Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Xara Xtreme tem sua primeira versão funcional para Linux

Há algum tempo foi anunciado que o ótimo programa de desenho vetorial Xara Xtreme teria seu código fonte aberto e portado para Linux. Dia 17 isto se tornou realidade! Agora, o Linux e a comunidade open-source contam com uma opção consagrada e viável para trabalhos gráficos profissionais. ” A nota foi enviada por Virgílio Vasconcelos (virgiliovasconcelosΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.


 

Segundo o site oficial, a tela acima (juntamente com várias outras, mais ilustrativas) é da versão para Linux. O código-fonte está disponível, em versão do dia 17.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wconserta2
Bem Pelas fotos que vi , Inks: Bem Pelas fotos que vi , Inkscape parece ter mais recusos de edição, estou fazendo download para testar , vamos ver se tera recusos legais como coreldraw ou ilustrator cs ou apenas recursos basicos , para fazer propaganda para versão paga e completa

Espero que seja mais um pelo projeto de mudança de licença proprietaria para licença livre (como aconteceu com netscape e StarOffice que acabam virando mozilla e openoffice.org)
Comentário de mangojambo
Tem sim!!: Dá uma olha nos vídeos que tem no site, é de babar!!!
Estava baixando ele agora e vi a notícia. Li em outro lugar algo que achei interessante: no Libre Graphics teve palestra ontem do time do Xara e foi uma das mais esperadas, - inkscape vem com integração com gimp e as ferramentas de Xara simplesmente "UAU"!!! Deixou o pessoal de boca aberta!! "Isso é open source mesmo??" hehehe
Fico muito feliz com isso ... com o Gimp funcionando melhor com CMYK, integração com Inkscape (e uma melhor visualização de cores CMYK na tela), Xara na veia, Scribus com mais recursos tipo Indesign ... pra que Windows??? Pra que MacOSX??? Opa, sem falar do Blender: http://orange.blender.org


Comentário de guaxinim
credo: Mãe do gadanha, que programa é esse. o.O
Nos videos de apresentação quando mostrou o carro eu jurei que era uma foto.
Provando mais uma vez que software livre não é bricadeira.

Corel? que Corel?
Comentário de marcosalex
Já trabalhei com uma versão: Já trabalhei com uma versão antiga do Xara (lê-se Zéra). Muito bom e completo pra fazer imagens 3D. Fácil de usar e com bastante exemplos. Pra quem é da área, vale a pena pagar por ele, que não era muito caro, pelo menos a versão padrão. Open Source, melhor ainda. E vai ser bom que as outras ferramentas podem se integrar e aproveitar dos seus recursos, que agora são abertos. O melhor do código livre é o compartilhamento de informação onde todos crescem.

Haskell developer
Comentário de puelocesar
noossa esse programa é muito: noossa esse programa é muito foda! Já tinha visto os vídeos ano passado, e não acreditava que eles tinham intenção de transformá-lo em opensource.. achava q iam fazer um trialware pra linux só :P

Acabo de instalar aqui, e o programa mesmo estando pela metade é muito bom! É impressionante a velocidade e a simplicidade que você faz as coisas nele

Não vejo a hora de terminarem esse software magnífico!

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de nemesis
huhuhu: é, o software é legal. e parece dar um banho de performance em cima do cairo:
http://www.xaraxtreme.org/about/performance.html

porém, entre esse relógio criado com Xara:
http://www.xaraxtreme.org/images/screenshots/screenshot1.jpg

e, esse, parecido, criado com povray
http://www.ignorancia.org/images/personal/reloj-HDRI-5-tk-refl-nc.jpg

eu sei com qual eu fico... :)

à propósito, embora não estritamente software livre, povray é uma das bases de software de código aberto mais antigas, com suas origens lá pelo começo dos 90s...

*edit*
ok, a bem da verdade, a comparação foi meio injusta, até pq isto:
http://www.xaraxtreme.org/images/topscreen1.jpg
também foi feito com Xara e é bem mais realista. Mas foi injusta pq o relógio da primeira foto era para ser apenas uma ilustração, não fotorealista... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de puelocesar
Uau! Não tava querendo acred: Uau! Não tava querendo acreditar que isso é vetorial :P

Só que pelo o que eu estava vendo deve ser mmto foda aprender a usar o Povray

Vou tentar mexer com ele

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de .;l
Se recusa a acreditar? Vê is: Se recusa a acreditar? Vê isso então... http://www.povray.org/community/hof/boltstill3.php


Comentário de Mr.Isaac
Este POVRAY realmente arrebenta!!: O POVRAY realmente arrebenta!!!
Vejam esta imagem feita nele:
http://hof.povray.org/images/grandrue_est_bleu.jpg
Fiquei de queixo caído!!!
Comentário de bebeto_maya
Estranho, porém bom!: __Efeitos bons do XaraX, são o sombreamento interativo, que te permite sombrear toda a extensão de um objeto, sem gambiarras...A ferramenta de envelope, que permite aplicar efeitos legais, por exemplo, em textos, sendo essencial para publicidade e programação visual, e outra que tridimensionaliza formas, ótima para botões em sites...Por enquanto o XaraX está sem a ferramenta de texto no Linux, mas acho que isso vai mudar.

__Acho muito curioso, pois uma empresa que nunca se aproximou do código livre nem do Linux, de repente se apega a uma relação extremada, onde abidicam de disponibilizar o trial e já lançam Software Livre de extrema qualidade para o Pinguim...Mas acho que a força do comunidade, reconhecida por sustentar o Gimp e o INkscape, irá sustentar o Xara, que nunca foi citado como software a pé de igualdade com o COrel Draw ou Illustrator, embora injustamente, e isso é um trunfo para eles.
Comentário de Manoel Pinho
Sobrevivência: Essa é mais uma das centenas de empresas de software proprietário que se sentem esmagadas pela concorrência das grandes empresas do ramo (Adobe+Macromedia, etc) e agora também da M$. O efeito "maria-vai-com-as-outras", aliado à facilidade da pirataria de softwares concorrentes muito mais caros torna a concorrência dos pequenos inviável.

Eles tinhas 2 escolhas: ou o software virava mais um abandonware ou eles pelo menos têm uma chance de ganhar dinheiro com livros, cursos e suporte do software agora livre.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de nemesis
muito bem colocado, Manoel! : muito bem colocado, Manoel!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Xara: Eles realmente falaram isso, veja:

http://trends.newsforge.com/trends/05/10/13/1941236.shtml

Charles Moir, chief executive officer of Xara, said he had been looking at ways to continue growing the company and its market share, especially in light of Adobe's recent purchase of Macromedia, which combined two of the world's largest graphics companies. After that acquisition, Moir said Xara becomes the third most popular graphics company behind Corel, a position that makes him less than comfortable.

"For the last six months we've been looking at ways in which we can address the potential competitive issues that are coming along," Moir said. "This is an enormous g@mble for us, we've never done anything like this. But we think that the whole industry is going through a sort of consolidation -- quite an interesting time at the moment."

Moir said the g@mble is actually an opportunity, because of what he called the "incredible evolution" of Linux in the last few years. Moir said that Linux "is becoming, I think, a real potential threat to Microsoft. So, just from a business sense, it makes sense for us to be looking at it."


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de xarax
O Xara foi liberado apenas ag: O Xara foi liberado apenas agora como software livre, ou seja, foi produzido de forma fechada. Vai dizer agora que o software vai deixar de ser bom porque foi construído de forma catedral????
Comentário de pazeto
Pov-Ray: Baixei o Pov_Ray pra fazer uma comparação, tenho pra min que ele não é comparável ao Xara X, pois o Xara é pra criar trabalhos vetoriais, igual o Corel, Ilustrator, Fireworks faz. Já o Pov_Ray cria gráficos 3D, além de ser extremamente complicado de se usar (pouco produtivo eu diria).

Uso o Xara X, versão Windows à alguns anos, e agora ele tendo versão pra Linux é o que faltava pra não depender mais do Windows pra nada. Mesmo que a versão para Linux fosse paga eu compraria, pois apesar de termos disponível software como o Inkscape, ele não se compara ao Xara Xtreme em relação a recursos, facilidade de uso e produttividade.
Comentário de Rodrigo Cacilhas
Caro pazeto, : Caro pazeto,

Acho que você está sendo tendencioso e injusto ao dizer que o POV-Ray é pouco produtivo e que ele nem se compara a Xara em recursos e facilidade.

Apenas o público alvo é outro. A forma de pensar de quem trabalha com POV-Ray é bem diferente da de quem trabalha com Xara - pode esperar por pessoas mais lógicas, geralmente programadores.

Baseado em seu comentário, acredito que não seja seu caso. Quem estiver em dúvida sobre os recursos de POV-Ray, dê uma olhada no "Hall of Fame" do sítio http://www.povray.org/ .

[]'s
Comentário de pazeto
Acho que não fui muito claro: Acho que não fui muito claro no que tentei passar.

O que eu quis dizer foi o seguinte, não tem o porquê da comparação nos comentários dessa notícia entre o POV-Ray e o Xara, pelo fato que você mesmo mencionou, são softwares diferentes com públicos e objetivos diferentes.

Acho que agora deve ter ficado claro...


Comentário de nemesis
laranjas e maçãs...: É verdade que eu estava comparando laranjas e maçãs: povray é um renderizador de gráficos 3D com a técnica de raytracing, XaraX é um editor visual de gráficos vetoriais 2D, basicamente.

povray é muito flexível por causa exatamente de sua linguagem de descrição de cenas textual: qualquer pacote de software externo pode exportar imagens nessa linguagem de descrição de cenas e o povray se encarrega de renderizá-las com exatidão matemática.

Existem numerosos modeladores 3D visuais específicos para povray, incluindo para KDE e Gnome:
PoseRay, para personagens poligonais 3D (acho que só Win)
TrueVision, para Gnome, com visualização em OpenGL (semelhante a Blender)
KPovModeller, para KDE, bastante completo

Mas gostaria de salientar que, com um pouco de persistência, conhecimento de geometria, programação e uma biblioteca de macros adequada, é perfeitamente possível criar cenas absolutamente fantásticas usando nada mais que um editor de textos comum.

Dê uma olhada na competição de código povray curto para ter uma idéia de como uma idéia na cabeça e uma câmera (virtual) na mão são bem mais importantes do que ferramentas mirabolantes ou caras... :)

código-fonte povray ao lado das imagens...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Grobsch
O próximo será o Autocad: O próximo será o Autocad.. hehehe... agora, o Photoshop eu torço para nunca ser lançado pro Linux... Viva o GIMP...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de bebeto_maya
Bananas com morangos: POvRay, Aqsis, Renderman e Yafray são renderizadores eles pegam a sua modelagem e renderizam, tiram um fotografia bidimensional texturizada...É como,a bem grosso modo um printscreen...O que você precisa é de uma modelador, como o Blender, e o KpovModeler.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004