“
"Antes de iniciar este artigo e, para que entendam determinados conceitos que iremos explanar mais à frente, segue abaixo um "caso verídico" de um personagem que decide utilizar o GNU/Linux, onde o batizaremos como Alex. Apesar de ser uma história fictícia (mesmo sendo baseada em diversos eventos reais), acredito firmemente que a grande maioria dos linuxers se encontraram numa situação de similaridade variável com esta." ” A nota foi enviada por Ednei Pacheco (rootΘlinuxhome·eti·br) , que enviou este
link para mais detalhes.
Parabéns mesmo!
Não é nem o caso de se dizer caso hipotético, mas quem sabe utilizar aquelas boas e velhas instruções das novelas..."Qualquer semelhança é mera coincidência", se bem que não há coincidência, é fato veridico!
Todos os dias, prestando assitência aos usuários do SuSE Linux me deparo com estas mesmas situações.
Fator determinante: Usuário não se preocupa em estudar o assunto. É como apresentado, "...usuário, de uma lida nisso e naquilo"....resposta...."pra que?" Não há como negar que a falta de interesse tráz os piores resultados ao usuário, mas este, deve ter um mínimo de comprometimento, apesar de "generalizarmos" a preguiça dos usuários, ela existe e em geral é a principal doença deste campo.
Concordo que "generalizamos" tbém estes como sendo leigos/iniciantes/novatos, mas nenhum destes termos tem como significado a paralisação mental que alguns, pela falta de estudo mínimo, se vitimizam.
Leigo é aquele que ainda, repito, ainda, não possui o conhecimento, nada o impedindo, muito menos no campo do software livre, de adquiri-lo com estudo.
Engraçado que para cursos de suite de escritório proprietária ou sistema proprietária a grande maioria paga, mas ler, em geral, de graça o material de estudo, nem se dão ao trabalho.
Mas sua avaliação me fez refletir sobre um ponto:
Em geral, não que ultimamente tenha feito isto, relaciono, através de links aos usuários, o que eles deviam ter procurado nos fóruns de nosso site, antes de postarem suas dúvidas, já discutidas por outros.
Mas penso, após ler sua contribuição, que muitos, como tenho ultimamente apenas dizendo "devia ter procurado" ou "procure no site", podem ter dificuldade em localizar o que procuram, mesmo com a busca avançada, passarei então a revitalizar este habito antigo, de postar a pesquisa que deveria ter sido feita.
Sem dúvida, a presunção do usuário de que o sistema agirá e se apresentará de forma idêntica ao sistema proprietário padrão, é um dos fatores que os afastam ou prejudicam sua adoção total ao software livre.
Podemos trabalhar mais neste aspecto, principalmente mostrando as diferenças e onde o "buraco é mais em baixo", obiamente contanto com a dedicação do usuário em eliminar certos hábitos, com vista a uma melhor utilização do sistema.
Sua contribuição, pelo menos para minha atividade, foi de susbtâncial contribuição, para melhor entender os aspectos de dificuldade dos usuários e melhor auxilia-los.
Mas ainda tenho meus principios. Usuário preguiçoso não tem vez, aos leigos pelo contrário, as portas estão sempre abertas para algumas aulas.
Obrigado Ednei,
Icoslau
Comunidade SuSE Brasil