Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Euronode: como criar o CD de instalação de um servidor pré-configurado e baseado no Debian a partir da web

A empresa Euronode está oferecendo à comunidade o serviço de criação de imagens ISO de CDs de instalação de servidores baseados no Debian. Segundo a apresentação do serviço, o usuário segue um assistente de criação no seu próprio navegador, e ao final do processo, paga e faz o download da imagem ISO criada conforme suas especificações - veja como exemplo a seqüência de telas do assistente de criação de um servidor web. As imagens ISO geradas incluem apenas os pacotes de software necessários às finalidades selecionadas.


 

Entre as aplicações disponíveis, estão a criação de servidores web para acesso público, servidor de e-mail para intranets, servidor de arquivos, PDC e servidor de groupware. Veja uma seqüência de screenshots do sistema instalado com kernel 2.6.13, XFS sobre LVM2, criptografia AES e o Debian Sarge acompanhado de vários softwares livres.





Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de RedCzar777
Parece bom!: Parece muito bom, alguém já testou? Um dos principais problemas que eu vejo em se fazer um servidor no Debian é a trabalheira que dá pra ficar escolhendo os pacotes certos, isso me leva a optar por fazer servidores com o Suse que eu acho bem mais prático. Não estou querendo dizer que um é melhor do que o outro, apenas que quando estou com mais preça faço logo no Suse, mas se é algo que pode levar um tempo costumo optar pelo Debian mesmo.
Comentário de ppvanzella
É bom: Mas vale lembrar que é pago. E muito bem pago ¬¬´
Comentário de Gato do Deserto
:

196 Euros por um servidorzinho Samba !!! :-P
Comentário de Manoel Pinho
LinuxCOE e Installinux: A HP tem um projeto interessante para isso chamado LinuxCOE

http://linuxcoe.sourceforge.net/

"LinuxCOE System Designer is a CGI-based web application that allows a user to create localized network boot images. To get started, download System Designer and follow the documented installation and configuration procedure.

Features
* A CGI-based network install image generator
* A profile manager to store custom install images
* A retrofit process to configure machines to use LinuxCOE processes for patch and package management"


Já surgiram alguns projetos que usam esse LinuxCOE para criar CDs de instalação via web, como o Instalinux

http://www.instalinux.com/

Esse artigo bem recente mostra como usar esses programas para instalar o suse, debian e o fedora via rede de forma automatizada

http://ostoolbox.blogspot.com/2006/01/review-automated-network-install-of.html



------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Patola
Link errado: O link da seqüência de telas do assistente de criação de um servidor web está apontando para o GIF do logotipo da Euronode. Imagino que o link correto seja esse: https://euronode.com/Screenshots/PublicWebServer/AllScreenshots.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004