Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Instruções para instalar o IRPF 2006 no Linux

Estamos disponibilizando um roteiro de instalação do IRPF 2006 no linux para ajudar aqueles que baixaram o programa da Receita Federal, mas encontrarem alguma dificuldade (ou não souberem) na hora de fazer a instalação. Instruções estas que você não encontra no site da Fazenda. Já que a Receita Federal fez sua parte liberando o programa, resolvemos dar dois centavos de colaboração e elaboramos um roteiro para ajudar as pessoas a instalarem e usarem o programa do IRPF 2006 versão em Java nos seus desktops Linux.” A nota foi enviada por Clovis Sena (csena2k2Θfisepe·pe·gov·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Eder S. G. (JORDAM)
Muito boa tarde a todos os pa: Muito boa tarde a todos os participantes do site BR Linux.

Clovis, parabéns pela iniciativa de criar e postar um tutorial de como instalar o programa IRPF no GNU/Linux. Os screenshots deixaram o tutorial super bacana, PARABÉNS!

Tenham todos uma EXCELENTE e EXCEPCIONAL semana pós carnaval.
Comentário de Cesar.AR
Pensei que ...: ... era só no meu computador que ficava com essa "titica" de letra do aplicativo java. Meu pai (86) usa Debian também, porém reclamou muito das letras miudas, mesmo aumentando as letras do desktop. Interessante que o programa de ITR (também em java) tem um visual idêntico ao da versão para windows (testei as duas) e muito mais fácil a visualização. Mesmo assim eu fico contente de ter essa versão para Linux.

Cesar Ramina
- LinuxUser#225159 - Debian GNU/Linux

Comentário de xmanun
Fontes do JVM...: Em algumas distribuições é preciso criar um script para iniciar o programa, exportanto a variável de fontes do jvm, assim:

#!/bin/sh

export JAVA_FONTS=/usr/lib/SunJava2-1.4.2/jre/lib/fonts

/home/marcos/ProgramasSRF/IRPFJava2006/irpf2006

dê o nome que quiser:

startirpf2006

depois de salvar dê permissão de execução:

chmod +x startirpf2006

e depois execute:

./startirpf2006

Ou coloque a variável nos scripts de inicialização da sua distribuição GNU/Linux...

Comentário de Manoel Pinho
Instalação sem ser root: Só para complementar, a instalação em si do programa do IRPF2005 (não do Java) pode ser feita sem problemas como usuário comum, isto é, sem ser root como sugere o tutorial.

No meu caso, eu instalei por exemplo o programa em

~/ProgramasSRF/IRPFJava2006

e os dados (para ficarem separados) instalei em

~/ProgramasSRF/IRPFJava2006_dados


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Cesar.AR
Já...: ... tinha utilizado esse subterfúgio, mas não adiantou nada. Já reclamei na receita federal e também não adiantou nada. Já procurei outras opções e não consegui achar nada. Sem problema. Valeu
Cesar Ramina
- LinuxUser#225159 - Debian GNU/Linux

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004