Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Carlos Morimoto anuncia Guia de aplicativos Linux

Este é o mais longo da série dos guias. Tudo que você precisa saber sobre os principais programas disponíveis no Linux, os formatos e as diferentes formas de instalação de pacotes e muitas dicas sobre os aplicativos e também sobre como rodar programas do Windows através do VMware Player e Wine. A instalação de novos programas no Linux não é tão complicada como pode parecer à primeira vista. Pelo contrário, muitas vezes é até mais simples que no Windows, pois raramente você precisará perder tempo comprando e registrando o programa, retirando banners de propaganda, desativando spywares, e coisas do gênero. Por Carlos E. Morimoto” A nota foi enviada por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de alex-gurgel
Muito bom....: .... esse guia, como aliás todos os outros do Morimoto. Só acho que, de certa forma, ele é muito focado no Kurumin (e por conseguinte em outras distribuições Debian ou derivadas) já que existe um grande capítulo sobre instalação de pacotes via apt-get, um outro dividido entre o uso do Alien (para converter de pacotes .rpm para pacotes .deb) e a instalação via código fonte, com ligeira citação aos instaladores do Mandriva (urpmi), Fedora (yum) e Gentoo (emerge) ao longo do texto, não existindo qualquer citação ao instalador do SuSE (YaST), sobre o qual até existe um projeto para conversão para outras distribuições.
Se o guia pretende ser de uso geral isso pode ser considerado uma falha.

Mas fora isso é um excelente guia.
Comentário de CWagner
Não conheço o Morimoto muit: Não conheço o Morimoto muito bem, mas acho que eele não se incomodaria em adicionar um capítulo sobre como converter pacotes para outras distribuições, caso alguém se protifique em fazê-lo...

Só não acho muito necessário, pois o foco são os aplicativos e não o (des)empacotamento dos mesmos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de alex-gurgel
Não é bem isso....: .... que eu quiz dizer. Na verdade o método de conversão que pode ser usado em qualquer distribuição ainda é o Alien. Ele só não cita isso. Pelo texto entende-se que o Alien converte de .rpm para .deb. E é possível fazer outras conversões também. Mas o caso não é esse. Penso que esse seira um bom tutorial para iniciantes, de modos que a parte sobre instalação a partir dos fontes e a parte sobre o uso do apt-get estão perfeitas. Mas o que obriga um iniciante a usar distribuições que trabalhem com esses processos ?
Claro que existe o apt-get para praticamente todas as distribuições, mas e se eu estiver com o Mandriva (por exemplo) e desejar usar apenas o urpmi ? E o que dizer do SuSE, que na versão 10.0 tem mais pacotes em repositórios YaST do que em repositórios apt-get (poucos mais, é verdade, mas tem.)

Porém, é óbvio que isso não desmerece a qualidade do texto, muito pelo contrário ! Funciona até como abertura para alguém se dispor a escrever um adendo, enviá-lo ao Morimoto e torcer pela aprovação e, quem sabe, a inclusão em uma atualização posterior.

Só não faço isso, em relação ao YaST (que é onde tenho mais experiência) porque estou migrando para o freeBSD.....
Comentário de Marcio Rocha
Um bom guia, mas muito suscin: Um bom guia, mas muito suscinto.
Quem já é familiarizado com Linux conhece os programas citados e os que ainda estão engatinhando não obtém maiores esclarecimentos.
Por exemplo, no item "E-Mail", o Sylpheed é apenas citado como um cliente de e-mail leve e adequado a computadores mais antigos, porém não há uma descrição sobre suas características, como, há ou não suporte a várias contas com vários servidores SMTP distintos, etc...
E em alguns programas, o Morimoto detalha muito mais do que em outros.
Mas, está valendo.
Comentário de anakinpendragon
so uma observação sobre o Pov-ray: O Pov-ray não é um programa de modelagem em 3d, ele é um programa que faz a renderização, no estilo raytracer, que torna as imagens mais reais que o sistema de renderização tradicional. ele é um programa mais no estilo yafray, que é outro raytracer, que no caso este é integrado ao blender, quando instalado junto à ele. Ou seja , a modelagem tem que ser feita em outro programa , para depois ser renderizada pelo Pov-ray.
Comentário de eltern
Hoje em dia até para fazer a: Hoje em dia até para fazer as coisas de forma voluntária fica complicado. Antes de um suposto elogio as pessoas descem a ripa, criticam mas não mostram seus feitos.

O "ser" humano esta cada vez mais complicado e mais cheio de si.

Ao Sr Morimoto..., parabens pelo guia.
Comentário de nemesis
povray sensacional!: Povray é um software excepcional, educativo até, pois para criar imagens cujos limites são a imaginação, o cara precisa ter um bom domínio sobre geometria e aprender um pouco de programação -- a linguagem de descrição de cenas do povray, que é uma linguagem de script baseada em macros.

Se vc acha que apenas com um editor de textos não conseguiria produzir nada muito interessante com Povray, dê uma olhada nos trabalhos premiados do espanhol Jaime Vives Piqueres, em:

http://www.ignorancia.org/

Embora hoje ele esteja usando um modelador 3D para modelar objetos difíceis de ou impossíveis na mão -- como carros com layout aerodinãmico -- muitos de seus melhores trabalhos foram inteiramente criados com kate e a imensa biblioteca de macros povray que ele foi desenvolvendo ao longo dos anos: tem de tudo lá, desde macros para iluminação realista de cenas, macros para geração de árvores, macros para geração de cenários naturais ( montanhas etc )...

Seus trabalhos são wallpapers padrão no meu desktop, especialmente estes aqui:
http://www.ignorancia.org/images/personal/office-13.jpg
http://www.ignorancia.org/images/personal/frutas.jpg
http://www.ignorancia.org/images/personal/stillife.jpg
http://www.ignorancia.org/images/personal/boltstill3.jpg
http://www.ignorancia.org/images/personal/balanza.jpg
http://www.ignorancia.org/images/personal/patio.jpg
http://www.ignorancia.org/images/irtc/running.jpg
http://www.ignorancia.org/images/irtc/alchlab.jpg
http://www.ignorancia.org/images/irtc/ruined.jpg
http://www.ignorancia.org/images/tierra/tierra-19c.jpg
http://www.ignorancia.org/images/personal/thekitchen.jpg

para cada um deles, há o código-fonte disponível...

outro cara fodão é esse:
http://www.imagico.de/

principalmente, seus cenários naturais... putz...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
acho que é porque...: Creio que ele acha (e eu, particularmente, concordo) que o apt do Debian é de mais fácil domínio para o usuário iniciante que o emerge ou o YaST, por exemplo.

Como seu foco principal é especificamente esse tipo de usuário (pq usuários experientes já aprenderam a "se virar" sozinhos), acho que o guia cumpre razoavelmente bem seu objetivo.

Sem desmerecer outras distribuições, que dão aquilo que os usuários mais experientes querem e precisam, acho que na questão de usuário iniciante e estações de trabalho a família Debian está na frente por enquanto.
Comentário de Julio Nascimento
Críticas (construtivas!?) ao Guia: Já observei aqui nos comentários do Br-Linux uma tendência à críticas a qualquer coisa q o Morimoto faz.
Com plena certeza, muitos, assim como eu, já buscou informação no trabalho feito por ele. Todos sabem que o Morimoto tem uma personalidade forte e até o criticam com razão em algumas posturas suas.
De qualquer forma gostaria de sugerir à aqueles que postaram críticas que enviassem um email para o Morimoto sugerindo as modificações no Guia. Desta forma o Guia estará mais completo e ajudará a mais pessoas e a divulgação e melhora do sistema que tanto gostamos.

Julio Nascimento

(esta é minha opinião e se vc se sentiu ofendido peço desculpas, pois essa não foi minha inteção)<\cite>
Comentário de Copernico Vespucio
Não vi disso aqui ainda...: Não vi ainda nesse tópico as críticas destrutivas que já vi fazerem aos trabalhos do Morimoto. Elas parecem legítimas e até bastante construtivas.

Concordo que as questões aqui apresentadas deveriam ser levadas ao Carlos. Pelo que eu vi do cara até hoje, ele não só ficaria de avaliar as requisições (explicando caso elas não estejam alinhadas com o seu objetivo no guia) como agradeceria as contribuições.

Me parece que é só ser educado e construtivo que a resposta vai ser também.
Comentário de alepaes
Caramba !: Nunca tinha visto...

Se você não contasse que era feito "no braço", acharia
que ele tinha usado modelador.

O último (da cozinha) é espetacular!

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de nemesis
o cara realmente é f*** : o cara realmente é f***

mas ele já está nessa há muito tempo, o que significa: tem um bocado de bibliotecas de objetos, texturas, iluminação, posicionamento, tudo pronto pra usar. Além disso, não vamos nos esquecer das facilidades que uma linguagem de programação, como macros com loops para automaticamente posicionar os livros nas estantes de forma algo randômica... :)

o trabalho fica bastante reduzido, mas é necessário criatividade no uso dos recursos e persistência... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
fiquei impressionado: Já vi muita coisa feita com o Pov, sempre de excelente qualidade nos detalhes (dá metros de poeira em renderizações feitas apenas com Gourard ou Phong), mas essa coleção é realmente impressionante. :-O!
Comentário de xultz
Há muitos anos atrás eu ren: Há muitos anos atrás eu renderizei uma cena no povray a partir de um arquivo que escrevi. Eram só três bolas, uma de cada cor, com um nível de reflexão sobre um chão quadriculado. Mas foi o suficiente para quase enlouquecer tentando pensar em três coordenadas o tempo todo...
Comentário de nemesis
mais um pouco de prática e v: mais um pouco de prática e vc ganharia uma noção de geometria muito boa... com povray, é divertido aprender :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de carlos silva
Ajuda no Empacotamento: Acho que ele poderia dar uma contribuição a nós, pois tenho instalado em meu micro o kurumin, e não sei o que fazer com o discador do provedor que é oferecido em *.rpm. Ele poderia dar um conselho, né?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004