Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linspire sugere serviço opcional de distribuição de software para o Ubuntu

Saiu no Slashdot: Kevin Carmony, presidente e CEO da Linspire, sugeriu nos fóruns do Ubuntu que a distribuição seja compatível com o serviço de distribuição de software da Linspire o Click'n'Run, este serviço facilita a instalação de programas, o serviço é do tipo Clique-e-Instale, mas para utilizá-lo é necessário pagar uma taxa de US$ 20,00 por ano. Parece que Mark Shuttleworth gostou da idéia, mas será que isso ajudaria mesmo o Ubuntu ou a Linspire quer arrumar um jeito de obter lucro com o sucesso alheio?” A nota foi enviada por André Simões (alsimoesΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Talvez as duas alternativas estejam corretas? Eu não teria nenhum interesse em pagar US$ 20,00 anuais pelo C'n'R, mas não vejo nenhum problema em este serviço estar disponível para quem queira pagar por este recurso adicional. E como o Ubuntu tem o compromisso de permanecer sendo gratuito, não vejo isto como o início de uma conspiração intergaláctica ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Desconfiança: "Linspire quer arrumar um jeito de obter lucro com o sucesso alheio?"

Sucesso alheio não, sucesso do sistema de distribuição de pacotes dela. No caso, o Ubuntu tira vantagem de usar também o sistema dela e a Linspire tira vantagem da grande base de usuários do Ubuntu que se tornam clientes em potencial.

Os usuários se beneficiam com a possibilidade de usar ou um ou outro para instalar os pacotes, ou talvez os dois.

Dispensável esse ataque a Linspire feito pelo André, visto que não há nada de mal nisso.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de brain
Ataque?: O André só reproduziu a notícia do Slashdot... E acho que a pergunta sobre capitalizar o sucesso alheio é válida, uma vez que nunca ouvi dizer que a Linspire fez proposta similar a outras distribuições menos populares - incluindo aí aquelas que não dispõem de um sistema de obtenção e gerenciamento de pacotes de software tão cômodo quanto o que o Ubuntu oferece.
Comentário de vmedina
Base de usuários: O Ubuntu tem atingindo uma boa base de usuários e boa parte destes são, o que é mais importante nesse caso, leigos que não tem conhecimentos sólidos para fazer algumas das loucuras para se instalar alguns pacotes.

Se a Linspire oferecesse tal coisa para distros menos utilizadas ou mais voltadas ao público "compilador" não daria lá grandes frutos.

Quanto a capitalizar o sucesso alheio, é oportuno lembrar que o ubuntu não é nenhum Debian no que toca a quantidade de pacotes. Já tive que suar a camisa algumas vezes para instalar pacotes que eram fáceis no Debiam. Não posso afirmar, mas suspeito que o serviço da Linspire tenha mais alguns pacotes do que os repositórios do Ubuntu. Fica, na pior das hipóteses, elas por elas nesse quesito.

[]s

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de feraf
Sou um antigo usuário do Lin: Sou um antigo usuário do Lindows (Linspire) e sempre gostei do método simples e prático de instalar programas, mesmo os não-livres. Ok, existe o apt, Synaptic, etc. Mas eu ainda acho que a interface do Click'N'Run mais amigável, no sentido que oferece descrição, screenshot, avaliações, sobre os programas disponíveis e mencionei que você pode agendar instalações? :-)
Comentário de Leonardo Peixoto
Concordo..: Concordo contigo... só o serviço de diretório, com descrições e screenshots, aliado a uma interface de instalação ultra simples já me parece valer os 20$ por ano...
Eu com certeza vou assinar se sair.
O Klik, para mim, não é uma opção, pois ainda dá dor de cabeça para instalar (a documentação é, vamos dizer, deficiente), e o diretório deles deixa muito a desejar.

Comentário de Manoel Pinho
Clicar: Todo mundo tem o direito de vender o serviço que quiser mas eu sinceramente acho desnecessários esses modos de instalação. Se o cara acha tão difícil usar o apt e gosta de clicar em GUIs, o synaptic existe justamente para isso.

Nem no mundo windows a pessoa tem um diretório centralizado de programas que podem ser baixados e instalados com um único clique de mouse. Existem sites como o superdownloads, gratis, tucows, etc que organizam por categorias e disponibilizam downloads de freewares e sharewares mas mesmo assim não englobam uma grande parcela dos softwares existentes para windows. Pior ainda, no mundo windows não existe um meio centralizado de fazer as atualizações de todos os programas instalados na máquina. O Windows Update só abrange o windows e parte dos softwares da Microsoft. E ninguém reclama disso, o que demonstra que muitas pessoas partem do falso pressuposto que o windows é perfeito e que o linux tem que fazer o máximo para fazer as coisas do mesmo jeito... É mais ou menos a mesma coisa que comentei ontem na notícia em que houve pessoas que insistiam na tese de que o linux não está pronto porque não tem um Delphi ou VB.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de puelocesar
Tudo bem, mas o click 'n run: Tudo bem, mas o click 'n run é muito mais que um instalador de pacotes, é também umas espécie de loja virtual, onde os usuários podem pagar por aquelas funcionalidades que não vêm com as distribuições por questões de licença.

Seria uma boa se o click 'n run pudesse ser utilizado em várias distribuições, e houvesse uma versão free dele, mas com pacotes pagos, para que os distribuidores de software tivessem uma forma segura e prática de vender seus softwares para linux.

A maioria das empresas de software que ainda teima em portar pra linux usa, entre outros, o argumento de que é difícil distribuir o software devido a incompatibilidade de distros.

Pois então, uma forma unificada de distribuir e vender software traria mais profissionalismo ao linux voltado a usuário final, e seria um grande avanço

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Bruno Gonçalves
Interessante, mas não muito: É interessante clicar la e instalar, quem vem la daquele outro sistema vai gostar, mas não troco o Synaptic por isso ai não.

Talvez se fosse feito algo integrado ao APT ou sistemas assim fosse melhor, pq instalar é mole, quero ver manter atualizado.

Começa a instalar um monte de bagulho direto vai ficando sem atualizaçaão, enche de falha de segurança, conheço essa historia de algum lugar.


----------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de puelocesar
Você não leu oq eu disse? : Você não leu oq eu disse?
O click 'n run não é para você instalar tudo, pra isso eu pretendo continuar usando o synaptic, pois nele quando sai pacote de segurança por exemplo aparece um pop-up pra mim avisando

Mas tipo, suporte a mp3. É ilegal a Canonical colocar no repositório oficial. Portanto seria interessante uma forma do usuário pagar para ter isso legalizado, se ele quiser (eu continuo usando o Mad, que na minha opinião não é ilegal de forma alguma)

Ou entao, a adobe por exemplo vai começar a distribuir seu Adobe Acrobat, seria interessante se ela não tivesse se ela tivesse uma forma prática e segura de vender e distribuir seu software

Espero que entendam.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
Ahh, tem uma falha na traduç: Ahh, tem uma falha na tradução. Eles não disseram
"Ubuntu ou a Linspire quer arrumar um jeito de obter lucro com o sucesso alheio?”

Eles disseram algo do tipo, "O CNR ajudaria o ubuntu a crescer? ou apenas é uma forma de ganhar dinheiro com o sucesso do ubuntu?"

Espero que seja corrigido

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
http://www.linspire.com/produ: http://www.linspire.com/products_cnr_whatis.php#compare_table

Seria interessante ver os links a respeito antes de comentar...

Entre as funcionalidades do CNR tem:
"security updates"

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de
ninguém:
Ahh, tem uma falha na tradução. Eles não disseram
"Ubuntu ou a Linspire quer arrumar um jeito de obter lucro com o sucesso alheio?”


Não, mas ninguém disse isso também. A frase é: "mas será que isso ajudaria mesmo o Ubuntu ou a Linspire quer arrumar um jeito de obter lucro com o sucesso alheio?"

Se o Ubuntu quisesse obter lucro com a distribuição de software para seus usuários (e nem haveria nada de errado com isso, na minha opinião), isso certamente não seria lucrar com o sucesso alheio.
Comentário de puelocesar
Questão de interpretação,: Questão de interpretação,

"or is it just a scheme to cash in on it's success?"

lucrar com o sucesso alheio é muito mais agressivo que o texto em inglês, por isso não gostei

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de brain
Considerando que o autor orig: Considerando que o autor original escolheu uma palavra que significa "A secret or devious plan; a plot." (American Heritage Dictionary of the English Language, Fourth Edition), acho que ele foi agressivo o suficiente...
Comentário de Piter
Seria melhor usar o umClique: Seria melhor o ubuntu se tornar compativel com o UmClique http://umclique.org/
Comentário de Brunno Gomes
Acho uma boa, desde que...: Acho uma boa, desde que não "quebre" a distribuição. Já ouvi falar que no Linspire se você usar o apt-get "puro" começa a dar vários erros e quebra todo o sistema de pacotes, devido ao CNR ser "parte do sistema". Então se funcionasse APENAS como uma alternativa a quem preferisse acho que seria ótimo.

Temos os Ícones Mágicos do Kurumin, que é uma idéia parecida com (inspirada no) CNR e funcionava muito bem até certo ponto e até algumas versões atrás do Kurumin vinha com bastante programas para um usuário leigo. Mas começava a dar pau quando você queria desinstalar programas, atualizar e outras coisas. Hoje em dia, pelo que sei, o foco do Kurumin mudou e ele tem bem menos programas disponíveis pelos Ícones Mágicos.

Para fazer algo do tipo acho que é necessário uma boa equipe atualizando e mantendo tudo, o que acho que o Kurumin não dava conta. Mas com o CNR a história é diferente, e ele parece funcionar muito bem no Linspire.

Então, porque não termos uma alternativa ?
Comentário de Thiago Sanches
...: sem flames mas:
como tem gente querendo bisbilhotar outros projetos nao acham?
Comentário de puelocesar
Não entendi oq quis dizer : Não entendi oq quis dizer

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
tá tá, eu aceito a idéia :: tá tá, eu aceito a idéia :P

Mas o cara nem precisava ser agressivo.. O cara da Linspire apareceu lá no Fórum do ubuntu ele foi muito bem recebido e tudo mais..

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Manoel Pinho
synaptic: Mas bastaria adicionar um repositório extra não oficial contendo os pacotes de suporte a mp3, DVD, etc e tudo isso também poderia ser instalado usando o synaptic.

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Manoel Pinho
Extensões ao synaptic: Bem, eu acho interessante a idéia de fazer algo para que o usuário possa saber mais sobre o programa, com screenshots, comentários de usuários, etc como acontece nos sites tipo superdownloads. Mas isso poderia ser implementado como uma extensão/plugin do synaptic.

Resumindo, eu não gosto de nenhum tipo de instalador que não seja integrado com a ferramenta padrão de gerenciamento de pacotes da distribuição. Até um ícone mágico do Kurumin basicamente é um shell script contendo entre outras coisas um monte de execuções do apt-get. Portanto, os pacotes só quebram se houver algum tipo de conflito nos rpositórios configurados. O erro não é do ícone mágico em si, mas do repositório.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de puelocesar
E como vc pagaria por algo qu: E como vc pagaria por algo que está no synaptic? Como comprar algo pelo synaptic? Os desenvolvedores não vão mudar o apt ou o synaptic para que ele se comporte como uma loja virtual de maneira alguma.

O click 'n run já está pronto e tem uma boa base de software, então por que não integrá-lo e usá-lo?

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
E este repositório existe e: E este repositório existe e eu atualmente estou usando ele

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de rafa
ubuntu pode resolver isso tudo no futuro: me pergunto: QUAIS das distribuições participantes da http://www.dccalliance.org USAM o tal CNR da linspire?!

se a linspire tem amigos tão mais próximos na dcc, por que esmolar usuário do ubuntu??
Comentário de Bruno Gonçalves
...: Realmente vejo que você não acompanha o Ubuntu :)

Nesse endereço você encontra a source.list recomendada por um admnistrador do fórum do Ubuntu, por padrão ele tem poucos repositorios ativos, mas se você quiser ativa os outros que além de suporte a MP3 tem o W32codecs, libcss e muito mais, é so conferir: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=92672

Ativando todos os repositórios dessa sourcec.list indicada são mais de 18 mil pacotes :)

--------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de puelocesar
Acompanho, uso, e recomendo. : Acompanho, uso, e recomendo.

Sou membro ativo no fórum, estou sempre lá no Dapper Drake Development

Acontece o seguinte, não sei se é realmente legal usar os codecs de mp3, ou muito menos o w32codecs, tanto que eles não colocam de jeito nenhum no repositório oficial

Eu uso sim, o Backports, vale só lembrar que no passado esse backports deu o maior rolo, e ficou um tempo fora do ar

Acho que realmente seria interessante a idéia do CNR para a venda de software no linux. O suporte a mp3 foi só um exemplo. Acho que isso nem tem no CNR, pois já vem com o Linspire..

Só pra confirmar, eu uso Dapper + Xgl desde janeiro, e uso o Ubuntu desde o 5.04

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
Esmolar? Não sei pq tanta ag: Esmolar? Não sei pq tanta agressividade com os caras da Linspire.. É só falar de ganhar dinheiro com o linux que um monte de gente fica assustado e revoltado

linux não é freeware

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de alsimoes
"Dispensável esse ataque a L: "Dispensável esse ataque a Linspire feito pelo André, visto que não há nada de mal nisso."

Dispensável é você me criticar sem ler a notícia original para ver que eu apenas traduzi parte do texto do Slashdot.

Mostre a sua cara!
Eu quero World of Warcraft nativo no meu Linux!
Comentário de André (Café)
Mudando de assunto...: Alguém aqui conseguiu fazer o cedega funcionar corretamente no Dapper ??? com os drivers da 8178 da Nvidia.
Comentário de minholi
Se a única coisa que a Linsp: Se a única coisa que a Linspire tem de diferente é o Click-n-Run então não há motivo para montar uma distribuição inteira. O mais correto é oferecer o diferencial para uma base de usuários grande o suficiente para maximizar os lucros.

É claro que a maioria das pessoas não sentirá falta do recurso, afinal de contas já estão acostumadas a usar o apt-get ou mesmo o Synaptic para esse tipo de tarefa, mas sempre há pessoas interessadas em algum produto se houverem pessoas o bastante.

Resumindo, tem gosto pra tudo, principalmente em se tratando de usuários do Ubuntu, que me parece ser a única distribuição que realmente alcançou o grande público no desktop.
Comentário de hamacker
cedega eu nao sei, mas o wine: cedega eu nao sei, mas o wine 0.9.8 e wine 0.9.9 funcionam perfeitamente. O crossoffice eu instalei aqui por curiosidade e tambem funcionou.

Comentário de vmedina
Correção: Dispensável a sua tradução e propagação do ataque feito a Linspire.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de walfredojunior
Ubuntu: Acho que as distros que já incluem recursos novos geralmente saem na frente conquistanto novos usuários linux. principalmente o público de Desktop. Acho que muitas distros que não tem esse conceito deveria repensar isso, assim como o pessoal do Debian. Se sai uma versão nova e considerada estavel do Gnome ou KDE e tantos outros programas para Linux, porque já não incluir na proxima versão dessas distros. É ai que o Ubuntu, Kurumin, OpenSuSe e Fedora/RedHat e tantas outras saem ganhando.
Comentário de puelocesar
tem que usar o kernel 2.6.15-: tem que usar o kernel 2.6.15-14, pois os superiores a isso tem problemas com o wine

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004