“
O portal de nossa nação - www.brasil.gov.br - foi construído utilizando-se o framework de gerenciamento de conteúdo Plone, CMS open source e livre licenciado sob a GNU GPL. Ao ser remodelado pela Secom e pela Serpro estima Ireo Mendes, assessor da coordenação de imprensa e internet da Subsecretaria de Comunicação Institucional (Secom), ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República, que o custo mensal de manutenção do serviço esteja em torno de trinta mil reais e questiona o quanto seria gasto com softwares proprietários logo afirmando ser uma economia incalculável. Ao citar a natureza dos serviços oferecidos no portal ele afirma: "A intenção é atrair um público o mais amplo possível e que não seja necessariamente um burocrata". Só por curiosidade, pelo que andei espiando o portal da Agência Brasil, onde esta notícia foi publicada, não segue o exemplo do www.brasil.gov.br e utiliza software proprietário...” A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com) , que enviou este
link para mais detalhes.
Zope é um velho queridinho dos softwares livres e me lembro da época em que trabalhava com suporte em uma empresa de hosting e manutenção de websites, que um site de webnews de um famoso jornal brasileiro fazia uso dele. Os repórteres efetivamente entravam notícias usando sua interface web.
Mas Zope se tornou pesadão e server-bound e preferiu ficar só nos serviços de infraestrutura e passar a bola da interface para Plone, que é realmente muito amigável.
Essa notícia fica ainda melhor quando se percebe que o portal não trocou apenas de CMS: Plone poderia rodar tranqüilamente em Windows, mas uma mudança completa se operou, como o Netcraft informa. :)
O Brasil agora é Linux! pelo menos no portal oficial... :P
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")