“
Na última edição da revista FreeSoftware, foi divulgado um artigo bastante interessante entitulado, em uma tradução livre, "como convencer o patrão a usar software livre". Onde trás algumas dicas de como fazer uma boa defesa do software livre, uma leitura (quase) obrigatória para todos que desejam convencer alguém a realizar a migração.” A nota foi enviada por llp (leonardolopespereiraΘgmail·com) , que enviou este
link para mais detalhes.
Se você se interessa pelo assunto, veja também a
tradução do Linux Advocacy mini-Howto que o BR-Linux publicou em 2000.
o idealista: "Ou vc passa a usar essa ferramenta livre fenomental, ou eu me demito!"
patrão: "Passe no RH, por favor..."
o pessimista: "Seria possível algum dia deixarmos de lado essas sofríveis ferramentas proprietárias e adotarmos ao menos algumas ferramentas livres razoáveis? Não que eu ache que daria certo..."
patrão: "Prometo pensar a respeito..."
o otimista: "Com ferramentas livres e padrões abertos, podemos alavancar a produtividade da equipe e trazer redução de custos para a financeira. Sugiro uma migração total: S.O., banco de dados, ferramentas de escritório e de desenvolvimento. Estou confiante na capacidade de nossa equipe de desenvolvimento, em particular, de migrar de VB para a solução superior: python + GTK + vim"
patrão: "Prometo pensar a respeito..."
o realista: "Software livre tem crescido bastante e muitas empresas grandes têm a adotado como solução estratégica. Sugiro migrarmos o que podemos e passar a realizar novos desenvolvimentos com ferramentas abertas e mantermos algumas ferramentas proprietárias para os sistemas de legado."
patrão: "Boa. Vamos conversar sobre aquele seu aumento?"
o acomodado: "Python?! É mais um daqueles sistemas LISP, é? Pq migrar de COBOL??!"
patrão: "Quanto tempo falta mesmo para sua aposentadoria?..."
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")