Desde a semana passada sou o feliz usuário de um notebook Compaq Presario V2000. A linha V2000 é ampla, incluindo chipsets para arquitetura Intel e AMD de 32 e 64 bits, e o modelo específico que está sobre minha mesa neste momento tem um processador Sempron Mobile 2800+, HD de 40GB, placa de vídeo ATI Mobility Radeon XPRESS 200M, rede, modem e wireless integrados, display de 14,1 polegadas widescreen (1280x768 pixels). Com 2,4kg e um visual discreto, não é um notebook difícil de levar nos lugares em que ele pode ser necessário.
Não encontrei referências a suporte oficial ao Linux nele por parte da HP/Compaq, mas com um pouco de pesquisa na web não foi difícil ativar todos os recursos do equipamento que me interessavam. Ausências a esta lista são o modem interno e as duas saídas de vídeo, que ainda não tive oportunidade de testar ou verificar o funcionamento.
Segue um breve relato das minhas atividades de configuração do SUSE Linux 10 (obtido via download das imagens ISO oficiais dos 5 CDs) O objetivo principal, confesso, é servir de futura referência para o caso de eu vir a reinstalar o sistema operacional neste micro. Torço para que este relato venha a ser útil para outros usuários de notebooks do mesmo modelo ou linha.
A instalação do SUSE em si foi completamente comum. O reconhecimento de hardware funcionou como esperado, e o único detalhe que exigiu intervenção durante o procedimento básico de instalação foi a resolução do display - o sistema insistiu em configurar em 800x600, me obrigando a posteriormente reconfigurar via YaST. Os subsistemas de som, vídeo e rede foram adequadamente reconhecidos e configurados, e ainda durante o processo de instalação eu estava conectado à Internet (via rede local - a conexão sem fio incluída no V2000 não é suportada automaticamente pelo sistema) fazendo download automático de atualizações.
Primeiro boot - testes e multimídia
Logo após a instalação, verifiquei que o suporte ao hardware era exatamente o que eu esperava a partir do que havia
lido antes de comprar o notebook. Vídeo, som, DVD, CD-RW, rede, teclado (com acentuação), touchpad, USB... tudo funcionou imediatamente. O recurso de
Suspend to disk estava disponível desde o princípio, e bastou uma visita ao YaST para ativar o
Suspend-to-RAM também, e selecionar qual deveria ser o comportamento default para quando a tampa do notebook fosse fechada.
Como acontece com diversas distribuições atuas, o suporte a multimídia no SUSE Linux não inclui diversas funcionalidades, entre elas a capacidade de tocar MP3, exibir alguns formatos de vídeos e tocar DVDs. Assim, dediquei parte do tempo após o primeiro boot para seguir este
roteiro de reconfiguração que instala o suporte a todos estes recursos. Funcionou sem tropeços.
Wireless
Ter acesso a um ponto de rede durante a instalação do sistema foi muito importante, mas o acesso a redes sem fio é uma necessidade básica para mim, portanto resolvi investir algum esforço em configurar este recurso, mesmo na ausência de suporte direto no SUSE ou mesmo no kernel do Linux (embora haja um driver em desenvolvimento). Felizmente o
ndiswrapper suporta o adaptador wireless
Broadcom Corporation BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g Wireless LAN Controller (rev 02) incluído neste modelo do Presario V2000. Assim, tudo que tive que fazer foi localizar (no driverguide.com) e obter o instalador do driver para Windows XP deste adaptador e seguir este
guia de configuração para este adaptador e mais as
informações específicas sobre o SUSE fornecidas pela Novell. Funcionou sem problemas na primeira tentativa.
Entretanto, houve um efeito colateral (que já estava previsto): o módulo ndiswrapper, aliado ao driver do BCM4318, não gosta muito de hibernação: ao retornar de qualquer suspend (
to RAM ou
to Disk), o micro travava completamente. Para resolver, basta desativar o módulo antes de suspender, e reativá-lo no retorno. Para automatizar, acrescentei a linha
rmmod ndiswrapper aos scripts prepare_suspend_to_disk e prepare_suspend_to_ram, e a linha
modprobe ndiswrapper aos scripts restore_after_suspend_to_disk e restore_after_suspend_to_disk - todos eles localizados em /usr/lib/powersave/scripts.
Teclas multimídia
O V2000 tem 3 teclas especiais para controle de multimídia, permitindo reduzir e aumentar o volume, e ativar a função
mute. Além disso, combinações especiais da tecla Fn dão acesso a algumas funções adicionais. Para ativá-las, editei o arquivo xorg.conf para alterar o valor da entrada XkbModel para "microsoftpro", e criei no meu diretório pessoal um arquivo com o nome de .Xmodmap, contendo as seguintes linhas:
keycode 174 = XF86AudioLowerVolume
keycode 176 = XF86AudioRaiseVolume
keycode 160 = XF86AudioMute
keycode 178 = XF86HomePage
keycode 162 = XF86AudioPlay
keycode 164 = XF86AudioPrev
keycode 144 = XF86AudioPrev
keycode 153 = XF86AudioNext
A partir da próxima sessão do KDE, as 3 teclas multimídia passaram a funcionar sem necessidade de outras alterações, e as combinações especiais da tecla Fn passaram a estar disponíveis para configuração no ambiente gráfico.
Conclusão
Tudo que eu preciso já está funcionando. Boa sorte! ;-)
Tenho 2 impressoras HP, 1 PDA iPAQ (rodando linux) e no trabalho usamos um notebook HP Pavilion 1120 que funcionou de primeira com o Mandriva 2006.
Uma coisa curiosa nesse notebook Pavilion é que ele veio com uma pequena partição reiserfs contendo uma minidistribuição linux que serve basicamente para tocar CDs de música e DVDs sem precisar carregar o lerdo sistema operacional oficial (o Windows XP).
------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org