Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A LinuxQuestions anuncia os vencedores: Award Winners 2005

Os vencedores da edição 2006 (referente a 2005) da promoção do LinuxQuestions são: Ubuntu, Firefox, MySQL e OpenOffice.org. Os membros da Choice Awards e membros da comunidade Linux escolheram os seus produtos favoritos em várias categorias incluindo a distribuição do ano, Suite de escritório do ano e Navegador do ano. "Por 4 anos consecutivos tivemos um número record de votação", disse Jeremy Garcia, fundador e administrador de LinuxQuestions.org. "é sempre uma grande satisfação poder reconhecer o trabalho duro dos projetos OpenSource", ele continua. Segue uma lista de vencedores, com a porcentagem de votos obtidos em parênteses.

Distribuição - Ubuntu (19.49%)
Banco de Dados - MySQL (62.98%)
Suite de escritório - OpenOffice.org (84.84%)
Navegador - Firefox (71.90%)
E-mail Client - Thunderbird (51.74%)
Editor de Texto - vi/vim (37.96%)
Jogo - Frozen Bubble (23.17%)
Gerenciador de Janelas - Fluxbox (27.11%)
Interface Gráfica Desktop - KDE (64.86%)
Aplicação Multimídia Audio - AmaroK (41.86%)
Aplicação Multimídia Vídeo - MPlayer (46.94%)
Mensageiro Instantâneo - Gaim (52.41%)
Segurança - nmap (31.68%)
Distribuição LiveCD - Knoppix (39.59%)
Emulador Windows - Wine (53.94%)
Gerenciador de Arquivos - Konqueror (51.25%)
IDE - Eclipse (31.99%)
Editor Gráfico - GIMP (62.02%)
Shell - Bash (89.67%)
Editor HTML - Quanta (44.31%)

A lista completa com detalhes dos resultados você encontra aqui.”
A nota foi enviada por Vitorio Y. Furusho (vyfurushoΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Icoslau
Categoria errada: Interessante ver que o Wine (Wine Is Not a Emulator) ganhou como Emulador Windows

Na verdade, a categoria, em inglês, é Windows on Linux App of the Year, sendo que a tradução para Emulador Windows ofusca o real ganhador desta suposta categoria, e por seguinte gera confusão aos usuários, que seria, ao pé da tradução, o VMWare, que obteve 16.94%.

Icoslau
Comunidade SuSE Brasil
Comentário de ricarab
Sobre o Ubuntu:: Realmente está revolucionando certos conceitos! É incrível que em apenas um CD você acaba com uma suíte de escritório, e-mail e organizador de contatos, browser, comunicador instantâneo, tocador de som e vídeo, queimador de CDs, editor de imagens e outros acessórios pequenos para auxílio no cotidiano.

Vejam que o modo simples de instalar e configurar o Ubuntu é um diferencial! Concordo que o Ubuntu não possui ferramentas sofisticadas, e concordo que deve haver uma melhoria de modo a tornar o sistema mais profissional, servindo tanto ao usuário doméstico como o avançado. O problema é equilibrar as ferramentas entre sofisticação e simplicidade.

Já utilizei SuSE e é uma bela distro. Costuma vir em segundo lugar na lista dos mais procurados sistemas operacionais entre usuários domésticos. Quando utilizo o SuSE me sinto bem em relação a alta sofisticação do YaST, principalmente em relação a configuração da rede e do vídeo. No entanto, em certos momentos o YaST se mostra complicado demais quando se deseja apenas configurar algo com simplicidade.

Nesse ponto o Ubuntu ganha. Um exemplo disso é atualização do sistema: bastante simples e intuitiva, um ponto forte! No entanto, a simplicidade excessiva da configuração da rede e do vídeo no Ubuntu ficam devendo: falta um pouco de beleza na interface gráfica de configuração de rede, e uma versão em modo texto que dispensaria editar manualmente os arquivos de configuração. Um exemplo disso seria uma interface simples para conectar a internet, que ainda falta. Não creio que seja um desafio, e isso é muito importante: é chato ter que ir no terminal só para ter que configurar a conexão ou conectar (modems ADSL).

A conclusão é que muitas distros que se dirigem ao usuário doméstico deveriam dar atenção ao meio termo entre simplicidade do usuário doméstico, e a sofisticação dos usuários avançados e profissionais.


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Gustavo Monteiro
Ubuntu: Amigo, você ja ouviu falar do kurumin Linux ?, é 100 % brasileiro, também derivado do Debian como o Ubuntu, mas com tudo que o Ubuntu tem e mais : Instalação para softmodems, adsl, lan ou dhcp tudo 100 % gráfico, aliás até a instalação do sistema é gráfica, a partir do próprio live cd, também usa o synaptic para gerenciar pacotes como o Ubuntu, e todos os scripts de configuração são comentados, ótimo para o usuário iniciante que tem tudo fácil de configurar e ainda pode aprender como o sistema funciona se quiser abrir os scripts.
Comentário de alexandre_parente
Desculpa mas nao sei que revo: Desculpa mas nao sei que revolucao eh essa que o ubuntu promove. sei que meu comentario nao agrada a muitos, mas por favor digam qual eh a grande revolucao do ubuntu... algo que justifique toda essa sua fama.

Utilizei o Kubuntu por um breve tempo... nada vi.

Voce fala em facilidade de instalacao... conheco umas 10 distro de igual facilidade e acho o mandrake melhor. Quanto a ter um sistema completo em um CD... conheco umas 100.

Sendo direto. olhem a tal revolucao.
- sistema de pacotes (debian)
- Ambiente grafico (xorg/gnome, comum a todas as distros)
- repositorio (nao difere dos demais)
- ferramentas de configuracao ???
- documentacao (wiki, nada perto do que o debian,gentoo e redhat tem)

Durante o pouco tempo que usei a unica revolucao que notei foi usar o "sudo" coisa que nao me agradou.

Entendam o meu comentario... em momento algum estou comparando o ubuntu a minha distro favoria, ate pq nao faz sentido ( nao tem facilidade de instalacao e soh tenho um desktop completo depois de um dia compilando).

Quando falam do repositorio, da comunidade, da documentacao, da filosofia, Vejo isso no debian.
Quando falam da qualidade do suse e do yast eu vejo...
Quando falam das facilidades de uso do mandrake...
Da documentacao do gentoo... Mas do ubuntu soh vejo uma monte de Cds correndo o mundo, um milionario e um sudo... sim! o logotipo eh bonito.
Comentário de Piter PUNK
Slackware em segundo...: O slackware ficou em segundo, bem próximo: 488 a 477 votos. Dá para ver o quadro completo aqui. E pode-se dizer que é a antítese do ubuntu -;)

Instalação texto e toda a configuração com ferramentas textuais ou direto nos arquivos de configuração... um outro conceito de simplicidade.

Ou seja, o de sempre, há 13 anos -:).

Ainda não entendi o revolucionário do ubuntu. Se estivesse realmente botando para quebrar e revolucionando o mundo do SL, acredito que a diferença deveria ser razoavelmente maior.

Piter Punk

PS/1> Aliás, acho que a pesquisa em si tem um quorum muito baixo para dizer qualquer coisa. 2.5k pessoas não é um número muito expressivo e os números do debian por exemplo me parecem baixos demais...

PS/2> Amostra viciada? Pode ser... agora, que tipo de amostra viciada coloca cabeça-cabeça duas distros tão diferentes como o ubuntu/slackware?
Comentário de Randolph
Também usei o ubuntu e fique: Também usei o ubuntu e fiquei fazendo as mesmas perguntas que você. "Por que revolucionário!?". Daí, refletindo um pouco, cheguei à seguinte conclusão: A diferença do ubuntu para as outras distros é um marketing bem feito, uma logística de distribuição dos CDs esperta e uma distro fácil de usar. É instalar e logar: A distro vem toda configurada com os principais aplicativos para SOHO com o desktop GNOME limpo e sem firulas, no idioma do usuário.

Se isso para mim é um diferencial? Pode ser. Mas estou certo que é graças ao ubuntu e a política de utilização de SL por default nos repositórios da distro que o linux têm chegado nos desktops com maior ênfase. Isso é o que importa.
Comentário de Ednei Pacheco
Sei não...: O slackware ficou em segundo, bem próximo: 488 a 477 votos. Dá para ver o quadro completo aqui. E pode-se dizer que é a antítese do ubuntu -;)

Sei não... companheiros, lembrem-se que de os atuais linuxers são em sua grande maioria powerusers: a tendência é de que venham gostar de distribuições "hard" como o Slackware e o Debian (está em 3o.). Se houvesse uma fatia maior de usuários e estes fossem mais diversificados, aí sim, deveremos reconsiderar melhor as características de cada distribuição: em suma, será possível (ou até mesmo provável) que uma distribuição "friendly-user" venha à tomar a frente... ou então o inverso! &;-D

Ainda não entendi o revolucionário do ubuntu. Se estivesse realmente botando para quebrar e revolucionando o mundo do SL, acredito que a diferença deveria ser razoavelmente maior.

À experimentei há um certo tempo e também não vi nada demais. Além disso, lembro-me de ter visto uma outra pesquisa apontando o Kubuntu (e não o Ubuntu) como distribuição ideal para desktop.

E falando em Kubuntu, é incrível como o KDE ainda conserva-se bastante popular, mesmo sabendo que 2 das 3 as distribuições bem-votadas (Ubuntu e Debian) adotam o GNOME como padrão. Imagine como seria o placar se nenhuma distribuição "puxasse sardinha" para um ambiente gráfico só?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Copernico Vespucio
Repositório: Acho o que coloca o Ubuntu ao menos em pé de igualdade às distros com LiveCD mais populares é a existência de um repositório criado especialmente para ele.

Com um repositório menor, mas fácil de gerenciar, podem ser evitados problemas comuns de acontecerem com o Debian (pacotes quebrados, com defeito, etc.).

Sendo que o repositório do Debian atende não só aos seus usuários e desenvolvedores, mas todos os usuários e desenvolvedores de todas as suas "filhas" (que não são poucas), ele é bem difícil de gerenciar e manter consistente.

O Ubuntu seria então (que eu saiba), a única "filha" do Debian que conta com um repositório próprio.

Não uso o Ubuntu no meu dia-a-dia, então esse parecer é só uma impressão à primeira vista.
Comentário de Tango
Frozen Bubble!!! : Frozen Bubble!!!
FROZEN BUBBLE!!!! YEAH! YEAH! YEAH!!!

\,,/


--
Este espaço está disponível para publicidade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004