Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu de olho em ambientes corporativos: mudança na data de lançamento do Dapper Drake?

Mark Shuttleworkth propôs um atraso de seis semanas na data de release do Dapper Drake, a mais nova versão do Ubuntu, isso devido ao fato dela estar sendo voltada para a adoção em ambientes corporativos e consequentemente mais testes precisariam ser realizados, inclusive por estar não-oficialmente dando suporte ao processador UltraSPARC T1 (Niagara) da Sun. Outras motivações para o atraso seriam a busca pela certificação LSB 3.0, ISV e IHV, tendo em vista mais tempo para evitar o insucesso, os esforços em localização do software para línguas asiáticas e o refinamento final da distribuição para que sejam atingidos todos os objetivos de sua especificação.

Uma reunião aberta será feita no canal #ubuntu-meeting em irc.freenode.net no dia 14 de março para que a opinião de todos possa ser ouvida. Por exemplo, se decidirem que o novo instalador é o ponto mais importante e como ele já parece estar bom o suficiente, a data de lançamento poderia ser o dia 20 de março. O Dapper Drake está previsto para ter o suporte da Canonical por cinco anos e mesmo podendo estar contrariando o ciclo de releases do Ubuntu de 6 meses, ficará a cargo da Tech Board (Mark Shuttleworth, Matt Zimmerman e Scott James Remnant) a decisão final sobre se realmente esse atraso ocorrerá, e em caso afirmativo qual serão as datas de lançamento das versões beta, release candidate e final release. Isso tudo para fortalecer a distribuição a ponto de poder competir com as versões enterprise da Red Hat, Debian e SUSE em qualidade, suporte e apresentação.”
A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricarab
Ninguém percebe?: Há pessoas que ainda se questionam quanto ao crescimento e a qualidade do Ubuntu. Vejam, é claro que temos nossas própias preferências, e isso é um gosto pessoal, no entanto, não há como negar que o Ubuntu está chegando lá.

A primeira versão do Ubuntu é incomparável a que está por vir, ou mesmo a atual, e de acordo com o própio Mark, nunca foi feito um trabalho de tamanha magnitude como o Dapper Drake (futura versão).

É difícil comparar o Ubuntu a distros grandes e que estão a muito tempo no mercado como SuSE, RedHat e Mandriva, no entanto o Ubuntu está crescendo! Ao meu ver o Ubuntu possui ótimas ferramentas, porém algumas ficam devendo. O mais interessante é que as coisas realmente melhoram a cada versão! Quem realmente não consegue entender o por que do crescimento do Ubuntu recomendo que olhe o link: https://launchpad.net/distros/ubuntu/dapper/+specs

Quem acha que o Ubuntu é somente um Debian melhorado com os últimos pacotes engana-se! Vejam quantas melhorias foram efetuadas estruturalmente, esteticamente e de usabilidade. Vejam a extrema preucupação com a usabilidade do sistema: apenas um CD com os melhores softwares livres atuais, com um trabalho mínimo de instalação. Nenhuma grande distro traz isso dessa forma! São muitos CDs ou DVDs cheios de programas profissionais ou ferramentas de segurança que o usuário doméstico não tem interesse. As grandes distros trazem serviços complicados como servidores ou ferramentas de segurança como SELinux abilitadas por padrão, o que é uma dor de cabeça para o usuário doméstico.

O Ubuntu tem projetos como livros oficiais que estão para serem lançados, e intenção de criar um programa de treinamento e certificação de engenheiros. É inegável que a distro, que hoje não é tão profissional como as grandes, se tornará em breve.

Vejam, isso não é uma crítica as grandes distros, aliás, é apenas uma comparação de distros profissionais voltadas para segurança e ambientes de trabalho, e distros voltadas para o usuário doméstico, que podem ser tão profissionais quanto qualquer outra!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de LION
Concordo com vc... : Concordo com vc...
Pessoalmente estou adotando o seguinte esquema: Para Desktop Ubuntu e para server o Debian.
Comentário de aviram
Muito legal para o Ubuntu ! : Muito legal para o Ubuntu !

Não basta uma distribuição ser boa, bonita e funcional.
Para se inserir no mercado corporativo, ela precisa criar um ecossistema de ISVs (IBM, Oracle, BEA, SAP) e de IHVs (IBM, HP, Dell, Sun, etc) mutuamente homologados e certificados. Só assim essa distribuição terá uma proposta de valor para o mundo corporativo.

Enquanto isso, ela é ótima para se ter em casa.

Avi Alkalay
Advocate, Ecosystem for Open Computing
IBM Linux Center of Competence
Comentário de IGNUMATICKS
Dapper Drake: Alguém precisa dar um fim nesses nomes bobocas das distros Debian. Palhaçada.
Comentário de cafecraft
Ubuntu é certificado para DB: Ubuntu é certificado para DB2 da IBM. Outros certificados viram!... o Dapper já tem instalação OEM visando o mercado corporativo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004