“
Saiu no Slashdot: Kevin Carmony, presidente e CEO da Linspire, sugeriu nos fóruns do Ubuntu que a distribuição seja compatível com o serviço de distribuição de software da Linspire o Click'n'Run, este serviço facilita a instalação de programas, o serviço é do tipo Clique-e-Instale, mas para utilizá-lo é necessário pagar uma taxa de US$ 20,00 por ano. Parece que Mark Shuttleworth gostou da idéia, mas será que isso ajudaria mesmo o Ubuntu ou a Linspire quer arrumar um jeito de obter lucro com o sucesso alheio?” A nota foi enviada por André Simões (alsimoesΘgmail·com) , que enviou este
link para mais detalhes.
Talvez as duas alternativas estejam corretas? Eu não teria nenhum interesse em pagar US$ 20,00 anuais pelo C'n'R, mas não vejo nenhum problema em este serviço estar disponível para quem queira pagar por este recurso adicional. E como o Ubuntu tem o compromisso de permanecer sendo gratuito, não vejo isto como o início de uma conspiração intergaláctica ;-)
Sucesso alheio não, sucesso do sistema de distribuição de pacotes dela. No caso, o Ubuntu tira vantagem de usar também o sistema dela e a Linspire tira vantagem da grande base de usuários do Ubuntu que se tornam clientes em potencial.
Os usuários se beneficiam com a possibilidade de usar ou um ou outro para instalar os pacotes, ou talvez os dois.
Dispensável esse ataque a Linspire feito pelo André, visto que não há nada de mal nisso.
[]s!
Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!