Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novos vídeos do InfomediaTV no BR-Linux

Recebi esta semana um nova fornada dos vídeos do InfomediaTV, programa televisivo voltado ao mercado de TI e que tem dedicado bastante atenção à cena do software livre nacional. Acabei de disponibilizá-los para visualização na barra lateral direita do BR-Linux, como de hábito. Entre os 10 vídeos deste novo programa, 2 me chamaram especialmente a atenção por tratarem de temas já abordados previamente no BR-Linux. Vou reproduzir os descritivos disponibilizados no site do programa:

Governo se distancia do Laptop de US$ 100: Segue a discussão a respeito do desenvolvimento e adoção do laptop de cem dólares. Declarações recentes de integrantes do governo federal, porém, deram certeza de que o projeto não sairá do papel este ano.

Cobra, Freedows e o resultado disso tudo: Depois de uma morte anunciada em junho passado, finalmente foi sepultado o projeto Freedows. Uma entre as iniciativas do governo federal para o software livre, o consórcio fracassou por discordâncias múltiplas entre os participantes.

Recomendo iniciar a reprodução dos vídeos com um salto de 20 segundos (exemplo: gmplayer -ss 20 213.mpg) ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Emerson Gomes
Sinceramente..?: Eu não vejo a mínima necessidade de ter alguém lendo notícias escritas, de uma forma ritmada que chega a dar sono, a ainda com propagandas da Microsoft detonando o Linux.
Alguém me explica pq diabos o BR-Linux ainda linka para esse site?
Comentário de brain
Porque diabos: Eu linko porque é um programa de TV brasileiro que dedica algum espaço ao software livre e disponibiliza seu conteúdo na web.

Se eu soubesse da existência de mais programas assim, eu os linkaria também. E também lamento que não haja mais empresas ligadas ao software livre com interesse de investir em publicidade no Brasil...
Comentário de Emerson Gomes
Acho que dá pra dizer que, m: Acho que dá pra dizer que, mesmo indiretamente, o BR-Linux apóia o FUD da Microsoft na Campanha Get the Facts. (Na mente de um alvo fácil da M$: Se um site especializado em Linux, mantido pela comunidade me mandou para um lugar onde a Microsoft questiona se o Linux é tudo isso...)

Bom, claro que não se compara com o que aconteceu com aquela revista do Linux, mas enfim...

Acho que o nível dessa TV, que se limita a pegar notícias escritas, colocar um apresentador lendo elas em frente a câmera (no melhor estilo Paulo Francis), e adicionar efeitos "maneiros" no video, igual adolescente que brinca com Windows Movie Maker, e depois vai pro MSN escrever com gifs animados, um tanto baixo para justificar o apoio indireto ao FUD da M$...

Acho que como comunidade do Linux que somos, deveriamos era mais fazer de tudo para combate-lo, e não apoia-lo.

Apenas meus 2 centavos, não leve pessoalmente.
Comentário de
Patrulha: Como eu disse acima, acho triste que os veículos de comunicação que dedicam parte de sua cobertura ao software livre não recebam anúncios suficientes de empresas envolvidas neste mesmo mercado. Da mesma forma, acho triste que eventos voltados para a nossa comunidade precisem depender tão profundamento de patrocínio governamental. Que empresas atuantes no mercado nacional anunciam produtos ou serviços relacionados a software livre com regularidade? Infelizmente não são muitas, e o orçamento dedicado a isso tende a estar bem abaixo do que empresas de software proprietário costumam dedicar a seus produtos.

Eu não veicularia um anúncio da campanha Get the Facts no BR-Linux, mas não vou virar as costas a outros veículos que publicam conteúdo relacionado ao software livre que não têm a mesma política. Não temos muitos veículos que sejam lidos ou vistos também por quem não faz parte da comunidade, e exigir que eles se dediquem exclusivamente ao software livre, ou que rejeitem a veiculação de publicidade da Microsoft enquanto nosso próprio mercado não é capaz de gerar recursos semelhantes reduziria ainda mais este número. Tem gente que prefere boicotar, mas eu prefiro apoiá-los no que estiver ao meu alcance.

Isso não quer dizer que os anúncios me agradam. Pelo contrário. Mas é justamente por causa disso que eu sugeri que os leitores iniciassem os vídeos com um salto de 20 segundos... Agora, se você preferir acreditar que fazendo isto o BR-Linux está apoiando indiretamente a Microsoft, por mim tudo bem. Mas na minha opinião você está enganado.

Comentário de fzero
Ê patrulha.: "Acho que dá pra dizer que, mesmo indiretamente, o BR-Linux apóia o FUD da Microsoft na Campanha Get the Facts."

Ê pensamento limitado.

Campanha "Get the Facts" em sites e revistas linux = dinheiro entrando para estes sites.

Só isso. Na prática a Microsoft está dando uma ajuda financeira significativa para a "causa" (ui) do software livre. Os otários na história são eles, afinal quem usa, aprecia e acompanha o software livre vai simplesmente ignorar a campanha.

(Ok, os que não ignoram se tornam trolls com tendências xiitas que ficam enchendo fóruns como esse com comentários inúteis.)

Simples assim.
Comentário de Emerson Gomes
A questão não é ser xiita,: A questão não é ser xiita, mas sim ser menos inocente a ponto de pensar que o pessoal de marketing da Microsoft são todos uns idiotas com sorvetes na testa, e estão apenas fazendo uma boa ação.

Ajuda financeira para a causa? Fico imaginando quantos centavos da Microsoft foram gastos para o desenvolvimento de uma linha de código dop Kernel (ou de qualquer outro programa).
Comentário de Emerson Gomes
Não quero me estender no com: Não quero me estender no comentário, mas basicamente é o seguinte.
Reclamam que existe falta de $$$ entrando de empresas de Linux para publicidade, e da Microsoft, jorra $$$.
Ora, acho que todos sabemos aqui que lucro financeiro com Linux é consequência, e não objetivo. Não dá pra esperar de forma alguma apoio financeiro pra qualquer projeto do Linux, tirando os raros casos de apoio governamental. Programadores trabalham por hobbie. Não dá pra comparar com uma empresa como a Microsoft.
O importante é o espírito Stallman da coisa.
Graças a deus o poderio econômico da Microsoft não conseguiu corromper a todos.

E outra coisa, eu não quis dizer que o BR-Linux apóia a campanha Get the Facts. Mas sim, que o preço de jogar um usuário, que muitas vezes é iniciante (nem todos que acessam o BR-Linux são gurus de Linux, lembre-se) e pode muito bem ser influenciado para "o lado negro da força" através disso é muito grande pela "troca" de um material tão fraco como o da ITV.

Existem vídeos muito bons da Novell e da Red Hat, por exemplo, de repente é o tipo de esforço que um grupo de usuários pode produzir.

[]s,
Emerson



Comentário de
Emerson, quando você diz que: Emerson, quando você diz que "acho que todos sabemos aqui que lucro financeiro com Linux é consequência, e não objetivo", você quer argumentar no sentido de que devemos rejeitar que empresas de mídia que tenham lucro como objetivo e resolvam dedicar parte da sua cobertura ao software livre não merecem nosso apoio?

No decorrer da sua argumentação, você procura concluir que se a cobertura dada por estes veículos está aquém do padrão de qualidade que você define, seria melhor não apoiá-las, porque é um risco de perder usuários?

Eu discordo dos 2 pontos, acho que se a cobertura da Infomedia, da revista Info, da extinta Geek, da PC Master, da PC Magazine, da Linux Magazine ou da TV Globo, etc. não são perfeitas, ou se estes veículos todos exibem propagandas da Microsoft, não é razão para não tentarmos colaborar e contribuir para que eles continuem cobrindo o software livre, e se possível até mesmo dediquem mais atenção a eles, como no processo de transformação que ocorreu na PC Master e (em menor escala) na Info. Não importa que a motivação deles seja o lucro, e não a "filosofia Stallman" da coisa. Não importa que eles não tenham compromisso duradouro. É melhor que ajudem a nos divulgar, do que nos ignorarem.

Divulgação é bom, e se a gente contribuir, tem a chance de estes veículos melhorarem (como aconteceu com a Info, que parou de chamar todo software livre de 'freeware' depois de uma campanha de e-mails de usuários aqui do BR-Linux). Pelo contrário, se a gente deixar de contribuir, vamos ficar sem este recurso, e aí quem não é da comunidade vai ter bem menos chance de vir a ser informado sobre ela - ainda que esta informação venha após 15 segundos de propaganda da Microsoft.

Quanto ao material da Novell, IBM, Red Hat, sempre que você encontrar alguma peça interessante e que não tenha sido publicada ainda aqui no BR-Linux, não deixe de nos avisar! E se alguma destas empresas produzir vídeos em português, atualizados quinzenalmente e falando sobre a cena nacional de tecnologia e software livre, e disponibilizá-lo para isto, terei o maior prazer em incluí-os na barra lateral do site também.
Comentário de Stalin*
A questao é ser PATETICO: Uma vez li isso na lista do PSL, ... vou colar como resposta:

*********

John Lennon tomou um pipoco quando começou a ficar mala. Virou martir.
Bruce Lee, que foi até coadjuvante daquele seriado antigo do Batman, morreu após o segundo ou terceiro filme de sucesso. Virou martir.

Stallman, que perdeu o bonde da história, fica sendo escrotizado pelas autoridades federais do Brasil, como pode ser visto em http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI794988-EI4803,00.html

Se RMS tivesse morrido em 1985, estaria hoje em quase tantas camisetas quanto Che Guevara.

Outro é exemplo é o Caetano, que fica cantando "curucucu minha paloma" em falsetes em filminho do Almodovar. O cara perdeu a oportunidade de ter batido as botas na ditadura. Já pensou?

Sugiro que o pessoal xiita que após um pusta sucesso começa a ter o filme queimado falando merda, pense na possibilidade de "deixar a vida para entrar na história", como diria Getúlio, que na falta de uma overdose, se deu um tiro.

***

Acho bom este mail... sempre que um militonto aparece: COLO!
Beeeeeem didatico!

Comentário de Emerson Gomes
Hipocrisia?: Não entendi o que isso tem a ver com o assunto, mas enfim.

Se vc esculacha tão abertamente a filosofia do Stallman, acho melhor que tenha, na pior das hipóteses, pago lá os R$399,99 de uma versão encaixotada de um Mandriva, ou mesmo a cópia original do um Windows, senão vc vai estar entrando em contradição.
Comentário de Emerson Gomes
Emerson, quando você diz q:
Emerson, quando você diz que "acho que todos sabemos aqui que lucro financeiro com Linux é consequência, e não objetivo", você quer argumentar no sentido de que devemos rejeitar que empresas de mídia que tenham lucro como objetivo e resolvam dedicar parte da sua cobertura ao software livre não merecem nosso apoio?

Não há problema algum com uma empresa de mídia séria que queira "dedicar parte de sua cobertura ao SL".
Agora, eu abro o site da iTV, é um verdadeiro outdoor da Microsoft.
Windows Server isso, Windows Server aquilo, Microsoft não sei o que, etc... Notícias sobre SL são raríssimas, sempre trazendo fatos negativos "Governo se distancia do Laptop (que usa Linux)", "Consórcio Linux Morreu", etc. Sem falar, obviamente, dos gritantes 15 segundos da campanha de FUD da M$ em todo vídeo.
Eu, pessoalmente, acho que a comunidade SL pode passar muito bem sem isso.



Eu discordo dos 2 pontos, acho que se a cobertura da Infomedia, da revista Info, da extinta Geek, da PC Master, da PC Magazine, da Linux Magazine ou da TV Globo, etc. não são perfeitas, ou se estes veículos todos exibem propagandas da Microsoft, não é razão para não tentarmos colaborar e contribuir para que eles continuem cobrindo o software livre, e se possível até mesmo dediquem mais atenção a eles, como no processo de transformação que ocorreu na PC Master e (em menor escala) na Info. Não importa que a motivação deles seja o lucro, e não a "filosofia Stallman" da coisa. Não importa que eles não tenham compromisso duradouro. É melhor que ajudem a nos divulgar, do que nos ignorarem.

Acho que sou um pouco mais radical nesse quesito.
Meu raciocínio é simples:

Acredito que todos aqui conheçam bem as alegações da tal campanha, e dos absurdos divulgados por ela.
Pois bem,
A Microsoft tem a campanha.
Para ela funcionar, precisa de espectadores.
De alguma forma, a própria comunidade Linux calabora, levando esses espectadores pra Microsoft, (em minha opinião os MAIS importantes, pois são justamente aqueles que conhecem em algum nível o Linux e que são o medo real da Microsoft, pois são esses que podem acabar migrando para Linux. Microsoft não precisa investir em FUD para os clientes fiéis.), achando que é besteira imaginar que alguém cairia nessa, e agradecendo o dinheirinho que entra (mesmo que ele não contribua em nada para o desenvolvimento de SL). Pq vc acha que ela anda investindo tão massivamente em mídias Linux?
Resultado, A campanha dela funciona.

Uma coisa seria uma comparação justa, a outra é isso que a Microsoft fez. Se vc acha justo os dados da Get The Facts, tudo bem, ignore tudo o que escrevi até agora.
Se não, temos que exigir os direitos que nos cabem, como os de reclamar sobre isso. Se NÓS formos coniventes com isso... (E o tal do $ é justamente o "facilitador"), então acaba a esperança.
Se $$$ é a motivação final, párem com o SL que eu quero descer.


E se alguma destas empresas produzir vídeos em português, atualizados quinzenalmente e falando sobre a cena nacional de tecnologia e software livre, e disponibilizá-lo para isto, terei o maior prazer em incluí-os na barra lateral do site também.

Se a qualidade é mais importante, podemos sim organizar um grupo e traduzir esses vídeos.
Senão, eu pego as notícias mais interessantes daqui do BR-Linux mesmo, peço para o meu tio que tem um super sotaque igual do Paulo Francis, filmamos ele lendo as notícias, depois deixo o resto da produção para meu primininho que aprendeu a mexer no Windows Movie Maker na escola, e pronto! Temos algo bem parecido. E ainda sem propagandas da Microsoft!
Comentário de brain
Radicalismo:

Acho que sou um pouco mais radical nesse quesito.


Sem problemas. Se você quiser enviar os links dos vídeos alternativos que mencionou, terei prazer em divulgar.
Comentário de Patola
Stallman: Stallman, que perdeu o bonde da história, fica sendo escrotizado pelas autoridades federais do Brasil, como pode ser visto em http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI794988-EI4803,00.html

Apesar de discordar deste seu email da PSL-BR quando diz que o "Stallman perdeu o bonde da história", concordo que se ele tivesse morrido em... 1991, digamos, pra algumas coisas já estarem mais adiantadas e concidir com o início do Linux, estaria hoje em tantas camisetas quanto o Che Guevara. Mas se o próprio Che Guevara não tivesse morrido, talvez tivesse mudado, mesmo que levemente, seus princípios. Caetano parece ter perdido um pouco da personalidade contestatária que tinha na ditadura. Já o Stallman continua turrão e bate o pé no mesmo ponto que batia em 1985. É impressionante, mesmo, como uma pessoa pode ter princípios tão firmes. É o tipo de pessoa em que se sabe que se pode confiar...
Comentário de Copernico Vespucio
ou... [Stallman]: Já o Stallman continua turrão e bate o pé no mesmo ponto que batia em 1985. É impressionante, mesmo, como uma pessoa pode ter princípios tão firmes. É o tipo de pessoa em que se sabe que se pode confiar...

Ou se trata de uma pessoa com baixa capacidade de adaptação, assim como parece ser o papa Bento (aliás, todos eles, excetuando talvez os "Paulos" I e II). Ela ignora o que está acontecendo à sua volta, um altista social e político. Excessivamente voltado para a sua própria verdade, é incapaz de divisar onde e como pode fazer com que ela se encaixe no mundo.

RMS continua defendendo conceitos de 85 (graças a Deus, nem tanto pq a GPL conta com uma nova versão), sem levar em conta que o mundo à sua volta mudou.

Na época, a coisa se resumia a um maniqueísmo entre Software Livre X Software Proprietário. De lá pra cá, muita coisa mudou: o conceito de código disponível se popularizou e outros autores estão utilizando várias formas de prover liberdades aos usuários sem deixar de proteger sua obra (licenças ASF, OSI, MIT, SCSL, CC, AL, etc).

Ao invés de se preparar para interagir com esses outras formas de liberdade, ele joga pedras em todo mundo que discorda dele em qualquer aspecto (até mesmo com seus aliados).

Enquanto isso em Roma, Bento é contra o uso de camisinha. Dá pra traçar um paralelo...

Como disse Jigoro Kano, uma árvore que não se verga no vento, se quebra em uma ventania.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004