Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

BR-Linux vai analisar Live CDs e quer receber suas dicas e comentários

Após anos publicando notícias enviadas pela comunidade sobre uma série de live CDs de Linux sem realmente conhecer nenhum deles a fundo, resolvi dedicar algumas horas a esta atividade. Mas como sei que este é um assunto em que há paixões envolvidas, não quero correr o risco de não dar a todos vocês a oportunidade de se manifestarem antes de eu efetivamente iniciar os testes, se quiserem dizer algo que eu devo testar especificamente, ou que devo ignorar, ou qualquer outro aspecto que lhes chame a atenção.

Não pretendo fazer uma análise exaustiva, mas sim testar uma série de versões correntes de live CDs para verificar como eles se comportam em uma série de atividades que eu desempenho diariamente, incluindo navegar na web, visualizar e retocar imagens, editar documentos, apresentações e planilhas, enviar e receber mensagens instantâneas (MSN, ICQ e Jabber), editar textos técnicos, acessar o correio eletrônico, ouvir música, assistir vídeos e jogar tetris ;-) Quanto aos aplicativos, vou tentar manter o foco na funcionalidade e qualidade da configuração realizada pelos autores do live CD. Claro que as versões dos softwares vão contar na avaliação também, e o critério será a proximidade em relação aos softwares que costumo usar normalmente. Por exemplo, para editar documentos, apresentações e planilhas, costumo usar o OOo 2.x. Se o live CD não incluir esta versão, mas incluir o 1.x, será avaliado de uma forma. Se ao invés disso oferecer outros softwares, sem integração entre si, também será avaliado de acordo. Isto não significa que o OOo é mais essencial que o Abiword ou o Gnumeric, por exemplo - mas é um critério de avaliação pessoal e objetivo, e todos estão tendo a oportunidade de criticá-lo desde já.

Os testes de suporte a hardware também serão realizados no equipamento que uso diariamente em minhas atividades. Além do feijão com arroz (som, vídeo, teclado, mouse, placa de rede), pretendo testar o uso de periféricos adicionais como pen drive, câmera digital, Palm e conexão wireless. A avaliação refletirá, portanto, o grau de suporte ao hardware de que disponho. E não pretendo ter de recorrer a procedimentos trabalhosos para identificar, configurar ou acessar o equipamento: minha expectativa é encontrar o mesmo nível de suporte a hardware disponível em distribuições correntes voltadas para o desktop - por exemplo, para ativar a conexão em rede, não quero ir muito além de localizar uma interface que me permita informar que é para obter o endereço automaticamente via DHCP. O que não quer dizer, mais uma vez, que live CDs sem estes confortos sejam piores do que os outros - eles apenas são menos adequados para o meu uso no desktop. Embora eu saiba configurar o hardware, não tenho interesse em fazer este tipo de operação para uso pessoal nas aplicações descritas acima... da mesma forma, não pretendo recorrer a cheatcodes, recursos não-óbvios ou que exijam trabalho considerável - a intenção é testar configurações default.

Vou analisar algumas outras questões, como o suporte ao nosso idioma, quanta memória fica livre após o término do boot e logon em ambiente gráfico, se as partições existentes são disponibilizadas, se o ambiente disponibilizado é claro e funcional, se o usuário "default" é o root ou não, e outros aspectos. Alguns recursos avançados que me interessam (como a controle avançado de energia em notebooks) serão observadas com atenção, enquanto outras (como a possibilidade de gravar alterações no próprio CD-ROM do sistema operacional, ou de instalar o sistema no HD) devem passar desapercebidas.

Já obtive os CDs das versões estáveis correntes do GoblinX Pro, Knoppix, Kurumin, FeniX e Kalango. Existem outros live CDs relevantes que eu deveria testar? Ou algum critério a mais para empregar nos testes? Aguardo seus comentários!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Vagner Rodrigues
O litrix:
Apesar de atualmente eu estar na "saga" no desenvolvimento da proxima edição, gostaria que o Litrix Linux 3.0.1 seja incluido , afinal é sempre bom ouvir o que o usuário pensa ou sua deficildade e tentar resolver na medida do possivel.

-----
Vagner Rodrigues
http://www.litrixlinux.org
Comentário de patrick
PCLinuxOS: Se a análise incluir projetos internacionais, não deixe de conferir o PCLinuxOS. É muito bom! Mas seu principal defeito é a falta de uma boa localização para o português.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de feraf
A minha dica é: Mobilidade.: A minha dica é: Mobilidade. Uma distro live-cd tem que ser pequena, porêm possuir programas que se possa usar fora de casa. Por que em casa, se usa uma distribuição regular. Duvido que haja alguem que use um live-cd em casa (ok, alguns permitem a instalação, mas isso meio que foge do "live", acho eu). Deve ter browser, messenger, programas de música e vídeo, e programas fáceis de configuração de rede, vídeo, etc, alem de um grande suporte a hardware, e uma interface leve, nada de Gnome ou KDE, mas sim fluxbox ou icewm, ou até XFce. Eu iria recomendar o Damn Small Linux, uma distro com 50 mega que pode rodar da memória ram, só falta um gaim pois o ffx e o xmms ele já tem.
Comentário de glaydsonlima
Ué! E o Ubuntu Live CD? ;) : Ué! E o Ubuntu Live CD? ;)

------------------------------------
blog.navegantes.org
Comentário de José Colzani
Slax: O Slax http://slax.linux-live.org/?lang=pt também merece uma olhadinha.

Abraços...
Comentário de geekslack
Live CD legal: Brain, este não serve para sua avaliação, mas um link interessante que o Liberie me enviou hoje e de fato é muito útil, mostra um liveCD com emulador de roteadores, utilizando diversos protocolos.
Resolvi postar mais como dica para quem quer estudar redes e não possui roteadores para testar suas mirabolantes idéias.

:)

http://www.isk.kth.se/proj/qroutix/
Comentário de tijucas
Slax...: ...gosto muito dele.

http://slax.linux-live.org
Comentário de Trombel
Simply Mepis 3.4.3: Por favor, Augusto. Inclua esta distribuição derivada do Debian: SimplyMepis 3.4.3.
Fiquei vivamente impressionado com ela.
Comentário de nozey
Slax e Ubuntu: Seria legal analizar esses dois também
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva One: Aproveite e teste o Mandriva One, a versão livecd do Mandriva 2006, que ainda está em beta 3 mas que não deve demorar muito para sair a versão final.

http://club.mandriva.com/xwiki/bin/Main/MandrivaOneBeta3

Eu baixei daqui bem rápido

ftp://ftp.lip6.fr/pub/linux/distributions/Mandrakelinux/devel/iso/One/

mas ainda não tive tempo de testá-lo. A imagem correta para a nossa língua é o Mandriva-One-Americas-Western-Europe-2006-0.3-CD.iso, conforme o README.

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de xultz
Brain, a primeira coisa que v: Brain, a primeira coisa que você deve fazer é tentar separar os LIve CDs em duas categorias: úteis e os de demonstração.
Os úteis são aqueles que se destinam a alguma utilidade específica, como os de recuperação, tem live cds que se destinam para serviço de roteamento, e assim por diante. Quando analizar um live cd assim, se for analizar, é interessante ver se a ferramenta faz oq ue se propões e qual é a facilidade de uso, estabilidade, etc.
Já os de demonstração normalmente se destinam a mostrar como funciona e qual a aparência de uma distro. Por exemplo se pegar o Live CD do Fênix, a pessoa quer saber como é o design da interface gráfica, como são as ferramentas próprias da distro para configuração do sistema, possibilidade e facilidade de instalação no computador, facilidade de instalação de novos programas, etc.
Comentário de brain
desktop: xultz, a intenção é testar os live CDs com as aplicações que mencionei - quero usá-los no desktop. Os live CDs com aplicações específicas (recuperação de dados, testes de rede, etc.) ficam de fora deste teste. E os de demonstração, como você os classifica, podem entrar, se fizerem bem o seu trabalho ;-)
Comentário de ceti
Mais sugestões: Experimente estas:
1 - Kanotix : de longe, o melhor filhote (hoje desgarrado e muito mais completo) do Knoppix
2 - Kubuntu : o irmãozinho feio do Ubuntu, mas que esá subindo muito nas paradas...


long live rock!
Comentário de Grobsch
Boa iniciativa: Eu testei poucos livecds, mas acompanho as análises de terceiros... Sempre testo o Slax, mesmo porque ajudo o Tomas o máximo que posso, testei o Kalango recentemente, e rapidamente... e o Wolvix... Vejo falarem muito bem do Elive e do PcLinuxOS, contudo talvez fosse legal começar mesmo pelos nacionais...
O GoblinX não tem Open Office, ja perdeu ponto.. HEHE
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Evandro Begati
Dreamlinux!: Leve distro c/ Xfce...
Mão na roda pra pcs antigos!
Comentário de Novato
Não entendi a onda sobre o Ubuntu, é feio. Debian é melhor.: Ouvi falar que Ubuntu é Debian. Kalango é Kurumin. Kurumin é Knoppix.
Kanoppix é Debian.

Kalango é mais bonito que Kurumin.
Kurumin reconhece mais hardware que Kalango.
Ubuntu tem um visual muito fraco, afasta usuários novatos.
Prefiro o Debian-br-cdd.

Não entendi afinal que onda é essa em cima do ubuntu.

Alguém pode explicar?

O Debian possui uma comunidade grande, uma das maiores
coleções de pacotes de aplicativos.

Qual afinal é a diferença? O que um tem de melhor que
o outro?

Andei com os cds deles em alguns clientes, e por questão
de visual, de configuração, e de aplicativos já instalados
e funcionando, muitos estão preferindo o Kalango.

O cliente não quer saber se tem comunidade, se tem milhares
de pacotes. O cliente quer ver o sistema bonito, agradável,
com o DVD rodando na hora, com a placa de som funcionando,
reconhecendo a placa de rede ou wireless, teclado, pen drive,
e a câmera digital.

Claro que há clientes e Clientes.

No aspecto visual, o Kalango ultrapassou várias live-Cds,
mas perde um pouco em reconhecimento de hardware.

Não reconheceu a placa de som do meu notebook, que o Ubuntu,
o Kurumin e o Debian-br-cdd reconheceram.

Kalango e Kurumin já aparecem com o "mc", programas para DVD,
MP3, xmms, mpg123, mpg321, GIMP, Inkscape, jogos, reconhecimento
de redes windows, tudo isso de forma acessível a qualquer usuário
novato ou experiente.

O Ubuntu não agradou.

Afinal, que onda é essa sobre o Ubuntu, que tá na moda?


Comentário de Paulo Zambon
Kanotix - 32 e 64 Bits: Bom Augusto,

Nosso amigo ali acima já sugeriu o que eu iria te propor, o Kanotix. Gostaria de uma análise desta distro. Ela realmente é bem interessante em vários aspectos que poderá perceber. Eu a estou usando atualmente e sinceramente estou gostando muito dela. Na verdade gostaria de usar o Debian "puro", mas como há muitas personalizações a serem feitas até que se chegue no padrão de um usuário final (isto na minha opinião), estou satisfeitíssimo com o Kanotix, que usa (como todos sabem) a mesma base do Debian. Um fator interessante nesta distro é a atualizaçãodo Kernel, que é feita através de um simples comando de linha, seguida de algumas perguntas "sim/não". É só baixar o "novo" Kernel pré-compilado pelo desenvolvedor, o Kano, e aplicar o comando via shell. Um fator que vem somar a esta fantástica distro é a otimização para 64 bits, que estou usando. Realmente é uma distro espetacular. Vale a pena quem ainda não conhece.

www.kanotix.com

Obs.: Quando for fazer uma análise desta distro, por favor, mande um email me avisando que passo para você várias dicas e até ajudo a "dissecá-la".
Comentário de Icoslau
SuSE 10.0 LIVE DVD: Antes da polêmica, sei que citei um DVD mas, não deixa de ser uma opção.

Se sobrar tempo e disposição brain, gostaria de ver uma análise imparcial sua sobre esta opção, SuSE 10.0 LIVE DVD, uma imagem iso de 1.1 Gb.

Caso se interesse, pode obte-lo junto a um dos mirrors listados em SUSE Linux 10.0 ISO Images Downloads ou no mirror mais próximo SUSE-10.0-LiveDVD.iso

Nossa comunidade agradeçe.

Icoslau
Comunidade SuSE Brasil
Comentário de vmedina
Boa! Cadê o Ubuntu???: Realmente... o Ubuntu Live é muito bom, e sem dúvida um dos melhores que já usei!

Ele será incluido ou vc considera ele hor-concour(é assim ou eu passei vexame)? :P

Mas Ubuntu só faz juz quando é o original, com a caixinha e tudo... mostra mesmo que é outro mundo... um lance mais profissional.

De qualquer forma: não esquece do ubuntu!!! :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de L. Antonio
Meu voto é no Kubuntu: Acho interessante testar o Kubuntu para ver o funcionamente do live CD e do KDE nesta distro.
Comentário de DouglasTabajara
Duas sugestões:: Eu tenho duas seugestões:

A primeira o Manoel Pinho já fez, que é o Mandriva One, e a outra é o brasileiro Gobo Linux!
Ele é meio diferente quanto à organização da raiz de diretórios, mas é bem legal e tem uma comunidade de usuários participante e fiel! Acho que vale a pena nem que seja apenas para conhecer!!

[]'s

--
Conheçam a nova comunidade de usuários Mandriva Brasil!!
Comentário de Cochise
O diferencial do Ubuntu é qu: O diferencial do Ubuntu é que ele pega os pacotes do Debian testing ou unstable, faz as suas alterações (o Synaptic dele é o melhor que eu já vi) e coloca em um repositório próprio com um "stable" a cada seis meses.

OU SEJA, em ves de esperar o ANO E MEIO para pegar um stable do Debian deora só seis meses.

Quem já instalou algum pacote do testing ou unstable o Debian sabe o inferno de dependências que é.

Eu uso Kurumin.
Chegei a ele pos foi o único onde o meu softmodem funcionou.
Hoje que eu tenho um hardmodem ADSL poderia instalar o Fedora, Mandrake, Freedows, ou Kalango que eu tenho aqui, mas a qualidade do kurumin é insuperável.
Comentário de bebeto_maya
Kurumin e Kalango: __Sem dúvida não podemos esquecer do kalango e Kurumin, ambos fizeram muito pelo Linux no Brasil.E apesar da enorme quantidade de BUGs,especialmente nas primeiras versões, tiraram o Linux do ostracismo, por aqui.
Comentário de Cávalos
dica...: Brain,
Na Linux Magazine de Fevereiro, tem uma matéria sobre livecds... talvez vc já saiba disso... mas talvez essa matéria possa te ajudar a adicionar critérios de avaliação ou até mesmo te mostrar algo que tenha passado despercebido por vc em determinada distro... boa sorte nessa sua nova "missão".

João Paulo
Linux User #345200
Comentário de Grobsch
Livecd é diferente...: Estou curioso com esta análise, isto porque converso com diversos desenvolvedores de distribuições, nacionais ou internacionais, e todos têm opiniões bem distintas sobre o que acham melhor.
O Tomas do Slax é totalmente voltado para o livecd, o Slax tem centenas de funcionalidades preparadas para o uso em livecd, é mais ou menos o que tento implementar no GoblinX, qualquer mudança sempre visa melhorar o livecd antes de uma possível instalação. Outros pensam em ter um produto mais próximo de rodar melhor após instalado.
Estas diferenças também deveriam ser analisadas, acredito, mas para isso é necessário mais tempo. A esmagadora maioria das análises de livecds só levam em conta os aplicativos incluídos, um erro que ao meu ver prejudica a análise porque sempre tentam testar livecds como se fossem distros instaláveis.
Recursos de livecd devem ser bem diferentes dos recursos de uma distro instalável, porém muitos não pensam assim.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de ducomin
E o Gentoo?: Teste o Gentoo também...
Comentário de joaoemanuel
Concordo, teste o Gen também: Concordo, teste o Gen também. Está muito legal, por enquanto está com o Gnome, depois vai ter com o Kde também.
Comentário de vixnu
Puppy Linux: Caros,

O Puppy Linux é um dos melhores linux portáteis que já vi. Peguei uma sugestão no Slashdot.

Bom para PC's velhos. Roda todo na RAM e salva suas sessões no próprio CD-R de volta. Nem precisa de HD para rodar.

A versão básica tem 60mb, mas pode ter mais dependendo se vai querer firefox e open-office pode chegar a 250mb.


Comentário de gentoouser
sim....: Acho que o GoboLinux e o slax também seria legal...
Comentário de Valdolinux
O DamSmall Linux é também p: O DamSmall Linux é também pequeno notável liveCD!

Rapaz... Tem gente que se testar todos os indicados vai se tornar doutor em LiveCD. :)


Comentário de SdnNvs
MInha lista de live CDs: http://distrowatch.com/search.php?category=Live+CD&origin=All&basedon=All&desktop=All&architecture=All&status=Active
Comentário de vmedina
Viva o Gobo!: Realmente, o Gobo é a distribuição brasileira mais original de todas... um trabalho de primeira!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Glauco
pc-bsd: Cara não sei se vc vai testar só linux, mas se vc puder teste também o pc-bsd (www.pcbsd.org) derivado do FreeBSD, mas voltado para desktops.
Vale a pena.
Comentário de Clovis Sena
meus dois cents: Para não ficar nos mais conhecidos:

BeleniX is an OpenSolaris LiveCD Distribution

BeleniX is the result of the free time hackery of several folks and is intended to be a community effort. Any contribution is welcome.

http://belenix.sarovar.org/belenix_home.html
Comentário de Copernico Vespucio
Unstable e Testing: Infelizmente, o Kurumin hoje é baseado justamente nos pacotes Unstable e Testing do Debian.

Será que há alguma possibilidade dele no futuro usar também o repositório do Ubuntu?

O diferencial do Ubuntu é, resumindo: facilidade na hora de instalar novas aplicações o que foi, por algum tempo, o ponto fraco das distros Linux em geral.
Comentário de Copernico Vespucio
Byzantine: Eu gostaria de acrescentar o Byzantine, uma distro bem leve e com uma interface inovadora. Não é páreo para os "pesos-pesados", mas ganha no quesito originalidade.
Comentário de KyNDeR
pQuiLax: Site
http://pqui.codigolivre.org.br

Download:
https://codigolivre.org.br/frs/download.php/3848/pqui-slax-1.0.iso
Comentário de Copernico Vespucio
me convenceu a baixar: Muito promissor!!!

Me convenceu a baixar e, quem sabe, substituir minha atual distro do Solaris ;-P

valeu pela dica!
Comentário de Flavio Suárez
Meus votos: - Xfld (XFce Live Demo) - Baseado no Knoppix, Desktom Manager XFce, leve, bonito, bem completo, funcional. 2GB de programas! Um pouco desatualizado, esperando a próximo versão estável do XFce. Mas vale a pena dar uma olhada. Bom para micros modestos
- Dreamlinux (Debian + XFce)
- Debian-BR-CDD
- Kurumin
- BIG LINUX (Um dos poucos que traz o Opera instalado!)
- Kalango
- Symphony OS (Inovador!)
Comentário de Flavio Suárez
Meus votos: - Xfld (XFce Live Demo) - Baseado no Knoppix, Desktom Manager XFce, leve, bonito, bem completo, funcional. 2GB de programas! Um pouco desatualizado, esperando a próximo versão estável do XFce. Mas vale a pena dar uma olhada. Bom para micros modestos
- Dreamlinux (Debian + XFce)
- Debian-BR-CDD
- Kurumin
- BIG LINUX (Um dos poucos que traz o Opera instalado!)
- Kalango
- Symphony OS (Inovador!)

Comentário de Copernico Vespucio
Symphony: - Symphony OS (Inovador!)

Um Linux com visual e usabilidade que desafia qualquer Mac por aí. Vale a dica!
Comentário de Tigerbolt
FAMELIX: O Famelix é uma boa dica para a migração de empresas e tirar o medo inicial das pessoas com o linux.
Essa é minha dica: FAMELIX GNU/LINUX
Comentário de Copernico Vespucio
idêntico ao XP: Puxa, cara... A interface é idêntica ao Windows XP. Para quem vem desse sistema pode ser até interessante, mas... Os desenvolvedores têm certeza que não vão encontrar problemas legais com a M$?

Explico a razão da minha preocupação. A interface gráfica do Java (Swing) trabalha com aparência e comportamento plugáveis (algo como temas, com um conceito apenas um pouco mais amplo). No Windows XP, há uma implementação que torna aplicativos Java com a "cara" do XP.

Tecnicamente, seria fácil usar a mesma LAF em programas Java que rodem no Linux, por exemplo. Só uma coisa impede a nós (programadores) de fazer isso: problemas com o licenciamento do SO (Windows, no caso). O visual do sistema é considerado propriedade do autor.

Eu já vi muitas interfaces gráficas para Linux que se "parecem" com várias versões do Windows, mas pela primeira vez eu vi uma *idêntica* e isso me deixou preocupado...
Comentário de Leandro R. M. de Marco
Elive: Eu acharia interessante um review do Elive.
Comentário de Copernico Vespucio
lg3d-livecd: Se houverem condições de teste, eu sugiro uma análise do lg3d-livecd, que é baseado no Slax.

Na incubadora no site do projeto, já existem vários programas desenvolvidos para o conceito de interface proposto. A maioria desses programas já está incluída no iso da distro.
Comentário de malanski
cometario sobre o suse: voce ja puxou o suse live - dvd? se sim me da umas as dicas como gravo para funcionar o boot. Tentei em 2 midias usando o nero, até que comprei uma midia dvd-w mas mesmo assim não funcionou.
Abraço
Comentário de Loo!
Mêu... Eu queria saber se n: Mêu... Eu queria saber se não tem uma versão do DSL em português...
Sou fã da distro pq além dela ser pequinininha, é estável, e é definitivamente LEVE - e eu gosto da idéia de reaproveitar hardware.
=]
Será que tem uma comunidade de Brazucas que usam o DSL?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004