Desde o último final de semana, alguns dos sites brasileiros que vêm trilhando o caminho do software livre há um bom tempo e ajudam a manter a comunidade informada com notícias diárias, cada um com seu foco e ponto de vista próprios, vêm aderindo à iniciativa do UnderLinux de colocar no topo de suas capas uma barra com links para os demais. Acredito que poucos irão discordar da lista de sites inicialmente contatados pelo Marcus Maciel: UnderLinux, VivaoLinux, LinuxSecurity, Dicas-L, NoticiasLinux, SoftwareLivre.org e o BR-Linux - todos com atualização diária, incluindo conteúdo próprio e com comunidades em constante atividade, e nenhum deles se restringindo a uma região do país ou a uma distribuição específica. Até o momento, o UnderLinux, BR-Linux, LinuxSecurity e Dicas-L já estão exibindo a barra, o VivaOLinux já informou que irá exibir, e a dupla dinâmica do NotíciasLinux já informou que está adaptando a barra ao seu layout. Todos os sites irão manter sua independência e posicionamento, mas espero que a visibilidade da cooperação entre as diversas correntes seja vista como um bom exemplo.
Claro que existem outros sites que mereceriam constar na mesma lista, e possivelmente acabaremos encontrando uma maneira de fazer caber mais sites ali sem descaracterizar a idéia. Mas o medo de deixar alguém de fora muitas vezes leva a cancelar a organização de listas, e desta vez não foi o caso: temos uma primeira versão que é consensual.
Mas como já recebi pedidos de outros sites para usar a mesma idéia para criar barras de links para sites de outras comunidades, resolvi empacotar o código HTML gerado pelo Marcus (com pequenas alterações) e
disponibilizar para download, para facilitar a vida de quem prefere não ter de ler o código-fonte inteiro das páginas. O código dele define os estilos isoladamente para cada link, para evitar a necessidade de inclusão de um CSS a mais em todos os sites e preservar a possibilidade de adotar estilos diferenciados em algum link, com facilidade. Mas se você for adaptar para seu uso próprio, talvez tenha interesse em incluir CSS, reduzir a redundância de estilos ou mesmo converter para tableless. Esteja à vontade, o documento HTML e as 2 imagens estão disponibilizados sob a licença GNU FDL, sem seções invariantes.