Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

SuiteTelecentro: Banco do Brasil e OTUN anunciam suíte para atender a 4 milhões de pessoas

Deixamos passar esta notícia de quarta-feira: “O Banco do Brasil lança, em Brasília, nesta quarta-feira (8) uma suíte de programas baseada em softwares livres, que será utilizada em salas de informática e telecentros mantidos pelo Programa de Inclusão Digital do Banco. A SuíteTelecentro foi desenvolvida em parceria com a OTUN (entidade sem fins lucrativos que reúne empresas e grupos de todo o mundo em torno de iniciativas de desenvolvimento de software livre para uso corporativo) e é composta pelos programas Debian 3.1, Ocara e LTSP, utilizados respectivamente na configuração de redes, gerenciamento de telecentros e mapeamento de estações. Algumas soluções, como o software Debian 3.0, tiveram suas versões adaptadas pelo BB para melhor atender a realidade dos cerca de 1,5 mil telecentros criados pelo Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil e que beneficiam atualmente a mais de 4 milhões de pessoas em todo o País.” Veja o texto completo em Movimento Software Livre Paraná - Suíte com software livre vai atender a 4 milhões.

Interessante ver o desenvolvimento de uma versão adaptada do Debian ser atribuído diretamente ao Banco do Brasil, e não à sua subsidiária voltada para a área de tecnologia. Parabéns à instituição pelo seu envolvimento direto no assunto, é uma notícia que refresca um panorama que recentemente tem sido conturbado por uma série de notícias negativas. Quanto à informação de que a OTUN reúne empresas e grupos de todo o mundo, já enviei mensagem em duas ocasiões (sempre sem resposta, infelizmente) para a própria organização perguntando que instituições de todo o mundo seriam estas - o anúncio de lançamento da entidade mencionava apenas algumas instituições multinacionais com representação no Brasil, como a IBM, Novell e Carrefour, e a intenção de fazer contatos posteriores com empresas da América Latina e países lusófonos. Se alguém tiver maiores informações sobre estas organizações de todo mundo, ou se de fato subsidiárias nacionais contam como empresas de todo mundo, será bem-vindo para informar nos comentários. Saber que o Brasil de fato é sede de uma organização que congrega instituições de todo o mundo interessadas no software livre, e tem uma atuação tão discreta, seria motivo de orgulho para todos os envolvidos.

A SuiteTelecentro tem um site no CodigoLivre, que inclui uma imagem ISO disponibilizada para download no último dia 6 de março.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alexandre Brandão
Qual é a senha?!?!?: Fiz o download e acabei de instalar em uma máquina aqui.
Ele me pediu uma senha para o mysql, e depois uma senha com 8 digitos e um nome de usuário.
Ao encerrar a instalação, ele me pede login, mas não entra com os dados que eu dou, assim sendo, qual é o LOGIN e a SENHA?!?!?!?
Aguardo resposta!!!!
Alexandre Brandão
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004