Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

O que aconteceu com a revista Geek?

Ao longo de 2004, a revista Geek dedicou alguma atenção ao Linux e ao software livre, entre os diversos outros temas de sua cobertura. No final do ano ela sofreu uma reformulação, foi relançada como "nova Geek" (e nova periodicidade bimestral), e após duas edições, desapareceu silenciosamente. Leitores no fórum da revista questionam o que houve, e o seu próprio site publicou recentemente uma enquete cuja descrição diz: “ A revista mais querida dos geeks brasileiros sumiu das bancas. Nos fóruns e listas de discussão muito foi discutido, mas ninguém sabe ao certo o paradeiro da revista. Por isso fizemos uma enquete para saber a sua opinião. Vote!” e que inclui respostas como "Foi sequestrada pelos aliens" e "Sumiu de vez". O estilo da Geek faz com que o resultado final seja difícil de prever (eles recentemente encenaram até mesmo a pichação de seu próprio website), mas como se trata de uma publicação que já abrigou matérias sobre software livre, resolvi fazer uma breve investigação.

Busquei meus contatos na redação, e acabei descobrindo que 100% dos que procurei estão em outros empregos e não querem ser citados diretamente a respeito deste assunto. Um deles afirmou: “Que eu saiba [a revista] ainda existe, mas está em 'stand by' por enquanto”. Outro disse que a revista acabou mesmo. E o leitor Afonso (jussaravargasarrobaig.com.br) escreveu: "Faz tempo qua a revista não sai nas bancas, e no fórum da Geek avisaram sobre o post de blog "This is the End", que diz 'Almocei hoje com os sobreviventes do tsunami que passou pelo meu ex-trampo. De presente ganhei a Geek 45, última que participei. Eis que também tive notícia de que esta edição também foi a última da revista. Ela foi pra geladeira assim como todos os outros títulos do núcleo tech. Geek e H4ack3r morreram. Fim da agonia de muito tempo.'"

Embora a Geek não tivesse a linha editorial mais de acordo com as minhas preferências como leitor, eu acredito que a diversidade no mercado editorial seja sempre positiva. Torço para que a revista retorne, e que tenhamos cada vez mais publicações dedicando algum espaço ao software livre - mesmo que sob ângulos completamente diversos. Estamos à disposição se alguém tiver interesse em enviar algum comunicado oficial que vá além da enquete publicada.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de lmvaz
Infelizmente isso acontece.: Infelizmente isso acontece. É muito difícil sobreviver num mercado como esse. Mas nem tudo está perdido: temos a Linux Magazine Brasil que é uma publicação de excelente qualidade. Até onde sei está se saindo muito bem graças a seus ótimos editores e colaboradores. ;)
Comentário de TaQ
Mudança estranha: Eu achei que ela mudou o estilo nas últimas edições, ganhando um ar mais "profissional" mas perdendo um pouco da "sujeira" a qual sempre foi conhecida. Ficou mais polida, e pessoalmente eu preferia a versão mais "bad".
Acho que isso pode ter afastado a galera dela, decidindo assim a sua extinção. Pelo menos eu não gostei da versão nova. Seria mais ou menos uma banda de punk rock alternativo ficando mais mainstream. ;-)
Comentário de Penetro
Que pena!!!!: Pena a Geek ir embora assim sem nem avisar... Defeitos à parte (ora bolas, quem é perfeito?) a Geek tinha muita coisa boa.... O primeiro Linux que instalei e usei foi o Marumbi, que veio na edição #3. Tomara essa parada não tenha a ver com a Microsoft, que andou fazendo anúncios de página inteira nas contracapas das últimas Geek...
Comentário de SS_Sputnik
E a PC MASTER?: Infelizmente acho que a PC Master vai pelo mesmo caminho. Não tardará a ela findar-se também. Essa que já foi minha revista preferida.
Comentário de bode
Que pena 2!!!!: Eu também conheci o Linux com a edição #3. Tenho o CD até hoje...acho que a revista eu tenho também...
Comentário de TaQ
O engraçado é: você lembra: O engraçado é: você lembra como ela tinha mais páginas no começo? Depois parece que relaxaram também. :-p
Comentário de SS_Sputnik
Confusão nas bancas: E quando você chega nas bancas é tantas edições encalhadas que você fica sem saber qual a mais recente. Daqui há pouco vão fazer como a Digerati e a Escala(lembram-se desta que foi uma das pioneiras em publicações pró-linux?) que empacotavam 2 edições(ou mais) ao preço de uma.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Na linha dos estranhamente sem atividade...: Já que estamos falando de revistas em extinção, alguem saberia dizer
o que esta ocorrendo com o site infoguerra - http://www.infoguerra.com.br?
As atualizações lá estão cada vez mais espaçadas.

Comentário de espardo
Caramba, eu também. Será qu: Caramba, eu também. Será que o CD não mofou? Vou procurar nos fundos das gavetas. :-)

[]s,
Emerson Santana Pardo
Comentário de Helvécio
Faltam anunciantes com visão.: Não sei se esse é o motivo do fim da revista mas faltam anunciantes com visão de mercado. O leitor de revistas tipo Geek é um consumidor voraz de tecnologia, mas no Brasil só anunciam cerveja, celular e carro. Creio que esse filão pode ser melhor aproveitado.

sds
Helvécio
Comentário de bebeto_maya
Futuro Sombrio!: __BOm, com o fim da Geek e com tantas boas publicações sobrevivendo as minguas, como PC Master e Linux Magazine, vamos ter que engolir e vomitar o lixo pasteurizado e muito bem patrocinado de pérolas como a InfoExame e PCExpert. Publicações especialistas em robotizar a opinião pública e formar MBA Mens para o mercado executivo. BOm com a M$ objetivando ¨formatar¨ 6 milhões de jovens em suas tecnologias clautrofóbicas, só no Brasil, com apoio massisso do PSDB e PFL, o futuro é dos mais sombrios. . .
Comentário de Kalicrates
Questão estratégica: Uma publicação sobre software livre (inclusive Linux) não é mais apenas uma possibilidade comercial. É uma questão estratégica, o que está em jogo é o nosso futuro como nação possuindo tecnologia própria ou não. Esse tipo de acontecimento histórico (o movimento open source) é uma oportunidade única para nós, pois como ciência/tecnologia são o suporte para o poder, é muito difícil ser acessível a quem quiser. É um tipo de conhecimento digamos "mal explicado", oculto mesmo. Se perdermos essa oportunidade, não consigo ver outra chance nem mesmo no futuro distante
Comentário de Estevam
Eu parei de comprar a Geek po: Eu parei de comprar a Geek porque as matérias estavam ficando cada vez menos técnicas, só dando notícias e com muitos assuntos que nem tem nada a ver com informática. Comecei com Linux pela PC Master, que também abandonei, pois trazia os CD mas as instruções de instalação e configuração eram muito limitadas.
Atualmente só compro a Linux Magazine, que estou achando excelente, e a PC & Cia por conta dos artigos sobre hardware.
Comentário de Ednei Pacheco
Baixa qualidade?: Vou contar 2 "causos" que aconteceram comigo...

Uma vez comprei uma edição da Geek em que vinha o CD do Slackware 8.1 como "brinde" (um brinde pago, convenhamos &;-D). Na contra-capa vinha informando os programas que se encontravam na distro e me espantei ao ver escrito OpenOffice (sabemos que o Slackware não inclui esta suite). Bem, comprei a revista assim mesmo sabendo que não havia disponível o OpenOffice, mas fica a pergunta: e para aqueles que não sabem?

Outra vez foi uma edição sobre reprodutores de vídeo, no qual o CD-ROM incluso anunciava a disponibilidade de 3 reprodutores para GNU/Linux: MPlayer, Xine e Ogle. Desses três, apenas o Ogle veio completo, onde nos demais faltavam alguns arquivos (o executável do MPlayer e as libs do Xine). P*** da vida, redigi um email sobre a questão para a direção da revista. E acabou por aí. Eles simplesmente pediram desculpas pelo ocorrido e informaram que a mensagem seria enviada para o departamento técnico. E só.

Eu acredito que estas pequenas falhas minaram a confiabilidade da revista. Eu mesmo depois deste evento não comprei mais outra edição, exceto a última que veio com o CD do Slackware 9. Depois, nunca mais.

No geral, é uma pena, pois queiram ou não, ficaremos com uma opção à menos.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!

Comentário de m4rcos
Pra descontrair: Me lembrei duma mensagem de leitor, perguntando a pronúncia correta de Geek e falando da dificuldade de pedir a revista na banca:
- Me dá uma "jeek"
- Como?
- Me dá uma "güik"
- Como?
- Me dá uma "guík"
- Lamento, a Revista G acabou.


Comentário de Jimi
.com x .linux: Também, assim como o "Bhum" das PONTO-COM, Há um exesso de publicação sobre Linux, A PC Master mudou exatamente no momento em que o Linux passou a ser notado. E inumeras publicações surgiram apostando no Linux. A resvista portuguesa "Linux Actual"com conteúdo muito bom e técnico até o site sumiu. A Revista do Linux...
fora outras que surgiram e findaram sua atividade logo de inicio.
O principal concorrente atual é a internet: notícias, artigos com qualidade, banda larga para baixar ISOs.
Atualmente só compro a Linux Magazine.
Comentário de brfritos
Um comentário interessante s: Um comentário interessante sobre ela, e o Linux em geral, é como encarar comercialmente um produto.
Estava lendo uma edição (bem) antiga, e logo na primeira página havia a propaganda do fórum deles, hospedado na Cidade Internet. Pois bem, havia um banner de propaganda sobre... o foto de álbuns de seus filhos no Ubbi!!! Em uma revista de público preferencialmente descasado, jovem e com um poder aquisitivo bom e, mais importante, fissurada em técnologia e cultura em geral???
Concordo que é um banner aleatório, gerado pelo site, mas um pouco de comunicação com o webmaster sobre o seu público alvo e o que eles gostariam de ver anunciado, cariria bem.

Depois vocês se perguntam o porque da editora estar mal das pernas.

[ ]'s
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004