Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Estadão dá mais detalhes sobre o Librix, distribuição da Itautec

A fabricante brasileira Itautec usará uma distribuição própria do sistema operacional Linux e que equipará servidores da empresa como a plataforma preferencial para clientes que optarem por sistemas de código livre.


 

Chamada de Librix Server, a distribuição é a última versão de código aberto da empresa, que já tem uma grande experiência com sistemas baseados em Linux para desktops e servidores. A família Librix foi desenvolvida em conjunto com técnicos da Unicamp e também conta com versões micros de mesa. O Librix Server pode ser usado em servidores de e-mails, de internet e de bancos de dados, entre outras aplicações. O sistema incorpora funcionalidades com detecção de hardware da instalação, recursos de particionamento de disco, configuração básica e seleção de perfis, conforme a necessidade do cliente. Além do suporte técnico em todo o território nacional, a Itautec também dispõe de um programa de atualização do sistema para clientes no Brasil.”
A nota foi enviada por Eduardo Ramos (eduardoΘe-ramos·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ozp
e onde baixa?: e onde baixa? sera q eh distro livre?
Comentário de wconserta2
Se não tiver disponivel para baixar ai não funfa: Se não tiver disponivel para baixar ai não funfa, pois ai vai ser apenas mais uma desta distro que só vem em pcs embutidos


Comentário de Peter Parker
Librix: Parece que uma existe uma versão "a la Fedora" do Librix (use a vontade, sem suporte, etc). Se não me engano, é baseada no Gentoo. Mas o importante é que a Itautec oferece suporte oficial, e vindo da Itautec, que está há anos neste ramo, parece algo bom.
Comentário de fuck you
éssa é mais uma distro base: éssa é mais uma distro baseada no fedora em que os "desenvolvedores", só mudaram o nome, o logo e o wallpaper, isso é lamentável.

e lembrem-se querem uma distro estavel pacas?
sim

então usem o CentOS, o maior clone livre do Red Hat Enterprise, e deixem de usar esses librix, insigne, white box, tao, e etc.....
Comentário de Marcelo Ulianov
GENTOO: a base do Librix é GENTOO, assim como seu irmão gêmeo, o TUTOO, que é desenvolvido em parceria com a unicamp. Custa se informar antes de criticar ???
Comentário de Vagner Rodrigues
Não confunda também....: Não confunda Librix com Litrix
Apesar de ambas terem nome parecido e atualmente usar a mesma base (gentoo) não existe nenhuma ligação e nem mesmo pode-se chamar de "plagio" uma vez que o nome Litrix foi usado bem antes como pode se ver na edição 90 da revista Pcmaster da editora Europa
http://www.europanet.com.br/euro2003/index.php?cat_id=61&pag_id=11561



-----
Vagner Rodrigues
http://www.litrixlinux.org
Comentário de Alsm
Todas as suas afirmações estão erradas: A distro não é baseada em Fedora, pode escrever desenvolvedores sem aspas,o nome foi criado pela Itautec, assim como o logo e wallpaper.

É uma distro baseada em Gentoo, com várias customizações produzidas pela equipe e vários softwares produzidos pela equipe, como o mecanismo de atualização de pacotes, o instalador e a ferramenta de particionamento.
Comentário de escovadordebit
Não é só o caso de funfar: O caso é que a não disponibilizar a distro para download fere a GPL que é bem clara neste sentido.

Se você quer alterar o código fonte pode fazê-lo a vontade, mas se os software for redestribuído (e comercializado neste caso), se deve ter fácil acesso a ele e alem disso os fontes devem estar disponíveis.

Não achei link algum para download na página deles. Se tem, ta bem escondidinho...

Não que eu ache que esta distro mereça muita atenção; mas se existe GPL, tem que ser respeitada.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de brain
GPL: Não, na verdade a GPL não exige que o código-fonte, os executáveis, a imagem ISO ou qualquer outro arquivo fiquem disponíveis para download público. Mas sempre é uma atitude simpática disponibilizar os conteúdos mencionados acima.
Comentário de escovadordebit
Concordo.: Realmente a GPL não tem obrigatoriedade neste sentido, mas realmente é no mínimo "pouco amigável" não disponibilizar sequer um link para download.

Se o problema é consumo de banda, um simples link para algum mirror ja seria uma atitude positiva.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de pilgerowski
Por Deus...: Caro "Linux user #226380",

Você REALMENTE acredita que o problema é de disponibilidade de largura de banda? Estamos falando da Itautec, uma das maiores empresas de informática do país, bolas!

Os caras não devem disponibilizar os fontes para download para não clientes por um motivo muito mais simples: é que essa distribuição é para os clientes deles. O cliente da Itautec recebe os fontes, não se ferindo a GPL assim, e suporte da empresa não fica sobrecarregado com gente sem noção que não comprou os computadores e baixou a distribuição da rede.

Você acha que a
Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de escovadordebit
Pegando leve.: Cara... eu até estou pegando leve...

Para mim na verdade o objetivo disso na verdade é encapsular a distro dificulanto o acesso aos outros às possiveis customizações que eles venham a fazer em software GPL para os clientes deles.

Neste caso realmente os fontes devem estar sendo disponibilizados junto com com os compilados. Ocorre que muitos deste clientes sequer têm equipes de desenvolvimento e desta forma as alterações tornam-se "quase" proprietárias, pois fica difícil delas chagarem a desenvolvedores de outras distros. Vamos dizer assim: se podemos dificultar um pouco as coisas, para que vamos facilita-las não é?

Com relação à suporte, (isso sim) não existe nada na GPL que obrigue alguma empresa a fazê-lo. Você pode perfeitamente estabelecer um contrato de suporte com o cliente e cobrar por isso, fornecendo-o apenas àquels que pagam (tipo Mandriva Club por exemplo.)

Aliás, é uma das formas de se ganhar dinheiro com Linux.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de RafaToken
Mas Librix é diferente de Gentoo: A base do WINDOWS 98 é o MS-DOS, isso não significa que adianta usar o "DOS" para obter o Windows.

Librix é Librix! Gentoo é só uma base.
Comentário de rafaeldt
outro linux: Vocês não cansam de ter tanta distribuicao linux por ai ?

Nao sei quanto a voces, mas eu tenho a sensacao de que cada pessoa que gosta de linux cria sua propria distribuicao, e ninguem se preocupa com padronizacao nem nada.

Isso eh triste.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004