O leitor Matheus Santana Lima atendeu ao convite do BR-Linux e enviou uma resenha de aplicativo, compartilhando com a comunidade suas opiniões sobre o HBasic. Se você desejar seguir seu exemplo, o nosso
gerador de texto enlatado para análise de aplicativos pode ser um auxílio para estruturar seu texto, e está à disposição!
“
O HBasic é um IDE para a linguagem Basic voltada para plataformas Linux, muito similar ao Visual Basic da Microsoft, ele consegue alcançar objetivos muito similares ao VB, os controles como 'textbox' e 'combobox' por exemplo, estão presentes e são totalmente editáveis como se faria no Visual Basic para Windows.
Eu tenho usado com sucesso este software para uma viável alternativa ao Visual Basic, infelizmente o HBasic é um projeto um pouco "abandonado" pelo criador, sua ultima implementação no software é datada de 12 de Abril de 2004, mas mesmo assim, ele produz com eficiência resultados muito similares aos que se pode obter com o aplicativo da Microsoft.
Suas características que mais me chamaram a atenção são o suporte a biblioteca gráfica QT, padrão no KDE. A possibilidade de criar projetos executáveis que funcionam em computadores que não possuem o Hbasic instalado, ao contrário do que ocorre com o Visual Basic que prende os projetos em desenvolvimento as DLLs do próprio VB, uma ferramenta integrada ao software para manipulação de banco de dados, dentre inúmeras outras características interessantes.
A interface com o usuário é muito parecida como o Visual Basic, a disposição dos controles são de fácil acessibilidade. As propriedades de cada controle são praticamente as mesmas, com mínimas diferenças, fazendo com que programadores em VB não sintam dificuldades em migrar seus projetos para a plataforma Linux.
Trata-se de uma boa escolha para desenvolvedores que programam em Visual Basic e querem mudar seus softwares para Linux, fazendo com que uma grande gama de programadores para plataforma Windows tenham a oportunidade de migrar para o sistema operacional livre Linux e levem consigo seus projetos e clientes, aumentando e incentivando o crescimento desta incrível plataforma e desta fantástica comunidade que é o Software Livre e o Linux.
Para outras informações está disponível no site Viva o Linux! um artigo do Alessandro Faria (Cabelo) (http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=556#) sobre o HBasic, e para quem quiser saber de outras IDEs para Basic voltadas para Linux, podem conferir o projeto Gambas (http://gambas.sourceforge.net/) e o KBasic (http://www.kbasic.de/).” A nota foi enviada por Matheus Santana Lima (matheusslimaΘyahoo·com·br) .