Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise do HBasic - Ambiente de desenvolvimento similar ao Visual Basic

O leitor Matheus Santana Lima atendeu ao convite do BR-Linux e enviou uma resenha de aplicativo, compartilhando com a comunidade suas opiniões sobre o HBasic. Se você desejar seguir seu exemplo, o nosso gerador de texto enlatado para análise de aplicativos pode ser um auxílio para estruturar seu texto, e está à disposição!

O HBasic é um IDE para a linguagem Basic voltada para plataformas Linux, muito similar ao Visual Basic da Microsoft, ele consegue alcançar objetivos muito similares ao VB, os controles como 'textbox' e 'combobox' por exemplo, estão presentes e são totalmente editáveis como se faria no Visual Basic para Windows.

Eu tenho usado com sucesso este software para uma viável alternativa ao Visual Basic, infelizmente o HBasic é um projeto um pouco "abandonado" pelo criador, sua ultima implementação no software é datada de 12 de Abril de 2004, mas mesmo assim, ele produz com eficiência resultados muito similares aos que se pode obter com o aplicativo da Microsoft.

Suas características que mais me chamaram a atenção são o suporte a biblioteca gráfica QT, padrão no KDE. A possibilidade de criar projetos executáveis que funcionam em computadores que não possuem o Hbasic instalado, ao contrário do que ocorre com o Visual Basic que prende os projetos em desenvolvimento as DLLs do próprio VB, uma ferramenta integrada ao software para manipulação de banco de dados, dentre inúmeras outras características interessantes.

A interface com o usuário é muito parecida como o Visual Basic, a disposição dos controles são de fácil acessibilidade. As propriedades de cada controle são praticamente as mesmas, com mínimas diferenças, fazendo com que programadores em VB não sintam dificuldades em migrar seus projetos para a plataforma Linux.


 

Trata-se de uma boa escolha para desenvolvedores que programam em Visual Basic e querem mudar seus softwares para Linux, fazendo com que uma grande gama de programadores para plataforma Windows tenham a oportunidade de migrar para o sistema operacional livre Linux e levem consigo seus projetos e clientes, aumentando e incentivando o crescimento desta incrível plataforma e desta fantástica comunidade que é o Software Livre e o Linux.

Para outras informações está disponível no site Viva o Linux! um artigo do Alessandro Faria (Cabelo) (http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=556#) sobre o HBasic, e para quem quiser saber de outras IDEs para Basic voltadas para Linux, podem conferir o projeto Gambas (http://gambas.sourceforge.net/) e o KBasic (http://www.kbasic.de/).”
A nota foi enviada por Matheus Santana Lima (matheusslimaΘyahoo·com·br) .

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Eduardo Linux
DLLs: Se não me engano, é possível construir executáveis do VB que independam de suas DLLs; basta que se edite uma opção de compilação que cria executáveis nativos e não algo como um bytecode. Não lembro ao certo, mas era mais ou menos isso.
Comentário de Manoel Pinho
Basic: O Gambas

http://gambas.sourceforge.net/

está bem ativo.

E para que não se importar em pagar (apesar da versão Standard para linux ser gratuita), existe o RealBasic

http://www.realsoftware.com/products/

que vem até com um conversor de VB para RealBasic e é multiplataforma (windows, linux e Mac)

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de alepaes
São coisas diferentes: A diferença entre código nativo e PCODE no VB é apenas funcional (o código nativo executa CERTAS coisas mais rápido), mas ele continua tendo que usar DLL, OCX, etc.
No Delphi é diferente pois ele compila tudo o que precisa dentro de um executável.
O VB (a não ser com gambiarras), necessita de instalador para funcionar em outras máquinas além da de desenvolvimento.

Alexandre de Arruda Paes
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004