespucio
ferramenta para o trabalho: Quando o assunto é bater um prego, uma pedra serve, até que vc. consiga construir o seu martelo dourado.

Alternativamente vc. pode usar seu bate-estacas eletrônico de última geração, que exige a presença de um técnico pra operar.
Comentário de Copernico Vespucio
Ao invés de simplesmente propor...: Ao invés de simplesmente propor, pq vc. mesmo não começa a transformar sua experiência no Ubuntu em scripts que a comunidade pode usar?

Seria interessante ver isso acontecer.
Comentário de Copernico Vespucio
MP3: Por quê é ILEGAL PARA ELES DISTRIBUIREM O MP3!!! Entendeu agora com letras grandes ou quer que eu desenhe?

Não precisa desenhar, mas creio que a questão de ser ilegal ou não é de responsabilidade do autor do aplicativo ou codec que lê o formato, certo? E não conheço nenhum mantenedor de distribuição que seja autor de um player mp3.

Diga-se de passagem, a licença dos aplicativos que eu tenho em casa é até GPL. Se está ilegal, os interessados que se virem com isso. E, quando quiserem processar o autor, eu me juntarei ao protesto.
Comentário de brain
Não: Não, em vários casos o desenvolvimento dos codecs e aplicativos é legal, realizado em países em que não há patentes de software. Mas distribuir estes aplicativos em países como os EUA é uma violação sim.
Comentário de Copernico Vespucio
Escrevendo dicas para o seu nível de experiência: Sempre que iniciar? Bela solução.

Essa solução é para quem conheceu o Linux ontem. Ou seja, mesmo para um leigo total, há uma solução.

Agora, para seu nível, a coisa mais simples a fazer é: mude o runlevel do startup para outro que não o 5 (antes que alguém trolle, 6 e 0 também não, pessoal). Pronto. Se precisar usar o micro como estação, é só dar init 5. "KISS".

O Morimoto também poderia incluir um script chamado "transformar-em-servidor" :-)). Usando o synaptic pra desinstalar coisas, baixar e instalar os servidores selecionados pelo usuário e dar boot desabilitando o modo gráfico.

Pq usar o Kurumin como servidor em um CPD com pessoal inexperiente? Pq a instalação é tão simples que chega a ser tacanha. Até mais simples que a do Ubuntu.

Agora, se vc. quer realmente um servidor enxuto, faz isso com o Slax ou o Bizantyne.
Comentário de Gustavo Monteiro
Meu caro professor de português vmedina: "Por quê é ILEGAL PARA ELES DISTRIBUIREM O MP3!!! Entendeu agora com letras grandes ou quer que eu desenhe?"

Não precisa DESENHAR, o que eu quis dizer é que o problema de ser ilegal para "eles" é DELES, no Kurumin ou no Mandriva o usuário leigo não precisa ter trabalho com isso, entendeu agora ?


"Dica: o "?" é um pontuação válida para fechar uma frase meu caro, mesmo sem a compania do "." "

Dica : vmedina, meu caro professor de português, (...é um pontuação válida...) ? ou você quis escrever (...é uma pontuação válida...) ? e companhia se escreve com nh e não "compania". Parece que tudo te incomoda até um ponto final, não escrevi em nenhum momento que o Ubuntu é ruim, imagina se estive escrito ?, apenas que o Kurumin é mais fácil para quem está começando, mas parece que você tem algum problema com o Kurumin ou com o Morimotto, ou talvez com qualquer coisa que você não concorde.
Comentário de vmedina
Sei lá, não acho que exista: Sei lá, não acho que exista essa demanda toda. Principalmente por quê eu preciso sentir isso como uma demanda minha, primeiramente, para poder fazer isso.

Outras vezes que resolvi fazer algo só para ajudar a comunidade morreu no meio do caminho.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Para certos serviços só o b: Para certos serviços só o bate-estacas resolve. O problema é quando as pessoas começam a usar pedras no lugar do bate-estacas por que a pedra é bonitinha, roda direto do cd e tem "pinturas" mágicas que ajudam a bater mais estacas mais rápido!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
excelentíssimo catedrático Gustavo: "o problema de ser ilegal para "eles" é DELES"

Não, não! Do jeito que você fala parece que a culpa é deles por opção deles. A culpa é de alguém que impede essa distro de prover um produto de mais qualidade para seus usuários.

Nooooosssssaaaaa você entende de português! Por quê não colocava a pontuação gráfica correta? A vai, confessa, você passou o meu post no corretor do BR-Office! :P São pequenos vícios como esse do nh que me perseguem. Vai se fazer. Ah! sobre o um pontuação, esse é um pequeno problema de teclado velho. Deslize meu. Mas eu não tenho problemas em aceitar minhas falhas, já você...

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
"Agora, para seu nível, a co: "Agora, para seu nível, a coisa mais simples a fazer é: mude o runlevel do startup para outro que não o 5 (antes que alguém trolle, 6 e 0 também não, pessoal). Pronto. Se precisar usar o micro como estação, é só dar init 5."

Que isso... é mais fácil instalar sem o X. KISS++! :P

"O Morimoto também poderia incluir um script chamado "transformar-em-servidor""

Eu creio que ele não faz por que o projeto dele tem outro objetivo que é desktop.

"Pq usar o Kurumin como servidor em um CPD com pessoal inexperiente? Pq a instalação é tão simples que chega a ser tacanha. Até mais simples que a do Ubuntu."

Nossa... Ubuntu para servidor??? Eu não arrisco. Servidor pra mim é Debian ou no máximo RH AES(se a máquina pedir) ou ainda o Slack(ultimo recurso).

"Agora, se vc. quer realmente um servidor enxuto, faz isso com o Slax ou o Bizantyne."

Nada... sou um rapaz a moda antiga! Live CD é pra quando tá na máquina de terceiros ou não tem Linux na mão e Servidor só recebe pra instalar legal mesmo.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Gustavo Monteiro
excelentíssimo colega vmedina: " Não, não! Do jeito que você fala parece que a culpa é deles por opção deles. A culpa é de alguém que impede essa distro de prover um produto de mais qualidade para seus usuários. "

Eu não falei em culpa de ninguém hora nenhuma, só disse que é um problema "deles" não poder deixar configurado na "instalação padrão", não do usuário iniciante que terá de configurar depois, e este pode escolher o Kurumin ou o Mandriva que não tem esta restrição, poupando trabalho a quem não tem muita experiência, saia da defensiva não estou atacando sua distro do coração.

"Nooooosssssaaaaa você entende de português! Por quê não colocava a pontuação gráfica correta? A vai, confessa, você passou o meu post no corretor do BR-Office! :P São pequenos vícios como esse do nh que me perseguem. Vai se fazer. Ah! sobre o um pontuação, esse é um pequeno problema de teclado velho. Deslize meu. Mas eu não tenho problemas em aceitar minhas falhas, já você... "

Meio afetado esse seu "nooooosssssaaaaa..." e esse "a vai confessa..." hum. Não coloquei a pontuação gráfica correta porque simplesmente errei, não há problema nisso sou humano sujeito a falhas como qualquer um, não culpo o teclado velho, e não passei seu post no corretor do BR-Office, não precisa "compania" e "um pontuação" são erros primários, mas não se preocupe errar é humano.


Comentário de Copernico Vespucio
Estacas?: Para certos serviços só o bate-estacas resolve

Aqueles que usuários comuns não costumam resolver, com qualquer ferramenta que seja.

O problema é quando as pessoas começam a usar pedras no lugar do bate-estacas por que a pedra é bonitinha, roda direto do cd e tem "pinturas" mágicas que ajudam a bater mais estacas mais rápido!

Estacas? Estacas????? Talvez esse o problema. Ninguém falou de estacas aqui... Eu estava falando de PREGOS. :-)
Comentário de Copernico Vespucio
Parcerias: Outras vezes que resolvi fazer algo só para ajudar a comunidade morreu no meio do caminho.

Vc. só precisa dos parceiros certos. A maioria do pessoal bom de linux só quer saber do próprio umbigo, não estão interessados em atrair novos usuários.

Por enquanto, isso é uma prerrogativa apenas do Kurumin e Ubuntu (e de seus filhos). Quem quiser reclamar do trabalho deles, que é ineficiente, feio bobo e chato, que reaja a isso com trabalho, pelo bem do futuro do sistema.
Comentário de Passante Curioso
Parem de discutir por metáfo: Parem de discutir por metáforas... ¬¬
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004