Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Google compra o Writely, processador de textos via web - rumo ao Google Office?

Writely é um processador de textos pela web, com suporte a edição colaborativa e descentralizada e upload ou download em diversos formatos (inclusive doc). A interface de usuário é uma aplicação web AJAX, passível de rodar em qualquer browser. Acho que os dias da MS estão no fim, com sistemas operacionais robustos livres e aplicações Office tradicionais como OpenOffice ou inovativas como esse Writely... ” A nota foi enviada por nemesis (namekuseijinΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.


 

Uma notícia do OSNews fala sobre a possível orientação do gigante das buscas em direção ao Google Office, com aplicativos como o Writely, um aplicativo de agenda eletrônica de compromissos conhecido como CL2, além de recursos já conhecidos como o GMail, GMail for Domains e os rumores de um GDrive para armazenamento de arquivos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tango
"Acho que os dias da MS estã: "Acho que os dias da MS estão no fim (...)"

Alguém pode me dizer com certa precisão (em termos de anos) quanto tempo faz que estamos ouvindo essa mesma história? Não está na hora de sermos um pouco mais maduros e parar de brincar de "querer derrubar o sistema"?

Isso é tããããao anos 60...

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de honorio
Fim da MS...: Por mais que eu goste muito do Linux, nao gostaria nada que chegasse o fim da MS...
A concorrencia gera produtos melhores ... inovacoes tecnologicas, etc, etc, etc...

Além disso, se a MS cair, logo tera outra "gigante" de software, pode ser o Google, a Red Hat, a Novell ou qualquer outra, entao a situacao ficara praticamente a mesma...

Comentário de ramos1berto
O linux já tem concorrência: O linux já tem concorrência possível muito mais "interessante" para os usuários
do que o Windows (Freebsd por exemplo) estes concorrentes do Linux por também serem livres se beneficiam de todos os avanços implementados no Linux.
Não sei se haverá ou não outra gigante do software, uma interface web para escritório tem muitas vantagens sobre a abordagem tradicional:
1 - Multiplataforma, multissistema.
2 - Facilidade para cobrança por publicidade, como no google(há outras formas de pagamento, como uma mensalidade, mas tudo indica que haverá mais liberdade para os usuários).
3 - Facilidade para adoção de formatos abertos (não há indicativos seguros que o Google irá fazer isso, mas no momento é uma escolha com algumas vantagens para eles e com certeza não será desconsiderada).
4 - Nova cultura: Todos os serviços Google, unem a facilidade de produtos microsoft com uma extrema agilidade e simplicidade, essa mudança de paradigma pode ser benéfica para todos, as pessoas passariam a escolher esta ou aquela suíte web pelos recursos que tivesse e não para ter que ter a última versão que é a única que abre os anexos em formatos proprietários que as pessoas recebem.



1berto
Comentário de RockerTux
E esse screenshot Windows+IE?: E esse screenshot Windows+IE?
Comentário de brain
links para mais screenshots: É o que estava disponível no comunicado que eu recebi, mas se você tiver links para outros sites com screenshots, esteja à vontade para indicá-los.
Comentário de sri_canesh
Isso é o de menos :P : Isso é o de menos :P

O Writely é feito em asp.net :P


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de nemesis
dias contados: é que o countdown está mais perto de 0 do que nunca... ;)

Falando sério, a M$ está acuada. Talvez vc tenha ouvido falar dessa história de fim da M$ há séculos, mas no começo era só um burburinho entre hackers e idealistas, ao passo que hoje um bocado de pesos-pesados da indústria vendem a idéia de padrões abertos e interoperáveis e de software como serviço, efetivamente minando a fonte da inexaurível prosperidade da M$: a venda de softwares empacotados em lojas de informática.

Hoje se dá download de software nativo. Aplicações web AJAX, como esse Writely, GMail, FlickR, a ainda mais incrível planilha web iRows e sistemas CMS permitem se rodar com qualidade inteiramente via web software que até então só se imaginava possível nativamente no desktop. Não há qualquer necessidade de instalação, apenas um navegador web decente, pode ser até o obsoleto IE6...

Então, faça as contas: sistemas operacionais livres e robustos estão em tudo quanto é parte e empresas como Novell, RedHat, IBM, Sun e outros estão firmemente comprometidas em vender Linux como uma solução desktop completa; OpenOffice vai dentro em breve ter suporte para macros VB do M$Off, eliminando uma das maiores desculpas à sua adoção; as pessoas hoje estão bem mais conscientes quanto à prática e os benefícios de se adotar padrões abertos e infraestruturas livremente disponíveis; Eclipse, gcc, python, ruby, perl, mono, FreePascal + Lazarus e outros são projetos que dão suporte à desenvolvedores ferramentas ricas e multiplataforma, reduzindo a necessidade de se adotar ferramentas proprietárias e, de fato, um bocado de desenvolvedores iniciantes hoje têm contato com tais ferramentas; a importância da web se reflete na evolução que o originalmente pequeno servidor httpd Apache sofreu ao longo dos anos ao dar suporte para frameworks diversos se beneficiarem de sua infraestrutura.

Com sistemas de base livres, robustos, bem integrados e marketeados por empresas grandes, padrões abertos e implementações independentes de plataforma, a M$ já encontra graves dificuldades de vender um sistema operacional, base de seu monopólio. Com aplicativos Office via web e eventualmente tão bons quanto um nativo e distribuídos e marketeados pelo Google, o carro-chefe da rentável divisão de aplicativos da M$ vai sofrer cortes substanciais. Basicamente, as duas pernas sob as quais a M$ se sustenta estão sendo torpedeadas de tudo quanto é canto...

Enfim, 5, 4, 3, 2, 1...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
o valor da concorrência: "A concorrencia gera produtos melhores"

é verdade, por isso a M$ está sempre comprando os concorrentes e assim, obtendo produtos melhores. ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
na verdade...: é feito em javascript padrão ECMA.

A interface incrível e lógica da GUI só são efetivamente possíveis com funções javascript complexas manipulando dinamicamente elementos DOM no lado cliente. A manipulação de requisições HTTP no servidor poderia tranquilamente ter sido gerada por uma página PHP pois é o de menos no caso desse aplicativo... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sri_canesh
Bem, tem um monte de coisa qu: Bem, tem um monte de coisa que fica cargo do "servidor"

- Armazenamento dos arquivos
- Conversão para RTF, PDF, HTML e DOC
- Controle das versões de cada documento
- Ferramentas colaborativas
- "Response" das requisições do XMLHttpRequest

Tá que tudo pode ser feito em outra linguagem, mas vai dar um trabalhinho refazer tudo.

Agora, Nemesis, tu defendendo PHP? Meu, que aconteceu? Normalmente você sugeriria Python, Ruby ou Scheme hehuehue


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de nemesis
na, realidade, PHP foi um exe: na, realidade, PHP foi um exemplo de que as requisições HTTP podem ser processadas mesmo por linguagens básicas. ;)

é verdade que os armazenamentos e controle de versões e as conversões de formatos são realizadas no servidor, usando uma ferramenta qualquer. Mas o que quis dizer na ênfase ao javascript é: se a interface web -- ou seja, html + javascript + css + requisições xml assíncronas -- não correspondesse às expectativas de alguém acostumado á versão nativa de um software, o software como um todo de nada vale.

Esse é o diferencial da Web2.0 e aplicativos AJAX: tornar possível a um aplicativo web ter uma interface visual e funcionalmente semelhante a um aplicativo nativo.

É claro que a M$ não vai ficar de braços cruzados: vai usar do peso de seu monopólio para fazer de XAML uma solução semelhante, porém amarrada à plataforma Vista... acho que alguém devia começar a trabalhar em um interpretador ou compilador XAML para o XUL do Mozilla...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sri_canesh
Nào ponho fé no XAML. O fut: Nào ponho fé no XAML. O futuro pertence ao Ajax.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de vmedina
Concordo e acrescento:: Aquele artigo de um tempo atras com o título de "A comunidade não existe" ou algo assim indicava o fim desse modelo da MS. Tem uma análise que eu fiz no meu site(link abaixo).

Se o pessoal tivesse prestado atenção no que interessava do artigo...

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Tango
Terei que ser mais claro em m: Terei que ser mais claro em minha colocação.

Em primeiro lugar eu não sou pró-MS, detesto de carteirinha seus produtos em geral, tanto pela (falta de) qualidade como de inovação. E também porque eu menosprezo a ideologia da mesma e suas técnicas "abraçar-e-assimilar".

Porém este discurso de "é o fim dos dias para a Microsoft" soa de uma infantilidade gigantesca. Serei gentil e chamarei de inocência.

A Microsoft não vai quebrar. Ela não irá falir, fechar as portas e dizer que "agora usem Linux". Ela é uma megacorporação (com todos os prós e contras que isso trás) e como tal sua queda é tão inverossímel como acreditar que a Argentina vai fechar por causa da sua crise econômica.

A Microsoft vai continuar existindo, durante um bom (no sentido de longo) tempo ainda. Sua filosofia vai mudar, suas metas e direções, assim como seu portifólio de produtos e serviços. É óbvio que o modelo de negócios com o qual ela trabalha atualmente está falido e que ela tem sentido cada pancada na base reverberando até os mais altos CEO's (trocadilho não-intencional), mas ela já demonstra o redirecionamento que citei no início do parágrafo.

Referências: iniciativas "Live", desenvolvimento de filtros para OpenDocuments, Windows XP Starter Edition, MSN Busca...

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Infelizmente, sua opinião é: Infelizmente, sua opinião é uma em seis bilhões.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de nemesis
exagerado!!: acho que a população da Terra nem chegou aos 6 bilhões ainda!

eu diria que é 1 em (5 bilhões da população mundial - ( os 4.5 bilhões que não entendem nada de Informática - os cerca de 250 milhões que conhecem, gostam e sabem que desenvolvimento web e independente de plataforma é uma das melhores coisas que existem! ))

acho que é uma boa estimativa em favor de uma web aberta...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de mrecondo
6 bilhões: Na realidade, desde a semana passada, somos 6,5 bilhões...

Michel

Comentário de nemesis
então, terei que ser mais claro tmb...: Fim dos dias como monopólio, ok? Certamente a M$ vai sobreviver, mas sem a hegemonia de antes. Talvez ela seja forçada a desenvolver software para Linux, inclusive. E fazer do Office ele próprio uma suíte inteiramente web...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Tango
Neste caso, torcemos pelo mes: Neste caso, torcemos pelo mesmo time. Mas eu prefiro ser pessimista quando a isso. É mais seguro.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
E a opinião do menininho som: E a opinião do menininho somaliano não conta? Mesmo que seja "é de comer?"? =P


--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de nemesis
cacilds!: aposto que são mais indianos, chineses e flamenguistas!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Anderson Cristian
M$ nunca vai cair: Na minha opnião a M$ nunca vai cair, pode até mudar mas fechar nunca, ela tem grande parte na história na informática, vejam bem até o google depende da M$ eles tem vários programas que rodam somente em windows. Não sei porque essa febre pelo Google, espero que não se torne outro monopólio igual a M$ que so querem ganhar $$$.
Comentário de nemesis
e as viúvas choram... :P : e as viúvas choram... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004