Após anos publicando notícias enviadas pela comunidade sobre uma série de
live CDs de Linux sem realmente conhecer nenhum deles a fundo, resolvi dedicar algumas horas a esta atividade. Mas como sei que este é um assunto em que há paixões envolvidas, não quero correr o risco de não dar a todos vocês a oportunidade de se manifestarem
antes de eu efetivamente iniciar os testes, se quiserem dizer algo que eu devo testar especificamente, ou que devo ignorar, ou qualquer outro aspecto que lhes chame a atenção.
Não pretendo fazer uma análise exaustiva, mas sim testar uma série de versões correntes de live CDs para verificar como eles se comportam em uma série de atividades que eu desempenho diariamente, incluindo navegar na web, visualizar e retocar imagens, editar documentos, apresentações e planilhas, enviar e receber mensagens instantâneas (MSN, ICQ e Jabber), editar textos técnicos, acessar o correio eletrônico, ouvir música, assistir vídeos e jogar tetris ;-) Quanto aos aplicativos, vou tentar manter o foco na funcionalidade e qualidade da configuração realizada pelos autores do live CD. Claro que as versões dos softwares vão contar na avaliação também, e o critério será a proximidade em relação aos softwares que costumo usar normalmente. Por exemplo, para editar documentos, apresentações e planilhas, costumo usar o OOo 2.x. Se o live CD não incluir esta versão, mas incluir o 1.x, será avaliado de uma forma. Se ao invés disso oferecer outros softwares, sem integração entre si, também será avaliado de acordo. Isto não significa que o OOo é mais essencial que o Abiword ou o Gnumeric, por exemplo - mas é um critério de avaliação pessoal e objetivo, e todos estão tendo a oportunidade de criticá-lo desde já.
Os testes de suporte a hardware também serão realizados no equipamento que uso diariamente em minhas atividades. Além do feijão com arroz (som, vídeo, teclado, mouse, placa de rede), pretendo testar o uso de periféricos adicionais como pen drive, câmera digital, Palm e conexão wireless. A avaliação refletirá, portanto, o grau de suporte ao hardware de que disponho. E não pretendo ter de recorrer a procedimentos trabalhosos para identificar, configurar ou acessar o equipamento: minha expectativa é encontrar o mesmo nível de suporte a hardware disponível em distribuições correntes voltadas para o desktop - por exemplo, para ativar a conexão em rede, não quero ir muito além de localizar uma interface que me permita informar que é para obter o endereço automaticamente via DHCP. O que não quer dizer, mais uma vez, que live CDs sem estes confortos sejam piores do que os outros - eles apenas são menos adequados para o meu uso no desktop. Embora eu saiba configurar o hardware, não tenho interesse em fazer este tipo de operação para uso pessoal nas aplicações descritas acima... da mesma forma, não pretendo recorrer a
cheatcodes, recursos não-óbvios ou que exijam trabalho considerável - a intenção é testar configurações default.
Vou analisar algumas outras questões, como o suporte ao nosso idioma, quanta memória fica livre após o término do boot e logon em ambiente gráfico, se as partições existentes são disponibilizadas, se o ambiente disponibilizado é claro e funcional, se o usuário "default" é o root ou não, e outros aspectos. Alguns recursos avançados que me interessam (como a controle avançado de energia em notebooks) serão observadas com atenção, enquanto outras (como a possibilidade de gravar alterações no próprio CD-ROM do sistema operacional, ou de instalar o sistema no HD) devem passar desapercebidas.
Já obtive os CDs das versões estáveis correntes do GoblinX Pro, Knoppix, Kurumin, FeniX e Kalango. Existem outros live CDs relevantes que eu deveria testar? Ou algum critério a mais para empregar nos testes? Aguardo seus comentários!
Apesar de atualmente eu estar na "saga" no desenvolvimento da proxima edição, gostaria que o Litrix Linux 3.0.1 seja incluido , afinal é sempre bom ouvir o que o usuário pensa ou sua deficildade e tentar resolver na medida do possivel.
-----
Vagner Rodrigues
http://www.litrixlinux.org