Ao longo de 2004, a revista Geek dedicou alguma atenção ao Linux e ao software livre, entre os diversos outros temas de sua cobertura. No final do ano ela sofreu uma reformulação, foi relançada como "nova Geek" (e nova periodicidade bimestral), e após duas edições, desapareceu silenciosamente. Leitores no fórum da revista questionam o que houve, e o seu próprio site publicou recentemente uma
enquete cuja descrição diz: “
A revista mais querida dos geeks brasileiros sumiu das bancas. Nos fóruns e listas de discussão muito foi discutido, mas ninguém sabe ao certo o paradeiro da revista. Por isso fizemos uma enquete para saber a sua opinião. Vote!” e que inclui respostas como "Foi sequestrada pelos aliens" e "Sumiu de vez". O estilo da Geek faz com que o resultado final seja difícil de prever (eles recentemente encenaram até mesmo a pichação de seu próprio website), mas como se trata de uma publicação que já abrigou matérias sobre software livre, resolvi fazer uma breve investigação.
Busquei meus contatos na redação, e acabei descobrindo que 100% dos que procurei estão em outros empregos e não querem ser citados diretamente a respeito deste assunto. Um deles afirmou: “
Que eu saiba [a revista] ainda existe, mas está em 'stand by' por enquanto”. Outro disse que a revista acabou mesmo. E o leitor Afonso (jussaravargasarrobaig.com.br) escreveu: "
Faz tempo qua a revista não sai nas bancas, e no fórum da Geek avisaram sobre o post de blog "This is the End", que diz 'Almocei hoje com os sobreviventes do tsunami que passou pelo meu ex-trampo. De presente ganhei a Geek 45, última que participei. Eis que também tive notícia de que esta edição também foi a última da revista. Ela foi pra geladeira assim como todos os outros títulos do núcleo tech. Geek e H4ack3r morreram. Fim da agonia de muito tempo.'"
Embora a Geek não tivesse a linha editorial mais de acordo com as minhas preferências como leitor, eu acredito que a diversidade no mercado editorial seja sempre positiva. Torço para que a revista retorne, e que tenhamos cada vez mais publicações dedicando algum espaço ao software livre - mesmo que sob ângulos completamente diversos. Estamos à disposição se alguém tiver interesse em enviar algum comunicado oficial que vá além da enquete publicada.