Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Como montar um sistema econômico com 6 monitores e teclados independentes

A edição de março da Linux Gazette traz um tutorial sobre a configuração de um sistema com 6 conjuntos independentes de monitor, teclado e mouse conectados a uma única CPU rodando uma distribuição recente de Linux com X.org. O tutorial usa interfaces USB para teclado e mouse, e a placa-mãe deve ter pelo menos 5 slots PCI para as placas de vídeo.


 

Este tipo de sistema pode ser utilizado em ambientes de ensino, bibliotecas e cyber cafés, por exemplo, e seus benefícios vão além da redução do custo de aquisição: diminuem as exigências de espaço e o consumo de energia elétrica, e há redução considerável na geração de ruído e calor, por exemplo. No Brasil a Insigne comercializa um sistema similar.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Icoslau
Como adendo, : Como adendo,

a revista Linux PCMaster, edição 104 Jan/2006, já trazia um artigo explicando como realizar o "mesmo" procedimento.

Ambas, excelentes alternativas para muitas situações.

Icoslau
Comunidade SuSE Brasil
Comentário de RedCzar777
Ótimo!: Não é mesmo uma novidade, mas ainda sim permanece sendo uma ótima escolha para cyber-cafés, bibliotecas e escolas. A economia chega a ser incrível.
Comentário de Savio Sampaio
http://www.c3sl.ufpr.br/multiterminal/index-pt.php: http://www.c3sl.ufpr.br/multiterminal/index-pt.php
Comentário de Wconserta2
Deveria ter uma distribuiçã: Deveria ter uma distribuição já para este fim e seguindo a GPL , pois as 3 soluções são chatas de configurar principalmente o xorg.conf

Já tentei fazer algo assim em casa e foi muito trabalhoso, (pode ser falta de conhecimento mais os tutoriais são muito simple não entrando em detales , a insigner mesmo nem manual oferece , fazendo com que acabe tento que contata eles para fazer as config
Comentário de semente
Link: http://linuxgazette.net/124/smith.html

--
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
Comentário de Nuno
Se o gabinete tivr uma placa-: Se o gabinete tivr uma placa-mãe com dois processadores... não irá funcionar?

Só funciona ligado a um CPU? E no caso dos novos processadores que têm 2 CPU dentro (Athlon 64, P4D, etc...) também não funcionará?

[]'s
Comentário de Nuno
Se o gabinete tiver uma placa: Se o gabinete tiver uma placa-mãe com dois processadores... não irá funcionar?

Só funciona ligado a um CPU? E no caso dos novos processadores que têm 2 CPU dentro (Athlon 64, P4D, etc...) também não funcionará?

[]'s
Comentário de hamacker
quando se tem duas ou mais CP: quando se tem duas ou mais CPUs(SMP) é o programa que decide quando deve utilizar uma unica cpu, as duas cpu's ou quando uma ou outra, em sumo tudo depende do que voce for executar, mas quem decide isso é o programa. Geralmente banco de dados tiram beneficio disso.

CPUs com core duplo/triplo/quaduplo/... sao percebidos sempre como unico processador, para aplicaçoes variadas tem maiores vantagens na minha opniao do que processadores lado-a-lado especialmente se voce nao sabe se o programa mais importante que voce usa tira beneficio ou nao de ambientes SMP.

Com respeito ao tópico, é melhor ter Bastante memória, HDs rápidos, Rede rápida (possivelmente mais de uma placa de rede com swicthing) do que ter varios processadores no servidor.
Comentário de Nadal
Funciona perfeitamente com do: Funciona perfeitamente com dois processadores.

No texto, parece-me ou o termo 'CPU' foi usado como equivalente a computador, ou se supôs que não seriam usados computadores com mais de um processador.

Nadal
Comentário de marcus
CPU != GABINETE: È a famosa confusão CPU x GABINETE. No texto quiseram dizer que funciona com apenas um Gabinete (Placa-Mãe + HD + Memória + Demais dispositivos)
Comentário de Paulo Zambon
5 Slots PCI: Não pude deixar de comentar... Hoje em dia é meio difícil adquirir uma boa placa mãe com 5 slots PCI. A minha falecida P3W-E da ASUS tinha, a minha atual, P5P800-SE (também da ASUS) tem 4 e olha que foi difícil para achar com esta quantidade; a maioria vem só com 3.
Comentário de yamane
É fácil encontrar MB com 5 slots PCI: Paulo, não é obrigatório ter 5 slots PCI. Se a sua placa mãe possui apenas 4 slots livres + 1 AGP, então você poderia utilizar 5 monitores.
Mas também não é nada difícil encontrar placas mãe com 5 slots PCI (ou até mais).
Demorei uns 3 minutos na net procurando por placas com 5 ou mais slots PCI:
- ASUS A7V600-X (6 Slots PCI + 1 AGP)
- ASUS P4S800 (5 Slots PCI + 1 AGP)
- ASUS P4S800D-X (5 Slots PCI + 1 AGP)
- ASUS K8V-SE DELUXE (5 Slots PCI + 1 AGP)
Basta acessar esses sites de produtos de informática.
Um abraço,
Renato
Comentário de Connochaetes Taurinus
A Insigne apresentou uma solu: A Insigne apresentou uma solução assim no FISL do ano passado. O stand deles tinha um micro (se lembro bem, um Athlon XP 1.5 com 512 de RAM) com seis monitores. Também tinha um pessoal do Universidade Federal do Paraná (http://www.c3sl.ufpr.br/multiterminal/index-pt.php)
Comentário de mario hct
Vocês devem notar que da for: Vocês devem notar que da forma como está explicado no artigo da linuxgazzete, o sistema fica INSTÁVEL, com vários travamentos.
O melhor é seguir o tutorial da UFPR, que já até saiu na br-linux.
http://www.c3sl.ufpr.br/multiterminal/index-en.php
Comentário de Ricardo Biloti
Outro tutorial prozido na UFPR: Na UFPR há o C3SL que desenvolve alguns projetos em Software Livre. Dentre eles está o "Multiterminal". Eles estão usando máquinas com 4 monitores/teclados/mouses para montar laboratórios. Na página do C3SL tem o tutorial completo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004