Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais detalhes sobre a demissão de Gaël Duval: ele vai processar a Mandriva

Conforme o BR-Linux publicou ontem, Gaël Duval, criador do Mandrake Linux, foi demitido da Mandriva. No momento da publicação não havia detalhes disponíveis, exceto a correlação da demissão ao relatório apresentado recentemente aos acionistas analisando os resultados financeiros abaixo do desejável e anunciando que seriam tomadas medidas para cortar custos.

Hoje o Newsforge publicou com exclusividade um artigo apresentando mais detalhes sobre esta notícia tão indesejada. Uma parte importante da notícia é a mensagem enviada por François Bancilhon, diretor da Mandriva, confirmando que Duval foi mesmo demitido como parte do plano de reduções de custo da companhia.


 

Duval, que criou o Mandrake Linux em 1998, respondeu a algumas perguntas do NewsForge e deixou claro que não está satisfeito com a situação. Ele pretende processar a companhia por demissão abusiva (lembre-se de que ele e a empresa respondem à legislação trabalhista francesa), e declarou: "Estou muito triste pois meu novo papel era bastante excitante. Além disso, 7 anos atrás eu criei minha vaga e as vagas de várias outras pessoas, e de repente alguém, o chefe do momento, me diz: 'Agora você está fora'".

O criador do Mandrake Linux disse que atribui a atual situação financeira da companhia às contrataçÕes de pessoal realizadas em 2005 e início de 2006 - pessoal este que não está sendo demitido, o que poderia caracteriZar uma espécie de "troca de guarda. Mas Duval evitou comentar sobre o futuro da companhia que ajudou a fundar. Segundo ele, seu futuro pessoal está ligado a um novo projeto, o Ulteo. Que ele chegou a apresentar à Mandriva, mas a empresa não se interessou.

O BR-Linux deseja a melhor sorte possível para Duval e para a Mandriva. E que Duval possa tirar outro grande sucesso de sua cartola.





Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de lilux
Sacanagem....: Isso é igual bater na mãe....
os mais paranoicos diriam eh é obra da outra empresa...
Comentário de curioso
Defensores da Terra: Chamem os Defensores

Só Flash Gordon, Fantasma e o Lothar podem libertar o Mandrake dessa esculhambação :)



Comentário de qq
a mandriva fez uma mancada mu: a mandriva fez uma mancada muito grande em demitir o gael duval, o cafetão mafioso que fundou a empresa.

o cara é um visionario e manja pra kct de programação linux.
Comentário de patrick
PCLinuxOS: O melhor Mandriva produzido atualmente é o PCLinuxOS. Testem :-).

Já vem com mp3, flash, java, nVidia, etc. O DeCSS não vem "de fábrica" mas os servidores de onde é possível instalá-lo já vêm pré-cadastrados no synaptic.

Seu foco é no KDE e o visual é muito bem polido. Tem todas as ferramentas gráficas de configuração do Mandriva.

Apesar de ser um "liveCD", depois da instalação no disco rígido, todas as atualizações podem ser feitas via synaptic. Não precisa baixar outro ISO quando sair uma nova versão.

O único porém é que o sistema só está disponível em inglês. É necessário instalar as localizações pt_BR do KDE e do KOffice.

O OpenOffice, apenas em inglês, é a versão 2.0.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de FaroFino
Cadê a comunidade?: Alô comunidade!

Cadê o RichardStallman, e os outros que esculhambam com as empresas de Linux? Não vão meter o pau nos francezinhos? Ou será que eles morreram de fome? Afinal, ideologia não enche a barriga, né?

Voltando à realidade. Isso é um sintoma de que o formato de negócios adotado por algumas empresas pode não ser o mais adequado. Isso também pode trazer efeitos para o mercado brasileiro, acredito eu. Vide o caso de que a Mandriva tem contida ao seu corpo a Conectiva, empresa brasileira. Alguém será que tem mais informações da situação do pessoal lá de Curitiba?

[]s
Comentário de Webmarlin
Puxando a brasa pra sardinha: Não sejamos românticos.
Na política: Estivemos sob o governo de direita durante décadas com um histórico alarmente de corrupção e abuso de poder, quando o Brasil decide, finalmente, dar uma chance àqueles que gritaram contra tais hostes malígnas com discurso inflamado clamando por justiça. Eram os "representantes do povo", de uma classe que já não suportava mais o massacre e o dano a que foram submetidos durante todos esses anos. Mas todos se esquecem que o que estava em jogo era tão somente... o poder! E como não poderia deixar de ser, o poder corrompeu-os ou já havia corrompido Deus sabe lá desde quando... A questão é simples: quem luta por poder, quer apenas estar no lugar dos que já estão lá. Muda-se a política, os pontos de vista, as formas de governo, as pessoas... mas a corrupção humana é sempre igual.

No mercado de capitais: quem monta uma empresa, seja de soft livre ou o que for, almeja uma coisa: lucro e mercado. Se sofre com o monopólio presente (leia-se M$), sonha com a sua conquista do mercado e, quem sabe, até suplantar os concorrentes e se tornar líder?! É o sonho dourado de todo o empresário. E se tiver de utilizar, para isso, de uma capa de comunidade, de "defesa do SL" e afirmar: "Vamos lutar pela quebra do monopólio!" para alcançar o objetivo, essa empresa vai fazer.

Mas o que isso tem haver com o texto? Simples... é através de atitudes como essa que percebemos com quem se está lidando.
Quem não é fiel no pouco, não será no muito.

Mas, e daí isso tudo? É só pra ficarmos atentos e não cair naquela asneira de... "Ah! Coitadinha da Mandrake... fez tanto pelo SL... vamos ajudá-los e nos filiar à comunidade que cobra R$X para sermos membros..."
Alguém se lembra disso? Pois é gente, estamos lidando com capitalistas, gente que pensa em lucro. Isso é natural e normal pra eles. Nós é que não podemos ser românticos e depois ficarmos escandalizados com episódios como esse, como o daquele cara que saiu de um projeto Linux e foi trabalhar na M$ etc.
Comentário de vmedina
Cuma?!?!!?: "O criador do Mandrake Linux disse que atribui a atual situação financeira da companhia às contrataçÕes de pessoal realizadas em 2005 e início de 2006 - pessoal este que não está sendo demitido, o que poderia caracteriZar uma espécie de "troca de guarda."

Quer dizer que o pessoal da Conectiva + Lycoris tão tocando o terror? Nossa, essa ninguém viu! :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de leonardo_lopes
1° O RMS não esculhamba as: 1° O RMS não esculhamba as empresas de "Linux" (que eu prefiro chamar de GNU + Linux).

2° Não faço a menor idéia de qual seja a opinião do RMS sobre o assunto, você poderia enviar um e-mail para ele e saber sua opinião, ele nunca deixou de responder os e-mail os quais eu enviei.

3° Ideologia não enche barriga e nunca vi ninguém defender o oposto. O Stallman vive de outras fontes de renda que não são um emprego fixo.

Voltando a realidade... De fato esse modelo de negócios escolhido pela Mandriva vem destruindo-a. Se eles não conseguirem repensar isso, vão acabar acabando. Eles não estão sabendo como lhe dar com a concorrência (Ubuntu).

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereiras
Comentário de leonardo_lopes
De fato eu não sei como anda: De fato eu não sei como anda a situação do pessoal de Curitiba, mas não acho difícil que isso seja verdade... Para o modelo de negócios que a Mandriva tem adotado, é muito mais lucrativo pagar um engenheiro brasileiro que um francês... Então não acho que seja totalmente falsa esse argumento de "troca de guarda" onde os guardas novos recebem bem menos que os antigos...

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de vmedina
Real vs Euro: O euro tá quase a 3, então digamos que eles pagassem 2.000 euros para um programador na França e aqui no Brasil o mesmo cara ganhasse R$ 2.000 eles podiam pagar quase 3 caras(pessoal de cá não são nada maus tb) com um salário de 1! E o programador ainda diz obrigado sinhô!!!

heheheh nada como um câmbio! :P

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de patrick
Modelo de negócios: De fato esse modelo de negócios escolhido pela Mandriva vem destruindo-a. Se eles não conseguirem repensar isso, vão acabar acabando. Eles não estão sabendo como lhe dar com a concorrência (Ubuntu).

Esse é justamente o grande problema que vejo no Ubuntu: o seu modelo de negócios. Depender da caridade de uma única pessoa não é um plano razoável a longo prazo.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de philippe
"lhe dar com a concorrencia":

meu deus do ceu, LIDAR com a concorrencia, nao LHE DAR!!!!
Comentário de marcosalex
Conectiva: A Conectiva teve seu faturamento aumentado em mais de 40% o ano passado e contratou mais de 20 desenvolvedores desde que se fundio com o Mandrake.
Quanto à distro, em alguns aspectos ela ainda perde para o Conectiva, em outros ganha, mas ainda não deu tempo deles integrarem bastante as tecnologias, visto que a filosofia deles é um pouco diferente.

Haskell developer
Comentário de Jo
Analfabetismo: LHE DAR ??? pqp, essa doeu aqui...

E ainda tem gente que acha que educar na base não é essencial :-/
Comentário de leonardo_lopes
De fato o ubuntu vai ter que: De fato o ubuntu vai ter que lutar muito para ser auto-sustentável... Entretanto eu não vejo críticas como a da Mandriva na RedHat, Microsoft, Suse... O problema não é o modelo camicaze do Ubuntu, mas a falta de organização da própria Madriva.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de ex-conectiva
Conectiva menor:
A realidade é outra, a Mandriva não consegui atingir seus objetivos,
e já refletiu na Conectiva, mês passado houve demissões, em São Paulo e
em Curitiba...
Comentário de hamacker
quando vi LHE DAR, a primeira: quando vi LHE DAR, a primeira coisa que fiz foi olhar para ver QUEM escreveu, quando ví que não foi eu, puxa deu um alívio....

é claro que é muito díficil eu ezcrever errado :) mas temos que admitir : "ainda bem que não foi eu" passou na mente de muitos aqui. :)
Comentário de ironwood
putz: resumo, a coisa está ficando uma loucura na Mandriva.
Quero ver, na realidade, é como eles vão resolver este caos que a companhia está virando ...

Comentário de Jo
NÃO!: Tá feio mesmo o negócio...
Eu poderia até (na verdade não, mas sendo solidário...) ter pensado "Não FUI eu". Mas não "FOI" eu, certamente, por minha cabeça não passaria.
Comentário de MasterSux
É hora de a Conectiva comprar a Mandriva: Sempre achei a Conectiva muito mais competente que a Mandrake, a julgar por sua sobrevivência de mais de dez anos num mundo onde muitos outros sucumbiram, entre muitas idas e vindas.
Comentário de Manoel Pinho
A resposta oficial da Mandriva e do Gaël: Não estou querendo tomar partido de ninguém mas é sempre bom ouvir todos os lados da estória.

A versão do Gäel

http://www.indidea.org/gael/en/fired-message.php

A resposta oficial do CEO da Mandriva sobre o caso está aqui

http://club.mandriva.com/xwiki/bin/Main/interview-fbancilhon-2006-03

Se é verdade ou não cada um que julgue. Demissões e brigas trabalhistas são que nem briga de casal; é melhor não tentar tomar partido de ninguém.

De qualquer jeito é bem estranho o Gaël ter lançado um projeto que parece ser um projeto que parece ser uma nova distribuição simultaneamente com a demissão dele. Não seria esse o real motivo da demissão ?

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de
Aparentemente não:

De qualquer jeito é bem estranho o Gaël ter lançado um projeto que parece ser um projeto que parece ser uma nova distribuição simultaneamente com a demissão dele. Não seria esse o real motivo da demissão ?


No link da entrevista com o CEO da Mandriva, ele afirma que chegou até mesmo a considerar procurar uma empresa que pudesse ajudar o Duval a desenvolver seu produto, enquanto ele ainda era funcionário da Mandriva - com vistas a distribui-lo em parceria mais tarde.
Comentário de Wilfredo
Descobriremos em maio: Agora é aguardar até maio, segundo a mensagem em
http://ulteo.free.fr/products/ulteo1/canaca-support-This-file-puts-heavy-load-on-server_Please-fix_index.php_.txt

A first beta of the Ulteo system will be available for download before may 2006, hopefully. If you are a developer with a good knowledge in generating live distributions, and would like to contribute, please contact: gael at ulteo dot com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004