Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Um monitor de banda simples e versátil

Se você deseja acompanhar o consumo da banda em suas interfaces de rede existe uma ferramenta bem simples que roda em linha de comando exibindo as taxas de transferência de dados em tempo real. O Bandwith Monitor NG (bwm-ng) suporta sistemas Linux (/proc/net/dev), BSD (getifaddr), Solaris (kstat) além de Mac OS X e outros. Existe inclusive a possibilidade de utilizar a biblioteca libstatgrab que provê acesso a estatísticas do sistema operacinal como usos de CPU, memória, discos rígidos, processos e tráfego de rede (o que interessa ao bwm-ng, e já que tocamos no assunto libstatgrab, existe um projeto de uma central de monitoramento utilizando-a, vale a pena conferir).

O autor (Volker Gropp) do monitor de banda nos informa que o bwm-ng poderá acompanhar tantas quantas forem as interfaces de rede do micro e que as mesmas podem ser removidas ou adicionadas dinamicamente da lista de monitoramento; algumas formas de exibição dos dados são permitidas, como em HTML ou curses, por exemplo podendo ser adicionados a um site. Ferramentas simples e leves como essa podem nos ajudar em tarefas onde a interface gráfica poderia ser algo supérfluo. ”
A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tiago Bega
muito legal: Bem simples e prático este monitor, ja instalei em vários servidores hoje depois que li a notícia

Comentário de nosklo
Applet do gnome: O applet de monitor do sistema do gnome, tem tudo isso, fica lá no painel, e já vem instalado, só clicar com botão direito no painel, e adicionar -> monitor do sistema.

Nosklo
Comentário de escovadordebit
Alguem sabe...: Alguem sabe se ele permite restringir o consumo de banda por processo, ou ele é só um monitor?

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004