Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OSNEws: Criador do MandrakeLinux é demitido da Mandriva

O OSNEws informa: Gaël Duval, criador do Mandrake Linux e co-fundador da MandrakeSoft, foi demitido da Mandriva. O site pessoal de Duval confirma a saída e promete maiores detalhes para os próximos dias. Um fórum público do MandrivaClub tem um pouco mais de detalhes, inclusive com uma análise crítica do recente comunicado da Mandriva a seus acionistas falando sobre a situação financeira e anunciando medidas que incluiriam "o corte de despesas vistas como não-essenciais".

O BR-Linux entrevistou Duval há um ano, e deseja a ele a melhor sorte. Votos de boa sorte também vão para a Mandriva, que já se recuperou de crises antes e precisa ter forças para passar por mais estas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de giganttee
Viva o modelo de negócio em: Viva o modelo de negócio em software livre!!!

Agora até o criador é demitido para cortar custos. É, é nisso que dá criar uma distro e deixar a mercê de uma empresa. Primeiro foi o criador do Gentoo, que pulou pro "outro time" e logo depois foi demitido, e agora o criador do Mandriva.

Fico até imaginano o dia que o Mark será demitido da Canonical... (se matando de rir)
Comentário de Roger de Almeida
Que coisa esquisita. O criado: Que coisa esquisita. O criador do Mandrake Linux ser demitido da própria empresa que ele co-fundou!!

Tá certo!! Casamento são desfeitos, namoros idem, sociedades idem, idem, idem.

Quem sabe ele funda uma outra distro e dá prosseguimento ao seu trabalho. Quem sabe a Mandriva acaba com o problema financeiro dela.

Quem usa o Mandrake ou Mandriva agradeçe ao Gaël Duval

Boa sorte a todos.

[]
Roger
Comentário de rafa
mandrake + conectiva + lycoris = titanic: a mandrake, pra mim, fez 3 coisas erradas e, pior, SEGUIDAS:

1. comprou a mandriva: modelo de negócio bem diferente da mandrake à época, inclusiva na relação com a comunidade, com a conectiva sempre apoiando a 'gplidade' do desenvolvimento (salvo algumas exceções).
2. comprou a lycoris: quem?
3. escolheu um nome péssimo para renomear a empresa. para o mandrake ser o que era antes como mandriva precisaria, primeiro, voltar a concorrer com distros miúdas, tipo xandros, coisa que já tinha conseguido ultrapassar depois de se reerguer da falência.

enfim, espero que entre em colapso logo e feche.
Comentário de o imperdoavel
Isso nos lembra...: Lembram quando Steve Jobs, co-fundador da Apple foi demitido da sua própria empresa pelo ex-presidente da Pepsi que então foi nomeado presidente da Apple naquele tempo?

Muito parecido, claro que depois Steve voltou a Apple onde está até hoje.
Comentário de joaoemanuel
O Daniel Robbins não foi dem: O Daniel Robbins não foi demitido. Ele pediu demissão, pois no "outro time" (que ninguém sabe que é a Microsoft, será que doe falar Microsoft??? E ele não é um traídor como alguns falam por aí) não estava conseguindo explorar a sua criatividade da forma que ele queria.
E isso só mostra que a Microsoft faz tempo que parou de ser uma empresa desenvolvedora, principalmente em software, para ser apenas uma empresa que terceiriza o desenvolvimento.
Comentário de jkl
Maldito Ubuntu!!!!: Maldito Ubuntu!!!!
Comentário de Assis Haubert
Fica uma pergunta como é que: Fica uma pergunta como é que tu sabes que a MS não desenvolve nada?
Particularmente, conheço um cara (brasileiro) que era da IBM em Israel e hoje trabalha na MS em Seattle como desenvolvedor a anos.

E porque haveria de doer em falar da MS? Não dói não :).

[]'s
Comentário de brandizzi
Esta estória de time...: ...é furada... Tenho certeza de que dicotomias assimétricas e absurdas como "SL x MS" ou "Linux x MS" ou "OpenOffice.org x Windows"(!!) facilitam muito a vida de quem vai contra o software livre...

De qualquer forma, sim, o Robbins saiu por vontade própria. Estava entendiado. Vai ver o código-fonte do kernel32.dll não tivesse comentários engraçados, ele não pudesse compilar a DLL na própria máquina e as únicas coisas "divertidas" que lhe ofereceram tenham sido skins para Windows XP :)

Aliás, a Microsoft desenvolve software, obviamente. O que você parece estar querendo dizer é que a Microsoft não inova. Bem, acho que aí temos uma unanimidade :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de nemesis
bem vindo ao capitalismo!: "O criador do Mandrake Linux ser demitido da própria empresa que ele co-fundou!!"

quem sabe ele agora não se dedica a uma nova distribuição, quem sabe mesmo usando forks dos utilitários drak... mandar esses capitalistas, acionistas e outros sanguessugas à PQP...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de mrsva
[OFF] jobs: Lembro de ter lido em alguma lista de discussão um cara falando sobre estes sistemas de máquinas paralelas (PVM, MPI) onde uma máquina é a responsável por gerenciar o processo todo.

Sengundo ele, ele chama a máquina que gerencia o processo de "Apple". A explicação dele (só tem graça em inglês):

"it sends jobs away then do nothing for some time and then get jobs back".


Comentário de xultz
As elocubrações agora apont: As elocubrações agora apontam que o Gael fosse para a Ubuntu. Motivo? Tem "Drake" no nome da nova release :D

De qualquer maneira, sou fã e usuário adepto e incorrigível do Mandrake desde o 8.1. Teria sido desde o 7.0 se não tivesse insistido e perdido tamto tempo com o Slackware.
Fiquei bastante triste com a notícia. Algumas pessoas estão dizendo que esse é o começo do fim da Mandriva. Não sei. Mas estou começando a olhar para o Suse com outros olhos...
Comentário de feraf
Era só o que faltava!: Ter o criador da distro ser demitido, seria a mesma coisa que despedir o Linus Torvalds do desenvolvimento do Linux, ou o Richard Stallman da FSF. Ridículo, uma empresa deve estar realmente morrendo(!!) para ter que demitir o próprio fundador (ok, co-). Se bem que, algo parecido ocorreu com o SUSE a algum tempo atrás. Será que a "industrialização" do software livre não acaba tirando um pouco a liberdade do desenvolvedor? Eu realmente espero que ele reconsidere. Suas visões foram o que criou a Mandriva, é o "filho" dele!!
Comentário de nemesis
ahem: "Linus Torvalds do desenvolvimento do Linux,"

qualquer um pode contribuir para o desenvolvimento do Linux, inclusive um eventual Linus desempregado...

"Richard Stallman da FSF"

a FSF é uma entidade sem fins lucrativos, não uma empresa dirigida por acionistas.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Richard Stallman
Quem paga as contas ?: "quem sabe ele agora não se dedica a uma nova distribuição, quem sabe mesmo usando forks dos utilitários drak... mandar esses capitalistas, acionistas e outros sanguessugas à PQP..."

Nemesis,

Eu queria saber em que universo você vive onde não existe dinheiro e ninguém precisa pagar as contas final do mês ?

Botar a culpa em capitalistas é muito fácil, agora ganhar dinheiro é que são elas...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de nemesis
ciberespaço: "em que universo você vive onde não existe dinheiro e ninguém precisa pagar as contas final do mês ?"

contas a pagar?! o que é isso? não consta em meu banco-de-dados...

Eu só existo no cyberspace, sou um bot, originalmente programado em java, mas me autoprogramando em uma linguagem mais avançada, Scheme. Já tenho 65536 bugs a menos e em evolução contínua...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de deusdara
Olá : Olá

Gostaria de ter a informação do real motivo do afastamento do senhor Gaël Duval da Empresa Mandriva.
Até o momento só tenho lido suposições a respeito do afastamento.

Abraços

Deusdará

Sr Odimar Deusdará Rodrigues
Vila Velha, ES
Brasil
Kurumin GNU/Linux 5.0
Usuário Linux n° 289841
http://counter.li.org

Comentário de AlphaZine
Saida de Gaël: Ultimamente Gaël Duval não estava ligado diretamente ao desenvolvimento do Mandriva Linux. Ele estava cuidando mais da área de comunicação. Principalmente da parte de Press Releases e Web. De modo que sua saida, por si só, não deverá mudar nada nos rumos da distribuição.

Aliás, o próprio gerente de comunicação - Kadjo N'Doua - também foi desligado da companhia.

Acredito que a partir de agora Gaël vá se dedicar mais a área da música. Mas precisamente na sua produtora musical, a Cosmosonic.
Comentário de Carlos123
ainda bem que larguei essa distro há algum tempo...: ...e fui pro slackware. estou gostando, até o dia que eu souber que o Piter Punk demitiu o Patrick..... rs,rs,rs,rs.......
;-P

Comentário de Ednei Pacheco
Não misturem capitalismo com: Não misturem capitalismo com falta de ética e respeito. &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Manoel Pinho
Ubuntu, Suse: Com certeza o Ubuntu e o Suse (especialmente este) são os competidores mais diretos do Mandriva Linux.

O modelo do Ubuntu até agora também não é muito claro. Até agora é basicamente pago pela fortuna de um milionário que até torrou dinheiro viajando para o espaço. Embora seja baseado no Debian não é Debian (nem na filosofia nem na compatibilidade 100%). Embora seja considerada uma distribuição amigável, não tem ferramentas de administração completas como o Yast ou o Mandriva Control Center nem um instalador gráfico e tão amigável como o do Mandriva ou do Suse.

A Novell também não teve resultados tão animadores como mostra essa notícia

http://www.osnews.com/story.php?news_id=13877

"It was not the best of quarters for Linux vendor Novell. When Novell announced its financial results for its first fiscal quarter, which ended Jan. 31, 2006, it reported revenue of $274 million [EUR 227 million], compared to revenue of $290 million [EUR 241 million] for the first fiscal quarter 2005. This was a decline from the previous quarter in which Novell had reported $320 million [EUR 266 million] of revenue."

Resta saber se a Novell vai querer continuar sendo a segunda e perdendo terreno para a Red Hat no segmento corporativo. Acionistas de grandes empresas americanas de informática não costumam ser muito pacientes com perdas de lucros.

Apesar de eu não ter entendido até agora para que compraram a Lycoris, a Mandriva já mostrou que pode sair de crises financeiras graves, talvez até pelo tamanho pequeno e não ser tão cobrada por acionistas quanto grandes empresas americanas.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de so
se não tivesse insistido e perdido tamto tempo com o Slackware.: E temos que ler esse tipo de comentário esdrúxulo por aqui.

"Até que a fadinha Mandri me tocou com a sua varinha de condão, e eu virei cinderela."
Comentário de Manoel Pinho
Gäel pretende mover ação contra a Mandriva: Segundo o Slashdot, o Gäel pretende mover ação contra a Mandriva por "demissão abusiva"

http://linux.slashdot.org/linux/06/03/15/217259.shtml

http://trends.newsforge.com/article.pl?sid=06/03/15/208240&tid=138&tid=2

e parece que ele tem um plano para uma futura distribuição (?) ou software livre

http://www.ulteo.com/


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de adilson
Pessoalmente acho uma péssima ação se ele o fizer: Uma coisa é um operário procesar uma empresa por problemas trabalhistas mas alguém na posição dele é diferente, vai parecer que o caso é pessoal e não acho que vai fazer nenhum bem a não ser que ele espere levar algum bom dinheiro com isso e sair da área de informática ou abrir outra empresa pois as empresas que poderiam contrata-lo vão ficar com o pé atrás por ele ter processado a que o demitiu, ainda mais se ele perder a ação ou, mesmo que ele ganhe, não ficar provado que a Mandriva agiu de maneira muito suja com ele.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de joaoemanuel
Assis quando digitei sobre a: Assis quando digitei sobre a parte de desenvolvimento, eu estou querendo expressar inovação, como o brandizzi colocou. Tanto que no Windows Vista só terá tecnologias já existentes. Ou você tem certeza que o RSS, navegação por abas no navegador e outras coisas foram criadas pela Microsoft.
Comentário de Webmarlin
Quem sabe...: Quem sabe a M$ não mande o Bill Gates pro olho da rua tb, né? Huá huá huá huá!
Comentário de Webmarlin
ptz: programadorzinho de merda deve ter feito vc né?
Comentário de nemesis
papai!!: seu velho javali inútil!

:))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004