Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ekiga: software de video-conferência livre

Ekiga é o GnomeMeeting rebatizado. Acaba de ser lançada a versão 2.0 (na semana passada). O Ekiga fala os protocolos SIP e H.323 e suporta audio e vídeo. Enquanto o Skype não lança a versão 2.0 pro Linux (com suporte a vídeo) o Ekiga é uma boa opção.



 

E mesmo depois que lançar: o Ekiga é livre. Ele trabalha com Stun, facilitando o olé em nat de roteadores/firewalls. O Ekiga permite o uso de um endereço SIP oferecido de graça pela ekiga.net.”
A nota foi enviada por Marco Zero (marco-zeroΘmailinator·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Elvis
Uau !: Uau... o que propaganda boa não faz neh... Se tivessem colocado um negao ao inves da loirinha na foto, eu nem iria interessar em entrar. rs


Comentário de henrique.
nome: Acho que o nome podia ser algo mais sugestivo do que este que foi escolhido.
Comentário de hamacker
Alguem sabe a lista de hardwa: Alguem sabe a lista de hardwares compátiveis para se usar um programa desses ?
Comentário de hehe
Então tenta pronunciar em in: Então tenta pronunciar em ingles...
Comentário de curioso
Hardware Compatibility: Aqui tem (tirado do FAQ)

http://www.ekiga.org/index.php?rub=3&pos=0&faqpage=x100.html
Comentário de Emilio
E por falar em hardware: Ainda sao poucos os fabricantes que se deram conta do crescimento do linux. Ainda e muito comum encontrarmos nas lojas, equipamentos(impressoras, scanners, cameras, etc), com aquela observacao "Driver para Windows". Muito triste isso.

Isso vale inclusive para empresas como a HP, que por um lado apoia o Linux, e por outro, continua fabricando impressoras e scanners que o linux nao entende. Dai encontramos milhares de usuarios linux catando aqui e acola uma forma de botar aquela impressora novinha pra funcionar.

Quando vejo um colega perguntar sobre o hardware, se o linux vai reconhecer, eu vejo que ainda temos muito chao pela frente.

E peco aos amigos que pressionem as empresas fabricantes, para que elas respeitem nossas preferencias pelo Software LIvre.

Abraco.
Comentário de curioso
Fabricantes e Drivers: No caso específico da HP, ela molhorou e muito, com a adoção do hplip, que é bem ativo por sinal (último release em 08/02/06). Concordo que poderia ser bem melhor, mas já é um começo (se tem suporte ao SO é porque alguém usa :).

Quando necessito adquirir algum hardware que tenha suporte a linux, procuro primeiramente informação nos projetos base (Sane, Xorg, V4L, Alsa, etc...).

No caso específico de impressoras ou multifuncionais, consulto no linuxprinting.org, que é bem atualizado.
Comentário de IGNUMATICKS
Boicote: Eu tenho um scanner que está encostado. Na época usava Windows e cometi o erro de não verificar se ele funcionava em Linux. É um dos poucos modelos que o SANE não consegue apoiar porque a HP não libera informações.

Então a HP que se foda. Aprendi minha lição, não compro mais nada deles. Apóia Linux o caralho. Marketing = mentira.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004