Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

SARG - Gerador de relatórios do squid

“O SARG (sigla para Squid Analysis Report Generator) é um gerador de relatórios que provê informações sobre a atividade dos usuários do squid com riqueza de detalhes e interface agradável. Eu tenho usado com sucesso o SARG para gerar relatórios completos do tráfego de todos os usuários da rede que acessam a Internet contendo informações como tempo on-line, bytes de tráfego, sites acessados, downloads realizados, entre outros.

Suas caracteristicas que mais me chamaram a atenção são o fato de a riqueza de detalhes dos relatórios e gráficos gerados permanecerem à disposição de uma forma fácil via web e a configuração permitir uma série de escolhas e personalizações. Sua interface é agradável na parte dos relatórios, permitindo uma navegação tranqüila. A configuração do sistema é feita editando um arquivo-texto de configuração, e a geração dos relatórios é feita pela linha de comando, através do executável sarg, permitindo definição de período de abrangência do relatório, entre outras opções. Além disso, é possível configurá-lo através do webmin. Penso que o SARG é adequado especialmente para administradores que desejam ter um controle detalhado, preciso e fácil das aventuras pela Internet dos usuários do proxy squid existentes na rede.

Trata-se de, apesar de simples, uma útil e prática ferramenta livre e nacional (o autor é o brasileiro Pedro Orso) de administração. O site oficial pode ser acessado em Português, e há pacotes binários para diversas distribuições Linux e também para BSDs no próprio site. A ferramenta tem traduções para diversos idiomas, incluindo Português. O arquivo de configuração é simples e intuitivo, e não exige conhecimentos muito avançados. Quem for capaz de configurar o básico do squid, conseguirá configurar bem o SARG. Para usá-lo basta instalá-lo (o squid precisa estar instalado, obviamente) e executar o aplicativo. Uma página de relatório será gerada e colocada, por padrão, em /var/www/htdocs/squid-reports. Para maiores funcionalidades é recomendável acessá-lo em um servidor web com PHP, mas mesmo que não se possua esta estrutura, é possível usá-lo localmente no navegador. Para saber mais, visite o site oficial e a página com um exemplo de relatório
A nota foi enviada por Teo Victor (teovictor?yahoo·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Anderson Pow
Fala sério, quem não conhec: Fala sério, quem não conhecia o Sarg pra gerar relatórios do squid é um total desinformado não? Excelente ferramenta o Sarg, indispensável para qualquer administrador.
Comentário de alepaes
Mailmgr: O mesmo autor tem um programa que é uma pérola: mailmgr.
É um gerador de relatórios de e-mail no estilo do sarg. Tem até alguns semelhantes (isoqlog, por exemplo), mas nenhum chega perto.

É uma pena que só funcione com logs do sendmail (que nos meus servidores, "faleceu" há tempos).
Aliás, o postfix poderia ter uma forma de gerar seus logs num banco SQL e possuir uma forma esperta de isolar o que ele manda para o AMAVIS. O pflogsum gerá ótimos relatórios do postfix, mas sempre com valores duplicados quando se usa o amavis.

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de Marcio Conceicao
Relatorio incremental:
Nao conheco nenhum gerador de relatorios para squid melhor que o SARG no entanto um recurso que senti falta nele é na geração de relatórios incrementais, pelo menos nas versoes que testei. Ou seja, sempre eh necessário analizar todo os logs para gerar os relatorios ou criar um esquema de gerar apenas relatorios diarios ou semanais em pastas diferentes de exportacao, o que gera um certo transtorno.

Em empresas com mais de 50 funcionarios estes logs ficam enormes e a analise deles também é muito demorada.
Comentário de Alcides Magno
Relatórios do POSTFIX: Alexandre apesar não estar relacionado com o este tópico, mas uma boa ferramenta para retirar relatórios do Postfix ou outro MTA é o MailScanner com o MailWatch.


Comentário de wrochal
O Sarg é uma ótima ferramen: O Sarg é uma ótima ferramenta, até logs de produtos proprietarios o mesmo gera, como ISA Server 2000 e 2004. Parabens para o Pedro Orso, este é um dos melhores desenvolvedores de S.L. do Brasil.

Apr/22/2005 version 2.0.6
- Greek language by Antonis Maglaras
Thank you.
- time period added to -t option. Now you can use -t HH-HH, HH:MM-HH:MM
- support to isa proxy 2004 log added.
Thanks to William da Rocha Lima

Link do Changelog: http://sarg.sourceforge.net/sarg.ChangeLog.txt

William Rocha Lima
wrochal(@)Linuxit.com.br
www.linuxit.com.br
blog.linuxit.com.br
wrochal.linuxit.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004