Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux no notebook Compaq Presario V2000

Desde a semana passada sou o feliz usuário de um notebook Compaq Presario V2000. A linha V2000 é ampla, incluindo chipsets para arquitetura Intel e AMD de 32 e 64 bits, e o modelo específico que está sobre minha mesa neste momento tem um processador Sempron Mobile 2800+, HD de 40GB, placa de vídeo ATI Mobility Radeon XPRESS 200M, rede, modem e wireless integrados, display de 14,1 polegadas widescreen (1280x768 pixels). Com 2,4kg e um visual discreto, não é um notebook difícil de levar nos lugares em que ele pode ser necessário.

Não encontrei referências a suporte oficial ao Linux nele por parte da HP/Compaq, mas com um pouco de pesquisa na web não foi difícil ativar todos os recursos do equipamento que me interessavam. Ausências a esta lista são o modem interno e as duas saídas de vídeo, que ainda não tive oportunidade de testar ou verificar o funcionamento.


 

Segue um breve relato das minhas atividades de configuração do SUSE Linux 10 (obtido via download das imagens ISO oficiais dos 5 CDs) O objetivo principal, confesso, é servir de futura referência para o caso de eu vir a reinstalar o sistema operacional neste micro. Torço para que este relato venha a ser útil para outros usuários de notebooks do mesmo modelo ou linha.



A instalação do SUSE em si foi completamente comum. O reconhecimento de hardware funcionou como esperado, e o único detalhe que exigiu intervenção durante o procedimento básico de instalação foi a resolução do display - o sistema insistiu em configurar em 800x600, me obrigando a posteriormente reconfigurar via YaST. Os subsistemas de som, vídeo e rede foram adequadamente reconhecidos e configurados, e ainda durante o processo de instalação eu estava conectado à Internet (via rede local - a conexão sem fio incluída no V2000 não é suportada automaticamente pelo sistema) fazendo download automático de atualizações.

Primeiro boot - testes e multimídia

Logo após a instalação, verifiquei que o suporte ao hardware era exatamente o que eu esperava a partir do que havia lido antes de comprar o notebook. Vídeo, som, DVD, CD-RW, rede, teclado (com acentuação), touchpad, USB... tudo funcionou imediatamente. O recurso de Suspend to disk estava disponível desde o princípio, e bastou uma visita ao YaST para ativar o Suspend-to-RAM também, e selecionar qual deveria ser o comportamento default para quando a tampa do notebook fosse fechada.

Como acontece com diversas distribuições atuas, o suporte a multimídia no SUSE Linux não inclui diversas funcionalidades, entre elas a capacidade de tocar MP3, exibir alguns formatos de vídeos e tocar DVDs. Assim, dediquei parte do tempo após o primeiro boot para seguir este roteiro de reconfiguração que instala o suporte a todos estes recursos. Funcionou sem tropeços.

Wireless

Ter acesso a um ponto de rede durante a instalação do sistema foi muito importante, mas o acesso a redes sem fio é uma necessidade básica para mim, portanto resolvi investir algum esforço em configurar este recurso, mesmo na ausência de suporte direto no SUSE ou mesmo no kernel do Linux (embora haja um driver em desenvolvimento). Felizmente o ndiswrapper suporta o adaptador wireless Broadcom Corporation BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g Wireless LAN Controller (rev 02) incluído neste modelo do Presario V2000. Assim, tudo que tive que fazer foi localizar (no driverguide.com) e obter o instalador do driver para Windows XP deste adaptador e seguir este guia de configuração para este adaptador e mais as informações específicas sobre o SUSE fornecidas pela Novell. Funcionou sem problemas na primeira tentativa.

Entretanto, houve um efeito colateral (que já estava previsto): o módulo ndiswrapper, aliado ao driver do BCM4318, não gosta muito de hibernação: ao retornar de qualquer suspend (to RAM ou to Disk), o micro travava completamente. Para resolver, basta desativar o módulo antes de suspender, e reativá-lo no retorno. Para automatizar, acrescentei a linha rmmod ndiswrapper aos scripts prepare_suspend_to_disk e prepare_suspend_to_ram, e a linha modprobe ndiswrapper aos scripts restore_after_suspend_to_disk e restore_after_suspend_to_disk - todos eles localizados em /usr/lib/powersave/scripts.

Teclas multimídia

O V2000 tem 3 teclas especiais para controle de multimídia, permitindo reduzir e aumentar o volume, e ativar a função mute. Além disso, combinações especiais da tecla Fn dão acesso a algumas funções adicionais. Para ativá-las, editei o arquivo xorg.conf para alterar o valor da entrada XkbModel para "microsoftpro", e criei no meu diretório pessoal um arquivo com o nome de .Xmodmap, contendo as seguintes linhas:


keycode 174 = XF86AudioLowerVolume
keycode 176 = XF86AudioRaiseVolume
keycode 160 = XF86AudioMute
keycode 178 = XF86HomePage
keycode 162 = XF86AudioPlay
keycode 164 = XF86AudioPrev
keycode 144 = XF86AudioPrev
keycode 153 = XF86AudioNext


A partir da próxima sessão do KDE, as 3 teclas multimídia passaram a funcionar sem necessidade de outras alterações, e as combinações especiais da tecla Fn passaram a estar disponíveis para configuração no ambiente gráfico.

Conclusão

Tudo que eu preciso já está funcionando. Boa sorte! ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
HP: Apesar da HP ficar um pouco em cima do muro com o linux, no campo de impressoras, multifuncionais, PDAs e agora de notebooks a HP é a melhor marca para quem quer usar esses equipamentos com linux.

Tenho 2 impressoras HP, 1 PDA iPAQ (rodando linux) e no trabalho usamos um notebook HP Pavilion 1120 que funcionou de primeira com o Mandriva 2006.

Uma coisa curiosa nesse notebook Pavilion é que ele veio com uma pequena partição reiserfs contendo uma minidistribuição linux que serve basicamente para tocar CDs de música e DVDs sem precisar carregar o lerdo sistema operacional oficial (o Windows XP).


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Compaq v2310: Comprei semana passada um notebook Compaq modelo v2310. Ele veio com um Turion (amd64) 1800, 80Gb HD, 1Gb RAM, DVD-RW+, mesmo adaptador de video , wireless e display que o note do Brain.

Está rodando ArchLinux 0.7.1 (noodle), e todos os dispositivos foram configurados sem problemas. Neste momento estou instalando a versão para Amd64 do OpenBSD 3.9 (snapshot) nele.

-lmvaz

--
"Arguing on the internet is like running in the Special Olympics: Even if you win, you're still retarded"
Comentário de Felipe Mota
naumm gostei....: comprei a pouco tempo o hp pavilion b1010br...que tem o linux mandriva, achava q ia me dar bem pq dizem q com o linux tudo flui divinamente,mas venho tendo um probleminha de velocidade,por mais q eu esteja aprendendo a mecher agora no linux sei muito bem oq eh ter um pc bom...vou mudar para o windows!!!soh que tenhu outro problema a hp naum fornece os drives do pc nem mesmo para download...se alguem puder me ajudaar!!!!por favor e jah grato!!!
Comentário de Manoel Pinho
@Felipe Mota: A HP faz muito bem em não fazer nada para estimular ainda mais a pirataria do Ruindows.

Esse hp pavilion b1010br é um daqueles PCs "populares" com 128Mb de RAM ? Com 128Mb de RAM o windows XP vai ficar uma carroça também. Se puder, coloque 512 MB de RAM e verá uma tremenda melhoria no desempenho do seu computador.

Mas algumas coisas podem ser melhoradas com ações simples:

1- Retire o programa kat (como root digite urpme kat)

2- Ative o acesso DMA ao hd, caso já não esteja ativado. Edite o arquivo /etc/sysconfig/harddisks e descomente (retire o # da frente) as linhas que aparecem lá comentadas.

3- Desligue todos os serviços desnecessários. Pode ser pelo "painel de controle" mesmo. Procure o ícone de serviços.

Não desista do linux sem ao menos se dar o trabalho de conhecer um pouco mais.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Milton Ferreira da Silva
Felipe quais linhas devem ser: Felipe quais linhas devem ser descomentadas?

# These options are used to tune the hard drives -
# read the hdparm man page for more information

# Set this to 1 to enable DMA. This might cause some
# data corruption on certain chipset / hard drive
# combinations. This is used with the "-d" option

# USE_DMA=1

# Multiple sector I/O. a feature of most modern IDE hard drives,
# permitting the transfer of multiple sectors per I/O interrupt,
# rather than the usual one sector per interrupt. When this feature
# is enabled, it typically reduces operating system overhead for disk
# I/O by 30-50%. On many systems, it also provides increased data
# throughput of anywhere from 5% to 50%. Some drives, however (most
# notably the WD Caviar series), seem to run slower with multiple mode
# enabled. Under rare circumstances, such failures can result in
# massive filesystem corruption. USE WITH CAUTION AND BACKUP.
# This is the sector count for multiple sector I/O - the "-m" option
#
# MULTIPLE_IO=16

# (E)IDE 32-bit I/O support (to interface card)
#
# EIDE_32BIT=3

# Enable drive read-lookahead
#
# LOOKAHEAD=1

# Add extra parameters here if wanted
# On reasonably new hardware, you may want to try -X66, -X67 or -X68
# Other flags you might want to experiment with are -u1, -a and -m
# See the hdparm manpage (man hdparm) for details and more options.
#
EXTRA_PARAMS=


Comentário de Manoel Pinho
Essas : Essas

USE_DMA=1

MULTIPLE_IO=16

EIDE_32BIT=3

LOOKAHEAD=1

EXTRA_PARAMS=

As outras deixe comentadas pois são justamente comentários em inglês explicando para que servem cada uma das opções.

Se quiser saber mais sobre o assunto e saber o que colocar em EXTRA_PARAMS (se quiser) leia esses artigos

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.php?codigo=1149

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/artigos/dicas_hdparm.htm?redirected=1


Participe também do fórum do nosso site recém-inaugurado (veja no rodapé desta msg).

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de henrique
Ta e?: Quero saber é do que falta:

"o modem interno e as duas saídas de vídeo".

a muito que são os grandes problemas dos notebooks com Linux.


Henrique.
Comentário de brain
Tá, e...?: Beleza, quando você testar não esqueça de nos contar os resultados.
Comentário de André_Afornalli
Compaq: Ola caro amigo, tudo bem? bom reparei que vc intende bem de linux, e tem o mesmo laptop que o meu, na verdade nao diriaaa o mesmo, unica coisa que muda eh que o meu eh um compaq presario v2310ac cara pelo amor de Deus lhe emploro se vc poder pega meu msn (andre_afornalli@msn.com) pra me da um mao, coloquei linux nele mais nada concegui faze, nao intendo de nada, entao cara por favor assim que vc ve essa msm se puder falar comigo ficaria mto grato, obrigado té breve
Comentário de Allexandre
nao gostou de que?: mas venho tendo um probleminha de velocidade,por mais q eu esteja aprendendo a mecher agora no linux sei muito bem oq eh ter um pc bom...

O que quiz dizer com isso?
-bom p/ travar;
-bom p/ tela azul;
-bom p/ virus;
-bom p/ spyware;
-velocidade??? vai instalar o windowa 95??? Pq c for o XP....
O que vc disse mesmo?
Comentário de Danielle Pascoal Estrázulas
Léo!!!: Oi Léo, toh tentando entrar em contato ctg menino!!! Urgente, urgente!!!!
daniestrazulas@hotmail.com

Logo q ler isso, por favor, entra em contato cmg!!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004