Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Eleições aceleram acordo do laptop de US$ 100 no Brasil

"Por conta das eleições presidenciais deste ano, em até 45 dias, o governo brasileiro, cuja atual gestão encampa o laptop de 100 dólares, deve formalizar seu comprometimento com a organização não-governamental One Laptop Per Child (OLPC), para garantir distribuição de um notebook de 100 dólares a cada crianças em idade escolar, a partir de 2007." Como pode ser visto, ao contrário de muita gente pensar que isso nao vai dar certo, o projeto continua firme e forte” A nota foi enviada por Matheus Santana LIma (matheusslimaΘyahoo·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Outro trecho da matéria do IDG Now: ""O presidente Lula foi um dos primeiros a demonstrar interesse no projeto e a idéia de se destinar a crianças tem mais aceitação no Brasil, que também é um país grande", declarou Nicholas Negroponte, ex-diretor do Laboratório do MIT (Massachussets Institute of Technology) e fundador da OLPC, durante uma palestra realizada nesta terla-feira (07/03) na Telexpo 2006, em São Paulo.

Para saber dos avanços do projeto no Brasil, Negroponte se reúne nesta quarta-feira (08/03) em Brasília (DF) com o assessor especial do Presidente da República Cézar Avarez. "Esperamos discutir um plano de ação que nos permita executar o projeto [no Brasil]."

Embora busque um comprometimento do País, Negroponte explicou que não quer pressionar outros países interessados no projeto. Em meados deste ano, os países que encampam o projeto além do Brasil - China, Índia, Tailândia, Egito, Nigéria e Argentina - devem assinar uma carta irrevogável de comprometimento com o programa.

Os países comprometidos com o OLPC devem adquirir um lote inicial mínimo de 1 milhão de máquinas, o que representaria um investimento mínimo de 100 milhões de dólares.
"

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de pilgerowski
Medo: Eu sou fã confesso do projeto OLPC, contudo tenho um medo desgraçado do que pode acontecer com os rumos dele aqui no Brasil. Afinal como garantir a continuidade do projeto se ele não estiver bem costurado junto a todos os partidos? Fosse a dois anos atrás não teria como se reverter facilmente tal processo... O que eu acho mais triste por parte do PT é que ele está (ou estava, até o escândalo do mensalão) tão convencido da reeleição que não criou bases junto aos outros partidos para a continuação de projetos desse tipo (sim, temo também pelo PC Popular). Ora, as coisas não se definem na base do canetaço, mas na base do diálogo. Que se chamasse representantes de todos os partidos, que se colocasse o quão importante é para a nação projetos desse tipo, que se colocasse... enfim, que se colocasse que Linux não é coisa de comunista. Mas não, nem isso se é capaz de fazer.

Tenho medo, muito medo, que uma idéia boa, que vai integrar uma quantidade enorme de pessoas (afinal vale lembrar que esse computador vai ser vendido no mercado mas com uma cara diferenciada), que vai dar acesso à rede a várias famílias, possa morrer já no parto.

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de xultz
100 milhões de dólares? Exc: 100 milhões de dólares? Excelente investimento.
O plebiscito das armas custou quase isso e não serviu prá nada. Investir em cultura sempre dá lucro. Sempre.
Comentário de albrecht
Besteira!: As universidades públicas caindo aos pedaços, as particulares cobrando horrores. Os professores de ensino básico e fundamental recebendo mal e agora querem gastar 100 milhões de dólares para dar pseudo-computadores a crianças pseudo-alfabetizadas.

Quem convive com estas crianças aqui no Brasil, sabe que elas saem do ensino fundamental sem saber ler e escrever direito.

Pensem comigo:
100milhoes de dolares * 2.20 = 220milhoes de reais,
a cada 3 anos estes computadores terão que ser substituidos, que da em médias 800 milhões de reais a cada 3 anos!

Gastem esta fortuna educando as crianças com professores bem remunerados em escolas com ambiente adequado de estudo.

Alias, pensem no seus amigos que compraram um computador "de última geração" mas não sabe nem usar o "world".
E agora pensem em crianças que mal sabem ler e escrever utilizando um computador.

Sim, computadores e informática é importante, mas antes disso vem a verdadeira educação básica.

E preparem-se para o ICC - "Imposto para o Computador da Crianca".
Comentário de pilgerowski
Ai ai ai... Ok, lá vamos nó: Ai ai ai... Ok, lá vamos nós de novo:

> As universidades públicas caindo aos pedaços, as particulares
> cobrando horrores. Os professores de ensino básico e fundamental
> recebendo mal e agora querem gastar 100 milhões de dólares para
> dar pseudo-computadores a crianças pseudo-alfabetizadas.

Albrecht, que tal se informar antes de sair metendo pau no projeto? Se você for se informar em http://laptop.org vai ver que esse é justamente um projeto de alfabetização e de inclusão digital.

E pseudo-computadores? Uma máquina com processador de 500MHz processador, 128 MB de ram, 500 MB de memoria flash (no lugar do HD), 4 portas USB e wi-fi não é pseudo-computador. Isso é uma máquina completamente funcional, a mesma que muita gente que lê o BR-Linux tem em cima da mesa.

> Pensem comigo:
> 100milhoes de dolares * 2.20 = 220milhoes de reais,
> a cada 3 anos estes computadores terão que ser substituidos,
> que da em médias 800 milhões de reais a cada 3 anos!

Esses computadores não serão substituídos pelo simples fato de que eles serão das crianças, não das escolas. É uma máquina que elas receberão hoje e possivelmente daqui a 10 anos ainda estarão usando. Óbvio que será triste ver esse computador se arrastando de lento no comparativo com máquinas atuais, mas imagina para uma criança POBRE ter acesso à rede, a um editor de texto, a uma planilha eletrônica. Quando você ver vai ter neguinho por aí usando essa máquina para levar negócios adiante.

Não pense no curto prazo, mas sim no longo.

> Gastem esta fortuna educando as crianças com professores bem
> remunerados em escolas com ambiente adequado de estudo.

Sabe o que você está dizendo na verdade? Está dizendo "Que não se compre NENHUM computador para NENHUMA escola, já que o dinheiro podia ser repassado para os professores". Não é por aí rapaz, não é por aí...

> Alias, pensem no seus amigos que compraram um computador
> "de última geração" mas não sabe nem usar o "world".

Pois é, para você ver que máquina sem projeto pedagógico não é garantia de aprendizado. E esse projeto aí conta com a participação de um dos maiores pedagogos do mundo, que é o Seymour Papert.

> E agora pensem em crianças que mal sabem ler e escrever
> utilizando um computador.

Isso já foi pensado, afinal o objetivo é aprender a ler e a escrever usando esse computador. Sim, é esse o objetivo dele.

> Sim, computadores e informática é importante, mas antes disso
> vem a verdadeira educação básica.

De fato. E é para isso que esses laptops servem: EDUCAÇÃO BÁSICA.

ssim sendo, mais uma vez a pergunta: custa se informar antes de meter pau? Não né?

Então vai lá e lê com calma: http://laptop.org/index.pt_BR.html


Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de diego
Sem contar que com esse lapto: Sem contar que com esse laptop as crianças podem programar, trabalhar com design gráfico, rede, servidores, ou seja, aprender muito sobre informática.

Quantos possíveis gênios da computação são perdidos por falta de oportunidades?
Comentário de ççç
Excelente comentário. S: Excelente comentário.

Só sua conta de três anos que está errada.
Comentário de Synixtro
Concordo Plenamente: Querendo ou não professores muito bem pagos não dão uma visão de mundo tão boa quanto a internet te da...

Comentário de ççç
O problema é que a educaçã: O problema é que a educação básica hoje não dá suporte para toda essa utopia.

O projeto em sí é interessante, mas utópico. Não é viável para o Brasil. Os professores são tão pseudo-alfabetizados quanto seus alunos. Computadores não são necessários para que se aprenda a ler e escrever, no máximo eles podem chamar a atenção de uma criança enquanto isso for novidade.

Caso o Brasil tivesse um sistema de ensino decente, a introdução dos laptops no mesmo seria benéfica, fazendo a criança entrar de vez no mundo da informática, gerando cultura, o que definitivamente é bom.

Enfim, essa é só outra medida populista em época de eleição do nosso governo petista e corrupto. Enjoy it.
Comentário de ççç
Crianças não procuram cultu: Crianças não procuram cultura e conhecimento por sí só. Crianças são crianças, não se importam com essa responsabilidade. Querendo ou não, elas dependem de seus professores.
Comentário de RedCzar777
Alfabetização: Uma das principais vantagens desse computador será justamente o incentivo à leitura, só o simples fato de dar às crianças carentes um instrumento de leitura , mesmo que usado apenas por diversão, já será um grande feito.

Eu sou mais cético quanto a acreditar que isso sairá realmente do papel, do que em acreditar nos benefícios casso esse projeto realmente se realize.
Comentário de AlphaZine
A Máquina das Crianças: Antes de falar qualquer coisa procure se informar do que se trata o projeto. O objetivo não é usar computadores para adestrar crianças em aplicativos de suíte de escritório ou de navagação na Internet.

Também não haverá necessidade de trocar de três em três anos. Aliás, mesmo que fosse só para digitar texto e navegar na internet não seria preciso trocar em tão pouco tempo.

Os laptops serão usados como pequenos laboratórios. Para tornar o processo de aprensizagem mais eficiente e lúdico.

Leia o livro A Máquina das Crianças (The Children´s Machine) do professor Seymour Papert do MIT (Lançado no Brasil pela editora ArtMed). Pesquisadores vêem trabalhando no uso da informática na educação desde a década de 60. Existe inclusive um evento da SBC dedicado ao tema.

Em resumo. Procure se informar melhor.
Comentário de AlphaZine
A Máquina das Crianças: Antes de falar qualquer coisa procure se informar do que se trata o projeto. O objetivo não é usar computadores para adestrar crianças em aplicativos de suíte de escritório ou de navagação na Internet.

Também não haverá necessidade de trocar de três em três anos. Aliás, mesmo que fosse só para digitar texto e navegar na internet não seria preciso trocar em tão pouco tempo.

Os laptops serão usados como pequenos laboratórios. Para tornar o processo de aprensizagem mais eficiente e lúdico.

Leia o livro A Máquina das Crianças (The Children´s Machine) do professor Seymour Papert do MIT (Lançado no Brasil pela editora ArtMed). Pesquisadores vêem trabalhando no uso da informática na educação desde a década de 60. Existe inclusive um evento da SBC dedicado ao tema.

Em resumo. Procure se informar melhor.
Comentário de Stalin*
PICARETAS: Os caras do MIT sao os maiores picaretas... Sao como os parasitas da FSF!
Comentário de nemesis
plataforma Lula 2006: da outra vez: "Fome Zero!"
desta: "Inclusão digital!"

mas ainda acho que a criançada vai continuar com fome e as escolas sem giz.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de AlphaZine
A Máquina das Crianças: Antes de falar qualquer coisa procure se informar do que se trata o projeto. O objetivo não é usar computadores para adestrar crianças em aplicativos de suíte de escritório ou de navagação na Internet.

Também não haverá necessidade de trocar de três em três anos. Aliás, mesmo que fosse só para digitar texto e navegar na internet não seria preciso trocar em tão pouco tempo.

Os laptops serão usados como pequenos laboratórios. Para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e lúdico.

Leia o livro A Máquina das Crianças (The Children´s Machine) do professor Seymour Papert do MIT (Lançado no Brasil pela editora ArtMed). Pesquisadores vêem trabalhando no uso da informática na educação desde a década de 60. Existe inclusive um evento da SBC dedicado ao tema.

Ou então, pelo menos, veja essa entrevista.
Comentário de albrecht
Concordo. : Concordo.

Antes de pensarm em investir em tecnologia moderna, deveria pensar em investir em educacao de todos e de verdade.
Quando crianças de 10 anos souberem ler de verdade e tivermos professores preparados para lidar com este tipo de instrumento, dai sim valerá a pena.

"Vejo criancas instalando joguinhos no notebook e reclamando que eles estao lento..."
Comentário de albrecht
Você ve o sistema educaciona: Você ve o sistema educacionam europeu e americano como sendo o nosso.
Visite alguma escola pública e procure se informar.
Comentário de AlphaZine
Sistema Educacional: O foco deste projeto é justamente os países em desenvolvimento. Como foi dito pelo xultz uma quantia bem maior que essa já foi gasta pelo Governo em outros projetos tão ou menos polêmicos.

Aliás, para você ter uma idéia o Governo brasileiro investiu R$ 3,7 bilhões no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) para a compra de 1,026 bilhão de unidades de livros que serviram para um período de 10 anos (1995-2005). Será que não vale a pena investir hum 20 avos deste valor em um projeto que se bem sucedido pode ajudar e muito no desenvolvimento desta nação?

É evidente que não bastam as máquinas e que existem diversas barreiras a serem superadas. Mas é preciso arriscar. Estamos anos atrás da Europa e E.U.A. Fomos superados pelos tigres asiáticos. É preciso arriscar se quisermos, ao menos, diminuir um pouco a distância entre nós e eles.

Fonte dos dados estatísticos relativos ao PNLD: http://www.fnde.gov.br

Comentário de Arkanoid
Pelo menos, não a maioria. : Pelo menos, não a maioria.
--
Distribuidor Regional de Falácia Inglesa Enlatada
http://bertelli.name
Comentário de albrecht
Os tigres asiáticos e a índ: Os tigres asiáticos e a índia nos superaram porque investem em educação de verdade.
Sim, nas salas de aula tem computadores e outras detalhes, mas na frente há professores preparados e bem remunerados e bons lugares para estudo.
Comentário de Randolph Oliveira
Fico preocupado se o controle: Fico preocupado se o controle para distribuição do equipamento realmente será efetivo. Veja o principal programa social do governo, por exemplo (bolsa *).
Comentário de vixnu
Controle e Bolsa: Caro Randolph,

O Bolsa Família atende 4,5 milhões de pessoas. Num programa desse tamanho é óbvio que haverão casos de irregularidades, mas não vi nenhuma estimativa séria que mostrasse que há mais do que 0,5% de irregularidade (o que seria tolerável pelos padrões internacionais em programas de combate a miséria, apesar do tamanho: 22.500 pessoas).

Quanto aos computadores, serão 1 milhão no primeiro ano. Como eles vão ser todos iguais, a coação social por ver que alguém está usando um computador desses será grande.

Agora, fico interessado mesmo é se vai ter uma versão comercial. Já pensou, comprar uma maquininha dessas por 250-300 reais. Eu ia querer substituir meu palm...


Comentário de james
A informática como salvação: Infelizmente hoje informática é visto como salvação. Quem nunca viu os comerciais da SOS computadores, prometendo abrir as portas para o emprego. Conheço tantas mães que matriculam seus filhos com 10 anos e até menos em escolas de informática apenas para sustentar essas escolas já que quando essas crianças tiverem que procurar emprego o que aprenderam já não estará mais sendo usado. Alguem vai falar, mas as crianças terão aprendido a pensar! Mas para pensar não é necessário um laptop, é preciso incentivo!!! Só isso. Alguem comentou que o laptop pode durar mais que tres anos, talvez a configuração possa mas quanto dura um livro na mão de uma criança? Acredito que um laptop tenha peças um pouco mais sensíveis do que as páginas de um livro. Quando quebrar por ter caido, tomado chuva, quando for roubado, esquecido embaixo da carteira, etc. Quem vai pagar? O pai assalariado?

Acho que é um gasto que seria bem melhor se fosse para outro fim (desde que não seja mensalão, pois aí é melhor o laptop mesmo).

Voltando a necessidade de dar informática a nossas crianças, talvez fosse interessante dar uma olhada na página do professor Setzer da Universidade de Sao Paulo, que inclusive dá aula para o curso de Ciencias da Computação da Universidade. Com toda franqueza acho que ele é um pouco radical, mas as idéias dele não deixam de ter valor. E muitas delas aplico no meu dia-a-dia

http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/
-----------------------------------------------------------------
James de Oliveira

Comentário de Carlos Vitoriano
Pelo menos agora eles podem f: Pelo menos agora eles podem fazer livros de melhor qualidade e distribuir entre os alunos no formato eletrônico.

São tantas possibilidades, é só ter competência e criatividade.

Eu apoio este projeto!!!!!
Comentário de Marcelo Ulianov
perfeito: esses caras nunca estudaram em uma "EEPSG" !!! Essas maquininhas vão virar sucata em dois meses! As escolas nem banheiro limpo possuem ! Os professores em sua grande maioria são omissos e desinteressados. Sei disso pq minha filha estuda em uma EEPSG, de onde, graças à Deus, conseguimos transferência. Mas sei que não adianta debater com "teóricos", que vêm com um papo de " ensino lúdico" e etc. A verdade é que não interessa se é um livro ou um PC, o que importa é o conteúdo. E o nível de nossa educação é baixíssimo. Esse pczinho só serveria de maquiagem...
Comentário de Leandro
Imbecis: Trabalho em escola pública e meus alunos devem saber usar o celular melhor que a maioria aqui. Vcs têm uma idéia distorcida que quem não estudou em colégio particular é idiota. Ou pior, que professores são imbecis..., ou que escola pública é uma bosta.

Como se na área da informática só tivéssemos gênios!

Tsc, tsc, basta surgir esse assunto para os reacionários de plantão começarem a dizer bobagem.

Tenho 3 computadores e o que mais uso é um notebook de 100 MHZ e 16 MB RAM em modo texto. Leio emails, navego na net, programo, leio gibis digitalizados, leio, leio, e leio. Pra quê mais que isso para um aluno de ensino fundamental?

E ainda vem idiotas dizer que o notebook de 100 dólares é muito pouco potente... e é pelo menos 5 vezes mais potente do que o note que eu uso. Francamente, não sei se é ignorância, preconceito ou má intenção mesmo.

Nem sei porque ainda perco meu tempo lendo essa merdas que vcs escrevem.

Não importa o que o governo faça, ou de que partido seja o governo, sempre vão malhar. Se o governo brasileiro tivesse dito não ao projeto
todos diriam que é uma barbaridade, e coisa e tal. Como aderiu, então tá errado. O bom na mentalidade de vocês é cruzar os braços e não fazer nada.

Francamente...

Vou tirar férias do br-linux, estou cheio de ler imbecilidades.

Leandro
Comentário de 1berto
Laptop: Bom, o custo benefícios está ótimo, não é um computador top de linha mas resolve muito bem para programas educativos.
500 MB para o sistema e aplicatiovs, além de arquivos de texto e páginas da Internet (e mesmo pequenos arquivos de áudio e vídeo) é uma configuração descente SIM.
Não me considero um usuário medíocre e meus arquivos de estudo não chegam a 200 MB.
Para melhorar a educação no entanto são necessários MUITOS outros recursos, se o governo abraçar a solução, e fornecer apoio no longo prazo, acho q o gasto compensa de longe os custos. No Brasil o problema não é a solução tecnológica em si, mas a falta do arcabouço necessário para atingir os objetivos propostos.
Agora me desculpem a franqueza, mas esse papo de trocar de computador ha cada três anos é papo de quem usa Windows e precisa ter a última versão do Office com um monte de recursos que nunca vai usar.
Lembrem-se as crianças (ou o governo) não teem (acho eu), nem os 2000 reais para pagar as licenças de Windows e Office.




Comentário de AlphaZine
Os tigres: Qual é a sua definição de educação de verdade?

E possível aprender, e muito, apenas conversando com alguém. Pode-se aprender coisas realmente valiosas para a vida fora do contexto escolar.

Aliás, atualmente é difícil achar alguma serventia para o conteúdo ministrado pelo ensino médio, que não seja o de fazer o máximo de pontos em um processo seletivo de uma universidade.

Quando falamos do projeto de um laptop por criança não estamos falando apenas em dar máquinas para crianças. Simplesmente colocar computadores na sala de aula e não se mudar nada na forma em como se ministram as aulas já é comprovadamente inútil.

Repito, procure conhecer o projeto antes de falar dele. É até provável que essa primeira experiência não seja bem sucedida. Mas este é um caminho sem volta. Nós, mas do que ninguém, sabemos que o computador está mudando a forma de nos comunicar, relacionar, negociar etc. Por que não se pode alterar a forma de aprender?

Será que ainda é relevante o conteúdo que é repassado para os nossos alunos. Conteúdo este que está disponível a um clique de mouse de qualquer um?

Mais cedo ou mais tarde os computadores estarão em toda a parte. E lidar com eles será tão natural que nem nos daremos conta de que estamos os utilizando ou de que havia uma forma de fazer sem eles.
Comentário de Necronomicon
What ?: Você realmente acredita que o fato de alguém saber usar bem um celular é prova de inteligência ? Se condicionaram a aplicar regras, disso para saber racionar, não escrever de forma loopesca "tá ligado ?", "tipo..tipo...tipo"...é um grande abismo para transpor
A infeliz verdade é que nosso país faliu mentalmente e a maioria ainda não percebeu ou não aceita esse fato.
Não apenas esse computador de 100 dólares, mas qualquer máquina que você distribuir vai se transformar em brinquedo para fazer coisas digamos...errr...yakult...ops...orkut, sites pornôs...
Esperemos o tempo passar, e você verá quem é o imbecil.
Comentário de Carlos Vitoriano
Boa!!!! : Boa!!!!

O sentido de vida destas pessoas é reclamar! Nunca cooperar!
Eu estudei do pré a 4º série em escola pública no vale do jequitinhonha no semi-arido mineiro. Meu lanche era mandioca com rapadura, sopa e suco de frutas regionais (umbú, seriguela, caju)...
Tive uma exelente educação lá, os professores apesar de sofridos e ganharem mal, se esforçavam. Nunca tivemos greve por que os professores entendiam que isso só prejudicava os alunos. Minha sala, era um monte de carteiras velhas mas conservadas (feitas de madeira resistente, dificilmente um idiota conseguia quebrar)...
Fico imaginando se naquela época em que o Linus Torvalds estava criando o Kernel do Linux, minha escola tivesse uma biblioteca, estes laptops para os alunos.... Nossa senhora, se eu não tive nada disso e hoje sou Eng. de Computação, imaginem o resultado disso a longo prazo!!!!
Sou a favor de se criar versões eletrônicas de livros didáticos, com muito mais conteúdo, sites mantidos pelo governo (universidades) promovendo educação, jogos educacionais e etc....

Só falta vontade e criatividade!!!
Façam valer a pena!!!

Comentário de vmedina
Prefeituras!: Quem fiscaliza a distribuição são as prefeituras, porém os prefeitos não fazem um bom trabalho e usam o bolsa família como moeda de troca política.

Porém, quando denunciado, o governo federal apura e conserta essas irregularidades. Quer melhor controle do bolsa-*? Cuide do seu voto para prefeito.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Anonimo-nao-identificado
É muito simples fiscalizar o bolsa família.: É muito simples fiscalizar o bolsa família. A lista dos beneficiários está afixada nas agências da Caixa onde há pagamento. Basta conferir e se aparecer algum "espertinho" na lista, ligar para o 0800.
Comentário de cppware
Raciocínio: Por exemplo, no colégio onde eu trabalho um professor usa a linguagem LOGO (O KTurtle) para ensinar crianças a raciocinar.
Comentário de cppware
É mesmo? Mas que genialidade: É mesmo? Mas que genialidade!
Então devemos deixar de investir em "ensino lúdico" só porque algumas pessoas não darão valor ao computador? Que idéia estupenda! Porque não deixamos de investir também em livros, quadros, carteiras etc? Aliás, podemos de deixar de investir em professores, já que os alunos não dão valor... isso mesmo: vamos contratar moleques de calças arriadas que soltam pipas o dia todo em morros para dar aula para as crianças!
Ora! Estou começando a ficar zangado com esses críticos que ficam colocando empecilhos em um projeto tão bom quanto esse! É preciso haver desenvolvimento - observe bem - DESENVOLVIMENTO - para que os futuros profissionais do país (ou seja, as crianças) saibam lidar com a tecnologia. Está mais do que provado que a tecnologia ajuda no raciocínio das crianças. Os pais que têm condições fazem de tudo para proprocionar o melhor para seus filhos - inclusive um computador. Agora o governo não pode ajudar as crianças carentes, sob a desculpa de não haver professores bem remunerados? Então também fechem as delegacias, os hospitais etc.
Pare de criticar um projeto! Se quer ajudar... ah! Não vou dizer mais nada. Um homem tolo não escuta e nem enxerga. Só ele no mundo está certo...
Comentário de cppware
Férias?: Não, não faça isso. Se você sair, então as imbecilidades vão se multiplicar. Nós, pessoas que sabemos da importância desses computadores, devemos mostrar aos ignorantes à sua ignorância. E lembre-se: muitas pessoas lêem esta lista. Assim, precisamos fazer uma análise verdadeira do que está acontecendo. O seu testemunho de professor de uma escola pública foi muito valioso, acredite!
Agora, ninguém fala ABSOLUTAMENTE nada sobre aquelas crianças que podem ter computadores, visto que seus pais compram. Ninguém admite que tais crianças têm um desenvolvimento mental melhor... não. Eles só criticam quando a ajuda vem em massa.
Comentário de nitrato
Olha o FUD político de novo!: Randolph e outros,

já foi dito aqui, mas vou repetir: nós que nos deparamos a toda hora com os FUD contra o SL temos que prestar mais atenção e não cair nos FUD políticos da "grande mídia", sempre denegrindo qualquer iniciativa (não importa de que governo) que tenha efetividade na inversão de prioridades no uso do dinheiro público. Estão acostumados e querem continuar com o estado "privatizado" e atendendo apenas (prioritariamente) a seus interesses (eles, a "elite").

O Bolsa-família é o mais conceituado programa de distribuição direta de renda, principalmente pelas contrapartidas que exige dos beneficiários, como a frequencia das crianças na escola e participação nos programas de alfabetização e de estímulo à cidadania. Esta contrapartida é, inclusive, mais importante que o dinheiro em si, mas este último é mais emergencial. A ONU está querendo mundializar esse programa e sempre o coloca como exemplo.

Como já foi dito pelo Vixnu, Vmedina e Anonimo-nao-identificado, as falhas apontadas com alarde nos "jornais nacionais" são, infelizmente, aceitáveis e podem ficar menores ainda se aqueles que efetivamente moram nos municípios também colaborarem.

Estou fazendo este comentário porque não adianta lutar pela disseminação SL, conhecimento livre, soberania tecnológica e outras liberdades, identificando os FUD contra o SL, se não enxergarmos o que acontece em outras áreas, principalmente na área "política".

Podemos (e devemos) apontar as falhas de qualquer governo. Isso é, também, praticar cidadania. Mas se não tivermos senso crítico para saber separar a "informação" da "empulhação", não conseguiremos efetivamente avançar na diminuição das desigualdades sociais e melhor qualidade de vida em nosso país.

Cara, não basta ter "acesso" à informação. É preciso ser crítico e procurar se aprofundar um pouco mais nas "coisas".

Me desculpe(m) se estou sendo chato, mas eu achei necessário dizer isso.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004